Curicaca: Conheça as características e curiosidades dessa ave silvestre!

Curicaca: Conheça as características e curiosidades dessa ave silvestre!

Você conhece a curicaca? Essa ave pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil, e é conhecida por seu grito forte e ser sociável. Saiba mais!


Você conhece a curicaca?

Ave curicaca de costas

De nome científico, Theristicus caudatus, a curicaca é conhecida por seu canto estridente e característico entoado logo cedo pela manhã. A curicaca é uma ave silvestre pelecaniforme muito comum ao longo do território brasileiro, assim como no resto da América do Sul.

Também muito procurada por ecoturistas, seja por serem aves de aparência única, seja por serem muito sociáveis, a curicaca tem costumes muito familiares e consegue inclusive conviver com seres humanos muito bem. Além disso, ela costuma ser considerada uma convidada de luxo de agricultores.

Nesse artigo você verá, também, sobre as principais peculiaridades da curicaca, desde seu estilo de vida e aparência, até algumas curiosidades.

Características da curicaca

Ave curicaca em campo aberto

A curicaca é uma ave singular em diversos sentidos. Pode-se falar sobre sua coloração, seu canto, ou mesmo seus hábitos de viver em bandos. Algumas destas características contribuem para a ave ser comum em várias regiões do país. Conheça mais sobre ela a seguir.

Características físicas da curicaca

A curicaca é uma ave de porte médio. Suas características mais marcantes são sua coloração clara e as asas largas. A plumagem da ave é predominantemente cinza, sendo o tom mais escuro nas penas e na cauda, e mais pálido no peito e no ventre. Seu bico é longo, esguio e negro, e as pernas são longas para o corpo.

O macho tende a ser um pouco maior que a e a fêmea, atingindo 70 centímetros de altura e 145 de envergadura, mas os gêneros são praticamente indistinguíveis exceto por isso. Agora a verdadeira marca registrada da curicaca não tem nada a ver com sua aparência, mas sim com seu canto peculiar, muito alto e estridente. Quem conhece o grito da ave, dificilmente irá confundi-lo com outro som.

Distribuição geográfica

A curicaca está presente em áreas silvestres de várias regiões do Brasil. Em especial, é comum encontrá-las na Ilha de Marajó, no Pará e no Pantanal do Mato Grosso. A ave também é relativamente comum no Ceará.

A curicaca pode ser encontrada também fora do Brasil, na América do Sul em geral, especialmente no Panamá, no Chile e no Uruguai.

Habitat da curicaca

As curicacas silvestres têm como habitat natural regiões semiabertas. Costumar ser encontradas em beiras de matas secas, serrados e caatingas, mas também em campos, pastagens e até alagadiços.

Devido às queimadas no Pantanal, elas vêm sendo encontradas também nas áreas urbanas em Brasília, principalmente no plano piloto, aonde há muita área verde preservada.

Reprodução da curicaca

A curicaca constrói ninhos de gravetos em grandes árvores ou sobre rochas nos campos. A ave costuma pôr de 2 a 5 ovos, que são brancos e salpicados. A incubação dura entre 20 e 25 dias e os filhotes quando nascem são alimentados por regurgitação.

Só durante este período as aves deixam de ser pacíficas. Elas passam a ser territorialistas e potencialmente agressivas, inclusive com pessoas.

Alimentação da curicaca

O cardápio da curicaca é diverso: com seu bico curvo, é capaz de caçar dentro da terra fofa, coletando insetos e larvas. Também consome aranhas e qualquer outro tipo de invertebrado, além de anfíbios e até algumas pequenas cobras, ratos e caramujos. Apesar de mais incomum, a ave também caça dentro d’água, quando tudo mais falha.

Mais informações sobre a curicaca

Aves curicacas em cerca de madeira

A curicaca faz parte de uma família de aves bem distinta. Se as aves da família já são peculiares, ela é peculiar entre elas, a começar pelo seu canto e sua capacidade de adaptação.

