Ovo de tubarão existe? Veja como nascem os tubarões!

Ovo de tubarão existe? Veja como nascem os tubarões!

Afinal, ovo de tubarão existe? Tubarão coloca ovo? Descubra como nascem esses gigantes dos mares !


Ovo de tubarão: Saiba se ele realmente existe

Tubarão no mar

Protagonista de muitos filmes, com sentidos aguçados e presas enormes, o tubarão é sem dúvidas um dos animais mais respeitáveis do planeta. Existem muitas curiosidades sobre esse animal fantástico e uma das mais fascinantes está ligada ao seu processo reprodutivo. A dúvida surge após o processo de fecundação: “Ovo de tubarão existe ou eles nascem da barriga da mãe?”.

Se você já se questionou sobre isso, a resposta é SIM! O ovo de tubarão não apenas existe, como também é considerado um dos ovos mais exóticos do mundo. Conheça mais detalhes sobre como nascem os tubarões e seus ovos misteriosos.

Tipos de ovos de tubarão

Ao contrário dos ovos que temos costume de ver por aí, os de tubarão são pra lá de inusitados. Com formas e cores muito diferentes, você vai ser surpreender ao ver alguns deles. Confira os ovos de algumas espécies de tubarão:

Ovo de tubarão-pintado

Ovos de tubarão pintado

As fêmeas da espécie tubarão-pintado colocam de dois em dois ovos que mais parecem capsulas retangulares amareladas e que levam de 8 a 10 meses para eclodir. Esses ovos costumam ter aproximadamente 3 cm de altura e 6 cm de largura e são depositados por elas entre as vegetações e corais do fundo do mar. Esses pequenos tubarões nascem uma miniatura de seus pais, com 12 cm de comprimento.

Ovo de tubarão-gato

Ovo de tubarão gato

Muito parecidos com os ovos de tubarão-pintado, porém com um tom amarelado mais escuro, os ovos de tubarão-gato possuem e 8 a 9 cm de comprimento e pesam aproximadamente 7 gramas. Também nascem uma pequena miniatura de seus pais, mas quando adultos podem chegar a 70 cm de comprimento.

Ovo de tubarão-de-port-jackson

Ovo de tubarão-de-port-jackson

Muito diferente dos outros ovos trazidos aqui, o ovo de tubarão-de-port-jackson tem um formato espiral e são depositados em buracos e fendas no fundo do mar. A fêmea pode colocar até 12 ovos que eclodirão apenas 1 ano depois. Os filhotes que sairão desses ovos já possuirão aproximados 20 cm de comprimento.

Reprodução dos tubarões

Tubarão no mar

Existem mais de 500 espécies desses gigantes pelas águas e há três métodos tradicionais para sua reprodução: Oviparidade (ovíparos), viviparidade (vivíparos) ou oviviparidade (ovovivíparos), o que torna esse animal ainda mais interessante. Saiba mais sobre como nascem os tubarões!

Tubarões vivíparos

São considerados animais vivíparos aqueles que passam pelo desenvolvimento embrionário dentro do corpo materno. No caso dos tubarões, durante esse processo reprodutivo, os filhotes são nutridos dentro do útero da mãe, envolvidos por uma espécie de placenta (secreção também conhecida como leite uterino) rica em proteínas e lipídeos.

Um tubarão-fêmea pode acasalar com múltiplos machos e gerar até 12 embriões de diferentes pais, mas poucos se desenvolvem, geralmente dois no máximo, devido ao canibalismo embrionário ou intrauterino. Os filhotes devoram uns aos outros dentro da barriga da mãe, que os abandona após dar à luz, uma vez que o instinto de sobrevivência os acompanha desde o nascimento.

O período de gestação pode durar de 7 meses a 3 anos. Isso mesmo! 3 ANOS! Já imaginou?

Tubarões ovíparos

Classificam-se como ovíparos quando o desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo e tratando-se de tubarões, os ovos eclodidos apresentam uma casca grossa e resistente aos predadores. Geralmente são deixados em locais seguros pela mãe que pode botar até 100 ovos após a fecundação.

Se você está pensando naquele formato do ovo tradicional, como no caso das aves, esqueça! O ovo de um tubarão fêmea é bem mais curioso. Ele geralmente apresenta uma casca retangular com pontas nas extremidades, podendo ser conhecidos também como “bolsa de sereia”, mas podem apresentar variações com camadas espirais e diferentes colorações.

Tubarões ovovivíparos

Os ovovivíparos são basicamente uma junção entre a viviparidade e a oviparidade, onde o desenvolvimento embrionário ocorre dentro dos ovos que se desenvolvem e eclodem ainda dentro do corpo da fêmea. O filhote é nutrido através do saco vitelínico (bolsa com grande reserva energética). Após completar o desenvolvimento, os filhotes nascem semelhantes aos adultos.

