Como fazer areia para gato de serragem, farinha, fubá e mais

Como fazer areia para gato de serragem, farinha, fubá e mais

Você sabe como fazer areia para gatos caseira? Entre e descubra como fazer você mesmo a melhor areia para o seu gato!


Fazer areia para gatos é muito simples!

Gato dentro de caixa de areia

Fazer areia para gatos caseira é uma ótima maneira de economizar dinheiro e de reduzir o impacto causado por ela no meio ambiente. Há vários materiais que você pode utilizar para substituir a areia industrializada, como serragem, papel e jornal velhos e até alimentos, como farinha, fubá e trigo.

Cada material apresenta suas próprias vantagens e desvantagens, e cada uma delas deve ser considerada antes de você tomar a decisão sobre a melhor opção para o seu gatinho. O importante é que a caixa de areia seja preenchida com um material que seja bem absorvente e que auxilie a neutralizar o odor da urina do seu amigo felino. No mais, neste artigo você conhecerá, em detalhes, tudo para aprender a fazer uma areia caseira! Vamos lá?

Ideias de como fazer areia para gatos caseira

Para ter mais opções na hora de trocar as areias disponíveis no mercado por uma areia caseira, trouxemos para você algumas ideias que podem ser facilmente aplicadas na sua casa. Veja, a seguir, os prós e os contras de cada uma delas e escolha a que melhor pode ser aplicada ao seu dia-a-dia:

Como fazer areia para gatos com serragem

serragem

A serragem não é necessariamente um material caseiro, a menos que você tenha o trabalho em madeira como um hobby. Ainda assim, você pode buscar por marcenarias, serralherias e madeireiras próximas à sua casa, pois elas possivelmente descartam uma grande quantidade desse material todos os dias.

Também é possível comprar o material em lojas de ração para animais, já que a serragem é comumente utilizada como cama em baias para cavalos e em gaiolas de hamsters, porquinhos da índia e coelhos. Além de seu preço ser bastante barato, o cheiro da madeira exalado pela serragem pode ajudar a encobrir o odor de amônia produzido pela urina dos gatos.

Como fazer areia para gatos com fubá

Fubá de milho

Uma ótima alternativa à areia tradicional é o fubá. Sim, o fubá que você usa na sua casa para fazer bolos, broas, angu e tantas outras receitas. O fubá é um excelente absorvente de líquidos, formando firmes torrões sólidos que auxiliam a limpeza da caixa de areia. Além disso, ele é biodegradável, podendo ser descartado no seu próprio vaso sanitário sem causar danos ao meio ambiente.

Para auxiliar na contenção dos odores, você pode adicionar a ele uma colher de chá de bicarbonato, assim eles não irão se espalhar por sua casa e nem ficarão impregnados na caixa do seu bichinho. Você pode, também, misturar o fubá com a farinha de mandioca, para aproveitar melhor os benefícios ofertados por cada um, aumentar o rendimento do fubá e, consequentemente, o seu custo-benefício.

Como fazer areia para gatos com farinha de mandioca

Assim como o fubá, a farinha de mandioca também pode ser uma ótima opção para fazer uma areia para o seu gato. As propriedades de ambos são parecidas: a farinha de mandioca também é biodegradável e em contato com a urina forma um bloco sólido que facilita bastante o asseio da caixa de areia.

Dê preferência à farinha de mandioca grossa, que faz menos sujeira na casa, é mais fácil de limpar no dia-a-dia e tem menor possibilidade de incomodar o seu gato. Você pode buscar um mercado onde consiga realizar a compra da farinha no atacado, diminuindo, assim, os seus gastos mensais.

O único porém na utilização da farinha de mandioca é que o cheiro dela pode ser atrativo ao gato, que pode vir a ter o impulso de comê-la. Assim, é importante sempre ficar atento à reação de seu pet quanto aos primeiros contatos com sua nova areia.

Como fazer areia para gatos comum

Mãos mexendo na caixa de areia de gatos

Os gatos, por instinto, sentem-se atraídos por áreas de terra ou terrenos arenosos para fazer suas necessidades. Nesses terrenos, eles podem cavar e enterrar suas fezes, o que, além de disfarçar o odor, pode evitar a presença de predadores e de outros gatos.

Em função disso, a areia comum é certamente um dos materiais preferidos dos gatos para o revestimento de sua caixa. No entanto, não é recomendável que se utilize a areia da praia para esse fim, visando evitar qualquer dano a esse ecossistema. Além disso, a areia da praia, de praças e construções pode levar para sua casa fungos e bactérias e causar doenças em seu animal.

Dê preferência ao uso da areia de construção adquirida em lojas próprias, ou mesmo da terra natural, lembrando-se sempre de manter esse material limpo e seco para evitar a proliferação de microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde de seu gato.

Como fazer areia para gatos com papel e jornal

Jornal picado

O jornal é um dos materiais mais práticos para se utilizar como areia para seu gato: ele é barato, se você não tiver em casa, algum vizinho certamente terá para lhe fornecer e os gatos costumam a amá-lo. O único problema é que você irá precisar de muito jornal para utilizá-lo na caixa de seu bichinho, além de precisar picá-lo primeiro em tiras longas e finas.

Papéis velhos e correspondências indesejadas podem ser adicionados ao jornal para ajudá-lo a chegar ao volume necessário. Para picá-lo, seria ideal você adquirir uma fragmentadora de papel e evitar o cansativo e repetitivo trabalho manual. Ela não é tão barata, mas o seu valor pode ser compensado a longo prazo, com a economia que você fará com a utilização de sua areia caseira.

