Tipos de Yorkshire: características, cores, tamanhos e mais!

Tipos de Yorkshire: características, cores, tamanhos e mais!

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre os cães da raça yorkshire. Tipos, cores, tamanhos, cruzamento e muito mais!


Quais são os tipos de yorkshire?

Dois cachorros yorkshire

Existem diversas raças de cachorro por aí, e mesmo dentro de uma raça, existem vários tipos também. Com a raça canina yorkshire não é diferente, pois os seus tipos se apresentam através das cores, que devem ser conhecidas tanto por quem já é tutor de um, quanto por quem pretende ser.

Aqui neste artigo você vai conhecer os tipos de yorkshire de acordo com o tamanho e cores que ele tem, além dos tipos desse cãozinho com base em cruzamentos com outras raças. Vai conhecer também um pouco do yorkshire terrier padrão e saber por que a “versão” míni dessa raça é um problema que não dá para deixar passar batido.

Não deixe de conferir! Tem muita coisa boa vindo adiante que você precisa saber!

Tipos de yorkshire com base em cores e tamanhos

Se você ainda não sabe reconhecer quais são os tipos de yorkshire de acordo com as cores e tamanhos, fique antenado, pois o que vem agora vai te ajudar.

Yorkshire terrier padrão

Yorkshire padrão

O yorkshire terrier padrão pesa cerca de 3,4 kg, costuma ter cerca de 20 cm, é uma das menores raças de cães que existem e é bem conhecido por sua pelagem de duas cores.

Ele foi criado para ser caçador, mas em vez de ser usado para isso, hoje em dia, ele é um cão doméstico, que gosta de sair com o tutor e passear. O yorkshire terrier padrão é um cachorrinho bem fofo, brincalhão e companheiro. Essa raça é ideal para famílias, mas não para aquelas que têm bebês ou crianças muito pequenas.

Yorkshire míni, micro ou anão

Yorkshire mini

Se você acredita que esse é um tipo legítimo de yorkshire, surpresa: você está enganado. A “versão” míni não é um padrão reconhecido. É um cruzamento nada saudável de se chegar a um tipo menor ainda do yorkshire. E esse cruzamento antinatural provoca uma série de problemas de saúde nesse cachorrinho.

Ele tem altíssima propensão a ter problemas ortopédicos e musculares por causa de seus ossos frágeis e sofrer de peso abaixo do normal, que é entre 1,8 kg e 3,2 kg, de problemas de digestão, de gestação, cardíacos, dentários, renais e até genéticos.

Yorkshire preto

O cão yorkshire terrier na cor preta é raro, mas nem por isso você nunca vai ver algum por aí um dia. Geralmente esse cachorro nasce com as cores preta e dourada, mas à medida que ele envelhece, a pelagem vai ficando gradualmente na cor preta e eventualmente azul.

Fora isso, o preto é bem predominante nos filhotes de yorkshire, que costumam ser confundidos com filhotes de outras raças por causa da cor e dos pelos arrepiadinhos, já que se parecem muito.

Yorkshire preto e castanho ou preto e dourado

As cores preta com o castanho ou dourada são características dos filhotes do yorkshire. Essa é a forma de você reconhecê-los. Os filhotes nunca serão somente todo dourado, ou todo azul, ou todo prata, ou todo branco, por exemplo.

Saber desses detalhes é importante para não cair em golpes na hora de adquirir um dessa raça, e isso é sério, já que você encontra fácil “criadores” que estão mais preocupados em levar vantagem do que com o bem-estar do cãozinho e do interessado em ser tutor de um yorkshire.

Yorkshire azul e dourado ou azul e castanho

O azul-aço e dourado e o azul-aço e castanho são os pares de cores do yorkshire adulto, embora o preto e dourado e o preto e castanho também sejam, desde que o branco não seja a cor da raiz do pelo do cãozinho. Outras combinações de cores nos yorkshires não são aceitas, nem mesmo como uma coisa rara ou intencional.

Tipos de yorkshire com base em cruzamentos

Agora que você já conhece os tipos de yorkshire com base em cores e tamanhos, é hora de conhecer essa raça com base em cruzamentos. Conheça o chorkie, pugshire, goldenshire, yorkinês, torkie, yorkillon e o havashire.

Chorkie

Esse cãozinho é o cruzamento entre o yorkshire e o chihuahua e frequentemente tem cores preto, marrom, cinza e dourado. Geralmente ele tem uma pelagem de cor clara, sedosa, de comprimento médio com sobrancelhas distintas.

