A coruja: características, curiosidades e criação da ave!

A coruja: características, curiosidades e criação da ave!

Conheça as principais informações acerca das misteriosas e inigualáveis corujas. Este guia sobre elas te encantará!


Corujas: características físicas, curiosidades e muito mais!

Coruja em galho de árvore

As corujas são belíssimas aves de rapina da ordem dos estrigiformes. Há cerca de 250 espécies espalhadas por todo o mundo e cerca de 22 diferentes somente no Brasil, as quais compartilham a personalidade misteriosa e imponente.

Ainda que sejam bastante populares devido à simbologia referente a elas que remete atributos, como inteligência, sabedoria e astúcia, elas também são enigmáticas. Isso fez com que também fossem associadas ao Halloween ou ao mau agouro, fato que as tornou protagonistas de produções cinematográficas associadas à magia, tal qual Harry Potter.

Em suma, as corujas possuem muitas representações e diversas peculiaridades que precisam ser reconhecidas pelos apreciadores do Reino Animal. Por isso, neste artigo você conhecerá a fundo como as corujas são, quais comportamentos elas têm e muitas outras curiosidades. Vamos lá?

Características da coruja

Coruja em galho de árvore

Não só o comportamento ímpar e misterioso das corujas chama atenção. As características físicas, a visão binocular e noturna e as preferências reprodutivas também merecem destaque ao se aprofundar nos conhecimentos acerca dessas aves.

Características comportamentais da coruja

A coruja possui hábitos predominantemente noturnos e discretos. Por exemplo, fazem ninhos escondidos em ocas e buracos, se escondem e ficam retraídas repousando em galhos e em folhagens durante o dia. Ademais, quando se sentem ameaçadas, abrem e arrepiam as asas, esbugalham os olhos e estalam o bico diante da ameaça.

Para se alimentar, a coruja costuma procurar por pequenos vertebrados, como camundongos, ratos e coelhos. Além disso, também pode ingerir insetos, aracnídeos, morcegos e cobras. As garras fortes e o bico curvo auxiliam na caça, a qual geralmente é engolida por inteiro pela ave.

Reprodução da coruja

A reprodução da coruja costuma ser anual, de modo que depende diretamente da alimentação e da nutrição da ave. O ritual de acasalamento consiste na conquista do macho que oferece um presente para a fêmea como uma presa, ao aceitar, a cópula prossegue. Após, a coruja bota de 3 a 5 ovos, os quais demoram cerca de 30 dias para chocar, variando dependendo da espécie.

Os ovos, então, costumam ser colocados em buracos no chão ou em tocas de outras aves que abandonaram o ninho. Após o nascimento do filhote, os pais cuidam dele em conjunto.

Visão da coruja

Diferentemente da maioria das aves, as corujas possuem olhos grandes e frontais, o que as dá visão binocular, na qual ambos os olhos são usados em conjunto, semelhante ao sistema visual dos humanos.

Ademais, a visão noturna das corujas também é intrigante: a retina desses animais é composta pela membrana “tapetum lucidum”, também presente nos gatos e nos morcegos. Ela reflete grande parte dos raios luminosos que atingem o olho, fazendo com que haja maior iluminação nos fotorreceptores. Além disso, a grande pupila também faz com que as corujas enxerguem imagens mais claras e nítidas.

Curiosidades sobre a coruja

Coruja em braço de mulher

Além de serem peculiares fisicamente e fisiologicamente, os hábitos das corujas também chamam atenção. A capacidade de girar o pescoço, o voo extremamente silencioso e a cantoria singular são algumas das curiosidades a respeito delas. Ademais, há espécies generosas que compartilham comida enquanto filhotes.

Girar o pescoço

Os olhos das corujas são muito grandes e evidentes, fato que faz com que a musculatura dos globos oculares impeça boa parte dos movimentos. Por isso, essas aves têm grande flexibilidade na coluna cervical, podendo girar o pescoço a até 270º, o que amplia o campo de visão e compensa a limitação muscular dos olhos.

