Creche para cachorro: Como funciona, preço e como escolher!

Creche para cachorro: Como funciona, preço e como escolher!

Você tem problemas ao deixar seu cachorro sozinho na hora de ir para o trabalho? Conheça a creche para cachorro, uma solução que o seu pet vai amar!


Você já viu uma creche para cachorro?

Cão com vários brinquedos e ração ao seu lado

Um estabelecimento cada vez mais comum de ser encontrado, a creche para cachorro pode ser a solução para que uma boa relação com seu cãozinho seja estabelecida!

Muitas vezes ao sairmos de casa deixamos nosso animal de estimação sozinho e corremos o risco de encontrarmos a casa bagunçada ao voltarmos, não é mesmo? Ao serem deixados, muitos cachorros têm comportamentos associados à ansiedade, destruindo algo, fazendo suas necessidades em lugares indevidos ou até incomodando os vizinhos com seus latidos.

Outros problemas como, cachorros que costumam ser brincalhões demais e demandam mais atenção, para que sua energia seja gasta, podem nos levar a encontrar em uma creche para cachorro a solução ideal. Assim, a creche funciona em um ambiente onde seu amigo terá todo acolhimento para brincar, estar em contato com outros cães e viver seu dia-a-dia de forma mais saudável. Vamos conhecer mais a respeito?

Características gerais de uma creche para cachorro

Cães brincando na creche

Assim como em uma creche para crianças, na creche para cachorro você deixa seu cão de manhã e volta para buscá-lo depois do trabalho, mas como é esse espaço e o que ele pode oferecer? Descubra tudo a seguir:

O que tem em uma creche para cachorro?

Existem creches mais equipadas e outras mais simples, as opções vão variar conforme o que você considera importante para o seu amiguinho. Ambientes mais baratos normalmente priorizam a interação dos cachorros, possuindo apenas um ambiente onde os animais brincam juntos.

Em uma creche para cachorro mais preparada, você encontra brinquedos e espaço para atividades. E, nos espaços que vão além, ambientes com piscina, salas climatizadas para o momento da soneca e câmeras que geram imagens possíveis de serem vistas em seu celular, são aliados no cuidado e no bem-estar do seu pet.

Diferença entre creche comercial e domiciliar

Em alguns casos, o que vai diferenciar o preço e os equipamentos do estabelecimento é se ele é comercial ou domiciliar. Por exemplo, uma creche comercial funciona em um espaço pensado para a função, e conta com uma equipe que sabe utilizá-lo, muitas vezes no mesmo lugar de um hotel para pets ou em um pet shop.

Já a creche para cachorro domiciliar fica na casa de alguém. Ela é administrada por uma pessoa que oferece o seu tempo e sua própria moradia para receber e cuidar dos animaizinhos enquanto seus donos estão no trabalho. O dono age como uma "babá", garantindo um contato mais próximo com seu animal de estimação e um ambiente com poucos cachorros, já que a estrutura não é a mesma de uma creche comercial.

Diferença entre creche para cachorro e hotel canino

Ao procurar por um lugar para deixar seu amigo durante o expediente, você encontrará hotéis para pets também. Inclusive, muitas vezes as duas atividades funcionam no mesmo empreendimento.

Porém, um hotel tem estrutura para que a estadia seja mais longa e costuma incluir as noites que o animal passará lá, além de ser equipado com gaiolas e salas individuais para cada animalzinho. Já em uma creche para cachorro, não há a necessidade de separação individual, pois os cachorros não passam a noite na creche, sendo um ambiente mais focado na integração com outros pets.

Creche para cachorro e day care são a mesma coisa?

Se você está pesquisando pela creche ideal, também vai encontrar a expressão day care nos anúncios. Saiba que o significado da palavra e o ambiente da creche são equivalentes, apenas o termo utilizado é diferente.

Agora que você já sabe o que é uma creche para cachorro e como ela funciona, deve estar se perguntando se levar seu amiguinho a uma é a melhor escolha, não é mesmo? No próximo tópico, inclusive, vamos abordar os motivos que podem fazer desta decisão a melhor para o seu companheiro.

Em quais circunstâncias posso colocar o cachorro na creche?

