Descubra o que tartaruga come e qual é a melhor alimentação!

Descubra o que tartaruga come e qual é a melhor alimentação!

Saiba tudo o que você precisa saber para alimentar sua tartaruga! Entenda a diferença entre a alimentação da tartaruga aquática e da tartaruga terrestre!


Alimentação das tartarugas: O que as tartarugas podem comer?

Tartaruga comendo algumas folhas

Você tem uma tartaruga de estimação ou pretende ter? Então aqui você encontrará todos os detalhes para alimentá-las!

Enfim, você descobrirá a diferença entre a alimentação de uma tartaruga aquática e de uma tartaruga terrestre, já que, ainda que existam alimentos comuns entre as espécies, cada uma delas apresenta suas particularidades. Poe exemplo, peixes, vegetais e rações são alguns dos alimentos que você vai aprender a ministrar para sua tartaruga.

Ao alimentar uma tartaruga, você deve saber se o alimento que você fornece a ela é suficientemente nutritivo e benéfico. Por isso, a seguir você vai aprender, em detalhes, todos os cuidados para escolher bem os vegetais que servirão de alimento para as tartarugas, já que existem algumas comidas que podem, inclusive, fazer mal à saúde desses répteis. Está pronto? Vamos lá!

O que tartaruga aquática come

Tartaruga aquática

Tartarugas aquáticas são onívoras, assim como todas as tartarugas. Sua dieta pode ser composta por vegetais, carne de peixe crua sem gordura, crustáceos, rações flutuantes, dentre uma série de outros alimentos. Conheça, em detalhes, os melhores itens para compor a dieta de uma tartaruga aquática!

Peixes para tartaruga aquática

As tartarugas são animais que comem de tudo. No caso da tartaruga aquática você deve ter cuidado com os peixes que vai colocar junto com a tartaruga em seu criadouro. Um dos alimentos que ela pode comer em cativeiro é o peixe cru, com pouca gordura. A tartaruga aquática pode comer peixes menores e molestar outros de porte médio beliscando suas barbatanas e cauda. Os peixes criados juntos com a tartaruga aquática devem ser ágeis e de porte maior.

Crustáceos

Crustáceos são uma ótima opção para alimentar sua tartaruga aquática. Rico em nutrientes, o crustáceo possui vitaminas B3, B6, B9 e B12. Algumas rações flutuantes possuem os chamados gammarus, isto é, pequenos crustáceos que reforçam a absorção de proteína. Sempre que tiver um animal exótico em sua casa, consulte sempre o veterinário especializado nesse tipo de animal para saber as porções e quantidades certas a serem ministradas.

Rações flutuantes

Uma boa alternativa para as tartarugas aquáticas criadas em casa é a ração flutuante. Sua composição básica é composta por multivitaminas, minerais e enriquecida com grânulos de camarão. Outros elementos como o cálcio natural, compões a ração, ajudando a manter uma carapaça sadia e forte. Em suma, uma ração flutuante de qualidade é um ótimo complemento alimentar para uma tartaruga adulta.

O que tartaruga terrestre come

Tartarugas comendo folhas

A tartaruga terrestre não é tão seletiva quanto à sua alimentação, ou seja, o que estiver na frente dela e couber em sua boca, ela come. Por isso, é necessário ter muito cuidado com o que é deixado ao alcance do réptil. Ótimas escolhas são frutas, folhas verdes, legumes e, inclusive, ração. Veja mais a seguir:

Frutas para tartarugas terrestres

A alimentação da tartaruga terrestre deve conter 10% de futas por dia. Uma dieta balanceada vai trazer uma saúde melhor para seu bichinho. As frutas mais usadas como alimentos para as tartarugas terrestres são maçã, morango, melão, laranja, pera, e melancia.