Como fazer areia para gatos com trigo

sacos de trigo

O trigo orgânico é uma opção 100% biodegradável e que acaba sendo mais barata do que os produtos à base de trigo oferecidos pelos pet shops. Evite, porém, a farinha de trigo comum: além de conter resíduos industriais, ela ainda irá causar uma trilha de patinhas na sua casa que, apesar de fofinhas, serão bem chatas de limpar.

O ideal é você comprar um moedor de grãos elétrico e moê-los finos, mas não a ponto de virarem uma farinha. Misturar o trigo com fubá ou farinha de mandioca é uma boa solução para melhorar a ação aglomerante da sua areia caseira, facilitando a identificação do xixi e do cocô do seu bichinho na hora da limpeza da caixa.

Como fazer areia para gatos com sabão e bicarbonato

Bicarbonato pote

Você pode fazer uma areia de gato no mesmo estilo das comercializadas nos pet shops utilizando jornal, água morna, sabão de cozinha e bicarbonato. O processo é simples e leva aproximadamente uma hora para ser efetuado.

Primeiro, pique o papel, ou corte-o em tiras finas, e acrescente a água morna e o sabão. Quando a mistura estiver em temperatura ambiente, coe a água com uma peneira, coloque-a em um recipiente limpo e adicione o bicarbonato, junto com um pouco de água fria. Em seguida, forme pequenas bolinhas, emulando grãos de areia, e deixe escorrer, secando naturalmente.

A consistência dessa mistura faz dela a areia de gato caseira mais próxima da areia de gato industrializada que você conseguirá produzir para o seu amigo felino. Você pode adicionar a ela fubá ou farinha de mandioca, para que ocorra a formação de blocos mais sólidos e a limpeza diária seja facilitada.

Dicas de cuidados com a caixa de areia para gatos

Gato ao lado de caixa de areia

Veja, a seguir, dicas de como calcular o tamanho correto da caixa de areia de seu gato, a quantidade de caixas ideal para sua casa e como efetuar a limpeza delas de forma eficaz, mantendo a saúde e o bem-estar do seu animalzinho. Confira!

Tamanho da caixa de areia para gatos

Segundo especialistas, o tamanho ideal para a caixa de areia de seu gato é de 1,5 vezes o seu comprimento, do focinho até a ponta do rabo. Dessa forma, o gato terá espaço suficiente para dar aquelas voltas ao redor de si mesmo, que todos os gatos adoram, antes de se deitar.

Caso você tenha adotado um gatinho filhote, o melhor é já comprar uma caixa grande, fazendo o cálculo do tamanho que ele possivelmente terá quando adulto. Caso contrário, você terá que ir comprando novas caixas conforme o seu pet for crescendo, o que irá despender tempo e dinheiro.

Limpeza regular da caixa de areia para gato

Cada gato possui uma tolerância diferente à sujeira em sua caixa. É importante que a limpeza seja feita de acordo com as necessidades que sejam apresentadas pelo seu animal. A limpeza superficial duas vezes ao dia costuma ser suficiente para manter seu gato confortável e evitar que ele urine ou defeque fora da caixa.

A limpeza completa da caixa deve ser feita uma vez por semana, realizando a troca da areia e lavando bem a caixa com água e detergente neutro. Enxágue e seque bem antes de colocar a nova areia, pois a umidade pode propiciar a proliferação de fungos e bactérias.

Coloque areia em diferentes lugares pela casa

O número ideal de caixas é a de uma para cada animal, mais uma caixa extra. Ou seja, se você tem dois gatinhos, por exemplo, o ideal é que distribua três caixas de areia por sua casa. Atendendo a essa fórmula, você evita possíveis problemas comportamentais dos seus gatos e, também, problemas de saúde como infecções do trato urinário.

Segundo especialistas, não há um cômodo específico da casa que seja “o ideal” para colocar as caixas de areia de seus gatos. O mais importante é que o lugar seja razoavelmente distante de onde ficam seus bebedouros e seus potes de ração, visto que os gatos têm o olfato extremamente aguçado e podem rejeitar a alimentação caso se sintam incomodados pelo cheiro de seu banheirinho particular.

Saiba tirar o cheiro de xixi e cocô do gato

Há algumas receitas caseiras que podem lhe ajudar a remover o cheiro de xixi e cocô do seu gato da caixa de areia. O bicarbonato de sódio é uma ótima ferramenta para isso. Salpicar um pouco de bicarbonato sobre a areia ajuda a absorver os odores e a desinfetar a caixa.

Colocar uma fina camada de bicarbonato na caixa limpa antes de cobri-la com areia também é uma boa pedida. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade, porque isso pode ser prejudicial ao seu gato.

Outra opção é o uso de carvão ativado. Ele funciona como o bicarbonato na diminuição dos odores, não é tóxico aos animais e costuma ser bem aceito por eles. Para tirar o cheiro da casa, de algum tecido ou mesmo da própria caixa de areia, você pode misturar um pouco de bicarbonato com água oxigenada.

Agora é a sua vez de fazer a sua própria areia para gatos caseira

Gato dentro de caixa de areia

Como você viu neste artigo, há vários materiais caseiros que podem ser utilizados para fazer uma ótima areia para seus gatos! Agora que você já conhece esses materiais e suas propriedades, escolha a melhor opção para você e seu animalzinho e ponha a mão na massa! Pode ser que, no fim, a última palavra seja a dos próprios gatos, pois eles possuem personalidade forte e podem, por vezes, ser bastante exigentes.

Fabricar uma areia caseira com suas próprias mãos pode lhe dar a satisfação de estar produzindo algo para o bem-estar do seu bichinho, além de te ajudar a economizar um bom dinheiro! E não esqueça das dicas que apresentamos sobre tamanho, quantidade e limpeza das caixas!

Autor deste artigo

Jornalista, carioca, apaixonado por animais, mas com uma queda especial pelos doguinhos.

Palavras-chave relacionadas


Dicas Tipos Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.