Elódea: a planta que vai embelezar o seu aquário!

Elódea: a planta que vai embelezar o seu aquário!

As elódeas vão conquistar você e todo o seu aquário! Clique aqui e conheça tudo sobre essa planta!


O que é a planta elódea?

Planta Elodea com fundo preto


Elódea é uma planta aquática amplamente utilizada na decoração de aquários e de lagos artificiais. Ao contrário do que muitos pensam, não são algas! São, na realidade, angiospermas, ou seja, pertencem ao Reino Plantae.

Além disso, as elódeas são ideais para os adeptos ao aquarismo e para quem pretende investir em uma bela, acessível e simplificada decoração! Elas se multiplicam com relativa facilidade e são uma ótima opção para estabelecer o equilíbrio biológico do seu aquário, seja ele novo ou já desenvolvido e maduro.

Essa planta adapta-se facilmente a diversos ambientes. Geralmente, elas se multiplicam através da fragmentação do caule ou do plantio de mudas.

Conheça mais sobre as elódeas! Vamos lá!

Funções da elódea para seu aquário

Aquario dentro de casa

A elódea é amplamente utilizada em aquários por ter crescimento rápido e por ser pouco exigente quanto às condições do ambiente em que vive. Caso você queira decorar seu aquário com ela, conheça alguns benefícios de tê-la por perto. Confira!

A planta é refúgio para alevinos

Alevinos são os peixes que saíram há pouco tempo do ovo e que já absorveram o saco vitelínico da fase embrionária. É nesse momento que os peixes abandonam a fase larval e começam a se alimentar no ambiente externo do aquário.

Nessa fase, é muito importante que os peixinhos tenham um refúgio, já que eles estão desacostumados com o ambiente e precisam de proteção até se desenvolverem e sentirem-se totalmente seguros

Além de proteção, as folhas da elódea também são capazes de alimentar os pequenos alevinos, já que os recém-nascidos podem captar microorganismos presos na estrutura da planta que podem supri-los com nutrientes!

Paisagismo para seu aquário

Além das funções práticas, as elódeas também são muito vistosas e podem ser amplamente utilizadas na decoração do seu aquário.

Existem diversos tipos de aquapaisagismo, como o Dutch (holandês) e o Nature Aquarium, exemplos nos quais a flora do aquário é bem explorada, sendo a elódea uma planta ideal para compor tais estilos.

São plantas que se proliferam rapidamente e que possuem manutenção simples, em outras palavras, ao podá-las, você pode delimitar o tamanho e a quantidade ideais para a composição estética do seu aquário!

Condições ideais para criar a elódea

Planta Elodea dando pequena flor branca

Apesar de ser uma planta de fácil adaptação, sua flexibilidade quanto às condições ambientais apresenta alguns requisitos. Dentre eles, existem alguns fatores fundamentais para o sucesso da elódea em seu aquário. Confira quais!

Iluminação ideal para essa planta

A boa iluminação é indispensável para que a elódea se desenvolva. É recomendado que haja um ótimo nível de iluminação, de moderado a forte. Caso você negligencie a iluminação, as folhas “escondidas” e interiores da planta, que ficam com menos luz, podem apodrecer e cair.

É interessante ressaltar que é recomendada a instalação de uma iluminação própria para o aquarismo. Há ressalvas, como jamais utilizar lâmpadas incandescentes e evitar excessos. Por outro lado, lâmpadas fluorescentes compactas brancas, comuns no cotidiano, também podem ser utilizadas.

Substrato rico em nutrientes

Outra recomendação é quanto ao substrato da planta, ou seja, a base onde a elódea cresce. Ela pode crescer em um substrato inerte, ou seja, com níveis mínimos de nutrientes. No entanto, as elódeas crescem muito mais rápido caso haja condições férteis.

