Conheça os pássaros brasileiros e veja as curiosidades!

Conheça os pássaros brasileiros e veja as curiosidades!

Nesse artigo falaremos sobre os pássaros brasileiros, suas características e as principais curiosidades. Saiba mais!


Os pássaros brasileiros

Canarinho

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, no Brasil são encontradas 1.919 espécies de aves nativas e isso faz do país um dos locais com uma das maiores diversidades desses animais no mundo. Dentro da classificação de aves, têm-se os pássaros, que inclui cerca de 60% de todas as espécies de aves nativas mais conhecidas.

Os pássaros pertencem à ordem Passeriformes cuja capacidade de cantar é uma das características em destaque. Sendo o Brasil um país tropical é possível sempre ver um pássaro, seja nas matas, árvores, jardins, pomares, em casa, beiras de lagos, entre outros. Além da variedade de espécies, os pássaros possuem diferentes cores, tamanhos e lindos cantos.

A seguir algumas dessas espécies e quais delas você pode ter no ambiente doméstico.

Quais são os pássaros brasileiros mais conhecidos?

Os pássaros nativos do Brasil possuem diferentes características e curiosidades o que torna a diversidade de espécies grande. Além disso, existem muitos pássaros mais conhecidos que despertam o interesse das pessoas. Confira algumas espécies brasileiras!

Rendeira

Pássaro rendeira

A rendeira é um pássaro brasileiro também conhecido como barbudinho, quebra-nozes e cabeça de prata. A ave mede entre 10 a 11 centímetros de comprimento. A fêmea é verde com pernas amarelas, enquanto o macho é preto e branca de pernas alaranjadas.

O pássaro que se alimenta de frutos e pequenos insetos vive na Amazônia brasileira e na costa leste do país, entre Pernambuco a Santa Catarina.

Andorinha

Andorinha voando

A andorinha é formada por mais de noventa espécies e no Brasil, tem dezessete espécies do pássaro. Ela possui corpo alongado e asas pontiagudas e podem chegar a 19,5 cm de comprimento e 43 gramas. A espécie vive em bandos e passa a maior parte do tempo voando. Ademais, a andorinha caça insetos e pode comê-los durante o voo. Devido a essa característica, a andorinha ajuda no controle de insetos nas áreas em que vive.

Arapongas

Pássaro araponga

A araponga é uma ave brasileira e tem como característica marcante o fato de produzir um som parecido ao de um martelo numa bigorna. O macho da espécie é branco com a garganta e os lados da cabeça esverdeados. Já a fêmea é completamente verde. Também é possível encontrar a ave com as asas pretas e peito branco.

Ele pode medir entre 27-28 cm de comprimento e se alimenta de pequenos frutos silvestres e de bagas. A espécie é encontrada em Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

Gralhas

Pássaro Gralha

A gralha é um pássaro tipicamente brasileiro, sendo considerado símbolo do Paraná, mas também pode ser encontrada de São Paulo ao Rio Grande do Sul. A ave pode medir 50 cm de comprimento e sua alimentação é de fonte animal e vegetal, sendo composta por insetos, pequenos animais invertebrados, sementes e frutos.

Elas vivem em grandes grupos e possuem a capacidade de aprender a imitar a voz humana. Existem diferentes tipos de gralhas no mundo, mas no Brasil as mais comuns são gralha-azul e a gralha-cancã.

Bentevis

Pássaro Bentevis

Os bentevis são umas das aves mais populares do Brasil. Ele é comumente encontrado com o dorso castanho, ventre amarelo, garganta branca, cabeça preta com listras brancas e penas amarelas no topo. Só no Brasil é possível encontrar onze espécies diferentes da ave com grandes semelhanças físicas.

Esses pássaros são considerados ave de porte médio e medem entre 20 a 25 cm de comprimento e podem pesar até 68g. A principal alimentação das aves são os insetos. Além disso, podem se alimentar de frutas, flores, minhocas, ovos, crustáceos, girinos e pequenos roedores.

Tico-ticos

Pássaro tico-ticos

Os Tico-ticos são uma das espécies mais conhecidas do Brasil e pode ser encontrado em todo território brasileiro, exceto na floresta Amazônica. É um pássaro de porte pequeno de 15 cm de comprimento. Apresenta penas castanho-acinzentada com duas faixas mais escuras na cabeça.

A sua alimentação é composta de sementes, frutas, insetos e brotos. A espécie, que já foi tema de músicas brasileiras, pode ser encontrada em plantações, jardins, pátios, áreas abertas e coberturas de edifícios.

Corrupião

Pássaro Corrupião

O corrupião é uma das aves mais belas do país e o seu canto encanta a todos! Ele pode medir entre 23 a 26 cm de comprimento, sendo que o macho pesa aproximadamente 67,3 gramas e a fêmea 58,5 gramas. O corpo da ave é alaranjada e preta, sendo que a sua cabeça há um capuz preto. Além disso, o dorso, asas e cauda também são pretos.

A ave se alimenta de frutos, sementes, flores, aranhas e outros pequenos invertebrados, como insetos. O corrupião pode ser encontrado no Nordeste, Centro-Oeste brasileiro e leste do Pará.

Sanhaços

Pássaro Sanhaços

O sanhaço é um pássaro residente do Nordeste, Centro e Sudeste do Brasil. A espécie pode ser encontrada em bordas de florestas, áreas agrícolas, parques urbanos e jardins. Medem em média 18 cm de comprimento e o macho pesa 43 g.

