Peixe faca palhaço: conheça suas características, reprodução e como criar!

Peixe faca palhaço: conheça suas características, reprodução e como criar!

Peixe faca palhaço uma espécie imponente e que tem conquistado aquaristas no mundo inteiro? Leia este artigo e saiba tudo sobre ele!


Você já ouviu falar sobre o peixe faca palhaço? Conheça-o agora!

Três peixes faca palhaço lado a lado

O peixe Chitala ornata, popularmente conhecido como faca palhaço, é um peixe do gênero Chitala pertencente à família Notopteridae. São peixes de água doce muito cobiçados no aquarismo, apesar de serem considerados difíceis de criar.

O peixe faca palhaço pode ser encontrado nas lojas de aquarismo por a partir de R$75. Por não ser um peixe recomendado para iniciantes, requer cuidados constantes com alimentação, ambientação e com o aquário.

Você gostaria topar o desafio de ter o peixe faca palhaço no seu aquário? Veja a seguir informações importantes sobre criação e descubra como é criar e manter este peixe no seu aquário!

Características e informações sobre o peixe faca palhaço

Peixe faca palhaço em aquário

O peixe faca palhaço possui características interessantes que o tornam muito cobiçado entre os amantes de aquarismo. Vejamos algumas informações sobre a espécie!

Características visuais do peixe faca palhaço

O peixe faca palhaço recebe esse nome devido seu formato, que lembra muito uma faca, achatado lateralmente e com nadadeiras dorsais semelhantes a uma lâmina afiada.

Apresentam coloração prata e podem chegar até 100 cm de comprimento em seu habitat natural. Não apresentam dimorfismo sexual aparente, ou seja, olhando para um indivíduo, não é possível identificar se é macho ou fêmea.

Origem e habitat do peixe faca palhaço

O peixe faca palhaço é uma espécie de água doce nativa da Tailândia, mais precisamente dos rios Chao Phraya e Meklong. Habitam rios de grande e pequeno porte, lagos, lagoas e pântanos.

São adaptados para sobreviver em águas quentes, estagnadas e com baixo oxigênio. Além de respirar com brânquias, conseguem ingerir o ar atmosférico na superfície. Não suportam locais frios, sobrevivendo a temperaturas médias entre 24 e 28 ºC.

Distribuição do peixe faca palhaço

Hoje, além de seu local de origem, podem ser encontrados no Camboja, Vietnã, Índia e Estados Unidos (onde foram introduzidos de forma irregular). Por serem altamente carnívoros, se alimentam dos peixes locais, podendo causar prejuízos á diversidade de espécies de peixes local.

Criação do peixe faca palhaço: informações importantes

Peixe faca palhaço em aquário

O peixe faca palhaço, apesar de sua fama agressiva, é relativamente pacífico em relação às outras espécies de peixes que eles não podem comer. Vejamos, agora, algumas informações importantes sobre a criação da espécie!

A alimentação do peixe faca palhaço

O peixe faca palhaço é um predador voraz. Come tudo o que passar na sua frente. São carnívoros e em seu habitat natural se alimentam de minhocas, insetos, larvas de inseto, moluscos e outros peixes pequenos. Possuem hábito noturno e normalmente caçam neste período.

Nos aquários, eles preferem alimentos frescos como minhocas e peixes pequenos. Carne e crustáceos picados também são aceitos. Porém, é bom condicioná-los a comer rações específicas para peixes ou qualquer outro alimento seco para manter uma alimentação saudável e balanceada.

Reprodução do peixe faca palhaço

Não há registro de que os peixes faca palhaço tenham se reproduzido em cativeiro. Contudo, sabe-se que os indivíduos machos constroem abrigos para proteger os ovos fecundados.

Os animais desovam em um substrato duro, que pode ser constituído por pedras ou madeiras. Os ovos são protegidos e arejados pelo macho, que fica abanando com a cauda, produzindo uma espécie de ventilação. Essa ventilação limpa os sedimentos e ajuda na oxigenação..

Compatibilidade do peixe faca palhaço com outros peixes

O peixe faca palhaço é um predador que se colocado com outros peixes menores, é agressivo e certamente irá tentar comer todos eles. O ideal é que conviva com peixes de tamanho semelhante ao dele.

Em suma, evite colocar o peixe faca palhaço ao lado de espécies menores que eles possam encarar como alimento. Isso inclui também outros peixes da mesma espécie que ainda estão em fase juvenil, pois é possível que o peixe faca palhaço possa tentar devorá-los.

O peixe faca palhaço é indicado para aquaristas iniciantes?