Ademais, elas têm linguagem corporal bastante expressiva. Logo, muitas espécies costumam balançar a cabeça quando estão curiosas, fato que também as faz melhorar a percepção tridimensional do ambiente.

O voo das corujas

Além de terem textura sedosa, as plumas das corujas possuem adaptações nas asas: há uma substância à base de cera que recobre as penas, denominadas “penas de voo”. Isso faz com que a superfície da plumagem da ave sofra menos atrito com o ar enquanto a coruja voa.

Assim, com o abafamento dos ruídos, o voo das corujas torna-se extremamente silencioso e discreto. Ademais, quando elas pousam, o silêncio também predomina, fazendo com que tal ato seja praticamente imperceptível ou inaudível.

O canto da coruja

O canto das corujas também é curioso e característico dessas aves, já que elas comunicam suas necessidades e desejos às companheiras através dele. Elas têm grande capacidade vocal, podem piar, assobiar, gritar e até ronronar. Aliás, seus pios costumam estar relacionados com instintos territorialistas e reprodutivos.

Os machos costumam cantar em tom mais grave do que as fêmeas e, principalmente em época de reprodução, os gritos das corujas costumam ser ouvidos de longe para atrair um parceiro.

Generosidade entre os filhotes

Há algumas espécies, como a representada pelas corujas-das-torres, que são bem generosas. Por exemplo, os filhotes costumam compartilhar os alimentos que recebem com seus irmãos. Isso ocorre porque nem todos os bebês nascem ao mesmo tempo, logo, alguns serão mais velhos e desenvolvidos do que outros. Então, as corujinhas mais velhas compartilham comida com as mais jovens!

A partilha de alimentos demonstra a generosidade entre os filhotes, que prezam pelo bem-estar dos outros pequenos da família até que eles estejam fortes o suficiente.

Origem da coruja

Coruja em galho de árvore

Ainda que as corujas sejam muito populares e tenham sido protagonistas em produções cinematográficas, como na saga Harry Potter, seus ares de mistério e de imponência são explicados pela representação dada a elas ao longo da história. Por exemplo, os relatos da Antiguidade e a simbologia atribuída a elas, além das divergências entre as mais de 250 espécies são muito curiosas.

A coruja na Antiguidade

A mitologia grega influencia bastante a história das corujas. Na Grécia Antiga, a deusa da guerra Atena a tinha como mascote. Além disso, os gregos acreditavam que à noite o pensamento filosófico e intelectual era mais fértil, fato que também contribuiu para a boa reputação das noturnas corujas.

Por outro lado, no Império Romano, as corujas eram tidas como indicativo de proximidade com a morte, como um presságio. Há relatos de que as mortes dos imperadores Júlio César, Augusto e Aurélio foram anunciadas por uma coruja.

O que a coruja simboliza?

Conforme a construção simbólica das corujas indica, ao longo da história elas representaram diversos papéis. De fato, de acordo com a cultura grega, elas indicam sabedoria e proteção, posto que, quando os soldados da Grécia Antiga viam corujas em campos de batalha, pressentiam uma vitória iminente.

Assim, até hoje essas aves representam inteligência e ponderação. Em contrapartida, conforme os relatos do Império Romano, a associação das corujas com a morte trouxe várias superstições para tais animais. Por exemplo, ainda hoje essas aves são símbolos de festividades, como o Halloween.

Espécies existentes

De acordo com o Owl Research Institute, há cerca de 250 espécies, divididas em duas famílias representativas: Tytonidae e Strigidae. Quanto à primeira, duas grandes representantes são as corujas-das-torres (Tyto alba), as quais têm filhotes generosos e também são conhecidas como corujas-brancas; e as suindaras-pretas (Tyto tenebricosa), originárias da Austrália e capazes de se camuflar entre as árvores.

Quanto à segunda, Strigidae, a coruja-buraqueira (Athene cunicularia) é extremamente popular no Brasil, encontrada em quase todas as regiões, exceto na Amazônia. Também há, nessa família, coruja-do-mato (Strix virgata), uma pequena e listrada ave sul-americana típica do México e da Argentina.

