O cachorro e o milho
O milho é um grão de cereal, e isso faz dele um dos alimentos mais ricos em nutrientes, especialmente para uma alimentação balanceada.
Normalmente os cachorros se dão bem com qualquer tipo de cereal, já que são importantes fontes de fibra e vitaminas, o que ajuda bastante no cuidado com a sua saúde.
No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre se o cachorro pode comer milho ou não, principalmente por não saber exatamente sobre a sua reação.
Existem alguns casos de reações alérgicas, mas como você vai ver a seguir, não é necessariamente ligado ao milho em si, sendo raros os casos de alergias com o consumo de milho.
O cachorro pode comer milho?
Sim! O cachorro pode comer milho, e esse é um dos alimentos mais indicados para a saúde de seu pet, tendo em vista a quantidade de benefícios que ele possui.
No entanto, algumas das informações disponíveis não tratam exatamente do tema como deve ser abordado, e isso acaba trazendo muitas dúvidas.
Por isso, saber quais são os mitos e verdades acerca de poder dar ou não milho ao seu cachorro é uma forma de oferecer um bom alimento e de maneira segura.
■Mito ou verdade?
O milho tem que ser cru? Pode ser cozido? E a espiga? Muitos mitos e algumas verdades rodeiam sobre esse alimento, especialmente quando oferecemos ele a nossos cães.
Você pode não saber, mas esses mitos acabam fazendo com que algumas pessoas evitem dar milho aos cachorros, deixando de dar algo que faz muito bem para a sua saúde.
Veja a seguir algumas informações que podem ajudar na sua escolha, diferenciando assim, os mitos e as verdades.
■Milho não tem valor nutricional
Na verdade, o milho é um grão de cereal repleto de nutrientes, não somente para nós humanos, mas também para os cachorros, e pode ser muito útil na sua alimentação.
Sabendo equilibrar corretamente com outros alimentos é possível entregar o máximo de benefícios para o seu cão a partir de um componente importante que é o milho.
■Cachorro pode comer pratos feitos com milho
Os cachorros podem comer milho, mas eles não necessariamente também podem comer pamonha ou outros alimentos que levam como composição o milho, mas que possuem outros ingredientes.
Esses outros ingredientes é os que costumam ser contraindicados para os cães, devido às reações alérgicas que podem apresentar.
■O milho tem que ser cozido e sem aditivos
O milho é um alimento que por si só já carrega muitos componentes ideais para a saúde do cachorro, e não precisa de adição de mais nada.
Algumas pessoas insistem em colocar manteiga, ou mesmo adicionar temperos, o que pode ser prejudicial para o cão.
O mais indicado é cozinhar somente com uma pitada de sal e caso queira dar mais sabor para o seu pet, pode apostar em pedaços de carne ou frango cozido.
■Cachorro não pode comer a espiga
O cachorro pode comer apenas o milho! A espiga do milho não tem nenhum valor nutricional, ou seja, não faz diferença se ele comer ou não.
Por outro lado, é um risco enorme já que o cachorro pode se engasgar ou mesmo desenvolver problemas estomacais devido à reação com o consumo da espiga.
O mais importante é entregar o milho já separado da espiga, sendo um processo simples de se fazer, principalmente com o milho já cozido.
A forma correta de dar milho para o seu cão
Sabendo quais são os mitos e quais são as verdades, qual é a forma correta de alimentar o cão com milho? Existe uma quantidade padrão?
Apesar do cachorro poder comer milho, assim como toda a alimentação saudável, a quantidade e a forma com a qual você alimenta o seu amigo de estimação faz a diferença.
Por isso, é importante ter as informações de maneira muito mais precisa e de acordo com o que você busca para alimentar corretamente o seu pet.
■Quantidade
A quantidade de milho deve ser bem controlada, já que, assim como qualquer outro alimento, os nutrientes em excesso podem se tornar fontes de preocupação.
Variar o cardápio do seu cachorro não é somente para que ele possa comer coisas diferentes ou variar o seu paladar, mas para que ele possa acessar a vitaminas e outros componentes de outros alimentos.
■Quantas vezes ao dia?
O milho é um alimento indicado para a composição de uma dieta equilibrada dos cães, e por isso, é recomendado que seja oferecida uma pequena quantidade uma vez ao dia, se for o caso.
Se o seu cachorro já come rações a base de milho processado, a quantidade de grãos de milho deve ser ainda menor, já que alguns dos componentes já estão presentes na ração.
■Quantos dias na semana?
Apesar de o cachorro poder comer milho, não é recomendação de especialistas que milho seja oferecido muitos dias na semana. Principalmente se ele consome também rações.
Duas ou três vezes na semana já é considerado suficiente para que ele absorva os nutrientes necessários, e como já mencionado, sem excessos, pois podem futuramente se tornarem tóxicos em seus organismos.
Além de milho, quais os outros alimentos bons para o cachorro?
Cachorro pode comer milho, e disso você já sabe! Já é de conhecimento também que a quantidade deve ser sempre preservada para que não traga benefícios a longo prazo.
Sendo assim, é preciso pensar em uma alimentação variada, e saber de alguns outros alimentos disponíveis pode ajudar nesse quesito.
■As frutas que são boas para o animal
As frutas são excelentes opções pelo fato de serem 100% naturais e que não demandam de um tempo grande para a preparação.
Além disso, também são indicadas pelo fato de complementarem a alimentação de seu pet, conseguindo suprir outras carências vitamínicas.
Algumas das indicações são:
■Melancia
A melancia é uma ótima fruta para o seu cachorro, especialmente em tempos mais quentes, como o verão, já que possui uma grande quantidade de líquido, ajudando na hidratação.
Além desse fator, possui uma boa quantidade de vitaminas A e C, potássio e magnésio.
A única indicação é remover as sementes e oferecer a melancia sem a casca.
■Morango
O morango também é uma fruta rica em vitamina C, e ainda tem componentes como fibras para ajudar na digestão e tem ação antioxidante.
No entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade, visto que o morango possui uma grande taxa de frutose, ou seja, açúcar, e em excesso, pode ser prejudicial.
■Maçã
A maçã também é um alimento rico em vitamina C, vitamina A e fibras, ajudando tanto na digestão quanto no sistema imunológico do seu pet.
Porém não é preciso exagerar na quantidade! Uma maçã por dia, sem as sementes é claro, já é suficiente para uma alimentação bem feita.
■Banana
As bananas são excelentes fontes de fibra e de potássio, além de serem uma das frutas mais consumidas pelos cães.
Para quem estimula o exercício físico dos cachorros, ter uma banana é uma pedida, já que ajuda na energia e recomposição física.
Cachorro pode comer milho, sim!
Então agora você já sabe! Cachorros podem comer milho. Claro que podem, mas é importante estar atento a alguns pontos para que os benefícios sejam maiores que os riscos.
Saber como alimentar o seu pet, variar o cardápio e entregar tudo com cuidado e zelo pode ajudar, e muito, na sua saúde e proteção de muitas doenças.
Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).