Conheça a pequena cobra-cipó-marrom!
A cobra-cipó-marrom é uma serpente que chama a atenção pelas suas cores. Medindo pouco mais de um metro, a sua cor marrom entre o esverdeado, o que a diferencia de suas irmãs de espécie, faz com que este animal se torne uma das serpentes mais bonitas do cerrado brasileiro.
Encontrada em quase todo o território da América do Sul e Mesoamérica, a cobra-cipó-marrom, com seu corpo fino e comprido, gosta de passar a maior parte do tempo entre galhos e folhas. Sua reprodução é do tipo ovípara, podendo ter mais de 10 filhotes por ninhada. Veja a seguir mais informações sobre a cobra-cipó-marrom como alimentação, comportamento, habitat, curiosidades e muito mais.
Ficha técnica da cobra-cipó-marrom
Aqui você vai conhecer alguns dados técnicos da cobra-cipó-marrom, como nome, características e área de ocorrência. Saiba diferenciar a cobra-cipó-marrom de outras espécies parecidas.
■Nome
Normalmente chamada de cobra-cipó, a cobra-cipó-marrom tem por nome científico, Chironius quadricarinatus. A etimologia do nome dessa serpente deriva de quadri (quatro) e carina (quilha). Refere-se à forma estrutural das numerosas escamas dorsais em formato de quilha encontradas nessa espécie. Em inglês ela é conhecida como "brown vine snake".
■Características visuais
A cobra-cipó-marrom é longa e fina, parecendo ramos de uma videira e pode chegar a medir pouco mais de um metro de comprimento. Possui coloração que varia do cinza ao cobre, com traços escuros ao longo do corpo. Sua cabeça é estreita, alongada e pontiaguda. Ao lado da cabeça possui uma coloração verde-amarelada próximo dos sulcos que vão dos olhos até o focinho.
Ainda na cabeça, a cobra-cipó-marrom apresenta uma linha escura que se estende do focinho até o pescoço.
■Alimentação da Cobra-cipó-marrom
Estas serpentes se alimentam de pequenos répteis como, sapos, pererecas e rãs. Pequenos pássaros, lagartos e ratos são outra opção para sua dieta. A cobra-cipó-marrom possui veneno suficiente para abater todos esses animais quando capturados pelo seu bote.
A caçada acontece durante o dia, pois a cobra-cipó-marrom tem, como característica predominante, seus hábitos diurnos.
■Distribuição
No Brasil, são muito comuns nas regiões de Cerrado, nos Estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Além dessas regiões ainda podem ser encontradas em regiões de Mata Atlântica do Nordeste onde são endêmicas nos Estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco.
A cobra-cipó-marrom pode ser encontrada em outros países da América do Sul como Paraguai e Bolívia e em todos os países da Mesoamérica, exceto El Salvador.
■Habitat da Cobra-cipó-marrom
A cobra-cipó-marrom gosta de passar grande parte de sua vida em cima das árvores, misturadas aos galhos e as folhas. Esse habitat é perfeito para se camuflar, pois diferente da cobra-cipó-verde, seu corpo possui cores marrons que se misturam não só à folhagem, mas também aos troncos e galhos das árvores.
■Reprodução da Cobra-cipó-marrom
Esta espécie possui sexos definidos tendo machos e fêmeas que se enrolam no momento do acasalamento, como é feito entre os demais tipos de cobras. A fertilização se dá dentro das fêmeas e após 15 dias, aproximadamente, ela põe seus ovos. Sendo uma reprodução ovípara, a fêmea pode colocar de 8 a 12 ovos a cada ninhada.
Como os ovos servem de alimento para outras espécies de serpentes, a mamãe fica o máximo de tempo com seus ovos para manter a segurança da prole.
Tipos de Cobra-cipó-marrom
Aqui você pode conhecer melhor as espécies mais comuns e mais importantes que ocorrem no Brasil. Aprenda a identificar as mais sutis diferenças entre uma espécie e outra, como cores e hábitos, a toxidade de seu veneno, dentre outras.
■Chironius quadricarinatus
Como vimos anteriormente, este é o nome científico da cobra-cipó-marrom, uma das serpentes pertencentes à família Colubridea. São facilmente encontradas nas áreas do Cerrado brasileiro, mais precisamente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Nordeste.
