Como cuidar de jabuti filhote: Confira as melhores dicas

Como cuidar de jabuti filhote: Confira as melhores dicas

Para você que sonha em ter um jabuti! Saiba tudo o que você precisa saber sobre o filhote de jabuti, desde a preparação do terrário até a sua alimentação ideal.


Melhores dicas de como cuidar de jabuti filhote

Mulher segurando filhote de jabuti

O Jabuti é um animal super calmo e tranquilo, se tornando uma das melhores opções para introduzir animais exóticos no aprendizado das crianças. Os jabutis são considerados por muitos como tartarugas terrestres, porém, há uma diferença entre tartaruga e jabuti.

Os dois são quelônios, no entanto nos referimos a tartarugas quando o quelônio é aquático, e jabutis quando ele é terrestre. São animais que não precisam de muitos cuidados, mas é importante ter o ambiente apropriado para a espécie.

Confira neste artigo todas as dicas para você cuidar do seu jabuti filhote, desde a preparação do terrário até a cuidados com alimentação e saúde.

Preparando o terrário para criar um jabuti filhote

Jabuti filhote

É importante você saber que o jabuti filhote e o adulto vão precisar de terrários diferentes, portanto, ressaltamos que essas dicas são para a preparação do terrário para o filhote de jabuti. Dito isso, a seguir nós iremos te explicar tudo que você precisa levar em conta ao montar o terrário ideal para o seu animalzinho!

Tamanho de terrário para jabuti filhote

A dica para a melhor adaptação do jabuti filhote, se o terrário for interno, é usar um recipiente grande e raso de plástico. Muitas pessoas utilizam terrários de vidros, porém, não é recomendado, já que não há muito espaço terrestre e os raios UVB, que contém a vitamina D, importante para o filhote de jabuti, não entram com facilidade pela espessura de vidro.

O tamanho ideal de um terrário para jabuti filhote é ter o comprimento 10 vezes maior que o tamanho do casco, e a largura deve ter 6 vezes o tamanho do casco.

Qual o solo ideal para terrário de jabuti

O solo ideal para um terrário de jabuti é grama ou jornal amassado, para que ele não escorregue, como acontece em chão liso, e também não arranhe os membros, como acontece se deixá-lo solto no pátio. Principalmente na fase filhote é que ele precisa movimentar suas patas, para não causar dificuldades de locomoção.

Se você vai criar o seu animal no chão, evite deixá-lo em pisos de cerâmica ou madeira. O ideal é, se for criá-lo solto, que seja em chão de grama ou terra.

Terrário fechado ou aberto?

As duas opções são boas para o terrário de jabuti filhote. Existem terrários prontos no mercado para filhotes de jabuti. Um terrário com teto aberto custa em torno de R$600, enquanto que um terrário com teto fechado custará cerca de R$1.000.

O importante é lembrar que o jabuti filhote precisa de vitamina D, sendo assim, se você optar por um terrário fechado terá que verificar se há a iluminação correta que possibilite que ele obtenha essa vitamina.

Pode ter planta sintética no terrário?

Poder, pode sim. Mas é necessário não colocar plantas falsas que sejam muito coloridas, pois o jabuti filhote pode pensar que é comida e comer as plantas sintéticas. E mesmo que sejam plantas simples, deve-se sempre ficar de olho para ver se ele não está interessado demais no objeto. Se você observar isso, retire as plantas para que seu pet não consuma o produto sintético.

Como cuidar do terrário para jabuti filhote

Filhote de jabuti em terrario

Agora que você já sabe como o terrário deve ser para o seu filhote de jabuti, é importante saber como manter o cuidado para que ele possa ter um ambiente apropriado para sua espécie. Confira a seguir algumas dicas importantes que separamos para você.

Mantenha a temperatura ideal do terrário

Todo Jabuti precisa viver em um ambiente quente, portanto é necessário proporcionar isso em seu terrário. Uma boa opção para conseguir isso é utilizar lâmpadas de aquecimento para criar a temperatura apropriada para o animal. É recomendado que um lado do terrário fique com temperatura em 22ºC e o outro com 29ºC.

Essa diferenciação de grau cria um equilíbrio na temperatura e fornece uma certa umidade para o ambiente do jabuti filhote.

Mantenha a luminosidade para o filhote de jabuti

Além de bem aquecido, o jabuti filhote precisa de um ambiente bem iluminado. Procure deixar o terrário próximo a iluminação natural, porém sempre procurando garantir a segurança do bebê jabuti.

Ele também precisará de um local para se esconder, principalmente quando for dormir, portanto é importante ter uma toca escura para ele.

