Animal com p: mamíferos, aves, insetos, répteis e peixes!

Animal com p: mamíferos, aves, insetos, répteis e peixes!

Procurando alguns animais cujo nome comece com a letra P? Separamos alguns peixes, mamíferos e outros animais por aqui!


Lista de animais que começam com a letra P

Diversos pinguins caminhando sobre a neve

Certamente você já jogou stop um dia na sua vida e se perguntou qual o nome dos animais que começam com a letra P. Geralmente lembramos logo de pato, papagaio, porco, mas existem inúmeros animais que começam com essa letra.

Agora você não terá mais problemas com isso. Vamos conhecer aqui vários nomes populares e científicos de animais que começam com a letra P. Você vai se surpreender com a quantidade! Vamos conhecer alguns?

Nomes de mamíferos que começam com a letra P

Os mamíferos são um grupo extremamente grande e diverso na natureza, talvez o grupo mais conhecido dentre os que falaremos mais adiante. Aqui listamos alguns nomes populares de mamíferos com a letra P.

Preguiça

Preguiça sobre um galho

O nome já diz bastante coisa sobre esse animal. Se movimentam de forma bem lenta e dormem cerca de 20 horas por dia.

Porco

Porco filhote deitado

Existem vários tipos de porcos: porco espinho, porco da índia, porco selvagem, porco doméstico. Este último é o que estamos mais habituados a ver e até consumir.

Pangolim

Pangolim caminhando sobre a terra

São mamíferos que vivem em zonas tropicais da Ásia e da África. Há oito espécies diferentes de pangolim. Este animal tem o corpo coberto de escamas e se enrola semelhante à um tatu.

Parauacu

Parauacu encarando o observador

É uma espécie de macaco amazônico. Apresentam a cauda bem peculiar, muito mais grossa que do que outras espécies de macacos.

Pantera

Pantera negra sobre um galho

Com sua pelugem preta e brilhosa, é um felino que chama atenção por sua beleza. Vive em florestas tropicais na América. São animais lindos.

Panda

Panda comendo bambu

Considerados os ursos mais fofos do mundo. Habitam as regiões de florestas de bambu na China e sua coloração é bem característica em preto e branco.

Paca

Paca observando algo

As pacas são roedores de hábitos noturnos. São encontradas na América do Sul, desde a Bacia do Rio Orinoco até o Paraguai, habitando em matas tropicais, preferencialmente perto de lagos, rios ou riachos.

Peixe-boi

Peixe-boi nadando

Apesar do nome, o peixe-boi é um mamífero aquático. Também conhecidos como vacas-marinhas, manatins ou lamantins. Habitam geralmente em águas costeiras e estuarinas quentes e rasas.

Puma

Puma sobre uma rocha

Também conhecida como onça-parda, é um mamífero carnívoro, predador voraz e veloz, mais ativo à noite. Possui a maior distribuição geográfica entre os mamíferos terrestres do Ocidente, porém ameaçada de extinção em vários países latino-americanos.

Preá

Preá observando algo

É um roedor de ampla distribuição na América do Sul. Medem cerca de 25 cm de comprimento. Possuem comportamento social e hábitos basicamente noturnos.

Nomes de aves que começam com a letra P

Agora vamos falar um pouco sobre as aves que começam com a letra P. Listamos aqui o nome de 10 aves, sendo a maioria bem conhecida.

Pato

Pato sobre a água

Uma característica bem interessante sobre os patos, é que eles são um dos únicos animais que conseguem andar, voar e nadar com desenvoltura.

Pavão

Pavão observando algo

Quem nunca ficou encantado(a) ao ver um pavão com sua calda aberta, exuberante. Pois bem, caso você já tenha visto, trata-se de um macho se exibindo para uma fêmea. Os machos e as fêmeas são bem diferentes morfologicamente. Elas não apresentam aquela calda que costumamos ver e também não têm uma coloração muito chamativa como os machos.

Peru

Peru caminhando

O peru é uma ave que se alimenta de grãos e insetos. Sua região de origem é a América do Norte, em que é possível encontrá-lo vivendo de forma selvagem.

Pardal

Pardal observando algo

É um passarinho de pequeno porte e são na sua maioria de cor cinza ou marrom. Se alimentam principalmente de sementes, embora também consumam pequenos insetos. São encontrados em todo o mundo.

