Peixe que limpa aquário: tipos de peixe e benefícios para o aquário

Peixe que limpa aquário: tipos de peixe e benefícios para o aquário

Conheça quais os tipos de peixe que podem deixar o aquário mais limpo. Descubra os cuidados que você deve ter com este peixe, tipos, benefícios e mais.


Peixe que limpa aquário? Isso existe?

Três peixes corydoras em fundo de aquário

Ter um aquário requer algum esforço, e a limpeza é apenas um dos cuidados que eles exigem e mesmo assim, não menos importante para a saúde das espécies ali criadas. Há alguns peixes que peixes se alimentam dos resíduos e podem te auxiliar a manter seu aquário limpo.

Conheça algumas espécies que vivem no fundo do aquário mantendo o substrato mais limpo, além das espécies que limpam não só a água do aquário, mas os vidros do mesmo. Além disso, o artigo traz pontos importantes sobre os cuidados com o aquário para peixes que limpam e quais os benefícios que eles podem oferecer.

Conheça 8 espécies de peixe que limpa aquário

Conheça aqui algumas espécies que possuem o hábito de manter um aquário mais limpo e apresentável. Conheça melhor cada um desses peixes. Além de suas origens e hábitos, para melhor criá-los em sua casa.

Peixe cascudo ou plecos

Peixe cascudo em fundo de aquário

O cascudo é oriundo da América do Sul. É um peixe de fundo que vive raspando o substrato a procura de alimento. É um peixe detritívoro, isto é, se alimenta de detritos deixados no fundo. Para o aquarista, esta espécie é uma das que mais auxilia na limpeza do aquário. Sua maior característica é a couraça que envolve seu corpo.

São pequenas placas ósseas dispostas em forma de escamas, com uma textura parecida com a de uma lixa.

Peixe palhaço

Peixe palhaço

O peixe palhaço é uma espécie de comensal. O comensalismo é uma relação ecológica entre seres de espécies diferentes onde uma obtém algum tipo de benefício na relação, sendo que a outra não perde e nem ganha com a relação. O peixe-palhaço possui a cor laranja com manchas brancas circundadas por uma linha preta.

Vive na Austrália em meio às anêmonas, pois seu corpo é imune ao veneno dos tentáculos delas. Dessa forma usa as anêmonas para esconder de seus predadores. São onívoros, por isso auxiliam na limpeza do aquário.

Corydoras

São peixes pequenos atingindo até 5 cm de comprimento. Encontrados nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil, habitando os rios pequenos de substrato macio. Como defesa dos predadores, os Corydoras possuem dois espinhos laterais junto com as nadadeiras. Esta espécie pode respirar ar atmosférico, por isso nadam rapidamente até a superfície para respirar.

Possuem um senso olfativo muito apurado e seus barbilhões permitem encontrar alimento no fundo do substrato. Comem alimentos depositados no fundo do aquário, ajudando na limpeza do mesmo.

Labeo Frenatus ou tubarão redtail

Também chamado de tubarão-arco-íris, este peixe pode chegar a medir 15 cm de comprimento. São encontrados nos rios asiáticos e vivem no fundo dos rios e córregos, entre os substratos arenosos e pedregosos. É uma espécie que come de tudo, desde plantas até pequenos insetos vivos.

Como é um peixe de fundo, essa é outra espécie que limpa o substrato. Criado em aquário, este peixe pode ser alimentado com rações que afundam, onde fazem a limpeza do aquário.

Botias

Peixe botia em aquário

Botia é um gênero de peixe de água doce que possui mais de 20 espécies catalogadas. Possuem um par de espinhos localizados sobre as órbitas que normalmente se mantém retraídas. Apenas quando é ameaçado o peixe estende os espinhos para ajudar na defesa contra predadores.

Estes peixes podem ser usados para controlar infestação de caramujos em aquários, pois tem a capacidade de chupar o animal de dentro de sua concha.

Limpa-vidro de cauda vermelha

Peixe cascudinho em fundo de aquário

Também chamado de cascudinho, este peixe é comumente encontrado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Podem chegar a 6 cm de comprimento e se alimentam de algas macias, sendo totalmente herbívoros. Seu comportamento é tímido e pacífico, não importando com a presença de outros peixes no aquário.

Sua principal ajuda na conservação da limpeza do aquário é a capacidade de impedir a proliferação de algas. Seu nome se dá devido a capacidade de comer pequenos pedaços de algas que ficam grudadas na parede do aquário.

Peixe dourado

Peixe dourado

Esta é uma das espécies mais tradicionais para se criar em um aquário. De origem oriental, este peixe possui cores vibrantes entre os tons amarelado, avermelhado e alaranjado. Estes pequeninos comem de tudo, desde plantas até pequenos insetos, que não precisam estar vivos.

Se alimentará bem com ração e de tudo que flutua ou desce ao substrato do aquário. Dessa forma este peixinho evita que o aquário se suje com restos de comida ou pedaços de algas que se soltam dos talos.