Umidade perfeita para o filhote de jabuti

A porcentagem de umidade perfeita para o jabuti filhote vai depender da espécie do animal. A média é que seja entre 75 a 80% de umidade no ambiente. Mas, ressaltamos novamente que, é essencial saber a espécie do filhote de jabuti para saber exatamente os cuidados necessários.

Protegendo o terrário do jabuti filhote

Mesmo que você opte por manter o jabuti filhote em um terrário aberto, é necessário ter cuidado para que ele não saia do recipiente e que nada entre também. Principalmente se você tem cachorro em casa. Por serem muito curiosos, podem querer pegar o jabuti filhote para saber o que é ou até mesmo para brincar. Esteja sempre alerta!

Cuidados com a alimentação do jabuti filhote

Filhote de jabuti sobre folha de alface

Os cuidados com a alimentação são essenciais para a criação do filhote de jabuti, pois é o consumo dos alimentos apropriados, juntamente com os nutrientes e vitaminas necessárias, que irão fazer o seu filhote crescer forte e saudável.

O que dar para jabuti filhote

As duas espécies de jabuti encontradas no Brasil (jabuti-tinga e jabuti-piranga) são onívoras. Portanto, a alimentação deles será baseada, na maior parte, em verduras, frutas e rações.

As rações que existem são próprias para essa espécie de quelônio, inclusive com as vitaminas necessárias para o crescimento e evolução do animal. Porém a dieta deles não deve ser baseada apenas em ração.

O que o jabuti filhote não pode comer

Leguminosas e grãos são extremamente proibidos na dieta dos jabutis filhotes. Feijão, vagem, milho, arroz, favas, lentilhas, ervilhas são alguns exemplos de alimentos que o jabuti filhote não pode comer. Nem em formato de biscoitos ou ao natural.

Hortaliças e vegetais também devem ser evitados, como é o caso da beterraba, cenoura, abobrinha, pimentão, pimentas e aspargos. O consumo desses alimentos é proibido pois pode causar obesidade, problemas no fígado e deficiências nutricionais.

Algumas frutas não são recomendadas, como: banana, pêssego, kiwi, uva, romã, tâmaras e damasco.

Vitaminas essenciais

Cada espécie de jabuti precisa de nutrientes e vitaminas diferenciadas, portanto é recomendado fazer a pesquisa da espécie que você irá criar. Muitos alimentos dados ao animal, como as verduras, não contém todos os nutrientes que eles precisam, por isso, é necessário que você adicione manualmente vitaminas como o cálcio, por exemplo.

Como cuidar da saúde do jabuti bebê

Filhote de jabuti saindo do ovo

Além dos cuidados com alimentação, é necessário manter o jabuti filhote sempre hidratado e com uma dieta equilibrada, para evitar doenças comuns da espécie. Confira abaixo algumas dicas de cuidados com a saúde do jabuti bebê.

Forneça água para o bebê jabuti

Sempre mantenha uma tigela rasa com água dentro do terrário, de preferência na parte mais fresca, para que ele possa beber. É essencial que o potinho seja raso para que ele possa ter sempre acesso a água sem derrubá-la. A água também deve sempre estar limpa e fresca.

Cuide da hidratação do jabuti filhote

Pelo menos a cada uma ou duas semanas mergulhe o jabuti filhote em uma tigela com água em temperatura ambiente, para que ele possa se hidratar. É normal que ele beba essa água enquanto mergulha, portanto, verifique se ela está limpa. Mantenha o nível da água abaixo do queixo do jabuti filhote.

Cuidado com a piramidação

A piramidação é o crescimento anormal do casco, o que o deixa rugoso. É uma condição normal em jabutis criados em ambientes domésticos. Geralmente, ela começa a surgir entre o primeiro e segundo ano de vida e pode ocorrer devido a deficiência de cálcio ou nível de umidade não adequado para a espécie de jabuti filhote.

Doenças comuns

O jabuti filhote pode ter algumas doenças que são comuns a essa espécie de quelônio, como é o caso da piramidação acima citada. Outras doenças são o raquitismo e osteoporose, hipo ou hipervitaminose A, e o casco de jabuti machucado. Todas essas doenças são, de alguma maneira, adquiridas através da alimentação errada, do manuseio em excesso do animal e das condições de vida do mesmo.

Mantendo a segurança do jabuti filhote

Filhote de jabuti em terrario

Quando filhote, o casco do jabuti é muito frágil, portanto é imprescindível que você tenha cuidado com a exposição do terrário em relação a predadores. Animais como cachorros e gatos podem ser um risco para o quelônio. Confira nossas dicas para manter seu filhote de jabuti seguro!

Cuidado com os predadores do jabuti filhote!

