Peixe xaréu: veja características mais interessantes dessa espécie!

Peixe xaréu: veja características mais interessantes dessa espécie!

O peixe xaréu não tem grande valor comercial, mas é uma das espécies mais apreciadas na pesca esportiva. Aqui vamos conhecer muito mais sobre ele!


A importância do peixe xaréu

xaréu

As pessoas chamavam de “peixe xaréu” ou “xaréu” a uma grande variedade de peixes da família Carangidae da ordem dos Perciformes. No entanto, por causa da pesca esportiva, quando se fala nesse peixe geralmente refere-se à espécie Caranx hippos. Por esse motivo, vamos nos concentrar principalmente nesta espécie.

O peixe xaréu, então, é um peixe marinho abundante no Oceano Atlântico e no Pacífico oriental que atinge 124 cm de comprimento e 32 kg de peso. Comercialmente, o xaréu não é considerado importante. Embora alguns pescadores vendam sua carne, ela é considerada ruim. Por isso, em vez de comê-la, as pessoas costumam usá-la para fabricar óleo e farinha de peixe, entre outros produtos.

Mesmo sem importância comercial, no entanto, o xaréu é valorizado por ser um importante peixe esportivo, sendo muito explorado nessa área. Por isso, continue lendo para aprender muito mais sobre o peixe xaréu.

Informações sobre o nome "xaréu"

peixe xaréu

Além de peixe xaréu ou xaréu, essa espécie é conhecida popularmente por vários nomes, dependendo da região:

• xaréu-branco
• xaréu-roncador
• xaréu-vaqueiro
• xarém
• aracimbora
• cabeçudo
• carimbamba
• guaracimbora
• guiará
• papa-terra

Porém, os nomes do xaréu remetem a uma longa tradição que remonta à Bíblia e a tratados científicos.

Origem bíblica

O nome “xaréu” em si tem origem bíblica e, segundo estudiosos, significa “Cícero da Paz”. Este Cícero, segundo a história cristã, foi um homem que recebeu João Batista e alguns de seus seguidores em sua casa e lhes ofereceu um peixe que não era muito saboroso.

Quando alguns seguidores do apostolo reclamaram, o apostolo não concordou. Para ele, mesmo que o peixe não fosse muito saboroso, ele alimentaria a todos devido ao seu tamanho. Por isso, era melhor do que um jantar que alimentaria apenas a alguns. De acordo com os exegetas da Bíblia, esse peixe seria o xaréu.

Dados científicos

Cientificamente, o peixe xaréu foi descrito pela primeira vez por Lineu em 1766 como Scomber hippos. Mas foi renomeado no mesmo ano para Caranx hippos, nome que se tornou oficial.

“Caranx” é derivado da palavra francesa “carangue”, que alude a “peixe caribenho”, enquanto “hippos”, em grego, significa “cavalo”.

Embora não sejam válidos, outros cientistas renomearam o peixe:

• Scomber carangus (Bloch, 1793)
• Caranx carangua (Lacepede, 1801)
• Caranx erythrurus (Lacepede, 1801)
• Caranx antilliarum (Bennett, 1840)
• Caranx defensor (DeKay, 1842)
• Trachurus cordyla (Gronow, 1854)
• Caranx esculentus (Girard, 1859)
• Caranx hippos caninus (Gunther, 1869)
• Caranx hippos tropicus (Nichols, 1920)

As características mais curiosas do peixe xaréu

peixe xaréu

Com tantos peixes no oceano, por que o peixe xaréu é tão valorizado pelos humanos na hora de praticar a pesca esportiva? Porque nesta modalidade o que mais conta não é o valor comercial do peixe, mas aspectos como tamanho, aparência e a dificuldade para ser pescado.

Formato do corpo

O peixe xaréu é um peixe robusto, tendo uma largura do corpo com cerca de um terço do comprimento. Além disso, ele tem olhos grandes e, exceto por um pequeno pedaço de escamas na frente das nadadeiras, quase não tem escamas.

Estas escamas só se tornam visíveis quando o peixe atinge um comprimento de 25 cm. Inclusive, isso também é um detalhe distintivo, pois o peixe xaréu é um dos poucos peixes do Oceano Atlântico com este conjunto de escamas.

O maior xaréu já visto

O peixe xaréu tem um crescimento lento nos primeiros meses. No entanto, depois que o filhote atinge o tamanho de 1,97 polegadas (5,0 cm), sua taxa de crescimento aumenta.

Segundo os especialistas, O tamanho máximo que um xaréu pode atingir são os 124 cm (48, 8 polegadas) e podem chegar a pesar 32 kg. Porém, é mais comum encontrá-los com uma média de 80 cm (31,4 polegadas).

Como na maioria dos peixes, o dimorfismo sexual do peixe xaréu não é dos mais notáveis, já que eles geralmente têm tamanho variado, independentemente de ser fêmeas ou machos. Entretanto, o mais comum é encontrar fêmeas maiores que machos.

