Cachorro pode comer ervilha? Quais são os benefícios? Saiba mais!

Cachorro pode comer ervilha? Quais são os benefícios? Saiba mais!

Confira aqui neste artigo se o seu cachorro pode comer ervilha. Descubra qual a melhor forma de oferecer uma dieta natural para o seu animal de estimação!


O cachorro pode comer ervilha?

Cachorro parado junta a vasilha de comida

Mesmo sendo um animal de estimação tão comum, ainda há dúvidas sobre quais tipos de alimento os cachorros podem comer. Mas não se preocupe! Neste artigo, falaremos sobre uma leguminosa presente em diversos lares brasileiros: a ervilha.

Apesar de nem todos os legumes serem saudáveis, o cachorro pode sim comer ervilha. A seguir, confira mais detalhes sobre as vantagens de incluir esse grão na dieta do seu animal de estimação.

Benefícios da ervilha para o cachorro

Cachorro comendo

A ervilha é apreciada pelo mundo todo, mas você sabia que ela também pode ser uma ótima opção para o seu cão? Os mesmos benefícios que ela possui nos humanos, também costumam ser vistos ao darmos este alimento para os nossos cachorros! Como a ervilha é rica em vitaminas, proteínas e em fibras, ela trará uma série de benefícios que nós explicamos melhor abaixo!

Ervilha possui grande quantidade de vitaminas

As ervilhas são muito benéficas para os seres humanos, mas também garantem uma ótima gama de vitaminas para os cães. Esses animais são capazes de digerir as propriedades do alimento que é rico em vitaminas A, B, C, E e K.

O preparo da ervilha é fundamental para garantir o melhor aproveitamento desse grão. Ou seja, ao cozinhá-la, você irá proporcionar o máximo das propriedades vitamínicas da leguminosa para o seu cachorro.

Ervilha é um alimento repleto de proteínas

Por ser repleta de proteínas, a ervilha fortalece estruturas importantes do corpo como músculos, tendões, ligamentos, pele e pelo. Fora isso, a dieta balanceada com essa leguminosa garante a melhora do sistema imunológico e a reparação celular.

Além de todos estes benefícios, as proteínas ainda conseguem auxiliar no funcionamento do intestino, prevenindo problemas no sistema digestivo.

Ervilha pode ser uma opção de variedade no cardápio do cãozinho

Caso queira variar um pouco a alimentação do seu cãozinho, oferecer ervilha é uma excelente opção.

No entanto, se o seu cachorro não está acostumado a comer alimentos frescos e preparados em casa, a recomendação é sempre acrescentar a leguminosa aos poucos. Os cães têm preferência por determinados tipos de comida, portanto, poderão estranhar caso haja uma grande quantidade de ervilhas de um dia para o outro.

Além disso, não é ideal misturar ervilhas com a ração industrializada, já que cada elemento tem sua própria velocidade de digestão e isso irá impactar o organismo do animal.

Cuidados ao servir ervilha para o cachorro

Cachorro recebendo comida na boca

Apesar dos benefícios citados acima, vale lembrar que devemos tomar cuidado antes de dar qualquer comida aos nossos cãezinhos, mesmo que o alimento seja recomendado. Muitas vezes um mesmo alimento pode ter formas diferentes de preparo ou conserva, o que acaba por alterar as propriedades do mesmo.

Para te auxiliar nesta questão, abaixo nós citamos alguns cuidados e dicas a serem levados em conta ao servir ervilhas para o seu cachorro!

Porque a ervilha cozida é melhor

Ao cozinhar este legume, ele adquire uma textura macia e a sua casca tende a rachar, facilitando a digestão e consequentemente maximizando os benefícios deste alimento.

Por outro lado, a ervilha crua também pode ser dada ao seu cachorro, mas caso o seu cão acabe engolindo a leguminosa sem mastigar, ela não vai ser digerida corretamente. Isso ocorre pois os cães não produzem celulase, a enzima necessária para romper a fibra de celulose que compõe aquela "pele" da ervilha, então ela acaba por ser expelida inteira pelas fezes do animal, do jeito que foi engolida.

Evite ervilha enlatada

As ervilhas enlatadas são consumidas frequentemente pelos humanos, mas não são boas para os cachorros. Assim como qualquer outro tipo de alimento em conserva, há excesso de sódio e sal na composição. Com isso, lembramos também que os cães não devem ingerir nenhum tipo de tempero na dieta.

Por esse motivo, nunca é adequado dar aos animais os restos de comidas que são preparadas para o consumo próprio. O ideal é sempre cozinhar receitas separadas das refeições humanas, já que sal, pimenta e outros tipos de tempero podem causar doenças.

Ervilha é apenas um complemento da alimentação

Pensar em melhorar a alimentação do seu cachorro é uma ótima forma de garantir que ele seja mais saudável. No entanto, caso prefira uma dieta natural e caseira, é importante saber balancear as refeições para oferecer todos os nutrientes necessários.

Alimentos como a ervilha cozida são ótimos para o organismo dos cães, mas não devem substituir as proteínas de origem animal. Sempre dê atenção para a proporção de cada nutriente, evitando exageros e sempre garantindo o balanceamento ideal.

Cuide da alimentação do seu cachorro!

Dois cachorros sentados a mesa, esperando comida

Como você aprendeu neste artigo, a ervilha é um alimento altamente recomendado para incluir na dieta dos cães. Desde que seja disponibilizada em quantidades equilibradas e misturada com outros nutrientes, a leguminosa tem diversos benefícios nutritivos.

Assim como qualquer outro assunto que envolve a saúde animal, é sempre indicado consultar a opinião de especialistas e médicos veterinários de confiança. Assim, será fácil garantir a melhor qualidade de vida possível aos pets.

E você, está pensando em incluir ervilhas na alimentação do seu cachorro? Lembre-se das dicas que citamos aqui ao longo deste artigo e comece a planejar as refeições caseiras!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


ervilha pode comer alimentação

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Venha conferir uma raça incrível e exótica de coelho, conhecida como Coelho Nova Zelândia. Conheça tudo que precisa saber para ter o seu!


Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Você conhece os animais ruminantes? Entenda como funciona a fisiologia de um animal ruminante e conheça algumas espécies!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.