Conheça o camarão fantasma
Você já viu algum animal que tenha pele transparente? Pois bem, aqui você vai conhecer o camarão fantasma, um pequeno crustáceo de 4 cm de comprimento que vai te encantar com suas particularidades e curiosidades. Natural de países da América do Sul, esse pequenino vive em rios de água doce e pode ser criado em cativeiro.
Apresentando uma forma diferente das demais espécies, possui um rosto mais alongado, sendo uma das principais características dessa espécie, além da pele transparente. Essa transparência é o que motiva o seu nome. Confira sobre isso e muito mais sobre o camarão fantasma!
Camarão fantasma: habitat e distribuição
O camarão fantasma é endêmico na América do Sul, principalmente na região da Bacia Amazônica. Saiba mais detalhes sobre os lugares onde ocorre e quais os tipos de habitat onde se desenvolvem.
■Distribuição do camarão
O camarão fantasma é encontrado facilmente em toda a região da Bacia Amazônica. Sendo no Brasil (Amazonas e Pará), Venezuela e Colômbia. Sua concentração maior está no curso do Rio Negro, mas se estende da baía de Caxiuaná até o nordeste do Pará.
■Habitat do camarão fantasma
Essa espécie de camarão prefere águas mais escuras, em regiões abertas de águas correntes e rasas. Apesar de preferirem águas mais escuras, podem ser encontrados em águas claras em regiões de igapó, pequenos córregos e nas margens em terra firme.
Quando querem se esconder preferem se refugiar debaixo de monte de folhas que caem das árvores, tanto dentro dos córregos como nas margens. Os folhiços são os esconderijos preferidos dessa espécie.
Características visuais do camarão fantasma
Além de sua transparência, vista por muitos como algo repugnante, o camarão fantasma possui alguns aspectos bastante pitorescos como sua mudança de coloração, a desproporcionalidade entre seu rosto e o restante do corpo e mais algumas outras que você acompanhará lendo os itens abaixo.
■A cor do camarão fantasma
Tradicionalmente o camarão fantasma possui corpo transparente, mas depois que se adapta a um determinado ambiente combinado a um determinado tipo de alimentação, o camarões fantasma pode apresentar uma coloração muito interessante, com manchas e faixas da cor roxa mais escura e outras mais claras. Essa combinação de cores debaixo do corpo transparente lembra o efeito de luz neon, que conhecemos em letreiros luminosos.
■O rosto comprido
O rosto do camarão fantasma é bastante desenvolvido em ralação as demais espécies. Desenvolvido e alongado, pode medir cerca de quase duas vezes mais que o comprimento de sua carapaça, sendo a parte frontal levemente curvada para cima, se destacando de forma imponente sobre o resto do corpo .Possui de 6 a 9 dentes na parte superior e de 5 a 8 dentes na parte inferior regularmente distribuídos.
■Quelípodos
Nos crustáceos, os quelípodos são os primeiros pares de pernas que formam uma espécie de pinça. Estes são usados para auxiliar na alimentação, nas lutas (como armamento) e para chamar a atenção da fêmea. No camarão fantasma os quelípodos são delgados e lisos, bastante simétricos na forma e tamanho, apresentando dedos distantes maiores e carpos mais longos que a palma.
■Espinhos
O padrão de espinhos da espécie (Pseudopalaeman) é igual aos espinhos da espécie (Macrobrachium). Ambas as espécies de camarão fantasma possuem o espinho antenal e hepático, mas não possuem espinho branquiostegal. A diferença entre estas duas espécies se dá através do aspecto das mandíbulas onde a (Pseudopalaemon) não possui palpo e a (Macrobrachium) possui palpo tri-articulado.
Aquário para o camarão
O aquário para a criação do camarão fantasma pode ser bem simples. Sem maiores exigências, essa espécie vive bem em aquários menores e sem muita dificuldade na manutenção. Saiba o que você precisa para preparar o lar de seu crustáceo preferido.
■Alimentação
É uma espécie chamada de detrívora, no que se refere ao seu tipo de alimentação. Isso significa que ela se alimenta de detritos deixados no aquário que iriam se decompor. Mas o camarão fantasma aceita de bom grado as rações tipo granuladas e folhas de vegetais como o espinafre, além de se alimentarem de algas.
■Água
Para a criação do camarão fantasma a água deve manter uma temperatura entre 24 ºC e 28 ºC, de preferência mantendo a média em 26 ºC, imitando a qualidade ideal de seu habitat. O pH ideal para o desenvolvimento dessa espécie é entre 6.6 e 7.2. Agora você já sabe como manter a água em condições ideais.