Cães brincando com graveto

Considere a opção de levar seu cão a uma creche se algumas das opções abaixo forem facilmente identificadas em seu dia-a-dia. Nestes casos, com certeza ele ficará grato por ter a oportunidade de gastar de forma saudável e alegre tanta energia. Veja, então, quais são as circunstâncias:

A partir da idade correta

Cães de qualquer idade podem ser levados para a creche, mas alguns de idade mais avançada podem não se adaptar à movimentação intensa e ao contato com outros cachorros, por isso, a idade ideal é quando o cachorro ainda é filhote. Ou seja, seu cãozinho tem mais chances de crescer de forma saudável se conviver com outros em um ambiente que o estimule da maneira correta desde novo.

É normal que, depois de 2 a 4 anos, o cachorro pare de se sentir confortável na creche. Isso acontece porque eles, assim como nós, também amadurecem, mas com certeza levarão aprendizados para a vida toda.

Tutor ausente muito tempo durante o dia

O maior motivo para levar seu pet a uma creche é a ausência de pessoas e estímulos durante o dia. Saímos para o trabalho e com dor no coração deixamos nosso amigo sozinho. Alguns pets podem se comportar bem em relação a isso, mas outros podem desenvolver problemas, como depressão, já que, tal como seus donos, eles também não gostam de ficar sozinhos.

Cães muito bagunceiros e ansiosos

A solidão pode levar a comportamentos que não gostamos. Você já teve um chinelo abocanhado por seu cão ou já teve que brincar com ele quando estava cansado ao chegar em casa do trabalho e encontrar um animal muito animado?

Esses comportamentos, que acabamos muitas vezes considerando normais, podem ser evitados. Em uma creche para cachorro, seu amigo estará em um ambiente que o afasta da ansiedade. Ademais, outros animais, mesmo que livres da solidão, apresentam comportamento bagunceiro por natureza, principalmente quando filhotes. Assim, a creche é uma boa alternativa para eles, posto que faz com que parte dessa energia toda seja gasta de forma saudável.

Raças de grande porte em apartamento

Espaços pequenos para cães grandes, situações como essa geram incômodo para nós e para eles.

Temos que realizar passeios longos para eles ficarem cansados e lidar com uma energia reprimida, que não tem onde ser gasta durante o dia. Com espaço para correr solto e muitos brinquedos, frequentando a creche o seu companheiro certamente deixará de descontar todo esse vigor nos móveis da casa.

Vantagens da creche para cachorro

Cachorro nadando

Além de ser um lugar onde seu amiguinho gastará energia, a creche garante o seu sossego ao fazer com que seu pet se divirta enquanto você está ocupado. Dentre esses, há outros benefícios que também melhoram a qualidade de vida do seu pet. Veja quais são:

Refeições saudáveis

Uma alimentação balanceada faz toda a diferença para que seu amigo mantenha um porte físico ideal para aproveitar as brincadeiras, e também regula sua saúde interna evitando problemas futuros. Assim, muitos estabelecimentos oferecem refeições pensadas e preparadas, pensando nesses quesitos, durante a estadia do cão na creche.

Há a socialização com outros cachorros

Permitir que seu cachorro conviva com seus semelhantes é permitir que ele explore sua natureza e conviva de forma pacífica com seus amigos.

Você pode achar que seu cachorro só se dá bem com humanos e que tende a ficar agressivo na presença de outros animaizinhos. A creche pode resolver esse problema apresentando seu cãozinho a outros de forma saudável e controlada, tornando a situação confortável e agradável.

Nem sempre um cachorro se dá bem com todos os outros, muitas vezes eles escolhem aqueles que viram seus melhores amigos, e está tudo bem com isso também, cada um no seu espaço.

Há muitos brinquedos e diversão

O número de brinquedos disponíveis em uma creche para cachorro dificilmente será batido por nós em casa. Com ambiente pensado para interações e brincadeiras, o espaço tem diversas opções para seu companheiro escolher aquela que mais gosta.

Instalações grandes como gangorras, e as já citadas piscinas, junto de monitores especializados, tornam a diversão algo que seu cachorro vai amar.

Exercícios físicos e fisioterapia

Estar em movimento é bom para a saúde do cão. Praticar exercícios, juntamente com uma alimentação saudável, aumenta as chances de se chegar melhor na velhice e viver por mais tempo. Tomando cuidado ao observar se a creche estimula descansos entre as brincadeiras. Até exercício em excesso pode fazer mal.

Ademais, outra vantagem da creche para cachorro está também no serviço de fisioterapia que algumas oferecem, garantindo que os movimentos que ele realiza estão corretos, e o recuperando de eventuais lesões e traumas.