Para elaborar um substrato fértil no seu aquário você pode comprá-lo pronto ou, ainda, produzi-lo. Na segunda opção é recomendável que você adquira fertilizantes orgânicos comerciais ou caseiros, húmus e laterita.

Por fim, após plantar sua elódea, você pode assentar uma camada sobreposta com cascalhos. Assim, seu aquário fica mais estético!

Taxa de CO2

Lembre-se que o CO2 é essencial para quaisquer plantas, já que é uma das matérias-primas da fotossíntese, meio pelo qual conseguem alimento.

Geralmente as elódeas não necessitam de CO2 injetado, pois sobrevivem com o gás carbônico exalado pelos próprios peixes através da atividade metabólica da respiração. A quantidade gerada pelos peixinhos é pouca, mas suficiente para garantir a sobrevivência da planta.

Sobreviver com pouco CO2 é uma das características que faz com que a elódea seja tão visada, já que a adaptação com os gases diluídos na água influencia muito na prosperidade da planta dentro do aquário.
Existem também outras plantas aquáticas que também se adaptam com pouco gás carbônico, como a Vallisneria e a Cabomba.

Outros parâmetros fundamentais

Além da iluminação e do substrato, as elódeas possuem outros pré-requisitos: pH e temperatura.

Geralmente, recomenda-se que a água do seu aquário apresente o pH entre 6 e 9, ou seja, nem muito ácido, nem muito básico! Tente mantê-la neutra ou dentro da faixa indicada. Para manter o pH do seu aquário sempre dentro dessa faixa, existem tamponadores (buffers) que, encontrados em lojas de aquarismo, mantêm o pH em níveis estáveis sem variações. Experimente!

Quanto à temperatura, mantenha sempre entre 10º e 26º. Temperaturas mais baixas ou mais altas prejudicam e desestabilizam a fauna e a flora do aquário.

Pequenas plantas, grandes funções!

Ramo de elodea

As elódeas são uma ótima opção de plantas aquáticas! Suas inúmeras qualidades aliadas à facilidade de cultivo fazem com que elas sejam ideais para seu aquário.

Aqui você conheceu mais sobre essas plantas cosmopolitas encontradas em todo o mundo e muito admiradas por aquaristas.

É fundamental, também, que você reconheça suas utilidades nos biótopos aquáticos. Seja em rios, lagos ou mesmo nos aquários, sua presença pode proteger alevinos, fornecer alimento aos peixinhos ou executar função paisagística.

E você, o que está esperando para adotar elódeas no seu aquário?

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Artigos relacionados


Peixe mocinha: preço, aquário, alimentação e muito mais!

Peixe mocinha: preço, aquário, alimentação e muito mais!

Você conhece o peixe mocinha? Vamos ver todas as principais informações sobre ele e diversas dicas de criação!


Peixe tetra neon cardinal: preço, pH, reprodução e mais!

Peixe tetra neon cardinal: preço, pH, reprodução e mais!

O Tetra neon é um dos peixes mais conhecidos do aquarismo. É pacifico, vive em climas amenos e possui um lindo brilho! Que tal conhecê-lo melhor? Leia agora!


Piramboia: veja características e curiosidades do peixe!

Piramboia: veja características e curiosidades do peixe!

Através deste texto você conhecerá a Piramboia, um peixe que respira fora d'água! Ficou curioso? Então acompanhe o artigo e você saberá muito mais!


Peixes comedores de algas: conheça 15 espécies para aquário

Peixes comedores de algas: conheça 15 espécies para aquário

Você já ouviu falar sobre os peixes comedores de algas? Aqui você conhecerá tudo sobre eles, além de caracóis e camarões! Acompanhe!


Peixe que limpa aquário: tipos de peixe e benefícios para o aquário

Peixe que limpa aquário: tipos de peixe e benefícios para o aquário

Conheça quais os tipos de peixe que podem deixar o aquário mais limpo. Descubra os cuidados que você deve ter com este peixe, tipos, benefícios e mais.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.