Camarão fantasma: Origem, criação e curiosidades do animal

Camarão fantasma: Origem, criação e curiosidades do animal

Você já ouviu falar sobre o camarão fantasma? Aproveite a oportunidade e conheça este crustáceo diferente e curioso e saiba como criá-lo em casa corretamente.


Conheça o camarão fantasma

Camarão fantasma

Você já viu algum animal que tenha pele transparente? Pois bem, aqui você vai conhecer o camarão fantasma, um pequeno crustáceo de 4 cm de comprimento que vai te encantar com suas particularidades e curiosidades. Natural de países da América do Sul, esse pequenino vive em rios de água doce e pode ser criado em cativeiro.

Apresentando uma forma diferente das demais espécies, possui um rosto mais alongado, sendo uma das principais características dessa espécie, além da pele transparente. Essa transparência é o que motiva o seu nome. Confira sobre isso e muito mais sobre o camarão fantasma!

Camarão fantasma: habitat e distribuição

Habitat do camarão fantasma

O camarão fantasma é endêmico na América do Sul, principalmente na região da Bacia Amazônica. Saiba mais detalhes sobre os lugares onde ocorre e quais os tipos de habitat onde se desenvolvem.

Distribuição do camarão

O camarão fantasma é encontrado facilmente em toda a região da Bacia Amazônica. Sendo no Brasil (Amazonas e Pará), Venezuela e Colômbia. Sua concentração maior está no curso do Rio Negro, mas se estende da baía de Caxiuaná até o nordeste do Pará.

Habitat do camarão fantasma

Essa espécie de camarão prefere águas mais escuras, em regiões abertas de águas correntes e rasas. Apesar de preferirem águas mais escuras, podem ser encontrados em águas claras em regiões de igapó, pequenos córregos e nas margens em terra firme.

Quando querem se esconder preferem se refugiar debaixo de monte de folhas que caem das árvores, tanto dentro dos córregos como nas margens. Os folhiços são os esconderijos preferidos dessa espécie.

Características visuais do camarão fantasma

Camarão fantasma sobre algumas plantas

Além de sua transparência, vista por muitos como algo repugnante, o camarão fantasma possui alguns aspectos bastante pitorescos como sua mudança de coloração, a desproporcionalidade entre seu rosto e o restante do corpo e mais algumas outras que você acompanhará lendo os itens abaixo.

A cor do camarão fantasma

Tradicionalmente o camarão fantasma possui corpo transparente, mas depois que se adapta a um determinado ambiente combinado a um determinado tipo de alimentação, o camarões fantasma pode apresentar uma coloração muito interessante, com manchas e faixas da cor roxa mais escura e outras mais claras. Essa combinação de cores debaixo do corpo transparente lembra o efeito de luz neon, que conhecemos em letreiros luminosos.

O rosto comprido

O rosto do camarão fantasma é bastante desenvolvido em ralação as demais espécies. Desenvolvido e alongado, pode medir cerca de quase duas vezes mais que o comprimento de sua carapaça, sendo a parte frontal levemente curvada para cima, se destacando de forma imponente sobre o resto do corpo .Possui de 6 a 9 dentes na parte superior e de 5 a 8 dentes na parte inferior regularmente distribuídos.

Quelípodos

Nos crustáceos, os quelípodos são os primeiros pares de pernas que formam uma espécie de pinça. Estes são usados para auxiliar na alimentação, nas lutas (como armamento) e para chamar a atenção da fêmea. No camarão fantasma os quelípodos são delgados e lisos, bastante simétricos na forma e tamanho, apresentando dedos distantes maiores e carpos mais longos que a palma.

Espinhos

O padrão de espinhos da espécie (Pseudopalaeman) é igual aos espinhos da espécie (Macrobrachium). Ambas as espécies de camarão fantasma possuem o espinho antenal e hepático, mas não possuem espinho branquiostegal. A diferença entre estas duas espécies se dá através do aspecto das mandíbulas onde a (Pseudopalaemon) não possui palpo e a (Macrobrachium) possui palpo tri-articulado.

Aquário para o camarão

Aquário para camarão fantasma

O aquário para a criação do camarão fantasma pode ser bem simples. Sem maiores exigências, essa espécie vive bem em aquários menores e sem muita dificuldade na manutenção. Saiba o que você precisa para preparar o lar de seu crustáceo preferido.

Alimentação

É uma espécie chamada de detrívora, no que se refere ao seu tipo de alimentação. Isso significa que ela se alimenta de detritos deixados no aquário que iriam se decompor. Mas o camarão fantasma aceita de bom grado as rações tipo granuladas e folhas de vegetais como o espinafre, além de se alimentarem de algas.

Água

Para a criação do camarão fantasma a água deve manter uma temperatura entre 24 ºC e 28 ºC, de preferência mantendo a média em 26 ºC, imitando a qualidade ideal de seu habitat. O pH ideal para o desenvolvimento dessa espécie é entre 6.6 e 7.2. Agora você já sabe como manter a água em condições ideais.

Tamanho do aquário

Qualquer ambiente que caiba acima de 2,5 litros de água para um grupo de 5 indivíduos é o bastante para você iniciar sua criação de camarões fantasmas.

Mas se tiver condições de fornecer a eles um ambiente maior, seria o ideal, pois estes bichinhos, quando adultos, podem ficar agressivos uns com os outros se ficarem se esbarrando no aquário. Quanto a forma e a cor do aquário, fica a seu critério, pois eles não vão se importar com esse detalhe.

