Peixe pirarara: Veja as curiosidades e saiba como criar

Peixe pirarara: Veja as curiosidades e saiba como criar

Você já ouviu falar sobre o peixe pirarara? Veja neste post algumas curiosidades sobre esse animal de águas doces e de beleza sem igual!


Conheça o peixe pirarara

Peixe pirarara

Se você já é familiarizado e gosta de aquarismo, provavelmente já ouviu falar na beleza do peixe pirarara, também conhecido como tubarão de água doce. Seu nome é de origem indígena e remete à arara vermelha, devido à cauda que possui. Apesar da semelhança com os predadores dos mares, é um peixe tranquilo, que vive bem em aquários e tanques desde que estes lhe proporcionem o bem-estar necessário.

É um peixe com características muito particulares, por isso é preciso estar atento a elas se você está interessado nessa beleza aquática da natureza. Além disso, você verá neste artigo informações como: reprodução, comportamento, dicas para criação e mais!

Informações sobre o peixe pirarara

Phractocephalus hemioliopterus

Quando filhote é confundido muito facilmente com peixes ornamentais, mas apesar do tamanho que pode chegar ao tamanho de uma criança, a beleza do pirarara faz com que ele seja um dos peixes preferidos dos amantes de aquarismos.

Além disso, o peixe pirarara guarda algumas particularidades que precisam ser conhecidas por aqueles que têm interesse em criar um desses. Separamos algumas dessas curiosidades. Veja só!

Habitat e origem

O peixe pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) é encontrado na bacia do rio Araguaia, principalmente na região de Tocantins, mas é visto eventualmente no rio Amazonas. Sua origem tropical faz com que seja um animal que não suporte águas muito frias. Na natureza, é um dos poucos peixes, se não for o único, predador da piranha.

Características físicas

O pirarara tem uma coloração acinzentada na parte superior e esbranquiçada na parte inferior do corpo, lembrando um pouco a coloração de algumas espécies de tubarões. Já a cauda e as bordas são em tons avermelhados, tornando-o um dos peixes de beleza única e um dos mais imponentes que temos. Além disso, sua cabeça é possui uma ossatura proeminente e robusta.

Reprodução da pirarara

Na natureza, o pirarara reproduz-se uma vez por ano, durante o período de cheias dos rios. Quando em cativeiro, é um peixe com condições de ter a reprodução induzida sem grandes problemas. Porém indica-se que esse trabalho seja feito por um profissional experiente. Lembrando que mante-lo sempre saudável é um fator muito importante para sua reprodução.

Crescimento

Alguns aquaristas iniciantes podem se assustar com o tamanho que o pirarara pode chegar. Na natureza, seu tamanho pode atingir 1,5 metros de comprimento, chegando a pesar 60 KG. Em ambientes artificiais, seu tamanho máximo fica em torno de 1,30 metros. É importante lembrar que o crescimento até o tamanho máximo acontece em aproximadamente dois anos.

Por isso é preciso que o tanque ou aquário seja adaptado a ele desde o início.

Comportamento

O tamanho do pirarara é proporcional à sua docilidade no ambiente artificial. Muitas pessoas podem não acreditar, mas é um peixe que se acostuma facilmente com a presença do dono, a ponto de poder ser alimentado diretamente na boca. Por isso, apesar do tamanho é considerado um peixe fácil para criação no aquário.

É um peixe de hábitos noturnos e bastante tranquilo, embora o convívio com outros peixes menores seja sempre um problema devido sua natureza predadora.

Como criar o peixe pirarara?

Peixe pirarara

Todas essas informações que passamos são importantes se você está pensando em iniciar a criação de um pirarara. Veja ainda quais os principais aspectos a serem considerados na criação.

Ambiente para o pirarara

O ambiente de criação do pirarara deve primeiro considerar o tamanho médio do animal. Ou seja, não pode ser um tanque de tamanho pequeno. Além disso, é importante que o substrato do aquário seja de boa qualidade, pois o peixe tem o hábito de manter-se ao fundo, o que fará com que ele tenha contato constante com o substrato do aquário.

