Fubá faz mal para cachorro? Confira dicas importantes de alimentação

Fubá faz mal para cachorro? Confira dicas importantes de alimentação

Alguns alimentos não são ideais para cães, então será que cachorro pode comer fubá? Descubra aqui a resposta para essa e outras perguntas sobre esse alimento!


Fubá para cachorro: posso dar para o meu cachorro?

Fubá com fundo rústico

Quando o assunto é alimentação dos pets, toda dica e informação é sempre bem-vinda! Ainda mais quando ficamos em dúvida se nossos cãezinhos podem ou não comer um alimento específico. Imagine a situação: você está preparando uma polenta deliciosa e seu cachorro está lá, do seu lado na cozinha querendo saber se vai ganhar um pedaço, então você se pergunta “Será que faz mal dar só um pouquinho?”.

Não se preocupe, um pouco de fubá não fará mal ao seu cãozinho! Com a preparação e quantidade certa dessa farinha, a alimentação do seu pet ficará muito mais rica e com certeza ele ficará muito feliz.

Continue lendo o artigo para descobrir dicas e curiosidades sobre a adição do fubá na alimentação do seu amigo canino e em quais casos ele é ou não indicado.

Benefícios em dar fubá para cachorro

Boston terrier lambendo o seu nariz

Afinal, oferecer fubá para cachorro realmente tem algum benefício? Muitos tutores ficam em dúvida se a farinha, tão comum na alimentação humana, pode engordar o pet ou causar algum outro efeito ruim. Descubra a seguir quais os benefícios que o fubá pode trazer para o seu cachorro!

Energia e disposição

O fubá possui uma alta concentração de calorias, por isso é uma ótima fonte de energia para o seu animal. Além de deixá-lo com mais disposição, também aumenta o apetite, sendo muito benéfico e dando mais qualidade de vida, principalmente para os cachorros mais idosos.

Lembre-se que toda essa energia é consequência da alta quantidade de calorias presentes na farinha de fubá. Sendo assim, não exagere ou seu cão pode começar a ficar um pouco mais gordinho.

Regula o intestino do cachorro (Rico em fibras)

Alimentos à base de fubá são ricos em fibra, um nutriente essencial para manter o intestino regulado e garantir uma boa digestão. Isso é muito importante para que o seu pet se sinta sempre bem e não fique com uma sensação pesada!

Cabe ressaltar que esse é um benefício a longo prazo, e não imediato. Ou seja, é importante manter essa farinha na alimentação do seu cachorro por algumas semanas para começar a notar essas alterações e deixar o seu pet mais à vontade.

Mais economia no bolso

O fubá pode ser facilmente encontrado em supermercados ou vendido à granel. A comida caseira para o cão pode ser uma alternativa excelente para as rações comerciais, além de mais econômica devido ao alto custo das rações. Mas é importante ressaltar que ele não possui todos os nutrientes essenciais para uma alimentação completa, então tenha em mente que ainda assim vai precisar servir ração ou outros alimentos para o seu pet, mas em quantidades menores.

Quando não oferecer fubá para cachorro

Golden retriever olhando para pote vazio

Existem riscos ao introduzir alimentos naturais aos cães. Mesmo derivado do milho, o fubá pode ser perigoso ao cachorro se ele for alérgico ao cereal, ou se apresentar alguma alteração nas fezes. Cada cachorro é único, e o que faz mal para um, pode não fazer para o outro. Continue lendo para entender mais sobre as diferentes situações.

Quando for alérgico

Assim como nós humanos, os cachorros também possuem alergias. Ao decidir introduzir o fubá na alimentação do seu pet, ofereça em pequenas quantidades primeiro, para testar possíveis alergias. Fique atento se há alguma mudança física ou no comportamento do animal, assim como uma possível alteração nas fezes.

Tome cuidado com o que mistura ao fubá! Por exemplo, se for fazer um mingau, saiba que o leite pode ser muito perigoso para cães que têm baixa produção da enzima lactase. A má digestão do leite pode causar sérias complicações, então procure um veterinário caso perceba sinais de intolerância em seu cachorro.

Quando doente

Cachorros com doenças no sistema imunológico precisam reforçar a alimentação com proteínas e vitaminas. Neste caso, o fubá não é o mais recomendado. Entretanto, um mingau pode ser útil na digestão para cachorros com dificuldade em consumir alimentos sólidos. Consulte sempre o veterinário antes de iniciar qualquer dieta.

Quando estiver de dieta

O fubá não é indicado para cachorros que estão de dieta, pois é um alimento com alta concentração calórica. Ou seja, vai ter o efeito contrário do desejado, mesmo que ingerido em baixa quantidade. Você pode encontrar opções mais adequadas de alimentos naturais ou rações para o seu pet que vão ajudá-lo a perder aqueles quilinhos extras.

Pergunte ao seu veterinário quais alimentos são recomendados para a dieta do seu amigo canino. Existem diversas opções no mercado de alimentos diet ou com poucas calorias específicos para cachorro que vão fazer a dieta do seu pet mais fácil e saborosa!

