Tubarão-duende: conheça esta misteriosa espécie do mar!

Tubarão-duende: conheça esta misteriosa espécie do mar!

Você quer conhecer o tubarão-duende? Não deixe de ler esse artigo para entender um pouco mais sobre essa espécie misteriosa, venha conferir muitas curiosidades!


Já ouviu falar no tubarão-duende?

O tubarão-duende é uma espécie muito diferente de tubarão, não é tão comum na natureza, mas chama muito a atenção e a curiosidade de grande parte das pessoas. Neste artigo, você vai conhecer as principais características dessa espécie tão peculiar.

Você vai conhecer mais sobre o estilo de vida desse tubarão, como ele caça, se reproduz e o que come, bem como entender porque ele é conhecido como fóssil vivo, e porque ele é a única espécie viva da família Mitsukurinidae.

Além disso, tem muito mais curiosidades que explicaremos neste artigo. Por exemplo, você sabia que o tubarão-duende não nada em grandes velocidades? Venha conferir mais curiosidades sobre o tubarão-duende!

Características do tubarão-duende

O tubarão-duende é, sem dúvida, uma espécie bem diferente de tudo que você já viu. Nesta parte do artigo, você vai entender um pouco mais sobre essa espécie diferente de tubarão, vai entender a origem do nome, conhecer suas características físicas e muito mais.

Nome e origem

O tubarão duende ou tubarão goblin tem uma grande variedade que inclui grande parte dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mas é mais comumente encontrado na costa do Japão.

Os pescadores japoneses que pegaram acidentalmente os tubarões não puderam deixar de notar seus focinhos protuberantes, que os lembravam das histórias populares sobre um demônio de nariz comprido e rosto vermelho conhecido como tengu.

Então, eles começaram a chamar a espécie de tengu-zame. (zame significa “tubarão” em japonês). Isso foi traduzido para o inglês como “tubarão-goblin”, com “tubarão-elfo” sendo um nome alternativo que a criatura usa ocasionalmente.

Características visuais

A característica mais distintiva do tubarão goblin é seu focinho longo e achatado, que parece a lâmina de uma espada larga. Alguns dizem que o focinho extralongo seja usado para procurar comida em fendas estreitas.

As mandíbulas de um tubarão duende são presas a ligamentos elásticos e, quando a presa se aproxima, a mandíbula se projeta, permitindo ao tubarão projetar toda a boca para frente a uma distância igual a 8,6 a 9,4 porcento do comprimento total de seu corpo. A mandíbula superior contém entre 35 e 53 fileiras de dentes. Depois, há a mandíbula inferior, que tem 31 a 62 fileiras de dentes.

Tamanho, peso e tempo de vida

Quando nascem, têm cerca de 80 a 100 cm de comprimento. Quando maduros, os machos medem de 260 a 380 cm. Como a maioria das espécies de tubarões, as fêmeas são maiores, chegando a mais de 420 cm. Alguns espécimes colossais de 620 cm também foram descobertos.

O peso pode variar de 190 kg a 200 kg. O maior indivíduo registrado tinha 3,6 metros de comprimento e pesava 210 kg, mas é possível que os tubarões-duendes possam crescer ainda mais. O ciclo de vida do tubarão-duende é entre 30 a 35 anos.

Alimentação do tubarão-goblin

O tubarão-globin se alimenta basicamente de crustáceos, plâncton, copépodes, ovos de peixe, lulas e peixes ósseos. E algumas vezes polvos, camarões e raias. O tubarão-goblin desenvolveu um método de caça que tem sido descrito como predatório de emboscada.

Um tubarão-duende pode silenciosamente atacar uma presa sem fazer muitos movimentos que poderiam alertar a presa de que ele está a caminho. Assim que o alvo do tubarão-goblin está ao alcance, as mandíbulas estranhamente posicionadas em sua boca podem saltar para a frente, capturando os peixes desavisados ou outra vida marinha que o tubarão come.