A cor da plumagem é azul-ardósia no dorso e azul-acinzentada na parte inferior, sendo que a parte da garganta é mais clara. Já as asas possuem tonalidade azul mais forte. Já a fêmea apresenta cor mais clara. Além disso, o sanhaço se alimenta de pequenos frutos, cipós, néctar, botão de flores, polpa e suco de frutas maiores.

Curió

Pássaro Curió

O curió é um pássaro popular no Brasil e habitam do Rio Grande do Sul ao Amapá. Ele me de 10 a 15 cm de comprimento e pesa em média 16 g. Nos primeiros 420 dias de vida, possuem coloração marrom, mas depois suas penas ficam pretas com uma pequena mancha branca na asa. Além disso, a barriga e o peito possuem cor vinho. Já a fêmea é marrom, com um tom mais claro no peito. Tanto a cauda como a são mais escuras.

A expectativa de vida do pássaro é de 30 anos em cativeiro e de 8 a 10 anos na natureza. Já a sua dieta alimentar possui isentos, alpiste, arroz e sementes.

Canário-da-terra

Pássaro Canário-da-terra

O canário-da-terra vive em quase todo território brasileiro, entre o Maranhão e Rio Grande do Sul, exceto na região amazônica. Em cativeiro pode viver cerca de 30 anos. Ademais, se alimenta de sementes diversas, folhas e insetos. As penas do canário-da-terra são amarelas e possuem pequenas manchas vermelhas na cabeça, sendo que a cor da plumagem pode variar de acordo com a região em que o animal é encontrado.

Ele mede cerca de 15,5 cm e pesa 20 gramas.

Pardal

Pássaro Pardal

O pardal é um pássaro encontrado em quase todo território brasileiro. Ele emede de 13 a 18 cm de comprimento e o seu peso pode variar de 10 a 40 gramas. Os machos possuem cor cinza na barriga, mancha preta no peito e pescoço. Já a cabeça é avermelhada com penas marrons e pernas rosadas. E as fêmeas são castanho-claras na barriga e escuras nas penas e caudas.

A ave pesa cerca de 30 g e mede 15 cm. O pardal se alimenta de flores, insetos, sementes, brotos de árvore e, ainda, de frutas como maçã, banana e mamão.

João de barro

João de barro

O João de Barro é conhecido por sua característica de fazer ninho de barro em forma de forno. O pássaro é muito trabalhador e inteligente. Outra característica do pássaro é o seu dorso inteiramente marrom avermelhado. O animal possui cinco subespécies, pode medir de 18 a 20 centímetros de comprimento e pesa cerca de 49 gramas.

É muito comum encontrar o João de barro em paisagens abertas, como cerrados, pastagens, campos, rodovias e jardins.

Curiosidades sobre os pássaros brasileiros

Andorinha

Os pássaros brasileiros possuem características e fatos curiosos. No país, há espécies nativas, estrangeiras, animais domésticos e silvestres. Cada um com suas características marcantes. Confira algumas curiosidades sobre os pássaros brasileiros.

Pássaros brasileiros nativos

Os pássaros nativos são considerados animais silvestres, ou seja, são animais que nasceram no Brasil e não foram domesticados. É importante saber que o IBAMA é o órgão responsável por regulamentar a criação de animais domésticos e silvestres no país. As araras, por exemplo, é uma das espécies brasileiras mais bonitas e faz parte da identidade do Brasil.

Ela é nativa da caatinga. No entanto, atualmente, é considerado um dos pássaros mais raros e corre sério risco de extinção. Outros pássaros brasileiros são: periquito-rico, tucano-toco, canário-da-terra e papagaio-verdadeiro.

Pássaros brasileiros domésticos

Os pássaros são divertidos, belos e são uma ótima companhia e, por isso, muitas espécies são permitidas para a criação em residências. A escolha da espécie ideal depende do tipo de animal desejado pela pessoa, pois cada pássaro tem suas características. É importante lembrar que o animal de estimação é um ser vivo que merece respeito e cuidado.

Os principais pássaros domésticos são o canário, periquito, calopsita, papagaio e o agapone. Algumas aves precisam de autorização do IBAMA para serem criadas em viveiros doméstico

Pássaros em extinção

A aquisição de pássaros silvestres é considerada crime ambiental e pode resultar em multas e penalizações do sujeito responsável, sendo que a multa pode chegar a 5 mil reais por espécie. Além disso, é uma das causas de algumas espécies estarem na lista de pássaros em extinção.

As espécies como o papagaio-verdadeiro e o papagaio-mangue despertam muito interesse por sua beleza, docilidade, inteligência e capacidade de imitar a voz humana. No entanto, encontram-se ameaçadas de extinção devido ao comércio ilegal.

Popularidade dos pássaros brasileiros

Pássaro gralha

Como visto, existe uma grande variedade de espécies de pássaros com diferentes opções de cores e tamanhos. Eles são admirados tanto quando estão livres ou em cativeiro. Quando criados em cativeiro, deve-se oferecer as melhores condições para a criação dos animais, considerando as características de cada espécie.

Os pássaros também fazem parte da identidade nacional brasileira. A popularidade deles não está presente apenas dentro do Brasil, mas também em muitos países. Em 1940, por exemplo, foi desenvolvido, nos EUA, o Zé Carioca, um papagaio criado pelos estúdios Walt Disney. Além disso, o papagaio é retratado com a personalidade brasileira, o famoso jeitinho brasileiro.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.