Os pássaros brasileiros
Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, no Brasil são encontradas 1.919 espécies de aves nativas e isso faz do país um dos locais com uma das maiores diversidades desses animais no mundo. Dentro da classificação de aves, têm-se os pássaros, que inclui cerca de 60% de todas as espécies de aves nativas mais conhecidas.
Os pássaros pertencem à ordem Passeriformes cuja capacidade de cantar é uma das características em destaque. Sendo o Brasil um país tropical é possível sempre ver um pássaro, seja nas matas, árvores, jardins, pomares, em casa, beiras de lagos, entre outros. Além da variedade de espécies, os pássaros possuem diferentes cores, tamanhos e lindos cantos.
A seguir algumas dessas espécies e quais delas você pode ter no ambiente doméstico.
Quais são os pássaros brasileiros mais conhecidos?
Os pássaros nativos do Brasil possuem diferentes características e curiosidades o que torna a diversidade de espécies grande. Além disso, existem muitos pássaros mais conhecidos que despertam o interesse das pessoas. Confira algumas espécies brasileiras!
■Rendeira
A rendeira é um pássaro brasileiro também conhecido como barbudinho, quebra-nozes e cabeça de prata. A ave mede entre 10 a 11 centímetros de comprimento. A fêmea é verde com pernas amarelas, enquanto o macho é preto e branca de pernas alaranjadas.
O pássaro que se alimenta de frutos e pequenos insetos vive na Amazônia brasileira e na costa leste do país, entre Pernambuco a Santa Catarina.
■Andorinha
A andorinha é formada por mais de noventa espécies e no Brasil, tem dezessete espécies do pássaro. Ela possui corpo alongado e asas pontiagudas e podem chegar a 19,5 cm de comprimento e 43 gramas. A espécie vive em bandos e passa a maior parte do tempo voando. Ademais, a andorinha caça insetos e pode comê-los durante o voo. Devido a essa característica, a andorinha ajuda no controle de insetos nas áreas em que vive.
■Arapongas
A araponga é uma ave brasileira e tem como característica marcante o fato de produzir um som parecido ao de um martelo numa bigorna. O macho da espécie é branco com a garganta e os lados da cabeça esverdeados. Já a fêmea é completamente verde. Também é possível encontrar a ave com as asas pretas e peito branco.
Ele pode medir entre 27-28 cm de comprimento e se alimenta de pequenos frutos silvestres e de bagas. A espécie é encontrada em Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.
■Gralhas
A gralha é um pássaro tipicamente brasileiro, sendo considerado símbolo do Paraná, mas também pode ser encontrada de São Paulo ao Rio Grande do Sul. A ave pode medir 50 cm de comprimento e sua alimentação é de fonte animal e vegetal, sendo composta por insetos, pequenos animais invertebrados, sementes e frutos.
Elas vivem em grandes grupos e possuem a capacidade de aprender a imitar a voz humana. Existem diferentes tipos de gralhas no mundo, mas no Brasil as mais comuns são gralha-azul e a gralha-cancã.
■Bentevis
Os bentevis são umas das aves mais populares do Brasil. Ele é comumente encontrado com o dorso castanho, ventre amarelo, garganta branca, cabeça preta com listras brancas e penas amarelas no topo. Só no Brasil é possível encontrar onze espécies diferentes da ave com grandes semelhanças físicas.
Esses pássaros são considerados ave de porte médio e medem entre 20 a 25 cm de comprimento e podem pesar até 68g. A principal alimentação das aves são os insetos. Além disso, podem se alimentar de frutas, flores, minhocas, ovos, crustáceos, girinos e pequenos roedores.
■Tico-ticos
Os Tico-ticos são uma das espécies mais conhecidas do Brasil e pode ser encontrado em todo território brasileiro, exceto na floresta Amazônica. É um pássaro de porte pequeno de 15 cm de comprimento. Apresenta penas castanho-acinzentada com duas faixas mais escuras na cabeça.
A sua alimentação é composta de sementes, frutas, insetos e brotos. A espécie, que já foi tema de músicas brasileiras, pode ser encontrada em plantações, jardins, pátios, áreas abertas e coberturas de edifícios.
■Corrupião
O corrupião é uma das aves mais belas do país e o seu canto encanta a todos! Ele pode medir entre 23 a 26 cm de comprimento, sendo que o macho pesa aproximadamente 67,3 gramas e a fêmea 58,5 gramas. O corpo da ave é alaranjada e preta, sendo que a sua cabeça há um capuz preto. Além disso, o dorso, asas e cauda também são pretos.
A ave se alimenta de frutos, sementes, flores, aranhas e outros pequenos invertebrados, como insetos. O corrupião pode ser encontrado no Nordeste, Centro-Oeste brasileiro e leste do Pará.
■Sanhaços
O sanhaço é um pássaro residente do Nordeste, Centro e Sudeste do Brasil. A espécie pode ser encontrada em bordas de florestas, áreas agrícolas, parques urbanos e jardins. Medem em média 18 cm de comprimento e o macho pesa 43 g.