Folhas verdes para tartaruga

Diariamente as tartarugas terrestres devem ter em sua alimentação cerca de 70% de verduras de folhas. Essas folhas podem ser espinafre, alface, folhas de nabo, dente-de-leão, folhas de aipo, trevo, acelga, endívia, couve-galega, couve e ervas frescas. Não é necessário ministrar todas em um dia só. Você pode variar a combinação destas folhas da maneria que quiser.

Legumes

Na alimentação diária da tartaruga terrestre é aconselhável conter verduras frescas e legumes. Estes devem compor 20% de sua dieta diária. Dentre os alimentos dessa categoria você pode usar pepino, brócolis, couve-flor, tomate e abóbora.

Ração para tartaruga terrestre

A alimentação ideal para a tartaruga terrestre deve ser composta de frutas e verduras frescas, assim como as folhas. A ração deve ser ministrada somente como complemento alimentar, quando não tiver a quantidade de alimentos naturais suficientes. As rações são complementos alimentares e devem ser de boa qualidade. São de fácil manejo, fácil de usar, mas nunca devem substituir por completo o alimento natural.

Informações importantes sobre a alimentação das tartarugas

Tartaruga comendo flores

Já sabemos que as tartarugas comem de tudo, portanto você deve ter bastante cuidado com o local onde ela vai ficar. Se no aquário ou terrário, ambos devem ser montados com elementos que não prejudiquem a saúde das tartarugas. Saiba como usar rações corretamente e os alimentos que devem ser evitados pelas tartarugas.

Suplementos

Os suplementos minerais e vitamínicos podem ser colocados na água do terrário. Este material vai se dissolver e liberar o cálcio que impede o amolecimento da carapaça, além de neutralizar a ação ácida gerada pelos dejetos deixados na água. O complementos vitamínicos e minerais em pó podem ser ministrados misturando com a comida uma vez por semana.

Cuidados com a alimentação da tartaruga

Como as tartarugas comem literalmente de tudo, evite que seu animal tenha contato com os alimentas abaixo, pois podem ser perigosos para a saúde do animal. Veja quais são esses alimentos:

• Frutas: pêssego, banana, damasco , kiwi e uva.
• Grãos e legumes: ervilha, milho, biscoito, vagem, lentilha e arroz.
• Cogumelos: champignon.
• Açucares.
• Hortaliças e verduras: beterraba, cenoura, aspargos, curgete e pimenta.

Qual a quantidade de alimento?

Para alimentar sua tartaruga você deve medir a quantidade de alimentos de acordo com a idade e a espécie. Os filhotes devem ser alimentados diariamente. No caso das tartarugas adultas, a alimentação deve ser feita três vezes por semana. É aconselhável você consultar um veterinário especializado para saber a quantidade certa, pois essa quantidade pode variar de uma espécie para outra. A alimentação deve ser feita sempre no mesmo lugar para evitar que o criadouro fique muito sujo.

Aprendeu como nutrir as tartarugas aquáticas e terrestres?

Tartarugas comendo legumes

Vimos aqui que todas as tartarugas são onívoras e que é muito importante saber o que ministrar para esses simpáticos animais se alimentarem, já que não só a quantidade é importante, mas o nível nutritivo de cada alimento.

Além disso, compreendemos que, embora as tartarugas terrestres comam de tudo, vegetais e ração são amplamente indicadas para compor a dieta desses répteis. Por outro lado, as tartarugas aquáticas são um pouco mais seletas, sendo que carnes cruas de peixes e ração flutuante à base de camarão são seus petiscos favoritos. Ademais, para complementar a nutrição de ambas as tartarugas, suplementos alimentares também podem ser oferecidos.

No geral, lembre-se sempre de prestar muita atenção na hora de comprar as comidas da tartaruga para oferecê-la a melhor alimentação possível!

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Venha conferir uma raça incrível e exótica de coelho, conhecida como Coelho Nova Zelândia. Conheça tudo que precisa saber para ter o seu!


Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Você conhece os animais ruminantes? Entenda como funciona a fisiologia de um animal ruminante e conheça algumas espécies!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.