Tosa para Yorkshire: bebê, japonesa, higiênica e mais tipos

Tosa para Yorkshire: bebê, japonesa, higiênica e mais tipos

Você está com dúvidas se precisa tosar o seu Yorkshire? Ou não sabe qual a melhor tosa para ele? Confira as dicas abaixo para entender tudo sobre o assunto!


Procurando ideias de tosa para Yorkshire?

Yorkshire deitado

Claro que todo mundo que possui um cachorro Yorkshire, pelo menos uma vez, já se preocupou com a tosa do pet, não é? Hoje falaremos dessa raça que é bastante amável! Além disso, vamos detalhar um pouco sobre os tipos de tosa, os benefícios e todos os cuidados que abrangem esses pequenos!

Os Yorkshires são uma raça de cães com pelo longo e liso, e isso pode gerar alguns desconfortos e preocupações a longo prazo. Mas não se preocupe, esclarecemos tudo por aqui, a importância da tosa, ploriferação de fungos, como tosar se for utilizar tesoura, qual tipo de tosa escolher, entre outras.

Depois de ler esse artigo você vai se sentir pronto para deixar o seu Yorkshire limpo, lindo e feliz, então vamos lá!

Benefícios da tosa para Yorkshire

Yorkshire com a língua para fora

O motivo principal pelo qual tosamos esses pets é pela higiene. Muitas pessoas se confundem e acham que é pela beleza ou pela aparência deles. E acredite, tem pessoas que tosam os cachorros com esse intuito, bem estranho não é? Mas o motivo real é que a tosa provoca uma maior higiene e dá uma melhor qualidade de vida à eles.

Dentre suas principais vantagens, destacam-se a maior leveza nos movimentos quando estão brincando e correndo, dando maior liberdade à eles. Também permite maior visualização da pele, no caso de possuírem ferimentos ou parasitas, e auxilia na visão dos olhos, pois ninguém merece pelos caindo quando estamos tentando enxergar, não é mesmo?

Além disso elimina pelos desnecessários e nós e diminui a proliferação de fungos e bactérias, o que é essencial.

Mantém a beleza e o brilho dos pelos

Claro, tudo bem que falamos que muitas pessoas tosam os bichinhos pela aparência, mas esse não é o motivo principal. Entretanto, não podemos deixar de mencionar que isso oferece melhores aspectos à ele, mantém o brilho do pelo, conserva a aparência e faz com que ele fique mais bonito. É só juntar o útil ao agradável e temos um pet bonito, higiênico e limpo.

Basta utilizar os produtos certos e escolher o tipo de tosa adequada para ter o resultado que você deseja e deixar o seu pet com a melhor aparência possível.

Evita a proliferação de fungos

Sabe-se que os pelos são fonte de armazenamento de bactérias, e principalmente fungos. Os animais não tomam banho igual aos seres humanos, todos os dias. Além disso, ficam deitados no chão, em locais sujos, terra, grama e isso tudo ajuda na proliferação de fungos.

Quando os pelos estão curtos, fica mais difícil desses fungos ficarem presos ao pelo e à pele dos pets. Além disso, há uma maior ventilação para a pele, deixando-a menos úmida e abafada, como seria se estivessem com a tosa atrasada.

Diminui a sensação de calor

Como mencionado acima, a tosa favorece a ventilação da pele, pelo fato de os pelos estarem menores e mais curtos. Os Yorkshires geralmente sentem bastante calor, pois possuem muitos pelos longos e o Brasil apresenta clima temperado, com temperaturas elevadas em diversos meses do ano.

Dessa forma, a tosa favorece uma diminuição da sensação de calor, oferecendo um maior bem-estar aos pets e uma melhor qualidade de vida.

Remove pelos embaraçados

Os pelos dos Yorkshires são bem compridos. Se você não cortar ou tosar, eles vão ficando maiores, ao ponto de atrapalhar a visão ou atrapalhar movimentos quando estão correndo ou andando. Dessa forma, fica bem fácil deles embaraçarem, ainda mais se eles estiverem relativamente sujos, em que o pelo fica mais grosso e pesado.