Também é feito o adestramento dos cães

Junto do serviço da creche, você também pode aproveitar para que seu companheiro seja adestrado enquanto você está realizando suas atividades. O preço será um pouco mais alto, mas essa pode ser uma ótima opção se o seu cão ainda for filhote. Garantindo que ele brinque e aprenda maneiras corretas de se portar em um ambiente propício, com profissionais qualificados, seu cão se desenvolverá ainda mais e melhor.

Desvantagens da creche para cachorro

Cão deitado

A creche pode parecer um ambiente ideal, ainda assim, como quaisquer alternativas, desvantagens também existem. Confira alguns contras que podem influenciar a opção de levar seu cachorro a um ambiente como esse.

Os cães podem demorar para se adaptar à creche

Lembre-se de que a adaptação pode não acontecer logo no primeiro dia. Cada cão tem sua individualidade e respeitar isso é muito importante. É de praxe na área que o cão seja testado em seu primeiro dia ou semana para saber se está apto a frequentar o espaço.

Dê uma chance para o seu amigo, caso o motivo do atraso na adaptação não seja ligado a atos de agressão, os costumes antigos podem demorar para desaparecer. Neste caso, tudo o que ele precisa é de tempo para descobrir a diversão que é brincar e estar com outros cachorros.

Pode não haver uma creche perto de você

As creches ainda estão se popularizando e encontrá-las pode ser uma tarefa difícil se você mora afastado de grandes centros. A disponibilidade para levar e buscar o seu amigo também pode ser um problema, por isso, pesquise creches que possuem serviço de "leva e traz", como uma van escolar animal.

Uma opção viável, mas talvez um pouco trabalhosa, é procurar, em seu próprio bairro, por pessoas que já são conhecidas por tratarem bem seus bichinhos e que gostam de conversar sobre e brincar com eles. Pergunte se ela não teria disponibilidade; uma boa oportunidade pode aparecer quando você menos espera.

Algumas creches para cachorro têm restrição de raça!

Se o seu cão for de uma raça muito grande ou considerada violenta, infelizmente algumas creches podem não o aceitar para garantir a segurança dos outros animais. Chow-chow, Shar-pei, Rottweiler, Pitbull e Pastor alemão são as raças mais comuns de serem rejeitadas.

Porém, vale a pena pesquisar bem, existem opções que aceitam e outras que mantêm os cachorros de raças restritas em ambientes separados, garantindo que todos se divirtam, independente de seu status.

Pode não caber no seu orçamento

Como qualquer serviço, a creche custa um certo preço. Por isso, lembre-se sempre de considerar também as creches domiciliares, elas costumam ser mais baratas, garantindo que você possa dar o melhor ao seu cão conforme o seu bolso permite.

Existe também a possibilidade de levar o seu amigo à creche esporadicamente, já que a maioria delas oferece o serviço por um preço diário. Mesmo não sendo uma ida regular, ele já vai aproveitar bastante e terá a possibilidade de, aos poucos, melhorar seu estilo de vida.

Custos com a creche para cachorro

Cão e dono perto de contas

Levar o seu cachorro para um ambiente que garanta um dia-a-dia saudável e livre de solidão pode custar mais barato do que você imagina. Muitos estabelecimentos oferecem pacotes semanais ou mensais e garantem desconto se você for colocar mais de um pet na creche. Por isso, confira, a seguir, quais são os principais custos envolvendo a creche para cães:

Quanto custa colocar meu cachorro em uma creche?

O preço de uma creche pode variar, conforme o bairro em que ela se encontra, sendo influenciado pelo custo de se possuir um comércio no local ou pelo tamanho do espaço. Em uma creche comercial para cachorros, o preço para até 12 horas de permanência custa, em média, R$45,00. Para meio período, de até 6 horas, R$35,00.

O pacote com 20 diárias por mês para o período integral está com o preço médio de R$600,00, enquanto o meio período custa, em média, R$350,00. Já o pacote para 10 diárias costuma custar cerca de R$500,00 quando o pet fica na creche em tempo integral, e R$250,00 pelo meio período.

O que eu preciso comprar para colocar meu cão na creche?

Existem espaços que pedem ao dono que leve a ração de consumo diário do pet para facilitar sua alimentação, já que cada animal deve receber aquilo que está acostumado a comer.

Por outro lado, alguns espaços oferecem produtos adicionais na hora da matrícula, que podem facilitar a rotina. Lancheiras para colocar a porção diária de ração, que podem variar de R$55,99 até R$71,90, dependendo do modelo, e diários personalizados para anotar o comportamento e as recomendações dos monitores, os quais o preço vai de R$43,00 até R%89,00, são dois exemplos de produtos que podem ser úteis.