Pinguim

Pinguim na praia

Com o jeito meio desengonçado de andar e as asas curtas, que impossibilitam o voo, é difícil alguém não achar os pinguins fofinhos. São aves que apresentam o corpo adaptado para a natação. Gostam de locais frios, sendo encontrados principalmente na Antártida e ilhas dos mares austrais

Papa-capim

Papa-capim se alimentando

É uma espécie de passarinho endêmica do Brasil, ou seja, só é encontrada aqui. Ocorre nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua alimentação é a base de sementes.

Periquito

Periquito sobre um galho

Suas cores vibrantes chamam atenção dos amantes das aves. São pássaros de pequeno porte e extremamente inteligentes e sociáveis. São herbívoros, se alimentam de grãos, sementes, frutas e vegetais frescos.

Pintada

Pintada caminhando procurando algo

No Brasil essa ave é conhecida por vários nomes, como: galinha-d'angola, guiné, galinha-da-índia, entre outros. São consideradas aves extremamente agitadas, muitas vezes chegando ao estresse.

Pelicano

Pelicano caminhando

São aves aquáticas de grande porte e chama atenção por seu bico longo e uma bolsa grande na garganta. A maioria tem plumagem branca, porém ocorrem também penas negras, cinzentas, castanhas e róseas.

Papagaio

Papagaio sobre um tronco

Os papagaios também são uma espécie de ave muito domesticada no Brasil, e por isso são vítimas frequentes do comércio ilegal. Suas cores vibrantes encantam. São conhecidas por seu jeito “falador”, podendo reproduzir sons e frases ensinadas por seus donos.

Nomes de insetos que começam com a letra P

Os insetos também abrigam espécies com a letra P. Alguns causam incômodo ao ser humano, tanto por sua alimentação a base de sangue, como por serem vetores de alguns vírus perigosos. Mas assim como todas as espécies no planeta, desempenham seu papel promovendo e fazendo parte do equilíbrio ambiental.

Percevejo

Percevejo sobre um tecido

Os percevejos são insetos minúsculos, de formato oval e cor acastanhada, que se alimenta exclusivamente de sangue de seres humanos ou de animais domésticos, podendo ser bem incômodos por isso.

Pernilongo

Pernilongo sobre uma folha

Comumente chamados de muriçoca ou mosquitos. Assim como os percevejos, os pernilongos fêmea costumam se alimentar de sangue de outros animais. Além desse comportamento, são vetores de vários vírus perigosos para os humanos.

Piolho

Piolho sobre tecido

Esse aqui também pode incomodar bastante, principalmente as crianças. Os piolhos são mastigadores ou sugadores, alimentando-se principalmente de resíduos da epiderme, secreções sebáceas e sangue. São encontrados predominantemente em mamíferos. Nos humanos costumam infestar o couro cabelo gerando coceiras intensas e vermelhidão.

Pulga

Pulga sobre a pele de alguém

Pulgas são insetos pequenos, sem asas, com pernas longas, de corpo marrom escuro e achatado, coberto por placas. São excelentes saltadoras. Muitos animais também sofrem com suas picadas e são transmissores de várias doenças graves.

Pirilampo

Pirilampo sobre folhas

São insetos muito parecidos com os vagalumes. Ambos produzem luz, porém em locai diferentes do corpo. Os órgãos de luz dos pirilampos ficam na cabeça, já o dos vagalumes ficam na parte de trás do abdômen. essa luz serve para comunicação, tanto para afastar predadores como atrair fêmeas.

Pulgão

Pulgão sobre uma folha

São insetos minúsculos que se alimentam da seiva de plantas e que provocam sérias pragas para a agricultura, floresta e jardinagem ao sugarem a seiva das plantas e servindo como vetor de transmissão de vírus.

Potó

Inseto potó

Causam queimaduras ao liberarem um ácido que provoca muita dor, vermelhidão, coceira e ardência onde foi expelido. As áreas que não sofrem danos com essa substância são a palma da mão e solado do pé. Os locais mais quentes do Brasil sofrem com infestações desse inseto.

Paquinha

Inseto paquinha

São insetos da mesma ordem dos grilos e gafanhotos, adaptados morfologicamente para cavar. As patas dianteiras são chamadas fossoriais, e são como pás, cavando túneis logo abaixo da superfície do solo.