Assim, a tosa é bem importante para a manutenção dos nós do pelo. Com ela fica bem mais fácil remover esses nós e deixar os bichinhos mais livres, para correr e brincar! Além disso, se nós humanos não gostamos de cabelos embaraçados que existem na nossa cabeça, ninguém merece ficar com pelos embaraçados pelo corpo todo, não é?

Melhora a visibilidade da pele do Yorkshire

É bem comum os Yorkshires desenvolverem problemas de pele, pelo fato de possuírem muitos pelos. Artigos científicos da área já mostraram que cachorros de pelo longo e liso tem grande propensão para desenvolvimento de doenças de pele e acúmulo de bactérias e fungos.

Dessa forma, fica bem mais fácil desenvolver cuidados quando conseguimos enxergar a pele dos bichinhos e levá-lo ao veterinário, caso necessário. E vamos confessar que também fica muito mais fácil de tratar e passar remédios, não é? Por isso as tosas são tão importantes!

Tipos de tosa para Yorkshire

Algumas pessoas possuem dúvidas sobre qual tipo de tosa utilizar em seus Yorkshires. O mais importante é que qualquer tosa vai oferecer relativamente todos os benefícios citados acima. Mas fique tranquilo, abaixo explicamos cada uma delas pra você entender. Vamos lá!

Tosa bebê para Yorkshire

Yorkshire tosa bebê

Essa é uma das tosas mais comuns entre os Yorkshires. Sim, eles ficam parecendo bebês, filhotinhos, com tamanho de adulto. Sendo assim, esse tipo de tosa dá ao animal uma aparência muito jovem.

Ela é bem indicada para os donos que não conseguem ficar tratando toda semana do pet e apresenta bem menos chances do Yorkshire ficar armazenando muitos nós nos pelos.

Além disso, é uma opção ótima para climas quentes, pois o pelo fica bem curtinho, oferecendo melhor sensação térmica à ele. Os pelos são cortados com tesoura ou mesmo com a maquininha profissional, para deixar todos nivelados e curtos.

Tosa japonesa para Yorkshire

Essa é uma tosa que oferece uma boa aparência e beleza ao seu pet. Muitas famílias optam por tosar o Yorkshire por acharem que ele fica mais “bonito” e oferece a imagem de possuírem uma personalidade forte.

Como o próprio nome fala, esse tipo de tosa apresenta origens orientais e o intuito é ficarem com menos pelos na região do focinho. Sendo assim, o animal continua com pelos no restante do corpo, podendo ficar em tamanho de curto a médio, mas o motivo principal acaba sendo estético.

Claro que com a manutenção da tosa, higiene e banhos frequentes acaba sendo bem mais difícil de desenvolver problemas de pele e, assim, oferece benefícios como todas as outras.

Tosa higiênica para Yorkshire

Tosa higiênica yorkshire

A tosa higiênica acaba sendo a mais importante de todas, não somente para Yorkshires, mas para qualquer raça de cachorro. Como o nome já fala, o objetivo é a higiene do bichinho, para oferecer um melhor cuidado e atenção com o bem-estar dele.

Por possuir pelos longos, é geralmente recomendado realizar a tosa higiênica para total remoção dos pelos pelo menos uma vez ao ano, preferencialmente no verão. No inverno não são muito recomendadas, pois a baixa temperatura pode fazer com que seu cão sinta muito frio e a proliferação de fungos e bactérias nesse intervalo mais frio acaba sendo menor.

Já a tosa em que se deixa em torno de 1/3 do comprimento do pelo, pode ser feita sempre que julgar necessário, seja quinzenalmente, mensalmente ou a cada trimestre. É importante que sempre seja feita por um profissional habilitado, pois existem partes mais sensíveis do corpo do animal que terão que utilizar tesouras para não machucar.