Filtro

Mesmo sendo o camarão fantasma uma espécie que come os restos de alimento do aquário, ajudando na limpeza, ainda se faz necessário a instalação de um filtro para que o aquário fique mais saudável. O objetivo é retirar os restos não desejados de alimentos, fezes, materiais vegetais e qualquer tipo de poluição química.

Os camarões fantasmas trocam sua carapaça com o passar do tempo, o que torna o filtro algo importante para eliminar mais esse dejeto deixado na água.

Substrato

O substrato mais indicado para colocar no fundo de seu aquário é o cascalho. O camarão fantasma prefere se alimentar de restos de alimentos em decomposição. Dessa forma, se o substrato for composto de cascalho ou areia, a sua alimentação se torna mais fácil, tendo em vista a facilidade de acesso aos alimentos. Com isso se tornam ajudantes indispensáveis na limpeza do aquário.

Curiosidades sobre a espécie

Camarão fantasma sobre plantas aquáticas

Não podemos falar de animais sem falar de suas curiosidades. No que diz respeito ao camarão fantasma não é diferente. Essa animal já é curioso por si só, apresentando-se de forma transparente na natureza. Um ser vivo onde você pode observar, todos os seus órgãos internos. Sem o auxílio de qualquer tipo de aparelho de raios x.

Dimorfismo sexual do camarão fantasma

A fêmea do camarão fantasma é um pouco maior que o macho, medindo cerca de 4 cm de comprimento. A fêmea possui pleuras abdominais em forma de arco, formando uma bolsa incubadora. Podem ser diferenciados pelos órgãos sexuais, mas este detalhe só pode ser notado através de uma dissecação.

Reprodução da espécie

Acompanhando o processo normal dos palaemonídeos, a fêmea passa por uma mudança antes do acasalamento, que seria um preparo para a fertilização. Feito isso, o macho deposita seu espermatóforo, onde a fêmea libera os ovos após algumas horas. Após fertilizados, os ovos se alojam nos pleópodes e são carregados pela fêmea, variando de 7 a 19 o número de indivíduos por prole. Cada ovo pode atingir o tamanho de 2,6 mm e possuem uma forma elíptica.

Desenvolvimento da prole

No seu período larval, dividida em três fases betônicas, as larvas necessitam de um substrato natural para poderem crescer. Estas larvas já nascem com periópodes funcionais, que nada mais são que suas patinhas, medindo até 6 mm.

O tempo de desenvolvimento dos filhotes de camarão fantasma é de 7 a 8 dias, período onde não se alimentam. Nas áreas de inundação, a reprodução se dá na época das cheias. Já a população que vive em terra firme reproduzem o ano todo.

O camarão fantasma e o aquarismo

Você já pôde perceber que o camarão fantasma é um animal tipico de água doce. Dessa forma sua criação em aquários é consideravelmente apreciada por aquaristas. Devido a sua forma bastante diferente, esta pequena espécie se torna objeto curioso de ser visto. Quem não gostaria de ver um ser vivo transparente, não é mesmo?

O camarão fantasma de água doce

Bandeja com diversos camarões fantasma

Neste artigo podemos acompanhar as diversas facetas do camarão fantasma. Vimos que é um animal que vive em rios de água doce e que pode ser criado, facilmente, em aquários. São animais bastante curiosos devido a transparência de sua pele e peculiaridades quanto a mudança de cor. São animais dóceis, desde que vivam em ambientes confortáveis.

O camarão fantasma pode se reproduzir tanto na água quanto em terra firme, onde vários esconderijos são usados por eles, desde que sejam refúgios do tipo folhiços. Vimos que a preparação do aquário para a criação desse pequeno crustáceo é feito de forma simples, se levarmos em consideração algumas espécies de peixes e se adaptam bem ao nosso camarão transparente.

Agora que você já sabe tudo sobre o camarão fantasma, que tal iniciar a criação dele em seu aquário ou montar uma aquário novo para ele? Junte todas as informações trazidas neste artigo e mãos a obra!

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Tubarão-duende: conheça esta misteriosa espécie do mar!

Tubarão-duende: conheça esta misteriosa espécie do mar!

Você quer conhecer o tubarão-duende? Não deixe de ler esse artigo para entender um pouco mais sobre essa espécie misteriosa, venha conferir muitas curiosidades!


Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Você conhecerá uma criatura que voltou da extinção para contar sua história. Quer saber mais sobre o Celacanto? Conheça a seguir esse incrível fóssil vivo!


O que significa sonhar com polvo? Gigante, no mar, terra, morto e mais

O que significa sonhar com polvo? Gigante, no mar, terra, morto e mais

Sonhar com polvo é algo inusitado. Você conhece alguém que sonhou com esse animal? Será que é bom ou ruim sonhar com ele? Descubra os segredos agora.


Tartaruga marinha: veja espécies, reprodução, habitat e mais

Tartaruga marinha: veja espécies, reprodução, habitat e mais

Você já viu uma tartaruga marinha? Descubra aqui curiosidades e informações importantes sobre esse animal tão importante para nossa natureza.


Quelônios: veja características, reprodução, espécies e mais

Quelônios: veja características, reprodução, espécies e mais

Vamos descobrir o incrível mundo dos quelônios! Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre tartarugas, jabutis e cágados!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.