Veja os tipos de Pastor Alemão: sable, preto, branco e mais

Veja os tipos de Pastor Alemão: sable, preto, branco e mais

Famoso nos filmes policiais, o pastor alemão tem vários tipos com muitas cores e tamanhos, cada um mais bonito que o outro. Conheça os tipos de pastor alemão.


Você sabia que há diversos tipos de pastor alemão?

Pastor alemão deitado ao fundo branco

Mais conhecido como cão policial, o pastor alemão é muito mais que um cão de guarda. Apesar do seu porte imponente, suas orelhas atentas e seu peitoral musculoso, esse lindo cachorro pode ser muito parceiro, brincalhão e dócil, quebrando muitos estereótipos. Seu instinto protetor pode assustar, mas é ele que faz o pastor alemão ser também um cão muito fiel.

O que muitos não sabem é que existem vários tipos de pastor alemão, e não apenas aquele famoso dos filmes policiais. Quer descobrir mais sobre a variedade dessa linda raça? Confira a seguir os tipos de pastor alemão e suas principais características.

Conheça os tipos de pastor alemão

São vários os tipos de pastor alemão, e cada um mais bonito e interessante que o outro. Apesar de sempre pensar naquele pastor alemão tradicional, as outras espécies tem o pelo, cor e até tamanhos diferentes. Para conhecê-las confira a seguir a lista de tipos do famoso pastor alemão.

Pastor alemão de pelagem curta

Pastor alemão de pelagem curta

Esse é um dos tipos de pastor alemão mais comum. Quando se imagina um cachorro desse pensa-se logo em uma pelagem curta. Isso se deve justamente pelo fato deles serem os mais encontrados e, portanto, o mais normal.

Mas não se confunda, o pastor alemão de pelagem curta não vai ter, necessariamente, apenas uma cor ou um tamanho específico. Ele pode adquirir várias outras cores e tamanhos, incluindo outros tipos de pastor alemão. Nessa categoria, o mais importante é realmente o tamanho do pelo.

Pastor alemão de pelagem longa

Pastor alemão de pelagem curta

Apesar de ser um tanto quanto incomum, o pastor alemão também pode ter uma pelagem longa e macia, o que o faz ser mais bonito ainda. Nesse caso, o pelo pode atingir de 5 a 10 centímetros, sendo um manto duplo composto de uma pelagem interna e outra externa. A primeira é mais densa e dura, enquanto a segunda é mais longa e macia.

Como a pelagem é diferente, esses cachorros precisam ser escovados ao menos uma vez por semana para retirar o pelo morto. Para realizar esse processo de cuidado e higiene, é importante utilizar pentes de dentes largos, para não machucar o cão. Tirando isso, o cuidado é o mesmo, não tendo muitas dificuldades.

Pastor alemão sable

Pastor alemão tipo sable

O pastor alemão sable é uma das variações mais conhecidas no mundo. Similar ao pastor alemão tradicional, o sable se difere principalmente pela sua distribuição de cor. Esse tipo de pastor alemão apresenta uma pelagem acinzentada ou preta com machas marrons que formam uma pelagem muito bonita.

Como seus “irmãos”, ele é um cão protetor, dócil, afetuoso e muito inteligente, fazendo com que aprendam truques rapidamente. No entanto, se prepare! Caso queira um pastor alemão sable, saiba que ele tem muita energia e precisa fazer exercícios regularmente, principalmente ao ar livre, pois ele gosta muito.

Pastor alemão preto

Pastor alemão preto

Elegância é a palavra perfeita para descrever o pastor alemão preto! Com uma pelagem curta ou longa, esse pastor alemão tem a estrutura e forma corporal igual ao do tradicional. No entanto, sua pelagem brilhosa e sedosa o torna um cachorro muito elegante e charmoso, conquistando adoradores no mundo todo.

Fiel e corajoso, o pastor alemão preto é popular por ser um ótimo esportista e por participar das brigadas de detecção de explosivos para a polícia em países europeus. Além disso, esse cão também é muito admirado por ser carinhoso, uma ótima qualidade para se ter em um amigo canino.

Pastor alemão branco

Pastor alemão branco

Também conhecido como suíço, o pastor alemão branco, na maioria das vezes, não é reconhecido como um membro da raça. Sua pelagem branca como a neve impacta ao olhar e faz com que as pessoas não enxerguem um pastor alemão de fato. Vale lembrar que, apesar da pelagem, esse cão não é albino.

Difícil de ser encontrado no Brasil, o pastor alemão branco é muito afetuoso e protetor. Essas suas características fazem com que ele seja utilizado em terapias com crianças e pessoas idosas.

Pastor alemão panda

Com uma pelagem muito diferente, o pastor alemão panda é a mistura perfeita de um pastor, devido à sua coragem, com um panda, devido a sua fofura. Ele leva esse nome devido a forma como as cores da sua pelagem se comportam.

Na maioria das vezes suas patas e barrigas são brancas, enquanto o focinho e o dorso apresentam manchas pretas e marrons. Como o pastor alemão tradicional, o panda é cheio de energia e adora praticar exercícios ao ar livre.

Pastor alemão miniatura

Pastor alemão miniatura

Um dos mais fofos da lista de pastor alemão, o miniatura é igual ao tradicional, mas anão. Apesar de encantar a todos por causa do seu tamanho, esse pastor alemão tem vários problemas de saúde como tireoide e esterilidade. Isso faz com que esse fofo cão não possa cruzar com outros do mesmo tipo, sendo, inclusive, proibido em vários países.

Características gerais do pastor alemão

Filhote de pastor alemão deitado em sofá

Agora que você já conhece os principais tipos de pastor alemão, é importante saber quais são as principais características que o fizeram ser um cachorro amado no mundo todo. Confira seguir algumas delas que te ajudam a entender o porquê esse cão é tão querido.