Distribuição e habitat

O tubarão-duende vive em oceano aberto, em profundidades de 100 a 1.300 metros. Pode ser encontrado nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, onde tem uma distribuição esparsa e irregular. Ele foi retirado dos mares ao redor do Japão, Nova Zelândia, França, Madeira, África do Sul, Brasil e vários outros países.

Existem algumas evidências de que o tubarão-duende pode ocasionalmente mover-se para águas mais rasas, como muitas outras espécies de águas profundas. Geralmente, eles se movem para águas rasas quando estão em busca de presas.

Comportamento

Pouco se sabe a respeito do comportamento dessa espécie tão peculiar. Mas conforme vimos no tópico anterior, o tubarão-duende vive em grandes profundidades, e devido à ausência de luz nas águas profundas onde ele nada, o tubarão-duende detecta a presença de presas por meio de órgãos eletrossensíveis localizados no rosto ou focinho.

Então, quando ele encontra a presa, ele projeta suas mandíbulas e utiliza um músculo da língua para segurar a presa e puxar em direção aos seus afiados dentes da frente.

Reprodução do tubarão-duende

Não há muitas pesquisas sobre esta espécie, mas acredita-se que são ovovivíparos e têm o hábito de migrar para realizar o processo de acasalamento e desova.

A reprodução ocorre por fecundação interna, ou seja, o macho introduz o órgão reprodutor masculino (chamado clasper) no órgão copulador feminino (oviducto). O desenvolvimento dos ovos é feito dentro do oviducto das fêmeas, e quando os filhotes já estão desenvolvidos, eles são expulsos.

O tamanho de nascimento dos jovens tubarões provavelmente seria 81 centímetros de comprimento. Os machos atingem a maturidade sexual quando atingem um comprimento de pouco mais de 2,5 metros.

Por que o tubarão-duende é considerado um fóssil vivo

O tubarão-duende é muito mais antigo do que você pode imaginar. Uma das espécies de animais mais antigas ainda vivas. E agora você vai entender por quê ele é considerado um fóssil vivo.

O tubarão-goblin têm milhões de anos

O tubarão-duende é uma espécie bem diferente de tubarão. Ele é conhecido como “fóssil vivo”, pois ele é o único representante vivo da família Mitsukurinidae, que é uma linhagem de tubarões com cerca de 125 milhões de anos.

O tubarão-duende guarda bastante semelhança com a espécie Scapanorhynchus, um tubarão que viveu no período cretáceo, há mais de 65 milhões de anos. Entretanto, a ligação entre as espécies nunca foi comprovada, não dá para saber se realmente eles têm algum parentesco.

São a única espécie viva da família Mitsukurinidae

A família Mitsukurinidae provavelmente evoluiu durante o período Cretáceo. Os tubarões desse grupo - incluindo o tubarão-duende existente - tinham dentes finos em forma de agulha na parte frontal da boca. Variedades pré-históricas incluíam o Anomotodon novus, que viveu na Europa e na América do Norte entre 47,8 e 38 milhões de anos atrás. Outras espécies fósseis tiveram distribuição global.

A família Mitsukurinidae faz parte de uma ordem de tubarões conhecida como Lamniformes, que também contém o tubarão-frade e o tubarão-branco. Os lamniformes têm cinco fendas branquiais em cada lado do corpo e a maioria das espécies tem duas barbatanas dorsais.

Sua evolução desperta curiosidade

Estudos filogenéticos baseados na morfologia classificaram o tubarão-duende como o membro mais basal da ordem Lamniformes, conhecido como tubarão cavala.

Estudos usando dados genéticos também confirmaram uma classificação basal para essa espécie. A família Mitsukurinidae é representada pelas espécies Mitsukurina, Scapanorhynchus e Anomotodon, todas são espécies do período Cretáceo.

A própria Mitsukurina aparece pela primeira vez no registro fóssil durante o período Eoceno Médio; as espécies extintas incluem M. lineata e M. maslinensis. Por ser o último membro de uma linhagem antiga, e que mantém vários traços "primitivos", o tubarão-duende foi descrito como um "fóssil vivo".