O pirarara é um peixe considerado bastante longevo e se criado em ambiente artificial e sendo bem alimentado, pode durar entre 15 e 18 anos de vida.

Alimentação do peixe pirarara

O pirarara é um peixe predominantemente onívoro. Portanto, é um animal que tem fontes alimentares diversas. É comum que os criadores de pirarara optem por uma alimentação com pedaços de tilápia ou de frango. Por se tratar de um peixe de grande porte quando adulto, sua alimentação pode chegar a ser de 1 Kg de alimento por semana.

Para variar, ele pode ainda ser alimentado com ração úmida, outros peixes de porte menor, bem como pequenos pedaços de fruta.

Cuidados

Além da alimentação, o peixe pirarara exige cuidados com seu crescimento. Durante a aleviagem é preciso ter uma atenção maior ao ambiente aquático em que vive, bem como à regularidade com que os alimentos são oferecidos.

Como se trata de um peixe que nasce com a boca bastante grande, é preciso cuidar para que não aconteça o canibalismo. Por isso, nesse momento é importante oferecer alimento natural de hora em hora e também é importante que o ambiente esteja regularmente limpo.

Separação dos peixes pequenos

Como falamos acima, o problema do canibalismo é resolvido com o fornecimento regular de alimentos naturais durante a aleviagem do pirarara.

Porém, durante a fase adulta essa é uma situação mais difícil de controlar, pois na maioria dos ambientes aquáticos artificiais o pirarara é o maior peixe. Por isso, recomenda-se que o pirarara seja separado dos peixes de menor porte.

Tanques para o peixe pirarara

Tanque para criação de peixe

Quando se trata de pirarara, tanques de criação e aquários de porte médio a grande são as melhores opções. Veja abaixo todos os elementos que devem ser levado em conta na montagem dos tanques.

Água

A qualidade da água é sempre um fator relevante no aquarismo. Deve-se sempre levar em consideração as necessidades de cada espécie. No caso do pirarara, por exemplo, é recomendável que o PH da água fique entre 5 e 7.

Já a temperatura ideal para o pirarara é entre 24ºC e 28ºC, sendo que o ideal é de 26ºC. Como já falamos, é um peixe que fica a maior parte do tempo na parte funda do aquário, por isso deve-se buscar sempre preservar a qualidade da água nessa região.

Manutenção

Os cuidados com a manutenção do aquário em que a pirarara são os mesmos dos tanques de peixes destinados a outras espécies. Diariamente, é importante que seja feita a checagem de temperatura. Uma vez por semana deve-se verificar o PH, os níveis de nitrito e nitrato do aquário.

Por fim, uma vez por mês não se pode deixar de efetuar a manutenção das bombas e filtros. Observe também o crescimento das plantas e das algas. Eventualmente também será necessário apará-las.

Convívio com outros peixes

Apesar do comportamento dócil que o pirarara apresenta, sua relação com os outros peixes pode ser um pouco difícil. A característica predominante de predador faz com que outros peixes tornam-se presas, ainda que sejam praticamente do tamanho dele. Por isso, antes de colocá-lo em um aquário compartilhado, avalie antes se não há risco de um deles virarem presa.

Pirarara e sua imponência

Peixe pirarara

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a pirarara pode decidir se esse é o melhor peixe para seu aquário. Muitos aquaristas acham irresistível a beleza e imponência do peixe pirarara quando o peixe é ainda pequeno, mas acabam não se atentando para o fato de que em pouco tempo o aquário ficará pequeno para tamanha beleza.

E se você já tem peixes em seu aquário busque saber junto a um profissional se há risco deles serem devorados. Se todos estiverem em segurança, certamente você terá um aquário de beleza única com a presença do pirarara.

Autor deste artigo

Doutoranda em Antropologia e a louca dos gatos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.