A cor da plumagem é azul-ardósia no dorso e azul-acinzentada na parte inferior, sendo que a parte da garganta é mais clara. Já as asas possuem tonalidade azul mais forte. Já a fêmea apresenta cor mais clara. Além disso, o sanhaço se alimenta de pequenos frutos, cipós, néctar, botão de flores, polpa e suco de frutas maiores.
■Curió
O curió é um pássaro popular no Brasil e habitam do Rio Grande do Sul ao Amapá. Ele me de 10 a 15 cm de comprimento e pesa em média 16 g. Nos primeiros 420 dias de vida, possuem coloração marrom, mas depois suas penas ficam pretas com uma pequena mancha branca na asa. Além disso, a barriga e o peito possuem cor vinho. Já a fêmea é marrom, com um tom mais claro no peito. Tanto a cauda como a são mais escuras.
A expectativa de vida do pássaro é de 30 anos em cativeiro e de 8 a 10 anos na natureza. Já a sua dieta alimentar possui isentos, alpiste, arroz e sementes.
■Canário-da-terra
O canário-da-terra vive em quase todo território brasileiro, entre o Maranhão e Rio Grande do Sul, exceto na região amazônica. Em cativeiro pode viver cerca de 30 anos. Ademais, se alimenta de sementes diversas, folhas e insetos. As penas do canário-da-terra são amarelas e possuem pequenas manchas vermelhas na cabeça, sendo que a cor da plumagem pode variar de acordo com a região em que o animal é encontrado.
Ele mede cerca de 15,5 cm e pesa 20 gramas.
■Pardal
O pardal é um pássaro encontrado em quase todo território brasileiro. Ele emede de 13 a 18 cm de comprimento e o seu peso pode variar de 10 a 40 gramas. Os machos possuem cor cinza na barriga, mancha preta no peito e pescoço. Já a cabeça é avermelhada com penas marrons e pernas rosadas. E as fêmeas são castanho-claras na barriga e escuras nas penas e caudas.
A ave pesa cerca de 30 g e mede 15 cm. O pardal se alimenta de flores, insetos, sementes, brotos de árvore e, ainda, de frutas como maçã, banana e mamão.
■João de barro
O João de Barro é conhecido por sua característica de fazer ninho de barro em forma de forno. O pássaro é muito trabalhador e inteligente. Outra característica do pássaro é o seu dorso inteiramente marrom avermelhado. O animal possui cinco subespécies, pode medir de 18 a 20 centímetros de comprimento e pesa cerca de 49 gramas.
É muito comum encontrar o João de barro em paisagens abertas, como cerrados, pastagens, campos, rodovias e jardins.
Curiosidades sobre os pássaros brasileiros
Os pássaros brasileiros possuem características e fatos curiosos. No país, há espécies nativas, estrangeiras, animais domésticos e silvestres. Cada um com suas características marcantes. Confira algumas curiosidades sobre os pássaros brasileiros.
■Pássaros brasileiros nativos
Os pássaros nativos são considerados animais silvestres, ou seja, são animais que nasceram no Brasil e não foram domesticados. É importante saber que o IBAMA é o órgão responsável por regulamentar a criação de animais domésticos e silvestres no país. As araras, por exemplo, é uma das espécies brasileiras mais bonitas e faz parte da identidade do Brasil.
Ela é nativa da caatinga. No entanto, atualmente, é considerado um dos pássaros mais raros e corre sério risco de extinção. Outros pássaros brasileiros são: periquito-rico, tucano-toco, canário-da-terra e papagaio-verdadeiro.
■Pássaros brasileiros domésticos
Os pássaros são divertidos, belos e são uma ótima companhia e, por isso, muitas espécies são permitidas para a criação em residências. A escolha da espécie ideal depende do tipo de animal desejado pela pessoa, pois cada pássaro tem suas características. É importante lembrar que o animal de estimação é um ser vivo que merece respeito e cuidado.
Os principais pássaros domésticos são o canário, periquito, calopsita, papagaio e o agapone. Algumas aves precisam de autorização do IBAMA para serem criadas em viveiros doméstico
■Pássaros em extinção
A aquisição de pássaros silvestres é considerada crime ambiental e pode resultar em multas e penalizações do sujeito responsável, sendo que a multa pode chegar a 5 mil reais por espécie. Além disso, é uma das causas de algumas espécies estarem na lista de pássaros em extinção.
As espécies como o papagaio-verdadeiro e o papagaio-mangue despertam muito interesse por sua beleza, docilidade, inteligência e capacidade de imitar a voz humana. No entanto, encontram-se ameaçadas de extinção devido ao comércio ilegal.
Popularidade dos pássaros brasileiros
Como visto, existe uma grande variedade de espécies de pássaros com diferentes opções de cores e tamanhos. Eles são admirados tanto quando estão livres ou em cativeiro. Quando criados em cativeiro, deve-se oferecer as melhores condições para a criação dos animais, considerando as características de cada espécie.
Os pássaros também fazem parte da identidade nacional brasileira. A popularidade deles não está presente apenas dentro do Brasil, mas também em muitos países. Em 1940, por exemplo, foi desenvolvido, nos EUA, o Zé Carioca, um papagaio criado pelos estúdios Walt Disney. Além disso, o papagaio é retratado com a personalidade brasileira, o famoso jeitinho brasileiro.