Podura

Inseto podura sobre uma folha

A podura pertence ao grupo dos insetos minúsculos. Estão presentes em toda parte: vasos de flores, neves, rochedos e ninhos, planícies e montanhas, na superficie do solo ou muitos centímetros abaixo. Têm uma característica bem peculiar, não tem órgão respiratório, absorvem o ar pela pele.

Papa-fumo

Inseto papa-fumo

Mais conhecido como libélula, é um inseto com aspecto bem característico, olhos grandes, abdômen bem longo, assim como suas asas. Não têm capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas são adaptadas à mastigação.

Nomes de répteis que começam com a letra P

No mundo dos répteis também temos nossos representantes com a letra P. Cobras, lagartos, cágados. Tem para todos os gostos. Vamos conhecê-los?

Píton

Cobra Píton

Esse grupo abriga várias espécies de cobras muito grandes. Algumas podem chegar a medir 10 metros de comprimento.

Papa-ovo

Cobra papa-ovo enrolada em um galho

Também é uma espécie de cobra, porém não peçonhenta, nem ofensiva. Elas têm atividade diurna e vive tanto em árvores quanto na terra.

Plica plica

Lagarto plica plica

É um lagarto amazônico de coloração escura, com manchas brancas. Se alimenta de insetos, aranhas e vivem nas florestas.

Pitiú

Jabuti pitiú

É uma espécie de cágado que habita no Brasil, Colômbia e Peru. No Brasil, pode ser encontrada nos rios Solimões, Amazonas e Branco.

Papa-vento

Lagarto papa-vento

Também chamado de lagarto-preguiça, camaleão-falso e lagarto-cego. É um animal ovíparo e de hábito arborícola, que habita grande parte da América do Sul

Nomes de peixes que começam com a letra P

Agora vamos para o mundo aquático conhecer os peixes cujos nomes começam com a letra P. Alguns são bem conhecidos e consumidos pelos brasileiros.

Piranha

Peixe piranha

As piranhas são um grupo de peixes carnívoros, muito vorazes, predadores com mandíbulas fortíssimas. São de água doce, habitando alguns rios da América do Sul.

Pacu

Peixe pacu em um rio

Abriga várias espécies de peixes e são típicos do pantanal Matogrossense, dos rios amazônicos e bacia do Prata, e originários dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Alimenta-se de frutos, caranguejos e de detritos orgânicos encontrados na água.

Pirarucu

Peixe pirarucu

É um dos maiores peixes de águas doces do Brasil. Pode atingir mais de três metros de comprimento e seu peso pode chegar a 330 kg

Pintado

Peixe pintado

Também é um peixe de água doce e carnívoro. Habitam os rios das bacias do São Francisco, Paraná e Prata.

Perca

Peixe perca

Abriga um grande número de peixes de água doce. Entre eles podemos destacar a tilápia e o peixe tigre, são os mais conhecidos do grupo.

Pescada

Pescado segurando um peixe pescada

Na costa do Brasil há pelo menos mais de 30 espécies de pescada, entre elas a pescada-amarela e a pescada-olhuda. Peixes bastante consumidos pelos brasileiros.

Peixe-palhaço

Peixe-palhaço próximo a uma pedra

Famoso após o filme “Procurando Nemo”, vivem nos recifes de corais, principalmente ao longo da costa da Austrália e do sudeste da Ásia até o norte do Japão.

Poraquê

Peixe poraquê

Esses são os peixes elétricos, espécie encontrada em alguns rios da América tropical, com até 2 m de comprimento. Têm capacidade de produzir descargas elétricas elevadas, suficientes para matar até um cavalo.

Piraputanga

Vários peixes Piraputanga

Vive em cardumes e se alimenta principalmente de matéria vegetal (frutos, flores e sementes). Frequente na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, e outros rios da bacia do rio Paraguai.

Piracanjuba

Peixe Piracanjuba

É um peixe migratório e de grande valor econômico, facilmente encontrado nos leitos dos rios do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e principalmente Goiás. Infelizmente estão em risco de extinção.

Nomes científicos de animais que começam com a letra P

Até agora falamos dos nomes populares que os animais recebem e que começam com a letra P. Mas e os nomes científicos? Quais são os animais que foram registrados cientificamente com a inicial P? Vamos descobrir?