Tosa para Yorkshire com pelo longo

Yorkshire com pelo longo

Os Yorkshires possuem pelos longos e qualquer tosa escolhida precisa de cuidados essenciais. Se o seu pet possuir muitos nós nos pelos, tente desembaraça-los antes de iniciar a tosa. Se não conseguir, é recomendado cortar os nós e tentar usar uma tosa em que os pelos fiquem mais curtos por um grande período de tempo, para que você não se preocupe com eles novamente em um intervalo de tempo curto.

Além disso, é importante cuidar do seu Yorkshire independentemente do tamanho do pelo dele, mas se for comprido, vai exigir maiores cuidados.

Tosa Schnauzer para Yorkshire

Yorkshire tosa Schnauzer

Esse tipo de tosa não possui fins de beleza e nem higiênicos. Ela é feita para deixar o Yorkshire com a aparência de um cachorro de outra raça: o Schnauzer.

A principal característica dessa tosa é deixar os pelos das patas compridos. Os pelos do corpo devem ficar bem curtos e no rosto são deixados compridos ou aparados levemente com tesoura.

Um grande benefício dessa tosa é a praticidade, pois os seus pelos ficarão bem curtinhos e assim a manutenção com eles acaba sendo bem menor. Ou seja, não precisará de tantos cuidados com relação à escovação e formação de nós.

Tosa westy para Yorkshire

Yorkshire tosa Westy

A tosa westy é também outro tipo que faz com que seu bichinho se pareça com outro pet, o West Highland White Terrier. Por ser uma tosa que foca na aparência dele com essa última raça, não oferece tantos benefícios à pele como a tosa higiênica por exemplo, mas ajuda bastante a reduzir a frequência de escovação.

Quando tosado desta forma, os pelos do corpo ficam bem curtos. Porém, diferentemente da tosa bebê, neste tipo o seu Yorkshire tem os pelos do rosto aparados com o intuito de dar a impressão que as orelhas e o focinho são maiores. Além disso, o que muitos donos optam por fazer é deixar as orelhas em aspecto mais fofo, para melhorar a aparência do bichinho.

Tosa "cão de água" para Yorkshire

Yorkshire tosa "cão de água"

Também é uma tosa que procura manter a aparência do cão, como se ele estivesse levemente molhado ou brincado com água. Para isso é necessário cortas os pelos em tamanho médio e não alisar com auxílio de pente ou escova. Assim, ele fica parecendo frisado.

Mas atenção, é importante ressaltar que nesse tipo de tosa há uma maior probabilidade de formação de nós devido ao tamanho dos pelos e a não utilizar o pente. Então, pense bem antes de optar por essa tosa.

Tosa pequinês para Yorkshire

Yorkshire com tosa Pequinês

Essa é outro tipo de tosa que faz o cachorro parecer outro: o Pequinês. Para captar sua essência, ele imita o estilo com pelos em tamanho médio e nas orelhas e região dos olhos os pelos ficam um pouco mais longos, característica bem marcante da raça almejada.

Com essa tosa o objetivo é imitar as orelhas do cachorro pequinês, que são longas e caídas. Para ter o efeito desejado, também é importante que os pelos das patas sejam cortados um pouco.

Tosa teddy bear para Yorkshire

Yorkshire tosa teddy bear

Sim, é exatamente o que você está pensando: o Teddy bear, ou melhor ursinho “teddy”. A ideia é realmente essa, fazer com que seu pet fique parecido com um ursinho de pelúcia, intensificando a fofura e aparência de filhote.

Ela funciona da seguinte maneira: o pelo do corpo é todo cortado no mesmo comprimento. As patas, bigode e orelhas são aparados para acompanhar o corte do corpo e dar uma maior combinação e fluidez aos pelos. Já a área do peito é deixada com pelos mais altos, para dar a impressão fofa de “babador”.

E aí, está pronto para ter um ursinho de pelúcia que late, come e brinca?