Não são peixes indicados para aquaristas iniciantes, pois possuem problemas para se adaptar em um aquário novo. Os jovens costumam morrer com muita facilidade ao serem adicionados em um aquário recém montado.

Os juvenis costumam ser sensíveis a alguns parâmetros da água e isso requer experiência do aquarista para regulá-los de forma equilibrada. Geralmente são vendidos pequenos, mas crescem bastante necessitando de aquários espaçosos.

Dicas para montar um aquário de peixe faca palhaço

Peixe faca palhaço próximo ao substrato

No habitat natural, podem chegar a medir 100 cm de comprimento. Mas, na maioria dos aquários caseiros, esse número fica bem abaixo não passando em média de 50 cm. Recomenda-se que o aquário para um único exemplar dessa espécie tenha no mínimo 200 litros.

Coloque plantas aquáticas

A presença de plantas no aquário é bem benéfica para o peixe faca palhaço. Elas funcionam como filtradores naturais, ajudando na "retirada” de resíduos indesejáveis presentes na água e fornecendo uma boa oxigenação para o peixe.

Além de servirem como filtradoras, são esteticamente bonitas e dão um ar de saúde para seu aquário, podendo até servir de esconderijo para os peixes. Alguns exemplos de plantas de água doce para aquários são o Musgo de Java, Amazon Sword, Java Fern, Anubias e Anubias Nana, entre outras.

Atenção à iluminação do aquário

A preocupação do aquarista deve ser de representar ao máximo o ambiente natural em que os peixes vivem. Como são animais de rio, pântanos, lagos, esses habitats apresentam, geralmente, água turva, com pouca visibilidade.

Os aquários precisam ter pouca iluminação e ter esconderijos para que eles, durante o dia, possam se esconder. O fato de o peixe faca palhaço ser noturno faz com que ele passe a maior parte do dia escondido nas tocas.

Filtragem é importante

A filtragem é necessária para retirar do aquário os resíduos tóxicos, partículas indesejáveis e outros componentes químicos dissolvidos que são produzidos por restos de fezes dos peixes, alimentos não consumidos e outros materiais em decomposição.

Um sistema de filtragem ineficiente permite que esses resíduos aumentem o nível de amônia na água do aquário, que é altamente tóxica para o peixe faca palhaço. Geralmente as etapas de filtragem são a mecânica, biológica e química, respectivamente.

Vale a pena ter um peixe faca palhaço?

Peixe faca palhaço próximo ao substrato

Se você é um aquarista iniciante, embora o peixe faca palhaço possa parecer arredio e agressivo, encare como um desafio. Mesmo que você não seja experiente na prática da criação de peixes, seguindo as dicas trazidas neste texto, é perfeitamente possível você desenvolver a criação deste peixe. Se conseguir introduzir esta espécie no seu aquário, você estará preparado para a prática do aquarismo..

Este peixe vai acrescentar ainda mais beleza para seu aquário, pois são resistentes quando adultos, vivem em pH entre 6,0 e 8,0 e temperaturas entre 24 e 28 ºC. A expectativa de vida é de em média de 10 anos. Uma excelente escolha para os amantes de peixes.

Palavras-chave relacionadas


peixe faca palhaço criação

Artigos relacionados


Camarão fantasma: Origem, criação e curiosidades do animal

Camarão fantasma: Origem, criação e curiosidades do animal

Você já ouviu falar sobre o camarão fantasma? Aproveite a oportunidade e conheça este crustáceo diferente e curioso e saiba como criá-lo em casa corretamente.


Oscar Tigre: dicas de criação, alimentação e mais!

Oscar Tigre: dicas de criação, alimentação e mais!

Conheça o Oscar tigre e suas principais características. Aqui você vai descobrir porque este peixe jumbo é tão curioso!


Criação de peixes em tanques: Descubra o que fazer!

Criação de peixes em tanques: Descubra o que fazer!

Você sabia que pode criar peixes em tanques além de aquários? Espécies muito grandes e lindas podem fazer parte da sua criação de peixes! Saiba como agora!


Playground para gatos: veja modelos e saiba como criar um!

Playground para gatos: veja modelos e saiba como criar um!

Seu gato parece estar entediado? Neste artigo, falaremos sobre como tornar a vida do seu bichado mais divertida com o playground para gatos!


Yorkshire micro: essa raça existe? Veja informações importantes!

Yorkshire micro: essa raça existe? Veja informações importantes!

Neste artigo falaremos sobre o Yorkshire micro e mini e diversas informações sobre a raça. Saiba mais!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.