Comportamento da ave curicaca

A curicaca é uma ave sociável, característica comprovada por seu costume de viver em bandos, e mesmo dentro destes bandos haver casais. Na hora de dormir, elas preferem galhos altos e ficam todas as aves do bando juntas. Mas mesmo todas na mesma árvore, elas dormem em casais ou sozinhas, nos casos das curicacas sem par.

A ave também não é agressiva, sendo comum vê-las em regiões habitadas por seres humanos, desde áreas agrícolas até centros urbanos bem arborizados. São territorialistas somente quanto a seus ninhos, podendo soltar seu canto característico para espantar intrusos e até tornarem-se agressivas.

Família da curicaca

A curicaca é da família dos Threskiornitidae, o grupo do íbis. Seus membros são aves que lembram as garças – porte grande, bicos longos e curvados para baixo. Como a curicaca, a maioria das outras aves dessa família também formam seus ninhos em árvores e têm pouca diferença entre os machos e as fêmeas.

Alguns membros conhecidos além da curicaca são o tapicuru, o colhereiro, o coró-coró e o guará.

População

A curicaca é um animal que não está em risco de extinção, não existindo nenhum tipo de proteção a elas, que vivem como aves animais silvestres sem necessidade de interferência humana para sobreviver. Isso ocorre porque a ave é muito adaptável, conseguindo habitar diversas regiões diferentes – inclusive algumas habitadas por humanos – e se alimentar de muitos tipos de alimentos.

O voo da curicaca

A curicaca tem o costume de voar para caçar por horas em seus períodos ativos. Ela voa a altas altitudes, e o faz com o pescoço alongado de forma elegante, peculiaridade característica das aves de sua família.

A ave possui uma mancha no lado superior de suas asas que normalmente fica escondida, exceto durante seus voos, quando se torna visível.

Curiosidades da curicaca

Ave curicaca de lado

Além de suas características e hábitos, as curicacas têm algumas curiosidades que envolvem sua espécie. Veja a seguir algumas das muitas curiosidades que a espécie possui.

Amiga de agricultores

Muitos dos animais e insetos que fazem parte do cardápio da curicaca são nocivos para plantações e culturas. A ave é por isso excelente companheira no controle de pragas, tornando elas convidadas de luxo de donos de fazenda. É comum em fazendas do sul do país encontrar curicacas e ouvir seu canto nos arredores.

Curicaca: Uma ave de grito forte

A curicaca é conhecida como o despertador do Pantanal, exatamente por conta de seu grito forte. O grito é tão marcante que o nome popular da ave é onomatopeico, lembrando bastante o canto. Quando o bando todo decide começar a entoá-lo, é possível ouvi-lo a quilômetros de distância.

A curicaca é a ave-símbolo de uma cidade

A Lei Nº 636, aprovada em 2008, consagrou a curicaca como ave-símbolo do município de São José dos Ausentes, do Rio Grande do Norte. A ave é muito comum na região, seus gritos sendo ouvidos de dentro da cidade e nas cachoeiras nas proximidades. É possível encontrar ninhos de curicaca até mesmo dentro da cidade, em postes e afins.

A curicaca é uma ave incrível e ainda misteriosa!

Perfil de ave curicaca

Você agora já sabe quase todo o conhecimento geral que existe sobre a curicaca. A ave tem hábitos muito interessantes, assim como canto e aparência únicas. Além disso, você viu que não é uma ave rara: você consegue achar um lugar não tão distante para observá-lo de qualquer parte do Brasil.

Vimos que a ave se adapta a regiões silvestres, urbanas e agrícolas. Se você for um agricultor e ver curicacas próximas a sua plantação, não as espante: elas são um controle natural de pragas, se alimentando de vários insetos e pequenos animais nocivos para plantações. Vale a pena ver (e ouvir) a curicaca pelo menos uma vez na vida.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.