Origem e história do pastor alemão

Como o próprio nome sugere, o pastor alemão é originário da Alemanha. Por volta de 1899, um criador de cães chamado Max Von Stephanitz, resolveu cruzar cães pastores para obter uma raça mais forte e inteligente. Foi então que surgiu o pastor alemão com essas duas características e algumas mais.

O objetivo inicial era utilizá-lo como cachorro de pastoreio. No entanto, com o avanço da sociedade alemã e a industrialização, essa função acabou se perdendo. Dessa forma, Max Von Stephanitz deu a ideia ao governo alemão de utilizar esse cão inteligente e forte no serviço militar e na polícia. E foi assim que ele foi aparecendo e conquistando o mundo.

Tamanho e peso do pastor alemão

O pastor alemão é um cachorro grande e musculoso, sendo classificado como um cão de médio/grande porte. Esse corajoso cão pode chegar até 65cm e 40kg. Alguns tipos pesam menos e outros tendem a pesar um pouco mais, mas no geral fica entre as medidas e peso já citados.

Apesar do tamanho, o pastor alemão não precisa de um espaço muito grande. Ele pode viver tranquilamente em um apartamento, no entanto, é necessária uma rotina de exercícios para que ele seja um cachorro saudável e feliz.

Expectativa de vida do pastor alemão

Apesar de ser musculoso e com um porte atlético, o pastor alemão em uma expetativa de vida considerada baixa. Eles costumam viver entre 9 a 13 anos, enquanto outras raças podem chegar até 18 ou 20 anos.

Essa curta expectativa de vida se dá, principalmente, por alguns problemas de saúde mais comuns nessa raça. A displasia dos quadris e uma grave deficiência no pâncreas são doenças comuns do pastor alemão que podem diminuir consideravelmente o tempo de vida deles.

Personalidade do pastor alemão

A personalidade do pastor alemão é uma das características mais admiráveis da raça. Sendo um dos cachorros mais inteligentes do mundo, o pastor alemão tornou-se um ótimo aliado da polícia, dos bombeiros e de militares.

Completando sua personalidade incrível, o pastor alemão também é um cachorro astuto, obediente, dócil e protetor por natureza. Características perfeitas que tornam esse lindo cão o companheiro perfeito.

Curiosidades sobre o pastor alemão

Cinco pastores alemãs deitados na grama

Além das características já citadas, o pastor alemão tem muitas curiosidades, principalmente pelo fato de ser um cão presente na vida dos humanos desde o século XIX. Esse charmoso cão já passou por muitas situações. Confira a seguir algumas delas.

O pastor alemão foi um cão de pastoreio

Como já mencionado anteriormente, o pastor alemão foi originado com o objetivo de ser um bom cão de pastoreio. Era para ele usar suas principais características, como inteligência e força, e ser um cachorro de pastoreio melhor do que aqueles que já existiam.

No início ele foi utilizado exatamente para o aquilo que tinha sido planejado. No entanto, com a industrialização chegando na Alemanha, sua terra natal, o pastoreio de tornou uma função um tanto quanto ultrapassada. Foi então que ele começou a ser usado para outros fins.

O pastor alemão esteve nas duas guerras mundiais

Devidos a sua inteligência, força e obediência, o pastor alemão foi muito utilizado nas guerras mundiais, nas quais teve um papel muito importante. Ele chegou a servir como mensageiro da Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial, além de participar da equipe de resgate, proteção e abastecimento.

No entanto, o pastor alemão também sofreu certo preconceito depois da Segunda Guerra Mundial. Por auxiliar o exército alemão, que era considerado inimigo, eles se tornaram bem impopulares. Mas, depois de alguns anos, ele caiu nas graças do mundo, chegando a se tornar a segunda raça mais popular dos Estados Unidos.

É um excelente cão-guia

Com todas essas habilidades que foram utilizadas até nos exércitos, é evidente que o pastor alemão também seria um ótimo cão-guia. Com um adestramento básico juntamente com sua lealdade, esse elegante cachorro se torna um dos melhores guias possível.

É difícil o pastor alemão não se sair bem na função ao qual for designado, seja ela qual for. Essa raça é uma das melhores para servir de cão-guia, pois ele nunca deixará o seu dono de lado. O pastor alemão é muito mais do que apenas um cão de guarda.

O pastor alemão é um cão inteligente

Como já citado anteriormente, a inteligência do pastor alemão é incrível, o fazendo ocupar um espaço entre os cinco cães mais inteligentes do mundo. Cão de guarda, cão de pastoreio, cão-guia e cão policial são algumas das funções que esse cachorro pode ter devido a sua grande inteligência.

Além disso, o pastor alemão também é um cachorro dócil que gosta de aprender, o tornando ótimo para ser adestrado e aprender truques que o deixam ainda mais gracioso. Além de garantir segurança, o pastor alemão também garante uma ótima diversão!

Pastor Alemão: um dos queridinhos do mundo!

Pastor alemão deitado em grama

Vimos aqui que, com inúmeras características positivas, o pastor alemão se tornou um dos cachorros favoritos dos amadores de animais. Muito mais que um cão de guarda, o pastor alemão é um excelente companheiro, não é à toa que ele tem diversas funções que são executadas com perfeição. Mais do que inteligência, com esse cão você também encontra parceria, doçura e muita diversão.

Ter um desses em casa é ter um amigo para vida toda. Com o passar dos anos, a raça foi se modificando e agora ela pode ser encontrada em diversas cores e tamanhos, alegrando a diversos gostos. Diversidade que, depois desta leitura, você ficou por dentro de todas elas.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.