É um cãozinho pequeno, com altura entre 15 cm a 23 cm de cernelha, pesa de 3 a 4,5 quilos e vive de 12 a 14 anos. Ele gosta de carinhos constantes, embora seja independente, e se dá bem com seres humanos. Mas por ser muito inquieto, não é indicado para famílias que têm crianças pequenas.

Pugshire

Esse nada mais é do que o cruzamento do cão da raça pug com um yorkshire. Sua personalidade é bem adorável e ele é cheio de disposição. Além disso, o pugshire é um cachorrinho muito sociável e que não tem problemas em demonstrar afeto ao seu tutor.

Por ser bem carinhoso e gostar muito de estar junto com a família, ele não pode ser deixado sem supervisão por muito tempo e não é indicado para pessoas muito ocupadas ou que viajam muito. Ele gosta de ser prioridade e é ideal para famílias que têm crianças já grandes.

Goldenshire

Ele é a mistura de um golden retriever com um yorkshire, daí o seu nome. Embora a maioria dos yorkshires sejam cruzados com outros cães pequenos, o cruzamento com o golden retriver é uma exceção.

O tamanho do goldenshire geralmente é médio, menor que um golden e maior que um yorkshire, e essa é uma raça bem amigável, que adora pessoas. Ademais, costuma ter a disposição do golden retriever e se dá bem com um tutor que seja gentil, mas que seja também confiante, que se imponha sobre ele.

Yorkinês

Se cruzar o yorkshire terrier com um pequinês, o resultado vai ser o yorkinês, um cachorrinho que pesa até 4,5 kg e que tem pelos bem felpudos.

O yorkinês adora família, embora seja um pouco mais independente do que as outras raças. É um cãozinho que precisa de socialização, já que ele tende a ser territorialista contra outros cães e que desconfia muito de estranhos.

Por ser um pouco mais difícil de ser treinado, precisa de um tutor que se imponha e que seja paciente e dedicado ao treinamento dessa raça para que ele seja obediente.

Torkie

O torkie nada mais é do que a mistura do toy fox terrier e o yorkshire terrier. Essa raça é cheia de energia, envolvente, brincalhona e com muita personalidade, mas é bem fofinha também, bom para te fazer companhia.

Ele tende a ser um cão bem próximo do tutor, e se você quiser um desse para a sua família, é ideal que ele seja o único animal de estimação do lugar e que passe a mesma quantidade de tempo com todos da sua casa. Só tome cuidado, porque ele é ciumento e possessivo tanto com as coisas dele quanto com seus tutores.

Havashire

O havashire vem do cruzamento entre o bichon havanês e o yorkshire, tem a pelagem longa e sedosa e pesa entre 2,7 kg e 5,4 kg. É um cãozinho bem apegado à família e bem animado, mas que precisa de um socialização adequada, já que ele nem sempre gosta de visitantes que invadem seu espaço.

Ele se dá bem quando é o centro das atenções, mas não quando é separado da família. Isso quer dizer que o Havashire também não é a melhor escolha para uma pessoa que fica fora muitas horas durante o dia ou que viaja com frequência.

Yorkillon

Resultado do cruzamento de um yorkshire com um papillon, o yorkillon é um cachorrinho bem curioso e que tem uma boa disposição, além de ser um ótimo companheiro. Ele costuma se sentir feliz dormindo no colo de seu tutor ou quando está envolvido em alguma atividade lúdica.

Outra característica dele é a coragem: ele gosta de defender a família ou alertá-la de qualquer ação suspeita que esteja acontecendo. Apresentar o seu yorkillon ao maior número de cachorros e pessoas é essencial para que ele não seja um cachorro desconfiado e que late sem parar.

Yorkshire: um cachorro prático para você criar

Cachorro yokshire em campo florido

O yorkshire é uma raça de cães marcada pelas suas cores preta, azul, castanho ou dourado e pelo seu tamanho de pequeno porte. É daquelas raças ideais para você criar em espaços menores, como apartamentos.

Esse cachorrinho ama viver em família e gosta muito de brincar e fazer exercícios. Além disso, é bem inteligente, corajoso e confiante. Quanto à higiene, tem a vantagem de ser um dos cães que menos soltam pelo e não exige cuidados complicados.

Se você quer um cachorro pequeno e prático na criação, que tem muitas qualidades positivas e que ainda por cima gosta de pessoas, e mais ainda de seus tutores, o yorkshire é um forte candidato a ser o seu próximo cachorrinho de estimação. Só depende de você tornar isso realidade. Dificilmente você vai se arrepender de ter um desses.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.