Criação da coruja como animal de estimação

Menininha com coruja no ombro

Ainda que as corujas sejam típicas de florestas, há milênios existem hieróglifos egípcios e pinturas rupestres que indicam que as corujas conviviam com humanos e eram, inclusive, animais de estimação. Atualmente, as corujas são ilegais como pets em alguns países, como Estados Unidos, porém, caso você tenha autorização para criá-la no Brasil pelo IBAMA, atente-se às dicas:

Viveiro para a coruja

Assim como diversas aves, as corujas também podem ser domesticadas! Para isso, a princípio, optar por um viveiro grande e espaçoso é fundamental. O ambiente deve possuir, no mínimo, seis metros quadrados e deve haver esconderijos para a ave se recolher durante o dia, já que possui hábitos noturnos.

Ademais, os poleiros são muito bem-vindos no viveiro, já que a coruja pode descansar, dormir e brincar neles. Também é válido inserir caixas de madeiras com buracos para que elas possam se acomodar e nidificar.

Dicas sobre a criação da coruja

Outro ponto importante quanto à criação desses animais é quanto à rotina, fundamental para incentivar bons comportamentos e tranquilizá-los. Além disso, manipule a ave com delicadeza e calma, já que suas garras afiadas podem causar ferimentos caso haja descuido.


Enfim, ainda que as corujas gostem de carinho e de atenção, não é recomendado juntá-las com outras espécies de aves, pois os instintos territorialistas podem gerar conflitos entre elas. Ademais, caso haja pássaros menores, a coruja pode tentar predá-los; por isso, não é recomendado mantê-los perto dela.

Higienização do animal

Como com quaisquer aves de estimação, as corujas precisam de comedouro e bebedouro limpos diariamente. É recomendado enxaguar as vasilhas com água corrente pelo menos uma vez por dia. Ainda assim, é preciso lavá-las uma vez por semana com sabão neutro. Para compor o solo do viveiro, opte por um substrato que possa ser limpo constantemente, pois as corujas podem produzir bastante sujeira.

Atenção! Jamais dê banhos nas corujas. Como são diferentes das demais aves e possuem uma camada impermeabilizante e protetora nas plumas, banhá-las pode acarretar vários efeitos negativos. Uma alternativa para isso é deixar que ela tome, eventualmente, banhos de chuva na natureza.

Alimentação do animal

A coruja aprecia muito caçar suas presas, por isso, opte por oferecer animais vivos, como camundongos e gafanhotos; assim, a ave se exercita e se sente estimulada enquanto se prepara para comer. Oferecer carne moída com suplementos à base de cálcio também é positivo, posto que ajuda a prevenir problemas ósseos, especialmente nas corujas filhotes.

Como tais animais estão acostumados a ingerir animais vivos, caso você opte por alimentá-los com uma dieta alternativa, pode demorar algum tempo até que se acostumem. Ademais, procure alimentá-los à noite devido aos hábitos noturnos da ave.

As corujas são fabulosas e incomparáveis!

Mãe e filha com coruja

Além de serem belos animais, os comportamentos únicos e peculiares das corujas, além de todo o imaginário construído acerca da vida desses animais fazem com que elas sejam admiradas pelo mundo todo. Por isso, é comum que, ao verem uma coruja, as pessoas parem, observem e apreciem o exótico animal.

São criaturas que carregam consigo ares de sabedoria e de misticismo mas, sobretudo, são frágeis e devem ser respeitadas na natureza ou em cativeiro. A alimentação nutritiva seguida pelos instintos predatórios de caça, pelo territorialismo e pela proteção paternal dos filhotes representam alguns traços intrínsecos da personalidade das corujas.

Neste artigo você conheceu, a fundo, o cotidiano das corujas, curiosidades, modo de vida e como criar tais aves com o consentimento do IBAMA. Enfim, não restam dúvidas de que elas são incríveis e cativantes!

curiosidades, modo de vida e como criar tais aves com o consentimento do IBAMA. Enfim, não restam dúvidas de que elas são incríveis e cativantes!

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.