Também são encontradas em alguns países da América do Sul como Paraguai e Bolívia. Tem reprodução ovípara e sua dentição é do tipo opistóglifa, que não oferece grandes perigos aos humanos. Gosta de viver em árvores e se alimenta de pequenos animais.
■Taeniophallus bilineatus
Esta serpente também é bastante comum entre as cobras-cipó, mas com a denominação diferenciada. A (Taeniophallus bilineatus) é encontrada em maior quantidade na região de Mata Atlântica que engloba os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Tem hábitos tanto diurnos quanto noturno e se esconde entre os folhiços, portanto vive no solo.
Sua principal fonte de alimento são os anfíbios. Em sua forma física apresenta cabeça na coloração marrom mais escura que o resto do corpo e uma linha branca que se estende do focinho até a parte superior dos olhos, passando lateralmente na borda posterior das têmporas em ambos os lados.
■Philodryas olfersii
Este é o nome científico da famosa cobra-verde, de origem sul-americana da família dos colubrídeos. Podem atingir cerca de um metro de comprimento e possui uma cor verde por todo o corpo, sendo verde mais claro no dorso. É uma serpente venenosa com dentição epistóglifa, que apesar de não ser muito eficaz para inocular a peçonha, pode trazer danos aos seres humanos como edemas, necrose, hemorragias, caso não seja devidamente limpo e tratado o local da mordida.
Curiosidades sobre a pequena Cobra-cipó-marrom
Todo ser vivo possui suas particularidades. A cobra-cipó-marrom apresenta curiosidades interessantes como seus hábitos de caça, seus artifícios para fugir de predadores, sua capacidade de camuflagem, dentre outras. Confira agora algumas dessas curiosidades.
■A Cobra-cipó-marrom é venenosa?
A cobra-cipó-marrom é uma espécie de serpente que produz veneno capaz de ser letal apenas para pequenos pássaros e lagartos. Seu veneno não tem toxina suficiente para ser letal a um ser humano, por isso são consideradas como inofensivas. No entanto, sua mordida pode causar bastante dor no local, vermelhidão e inchaço.
É sempre bom tratar o local da mordida, pois a boca da serpente possui muitas bactérias e somado ao pouco efeito do veneno, pode causar uma infecção bacteriana. São serpentes consideradas calmas, mas armam o bote e atacam quando se sentem ameaçadas.
■A camuflagem da cobra cipó-marrom
Diferente das outras espécies de cobra-cipó, que tem coloração esverdeada, a cobra-cipó-marrom pode se camuflar com maior facilidade e eficiência. Devido ao tom de sua coloração, essa serpente pode ser confundida tanto com as folhas como os troncos, galhos e talos das plantas.
Sendo assim, a cobra-cipó-marrom possui uma vantagem sobre suas irmãs de espécie, podendo se esconder melhor de seus predadores e preparar melhores tocaias para suas presas.
■Cobra-cipó-marrom é capaz de autotomia
Mais comum em lagartixas e lagartos, usado de forma a enganar seus predadores. A autotomia acontece quando o animal vertebrado ou invertebrado desmembra parte de seu membro ou cauda. Ao fazer isso seus predadores se distraem com o pedaço solto, para que eles possam fugir sãos e salvos.
No caso da cauda, mesmo depois de desmembradas, elas apresentam movimentos , enganando mais ainda os algozes de plantão.
A cobra-cipó-marrom é uma das espécies de cobra mais fascinantes!
Vimos aqui que é uma serpente de um grande atrativo visual, devido a suas cores. São animais que possuem veneno, capazes de neutralizar a força de pequenos pássaros, lagartos e ratos, além de alguns anfíbios como sapos, pererecas e rãs, sendo essas presas, sua principal fonte de alimento. Você pôde conhecer algumas espécies de cobra-cipó e vimos que além das cores, alguns hábitos como agir de dia ou à noite e habitat terrestre, diferenciam umas das outras.
Outra característica marcante desse réptil é a capacidade de praticar ao autotomia, que é o fenômeno de desmembrar a cauda para enganar e fugir dos seus predadores. Agora você já pode dizer que conhece mais sobre a cobra-cipó-marrom, suas características e peculiaridades.
Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.