Panthera leo

Panthera leo ou leão

Esse é o nome científico dos famosos e imponentes leões, o segundo maior felino do mundo, só perdendo para o tigre.

Panthera pardus

Panthera pardus ou leopardo

Os leopardos fazem parte do mesmo gênero dos leões, Panthera. São felinos nativos da África e Ásia. Assim como os leões, são predadores vorazes, porem bem mais velozes.

Panthera onca

Panthera onca ou onça pintada

Esse é mais um animal que pertence ao mesmo gênero dos leões e leopardos, são as onças. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

Pseudis fusca

Anfíbio Pseudis fusca

Saindo do mundo dos felinos, essa é uma espécie de perereca que só ocorre aqui no Brasil, mais precisamente em Minas Gerais.

Platemys platycephala

Cágado Platemys platycephala

É uma espécie de cágado da família Chelidae. Pode ser encontrada na Bolívia, Brasil, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Pseudoboa nigra

Pseudoboa nigra ou muçurana

Conhecida popularmente como cobra negra ou muçurana, é um grupo constituído por serpentes consideradas como não peçonhentas.

Panulirus argus

Lagosta Panulirus argus

É uma espécie de lagosta do Oceano Atlântico, comum desde o mar do Caribe até o litoral do sudeste brasileiro. Apresenta um esqueleto externo cheio de espinhos, por isso é popularmente conhecida como lagosta espinhosa.

Pan troglodytes

Pan troglodytes ou Chimpanzé

Esse é o nome científico dos chimpanzés. São encontrados no continente africano, onde vivem em bando. Infelizmente estão na lista vermelha como uma das espécies ameaçadas de extinção.

Pseudocarcinus gigas

Pseudocarcinus gigas ou caranguejo-rainha

Popularmente conhecido como caranguejo-rainha, é uma espécie de caranguejo que ocorre nas águas do sul da Austrália. É uma das maiores espécies de caranguejo do mundo, chegando a pesar 13 kg.

Pithecia Pithecia

Pithecia Pithecia ou parauacu

Já falamos dessa espécie no texto. É o nome científico do Parauacu, macaco que habita a floresta amazônica.

Paguroidea

crustáceo Paguroidea

Esta é uma superfamília de crustáceos que carregam conchas para proteger as partes moles do corpo. São chamados popularmente como paguros, ermitões, caranguejo-ermita.

Rica diversidade

Polvo sobre um prato

O mundo animal é realmente lindo e diverso. Só com a letra P pudemos ver muitos animais de tantos grupos diferentes. Acho que agora você já tem várias opções para usar no jogo de stop. Mas, brincadeiras a parte, como é bom conhecer um pouco mais da rica fauna que temos no Brasil e no mundo.

É claro que existem muitos outros exemplos que não foram citados aqui, pois faltaria espaço para colocar todos eles. Infelizmente, como visto no texto, algumas destes animais estão em perigo de extinção. Por isso é fundamental fazermos nossa parte, cuidando do meio ambiente, reduzindo o consumo de plástico, diminuindo o desmatamento e tantas outras medidas importantes.

Artigos relacionados


Tipos de aves: conheça 42 espécies e suas características!

Tipos de aves: conheça 42 espécies e suas características!

A beleza das aves enche os olhos e muitas delas também fascinam pelo canto que produzem. Conheça neste artigo mais sobre algumas espécies que vivem no Brasil!


Como espantar marimbondo? 15 dicas para afastar eles de casa

Como espantar marimbondo? 15 dicas para afastar eles de casa

Há coisa pior do que ter um ninho de marimbondos em casa? Com técnicas simples, é possível afastá-los de uma vez por todas. Veja as nossas dicas!


Animais fofos: filhotes, raros, perigosos, pequenos e mais

Animais fofos: filhotes, raros, perigosos, pequenos e mais

Quem não ama animais fofos, não é mesmo? Desde os grandes e peludos, até os pequenos e aquáticos. Clique e conheça diversos animais adoráveis e se apaixone!


Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Nesse artigo você conhecerá mais sobre as características e curiosidades de 48 espécies de peixes de água doce do Brasil e do mundo!


Cachorro de madame: conheça 21 raças chiques e luxuosas!

Cachorro de madame: conheça 21 raças chiques e luxuosas!

Conhece as raças de cachorro preferidas das madames? Veja aqui as características e preços de 21 delas de pequeno, médio e grande porte!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.