Dúvidas e mais informações sobre o fubá para cachorro

Bolo de fubá

Para não restarem dúvidas, este tópico cita algumas informações importantes para você considerar se deve ou não oferecer fubá para seu cachorro. Leia abaixo para descobrir como inserir essa farinha na alimentação do seu cachorro sem deixar de garantir uma alimentação saudável e completa.

Fubá como um complemento à alimentação

É muito importante que você não alimente o seu pet apenas com o fubá. Apesar de possuir muitos nutrientes, essa farinha não é uma boa fonte de proteínas, por exemplo. A falta desse e de outros nutrientes é perigosa e pode resultar em problemas como feridas e queda de pelo.


No entanto, isso pode ser evitado facilmente ao oferecer uma ração de qualidade e com nutrientes balanceados ao seu cão, para isso, confira também as 10 melhores rações para cães de 2021!

Explore receitas com fubá para cachorro

Das receitas mais tradicionais às mais trabalhosas, todas podem ser uma excelente forma de despertar o interesse do cachorro pelo fubá. O mingau à base de leite ou água é saboroso e fácil de digerir, enquanto biscoitos de fubá são uma forma de premiar o cachorro.

Também é interessante servir diferentes texturas de alimentos o animal, sendo a polenta e bolo de fubá alternativas interessantes. Apesar da base ser a mesma para esses alimentos, é importante sempre variar a forma de servi-lo, assim o seu pet não vai enjoar tão fácil dessa saborosa farinha!

Alternativas ao fubá para cachorro

Caso você perceba que, mesmo após tentar diversas receitas, o seu cachorro não gostou muito do fubá, você pode tentar dar a ele outros alimentos com características parecidas. Por exemplo, a aveia é rica em fibras e uma ótima fonte de energia. O mingau de aveia é muito fácil de preparar e vai ajudar na digestão do seu animal.

Outra alternativa interessante é o arroz. Você pode reutilizar a água onde cozinhou legumes para cozinhar os grãos, fornecendo ainda mais nutrientes ao seu animal e garantindo mais sabor. Em alguns casos, o arroz pode ser benéfico para cães com diarréia, mas lembre-se de consultar o seu veterinário antes para saber se é indicado para o seu cachorro.

Como oferecer fubá para cachorro com segurança?

Cocker comendo

Se você já decidiu que na próxima ida ao mercado vai lembrar de comprar um pacote de fubá para preparar para seu cachorro, é importante ficar atento à forma como deve servir esse alimento para garantir seus benefícios. Confira a seguir dicas para oferecer essa farinha com segurança!

Garanta que o fubá esteja bem cozido

Ao preparar qualquer receita, procure sempre ter certeza de que o fubá foi bem cozido. O grão cru dessa farinha é difícil de ser digerido pelo cachorro e pode causar diarreia no animal. No caso da polenta e do mingau, muito cuidado com a temperatura, espere esfriar e experimente antes de oferecer ao pet.

Como mencionado anteriormente, o fubá auxilia na digestão do animal. Caso ele não seja servido bem cozido, o efeito será o contrário! E você não quer ver o seu animalzinho sofrendo com isso, não é mesmo?

Quantidade de fubá que posso oferecer para o cachorro

Isso varia de acordo com a quantidade diária que o cachorro come de ração ou alimentos naturais. O tutor pode substituir uma das refeições pelo mingau de fubá ou polenta, ou então diminuir a porção e complementar com o fubá. No caso dos biscoitos, podem ser oferecidos ao longo do dia como recompensa.

Evite oferecer grandes quantidades de fubá por muitos dias seguidos para seu cachorro, qualquer alimento quando em grande quantidade pode levar o animal a engordar. O ideal é buscar uma dieta balanceada, incluindo alimentos com fubá algumas vezes por mês para complementar a alimentação.

Saiba dosar os temperos

Na hora de preparar fubá para cachorro, lembre-se que o paladar dele não é como o nosso. A falta de sal, açúcar e outros temperos não afetará o sabor para ele, sendo muito mais benéfico para a saúde oferecer o alimento sem nenhum aditivo.

Sim, parece sem graça comer uma comida sem temperos, mas você vai perceber que seu cachorro vai devorar o prato mesmo assim. Caso ainda ache que pode melhorar a refeição, tente adicionar outros alimentos benéficos para o animal junto ao fubá.

O fubá e uma alimentação mais completa para o seu cachorro

Cachorro sentado à mesa

Compor uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para os cachorros hoje em dia parece bem mais simples. As rações comerciais muitas vezes já suprem boa parte da necessidade dos animais, mas ainda assim é altamente recomendado por veterinários oferecer aos cães frutas, vegetais e outros alimentos caseiros.

Assim como tantos outros alimentos, o fubá é uma excelente opção para compor a dieta dos cachorros. Agora que você já conhece todos os benefícios e cuidados, pode oferecê-lo ao seu amigo canino com muito mais segurança. Feito com amor e carinho, pode ter certeza que ele irá se deliciar!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.