Coloração chamativa

O peixe xaréu é esverdeado-azulado ou preto-azulado em cima e branco prateado ou amarelado embaixo. Isso permite que se camufle com a água para se proteger tanto dos predadores que atacam por baixo quanto os que vem por cima.

Existe uma mancha negra oval nas barbatanas peitorais. Os filhotes têm cinco manchas escuras no corpo, que ficam presentes até o peixe passar das 6 polegadas.

Também há uma mancha escura no opérculo (peça que protege as guelras) que aparece quando passa de uma polegada e fica muito escura quando o peixe vai se aproximando das 4 polegadas de comprimento.

Reprodução do peixe xaréu

O peixe xaréu se reproduz via desova. A época de reprodução varia de acordo com a região em que o peixe vive. Uma única fêmea pode produzir até um milhão de ovos.

Quando chega a hora de desovar, as fêmeas liberam seus ovos na água e os machos fertilizam os ovos fora do corpo. Após a fertilização, ambos os pais não mostram nenhum investimento em seus filhos.

Os ovos flutuam na água até eclodirem, assim como os filhotes de larvas. À medida que atingem sua fase juvenil, os peixinhos se mudam para a costa e para habitats protegidos.

Hábitos do peixe xaréu

peixes xaréus

Cada espécie de peixe tem seus hábitos específicos, principalmente no que diz respeito aos alimentos e aos habitats em que vivem. Na pesca, principalmente, você precisa entender melhor as diferenças de comportamento e rotina dos peixes. Aqui, nesse caso, vamos conhecer os principais hábitos do peixe xaréu.

O peixe xaréu gosta de corais

O peixe xaréu vive em diversos tipos de habitats. Você pode encontrá-los em estuários, baías, recifes, tapetes de ervas marinhas, planícies arenosas, entre outros lugares.

No entanto, as espécies adultas costumam ocupar águas marinhas mais profundas, correntes a montante, mas entre seus lugares preferidos os recifes de corais são um habitat natural onde são frequentemente encontrados.

Esta espécie também pode ser vista nadando em regiões costeiras e em regiões salobras, onde a água salgada e a água doce se misturam. Embora os cardumes de peixe xaréu possam se mover para águas mais distantes, não é comum que se distanciem das linhas costeiras.

Principais habitats do peixe xaréu

O peixe xaréu é encontrado em ambientes oceânicos. No Brasil, é encontrado na costa atlântica desde o Amapá até o Rio Grande do Sul. Fora do Brasil, ocorre igualmente do Canadá à Argentina, ou seja, no Pacífico Oriental e Atlântico Ocidental.

De forma mais específica, o habitat do xaréu é influenciado pelo estágio de vida do peixe. Eles são encontrados principalmente ao longo da plataforma continental, podendo ocorrer em águas profundas como 327 pés (100 m).

Contudo, os peixes encontrados nessas águas profundas são geralmente indivíduos maiores. Sendo assim, as formas larvais e os filhotes habitualmente são encontrados em correntes e são comuns em águas salobras rasas.

Grande adaptabilidade à salinidade da água

Para sobreviver embaixo d'água, os peixes precisaram se adaptar a diferentes elementos deste ambiente. Entre esses elementos podemos citar a transparência aquática, a quantidade de oxigênio dissolvido, a profundidade da água, a temperatura e a salinidade.

O peixe xaréu pode viver em uma variedade de temperaturas e salinidades. Sendo assim, é um peixe que tem uma alta capacidade de sobrevivência em relação a outros peixes marinhos. Isso também facilita a mudança de habitat sem muita variação em sua forma de vida.

Hábitos alimentares do peixe xaréu

Em todas as idades, o peixe xaréu é um predador diurno. A maioria caça em cardumes, mas os peixes maiores podem ser solitários. Este peixe tem hábitos alimentares carnívoros, o que significa que se alimenta de outros animais.

Por um lado, os adultos alimentam-se principalmente de peixes pequenos de cardume, como anchovas, sardinhas e outros peixes pequenos do Atlântico. Também podem consumir camarões, caranguejos, lulas e outros frutos do mar.

Já os filhotes, sendo menores, caçam presas menores, mas têm dieta semelhante à dos adultos, comento principalmente peixes. Mas também ocasionalmente se alimentam de invertebrados.

Um peixe muito resistente

Uma característica que impressiona no peixe xaréu é a sua resistência. Costuma ser muito “brigão” e não se deixa capturar sem muita luta. Chega a emitir um som fortíssimo com a traqueia ao ser capturado.

Na pesca desportiva, além do seu tamanho, essa sua valentia é um dos motivos de ser o peixe marinho mais valorizado. Sua presença no mar será um sinal de uma pescaria com muita emoção.

Uma pescaria emocionante

peixe xaréu

Embora as pessoas pesquem inúmeros xaréus para venda comercial, não é comum encontrar um filé desse peixe em um prato de jantar. Mas o seu grande valor está realmente na pesca esportiva.

Os pescadores usam vários tipos diferentes de redes e linhas de pesca para capturar essa espécie poderosa e bela que é o peixe xaréu.

Pescar um desses, mesmo depois de fisgá-lo, pode durar mais de uma hora.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.