Molinésia ou Molly

Peixe Molinésia em aquário com fundo e pedra pequeninas

O Molinésia é originário do México, podendo ser encontrado na Colômbia e Venezuela. Seu tamanho pode variar, pois o macho pode chegar a 8 cm de comprimento enquanto a fêmea pode medir até 12 cm. É um peixe muito resistente de manutenção fácil, podendo comer de tudo.

Comendo de tudo é uma espécie considerada onívora, que é uma vantagem quando criado em aquários.

Por que ter um peixe que limpa aquário?

Peixe limpa vidro em aquário

Saiba quais os benefícios de ter um peixe que limpa aquário entre as outras espécies em seu aquário. Além disso, trouxemos também, como eles podem ser úteis não só na limpeza, mas auxiliando no bem estar das demais espécies que convivem com eles.

Água do aquário se mantém limpa

A água do aquário se mantem limpa devido a não existência de resíduos de comida ou de outros detritos como folhas de algas ou insetos mortos. No item anterior vimos como essas espécies de peixes fazem para manter o aquário limpo.

Desde o consumo de restos que ficam flutuando na água, até aqueles que grudam nas paredes do aquário, além de catar todos os detritos que ficam no fundo, junto com o substrato.

Eles ajudam a cuidar dos outros peixes do aquário

A limpeza do aquário faz com que as outras espécies que se alimentam apenas do modo tradicional, fiquem em um ambiente mais adequado a sua saúde. Peixes de aquário não tem a capacidade de viver bem em águas turvas ou sujas. Sendo assim, os peixes que limpam o aquário, tornam mais saudável a vida de seus amigos.

Melhoram a visibilidade do aquário

A limpeza que eles fazem no aquário torna a água mais límpida, fazendo com que esta fique cristalina e permitindo uma melhor visibilidade de todo o aquário. Desta forma, seu aquário se tornará um belo ornamento para sua casa.

Um aquário turvo é desagradável para os olhos e também pode trazer inúmeros malefícios para os peixes.

Facilitam a convivência das especies no aquário

Um ambiente limpo é um ambiente agradável em qualquer lugar. No aquário isso não é diferente. Se você souber escolher bem as espécies a serem criadas no aquário, pode proporcionar um ambiente limpo e confortável para todas as espécies que o habitam. Essa é uma condição importante para o aquarista que quer manter seus animais por mais tempo em sua casa.

Como cuidar de um peixe que limpa aquário

Peixe limpa vidro em aquário

Confira alguns procedimentos para manter a vida de seu peixe que limpa aquário mais agradável. Você vai descobrir que para cuidar bem destas espécies é necessário alguns fatores que englobam desde a alimentação até a escolha de seus companheiros de aquário.

Cuidados com o aquário

Os peixes limpa aquário vão se alimentar de resíduos, mas eles não conseguem manter todo o aquário limpo. Por isso, não dispense a limpeza regular do aquário, os peixes irão apenas te auxiliar e diminuir a frequência necessária. Além disso, a temperatura ideal para essas espécies é de 20 a 24 graus e deve manter o pH da água entre 6,5 a 7,5.

Cuidados com a alimentação

Também não é porque estes peixes comem resíduos que você vai descuidar de sua alimentação. Observe o que cada espécie come e evite dar mais comida que o necessário. Caso isso ocorra, os peixes que fazem a limpeza do aquário podem se fartar e não fazer o que eles fazem naturalmente, além de trazer problemas para a saúde dos bichinhos.

Compatibilidade com outras espécies de peixe

Normalmente os peixes que limpam aquário convivem bem com outras espécies, mas geralmente, são territorialistas entre eles, por isso evite colocar no aquário pares ou trios destas espécies. O normal é colocar grupos de quatro ou mais, caso sejam pequenos como os corydoras, mas se forem grandes como os redtails o ideal é manter um único indivíduo. Isso vai evitar atrito entre eles.

Peixes que limpam aquário são mais que simples animais de estimação

Peixe cascudo em fundo de aquário

Você pôde notar que os peixes que limpam aquário podem agir de várias maneiras. Alguns limpam os vidros do aquário, enquanto outros deixam a água limpa e sugam os detritos do substrato. Seja no fundo ou na superfície, estes peixes auxiliam na limpeza do ambiente aquático tornando a vida dos demais habitantes mais agradável.

Lembre-se de escolher corretamente as espécies que você vai criar junto com estes peixes, além da quantidade correta da mesma espécie que estará dividindo o ambiente. São espécies dóceis e pacíficas, mas são territorialistas, convivem bem com outras espécies, mas entre eles existe uma disputa por território.

Cabe a você fazer boas escolhas e montar um ambiente harmonioso e agradável para seus peixinhos. Agora que já conhece mais sobre, que tal adquirir um peixe limpa aquário para te auxiliar na limpeza?

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.