Outras curiosidades sobre os tubarões

Tubarão no mar

A seguir, as curiosidades sobre esses gigantes que são conhecidos como verdadeiras máquinas de caça, com grande percepção de estímulos não se restrige a como nascem. Veja mais informações sobre esse animal incrível.

Quantos filhotes um tubarão pode ter?

A resposta para essa pergunta varia conforme o meio de reprodução. Uma fêmea pode ter de dois a vinte filhotes em média de cada vez. Como já foi citado, em razão do canibalismo praticado ainda dentro do corpo materno, poucos filhotes conseguem chegar à etapa do nascimento.

O mesmo problema ocorre quanto àqueles que se desenvolvem dentro de ovos, pois mesmo que a mãe seja cuidadosa em depositá-los em locais seguros, nada impede de serem encontrados e ingeridos por predadores, o que também reduz o número de filhotes sobreviventes.

Como são os sentidos dos tubarões?

Os tubarões possuem os sentidos muito apurados. Eles são capazes de farejar uma gota de sangue na água a uma grande distância. Quanto a audição, esses animais possuem um sistema de detecção de vibrações altamente direcional que permite saber onde se encontram os obstáculos e outras criaturas, mesmo que não possa vê-los.

Quantos dentes possui o tubarão?

O sistema dentário dos tubarões é bem diferente comparado ao dos humanos. Existem espécies que podem ter aproximadamente 60 dentes, mas no caso do tubarão branco esse número pode ser 50 vezes maior, chegando até 3000 dentes triangulares e muito afiados. Entretanto, os dentes dos tubarões não possuem raízes e sempre que há uma quebra ou queda, há uma substituição.

Além disso, estima-se que um tubarão pode perder até 30 mil dentes ao longo da sua vida!

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Estudos apontam que os tubarões não são apreciadores da carne humana. O que acontece é que muitas vezes há uma situação onde o animal confunde banhistas ou surfistas com suas presas. Isso ocorre porque, quando uma pessoa nada, ela emite sons e vibrações semelhantes aos das presas do tubarão.

Na maioria dos casos, o animal morde e vai embora ao descobrir que não se tratava do que ele queria. Em outros casos, o problema pode ocorrer em razão de espécies territorialistas. Os ataques podem ser motivados pela insatisfação do tubarão ao sentir ser habitat invadido.

O tubarão é uma espécie mais digna de admiração do que de medo

Dois tubarões em mar

Afamado como a máquina mortífera das águas, quem diria que um animal desses pode ser ovíparo e nascer de ovos, como vimos aqui. Ovos muito estranhos e diferentes do que costumamos ver, diga-se de passagem. De modelos, cores e características variadas, o ovo de tubarão é considerado um dos mais exóticos do mundo.

Além disso, curiosidades sobre a reprodução dos tubarões e quão importantes eles são para o equilíbrio do meio ambiente marinho. Neste artigo você pôde ver também alguns tipos de espécies que colocam ovos e conferir como são cada um deles. Com certeza um apanhado de informações novas e surpreendentes. Não acha?

Autor deste artigo

Olá, sou Jessyca, muito prazer! Sou bióloga e amo escrever! Já faço isso há um bom tempo. Outra coisa que me deixa apaixonada é a companhia dos meus "filhos de pelo". São dois cachorros (Zorro e Sid Wilson) e dois gatos (Dastan e Ulisses), que me servem de inspiração muitas vezes, principalmente aqui no Guia Animal. Animais me encantam! Todos eles e suas peculiaridades. Convido você a descobrir sobre muitos deles comigo.

Artigos relacionados


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça tudo sobre essa raça conhecida como caçadora de leões, da alta performance combinado à sua personalidade dócil, cuidados e custos necessários.


Cachorro sente quando o dono vai morrer? Descubra a verdade!

Cachorro sente quando o dono vai morrer? Descubra a verdade!

Neste artigo, veremos tudo sobre os mitos e verdades relacionados ao comportamento dos cães. Afinal, eles podem ou não sentir, ou pressentir? Veja aqui!


Tudo sobre ovelhas: curiosidades, raças, criação e mais

Tudo sobre ovelhas: curiosidades, raças, criação e mais

A ovelha é o mamífero que acompanha os humanos há muito séculos, ajudando, inclusive, na economia. Descubra a seguir, muito mais sobre esse animal peculiar!


Plano de saúde pet: veja o que é, benefícios e como escolher

Plano de saúde pet: veja o que é, benefícios e como escolher

Já ouviu falar do plano de saúde pet? Com ele é possível manter seu pet saudável e economizar ao mesmo tempo. Conheça mais sobre esse serviço!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.