Custos com vacinas e vermífugos

Custos com vacinas e vermífugos também serão necessários antes de colocar seu companheiro na creche para cachorro.

É obrigatório que o seu cão esteja com as vacinas em dia. A comprovação das doses de V8 ou V10, antirrábica, gripe e giárdia são requeridas, além do cachorro já estar vermifugado e com o antipulgas em dia. Lembre-se de que estes gastos farmacêuticos são importantes para garantir a segurança de seu cão e dos outros, realizando um pacto para que o ambiente seja livre de problemas indesejáveis, como pulgas.

O preço das doses das doses das vacinas ficará entre R$60,00 e R$90,00 cada uma. Já o vermífugo terá um custo de R$41,99 (caixa com quatro comprimidos), se for administrado por você. Caso seja administrado pela própria creche, o custo fica por volta de R$30,00 cada comprimido.

O antipulgas, que dura quatro semanas, custará R$47,80 se o seu cachorro tiver até 4 kg. Para pets maiores, o preço fica em R$65,00.

Dicas importantes para colocar seu cachorro na creche

Cão sentado ao lado de maleta

Outros pontos devem ser considerados para que o melhor espaço possível seja escolhido para o seu amigo, de modo que pode ser que surjam problemas com a adaptação dele. Por isso, conheça, abaixo, quais são as principais dicas!

Como adaptar meu cachorro à creche?

Se o problema do seu amigo for em relação ao entrosamento com as brincadeiras e com os outros cães, e caso você queira testar a adaptação dele por um tempo maior, converse sempre com o responsável ou com o tutor na hora de buscá-lo na creche. Saber como ele está se comportando diariamente facilita a detecção de pequenas melhorias ou comportamentos mais retraídos.

Outro problema pode ser a saudade do pet de seu núcleo familiar. Assim, uma boa alternativa é entregar ao encarregado da creche algum item que ele conviva há algum tempo, como um brinquedo, uma almofada ou até uma camiseta velha que tenha o seu cheiro.

Mas e se o meu cachorro não se adaptar à creche?

Sim, isso pode acontecer! Alguns cachorros podem estranhar o ambiente, podem não conseguir se conectar com os outros ou, inclusive, podem cansar rápido, não se sentindo à vontade durante o tempo que resta até você que você o busque. Outras maneiras de entreter seu animalzinho também podem ter efeitos similares aos da creche e podem, inclusive, garantir socialização e gastar energia dele de forma saudável.

Nesses casos, passeios em parques que permitem que os pets sejam soltos configuram uma ótima opção. Ademais, marcar um dia da semana para o seu cachorro brincar com aquele amigo que se dá bem com ele também pode suprir essa necessidade. Combine, com o dono do outro pet, de ambos os cães se encontrarem em um lugar no qual os dois sintam-se confortáveis e possam brincar livremente.

Como escolher uma boa creche para cães?

Observe sempre as recomendações, converse com pessoas que deixam seus pets no local e confira avaliações na internet. Além disso, conheça os locais previamente e tire todas as suas dúvidas. Observe como é a limpeza, se os cachorros estão felizes, como os monitores os tratam e se o horário de descanso é respeitado.

Outro ponto importante é certificar-se de que o local possui um número de monitores suficientes, conforme o número de cachorros que a creche comporta. O ideal é um monitor para 5 ou até 10 pets, de modo que uma quantidade maior de cães pode colocar em risco as brincadeiras, dificultando o atendimento em uma eventual briga.

Pronto para deixar o seu amigo na creche?

Dois cães correndo e brincando

Apresentar seu amigo a uma creche para cachorro pode ser o ponto que faltava para vocês estabelecerem uma convivência saudável. Recursos que não possuímos em casa e o acesso a muitos amiguinhos podem trazer a ele a felicidade e a cura para problemas, como depressão e ansiedade!

Observar todos os elementos na hora de tomar esta decisão é fundamental, conhecendo muito bem o ambiente a que vamos confiar nosso companheiro. A creche para cachorro veio para nos auxiliar em nosso dia-a-dia sem que seja necessário abrir mão do cuidado para com o pet. Ademais, seu preço pode ser uma desvantagem, mas, com certeza, ele será compensado quando você notar a melhora da qualidade de vida do animal!

Autor deste artigo

Redator de conteúdo, apaixonado por animais e tutor do Astor, um cãozinho dorminhoco, mas que ama brincar.

Palavras-chave relacionadas


cuidados preço filhotes

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.