Dicas de cuidados com a tosa de Yorkshire

Agora que você já conhece todos os tipos de tosas oferecidas no mercado aos Yorkshires, vamos dar algumas dicas de como potencializar a sua tosa, manutenção e cuidados que são essenciais para que seu bichinho não tenha problemas com a tosa.

Faça a primeira tosa para Yorkshire no momento certo

Somente o veterinário pode dizer quando é exatamente o momento certo de tosar um Yorkshire. Existem pessoas que levam para tosas desde filhotes, outros esperam atingir a vida adulta para entrar nesse processo.

O importante é que vai depender do organismo do seu pet, dos costumes e atividades que ele pratica, se ele tem alguma doença de pele que necessita de manutenção frequente ou se você quer simplesmente oferecer novos cuidados e bem-estar à ele. Sempre observe como está a pelagem e a pele dele para dar início nesse trabalho.

A tesoura deve estar bem higienizada

A higiene é importante também nos materiais utilizados na tosa. É extremamente importante que eles estejam limpos para que os animais não peguem doenças, bactérias e fungos de outros cães anteriores à eles no atendimento.

Fique de olho e sempre reforce a conversa com o profissional sobre a limpeza desses equipamentos. Além disso, fique atento para ver se o seu cãozinho não desenvolve nenhuma alergia ou aversão às tosas, pois isso também pode acontecer dependendo do produto que o profissional usa para higienizar os materiais.

Mantenha os cuidados de acordo com cada tosa

Cada tosa possui o seu cuidado especial. Siga as recomendações do petshop escolhido para manter a manutenção do corte e preservar o seu cão. Tosas em que o pelo fica mais longo, podem ser necessárias escovações mais frequentes, diárias ou em dias alternados.

Já se forem tosas higiênicas ou aquelas que deixam o pelo mais curto, observe o comportamento do seu cão. Note se ele tem ficado com frio ou se está reagindo bem para não desregular a troca de pelos dele e para que não fique doente.

Observe se o Yorkshire tem ferimentos após a tosa

É bem importante observar se o seu Yorkshire possui ferimentos após a tosa. Sejam ferimentos realizados pelo profissional que o tosou e sem querer escorregou na mão, machucando o bichinho, ou ferimentos de doenças na pele.

Como foi mencionado, a tosa dos pelos auxilia na maior visibilidade da pele, nos fazendo perceber se o animal possui algum problema ou ferida. Se possuir, leve ao veterinário para consulta! E mesmo se a ferida for causada pela tosa, faça uma reclamação construtiva e troque de estabelecimento. Os nossos pets precisam ser cuidados dentro e fora de casa!

Não tente fazer a tosa em casa

Claro que se você for especialista em cuidados e tosas caninas, pode desconsiderar este tópico. Ele é apenas um alerta para os donos que tentam economizar ou preferem se aventurar tosando os bichinhos em casa. Isso não é recomendado! Existem partes do corpo bem sensíveis que necessitam de tesoura e outros locais que podem ser propensos a acidentes.

Portanto, leve o seu Yorkshire a um petshop ou escolha uma pessoa que já possui experiência para te auxiliar pessoalmente. Todo cuidado é pouco quando se falam dos nossos pets!

As tosas para Yorkshire são lindas e eficientes!

Yorkshire pelo curto

Agora você já consegue enxergar a enorme quantidade de benefícios que a tosa oferece ao seu Yorkshire. Além de proporcionar melhor cuidado com a pele, com pelos embaraçados, com escovações, com higiene e a visualização da pele, ela garante o bem-estar do seu animal de estimação.

Para escolher a melhor tosa ao seu bichinho, basta observar qual o comportamento dele e as características do seu pelo e da sua pele. Observe se estão com muitos nós, com fungos ou feridas, se ele sente calor ou se quer apenas melhorar a aparência dele.

De qualquer forma, todas as tosas oferecem os seus benefícios particulares, basta apenas designar o de sua preferência e procurar um profissional próximo a você!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.