Mais curiosidades sobre o tubarão-duende

Agora vamos falar de mais algumas curiosidades sobre o tubarão-duende, por ser bem peculiar e misterioso seu estilo de vida, o tubarão-duende desperta curiosidade e chama a atenção de muitas pessoas. Confira, a seguir, mais curiosidades sobre ele.

Estado de conservação desconhecido

Embora o tubarão-duende seja uma captura rara, eles são provavelmente comuns. A raridade provavelmente se deve ao fato de que este tubarão é um habitante de águas profundas que raramente é visto perto da superfície. A maioria é encontrada em encostas continentais entre 100 e 1.130 m de profundidade.

Portanto, eles quase não interagem com a atividade pesqueira humana, não é nada comum que pescadores encontrem esse tubarão, por isso, quando encontram vira notícia local. Eles são listados como "Menos Preocupante" pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Quando fica mais velho, ele encolhe

Um caso curioso sobre o Tubarão-Duende é que ele encolhe à medida que envelhece, o focinho longo e achatado que o tubarão-duende tem na verdade diminuirá de comprimento proporcionalmente com a idade. É um caso curioso, e lembra até mesmo o ser humano, que com a idade vai ficando mais envergado e diminuindo de tamanho.

Conforme ele fica mais velho, até mesmo a caça se torna um pouco mais difícil, devido à perda de tamanho do focinho, que é um grande aliado para capturar as presas.

Não é perigoso para os seres humanos

Como essas criaturas são residentes do fundo do mar, com poucas espécies chegando a águas rasas, os tubarões-duendes não são considerados uma ameaça para os humanos. No entanto, o oposto é verdadeiro, como falamos, a Conservação Internacional da Natureza (IUCN) tem o tubarão-duende listado na categoria de Menor Preocupação.

Embora seja um bom sinal, com o habitat do tubarão-duende se enchendo lentamente de mais e mais lixo humano, isso pode mudar. A pesca de tubarões-duende também contribuirá para isso, pois eles se tornaram muito valiosos para os colecionadores. A carne pode ser seca, salgada e as mandíbulas são apreciadas por muitos.

Não nada em grandes velocidades

Por que os tubarões-duendes têm mandíbulas tão esquisitas? A resposta provavelmente tem a ver com a maneira como nadam. Os tubarões-duendes são predadores flácidos e de corpo mole, com pequenas nadadeiras e cauda flexível que não foi projetada para rajadas rápidas de propulsão, tornando-os peixes que se movem lentamente.

Então, talvez a técnica de alimentação com estilingue tenha evoluído como uma forma de ajudar o carnívoro lento a capturar sua presa em condições de pouca luz.

Inspirou personagens de filmes

O tubarão-duende já inspirou alguns personagens para o cinema como, por exemplo, Knifehead, um kaiju de Pacific Rim (2013), esse personagem tem um focinho longo e pontudo que é uma homenagem deliberada ao tubarão-duende.

De acordo com Charlie Henley, supervisor de efeitos visuais em Alien: Covenant de 2017, ele e sua equipe buscaram inspiração no tubarão-goblin ao projetar o "neomorfo" de pele branca do filme, que tinha um conjunto de mandíbulas salientes que costumava matar um viajante no meio do filme.

Tubarão-duende, um tubarão peculiar

Tubarão-duende em fundo de mar

Conforme vimos, o tubarão-duende tem algumas peculiaridades da espécie, ele é um tubarão que vive em grandes profundezas e por isso não é tão visto. E por viver em grandes profundezas, ele vive em regiões de pouquíssima iluminação, isso fez com que ele desenvolvesse um órgão eletrossensível localizado no rosto e no focinho, para assim conseguir sentir e capturar suas presas.

Ele é um tubarão que existe há milhares de anos, sendo o único tubarão vivo da família Mitsukurinidae. Outro fato que o torna mais misterioso é o fato de que ele raramente é visto por pescadores. Além disso, a espécie já até inspirou personagens de filmes. Por ter um formato diferente da cabeça, ele chama bastante a atenção.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.