Enquanto são filhotes, os jabutis são bem pequenos e precisam de cuidados para que não sejam pegos por predadores naturais. É importante deixar uma tela em cima do terrário para evitar que cachorros, ratos e gatos possam ferir o animal. Depois de adulto, esses cuidados continuam.

O jabuti bebê precisa de esconderijos

É essencial ter uma toca para o jabuti filhote dentro do terrário, para que ele possa se esconder e sentir-se protegido. Se você for deixá-lo solto no pátio, o que não é recomendado fazer enquanto ele for filhote, deve, também, fornecer a ele um local para que possa se proteger e dormir.

Unhas do jabuti filhote

Muitas vezes as unhas do jabuti filhote cresce demais, o que pode fazer com que ele se machuque. Mas, atenção! Nunca corte ou lixe as unhas dele sozinho, o recomendado é levá-lo a um veterinário para fazer essa higiene. Você pode optar também por deixá-lo gastar as unhas naturalmente, fazendo-o caminhar, e evitar que, no corte, seja atingido algum vaso sanguíneo presente nas unhas.

Hibernação do jabuti filhote

Não é comum que as espécies de jabutis brasileiros hibernem, porém eles ficam mais lentos e se alimentam menos no inverno. Portanto, não é recomendável que você deixe de alimentar o seu animal no inverno por conta do seu metabolismo mais lento, e sim, diminuir um pouco a alimentação.

Dicas extras de como cuidar de jabuti filhote

Filhote de jabuti

Cuidado nunca é demais, portanto, separamos mais algumas dicas para que você possa manter seu jabuti filhote sempre saudável e longe de perigos. Confira abaixo mais algumas sugestões de cuidados.

Pesquise mais sobre a espécie de jabuti que você tem

Você já deve ter percebido que é imprescindível que seja feita uma pesquisa sobre a espécie de jabuti filhote que irá criar. Tudo dependerá desta pesquisa, desde a confecção do terrário até a alimentação do bebê jabuti. Os cuidados errados podem causar sérias doenças.

Cuidado ao pegar o filhote com as mãos

Os filhotes de jabuti ficam muito nervosos quando os humanos os pegam com as mãos. Eles podem, inclusive, se machucar tentando se livrar do colo. Se tiver crianças em casa, procure ter um cuidado extra para que elas não os pegue muito e, se o fizerem, não o virem de barriga para cima, pois isso os deixa irritados.

Higiene do jabuti filhote

Os jabutis, no geral, não precisam de muita coisa para manter a higiene. Basta que, uma vez por mês, você o coloque em uma bacia com água morna, com o nível suficiente para cobrir o plastrão e alguns centímetros da carapaça.

Deixe-o ali por uns 15 minutos e depois troque a água. Não use produtos de limpeza ou higiene! No máximo, use uma escova de dentes para limpar, delicadamente, o casco.

Osso de Siba

O osso de Siba é um osso retirado dos moluscos e é uma fonte de cálcio para o jabuti. Você pode deixar o jabuti filhote com acesso livre a esse alimento, pois ele irá atrás toda vez que sentir necessidade de consumir cálcio.

Adquirindo um jabuti filhote

Alguém segurando filhote de jabuti

Agora que você já sabe o essencial para cuidar do seu jabuti filhote, vamos te dar nossa última dica. Antes de comprá-lo, certifique-se que o jabuti escolhido tem a autorização do Ibama para ser criado em cativeiro. Aqui no Brasil, as duas únicas espécies permitidas pelo Ibama são os jabuti-tinga e o jabuti-piranga, ambos originários da América do Sul.

Outro ponto a se lembrar é que as matrizes do jabuti devem também ter sido criadas em cativeiro. Portanto, na hora de realizar a compra exija nota fiscal, certificado de manejo e o microchip, que serve como identidade do seu filhote de jabuti.

Depois que você fizer isso, é só preparar o ambiente para o seu amiguinho. E lembre-se: os jabutis costumam viver em torno de 80 anos, portanto, antes de adquiri-lo, tenha certeza de que quer se comprometer com um animal por tantos anos. Não abandone seu bichinho!

Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém que está querendo adquirir um jabuti filhote!

Autor deste artigo

Olá, eu sou a Nalu, jornalista, escritora e apaixonada por bichos. Tenho seis doguinhos em casa, quatro deles são mestiços com Lulu da Pomerânia, a Izadora (mamãe), Michelângelo, Donatello e Tarsila (filhos), uma vira-latinha que resgatamos da rua ainda bebê chamada Penélope, e uma grandona que demos lar temporário e acabamos ficando, chamada Branca. O lema aqui de casa é que a adoção é tudo de bom. Adote!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.