■Tamanho do aquário
Qualquer ambiente que caiba acima de 2,5 litros de água para um grupo de 5 indivíduos é o bastante para você iniciar sua criação de camarões fantasmas.
Mas se tiver condições de fornecer a eles um ambiente maior, seria o ideal, pois estes bichinhos, quando adultos, podem ficar agressivos uns com os outros se ficarem se esbarrando no aquário. Quanto a forma e a cor do aquário, fica a seu critério, pois eles não vão se importar com esse detalhe.
■Filtro
Mesmo sendo o camarão fantasma uma espécie que come os restos de alimento do aquário, ajudando na limpeza, ainda se faz necessário a instalação de um filtro para que o aquário fique mais saudável. O objetivo é retirar os restos não desejados de alimentos, fezes, materiais vegetais e qualquer tipo de poluição química.
Os camarões fantasmas trocam sua carapaça com o passar do tempo, o que torna o filtro algo importante para eliminar mais esse dejeto deixado na água.
■Substrato
O substrato mais indicado para colocar no fundo de seu aquário é o cascalho. O camarão fantasma prefere se alimentar de restos de alimentos em decomposição. Dessa forma, se o substrato for composto de cascalho ou areia, a sua alimentação se torna mais fácil, tendo em vista a facilidade de acesso aos alimentos. Com isso se tornam ajudantes indispensáveis na limpeza do aquário.
Curiosidades sobre a espécie
Não podemos falar de animais sem falar de suas curiosidades. No que diz respeito ao camarão fantasma não é diferente. Essa animal já é curioso por si só, apresentando-se de forma transparente na natureza. Um ser vivo onde você pode observar, todos os seus órgãos internos. Sem o auxílio de qualquer tipo de aparelho de raios x.
■Dimorfismo sexual do camarão fantasma
A fêmea do camarão fantasma é um pouco maior que o macho, medindo cerca de 4 cm de comprimento. A fêmea possui pleuras abdominais em forma de arco, formando uma bolsa incubadora. Podem ser diferenciados pelos órgãos sexuais, mas este detalhe só pode ser notado através de uma dissecação.
■Reprodução da espécie
Acompanhando o processo normal dos palaemonídeos, a fêmea passa por uma mudança antes do acasalamento, que seria um preparo para a fertilização. Feito isso, o macho deposita seu espermatóforo, onde a fêmea libera os ovos após algumas horas. Após fertilizados, os ovos se alojam nos pleópodes e são carregados pela fêmea, variando de 7 a 19 o número de indivíduos por prole. Cada ovo pode atingir o tamanho de 2,6 mm e possuem uma forma elíptica.
■Desenvolvimento da prole
No seu período larval, dividida em três fases betônicas, as larvas necessitam de um substrato natural para poderem crescer. Estas larvas já nascem com periópodes funcionais, que nada mais são que suas patinhas, medindo até 6 mm.
O tempo de desenvolvimento dos filhotes de camarão fantasma é de 7 a 8 dias, período onde não se alimentam. Nas áreas de inundação, a reprodução se dá na época das cheias. Já a população que vive em terra firme reproduzem o ano todo.
■O camarão fantasma e o aquarismo
Você já pôde perceber que o camarão fantasma é um animal tipico de água doce. Dessa forma sua criação em aquários é consideravelmente apreciada por aquaristas. Devido a sua forma bastante diferente, esta pequena espécie se torna objeto curioso de ser visto. Quem não gostaria de ver um ser vivo transparente, não é mesmo?
O camarão fantasma de água doce
Neste artigo podemos acompanhar as diversas facetas do camarão fantasma. Vimos que é um animal que vive em rios de água doce e que pode ser criado, facilmente, em aquários. São animais bastante curiosos devido a transparência de sua pele e peculiaridades quanto a mudança de cor. São animais dóceis, desde que vivam em ambientes confortáveis.
O camarão fantasma pode se reproduzir tanto na água quanto em terra firme, onde vários esconderijos são usados por eles, desde que sejam refúgios do tipo folhiços. Vimos que a preparação do aquário para a criação desse pequeno crustáceo é feito de forma simples, se levarmos em consideração algumas espécies de peixes e se adaptam bem ao nosso camarão transparente.
Agora que você já sabe tudo sobre o camarão fantasma, que tal iniciar a criação dele em seu aquário ou montar uma aquário novo para ele? Junte todas as informações trazidas neste artigo e mãos a obra!
Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.