Playground para gatos: veja modelos e saiba como criar um!

Playground para gatos: veja modelos e saiba como criar um!

Seu gato parece estar entediado? Neste artigo, falaremos sobre como tornar a vida do seu bichado mais divertida com o playground para gatos!


A criação de um playground para gatos

gato brincando em playground

Para muitas pessoas, os gatos são conhecidos como animais autossuficientes e individualistas. No entanto, apenas quem tem um gatinho ou uma gatinha, sabe o quanto eles são fiéis.

Mesmo aqueles de perfil mais reservado, buscam sempre ficar perto de seus donos e frequentemente em lugares bastante inusitados. Você já parou para pensar como pode tornar a sua casa um ambiente ainda mais atrativo e divertido para seu felino?

O playground para gatos é uma forma de você enriquecer o ambiente em que seu gatinho vive, tornando esse espaço mais desafiador e aconchegante, ao mesmo tempo em que proporciona maior bem-estar para ele. Venha conferir como criar o seu playground!

A importância de ter um playground para gatos

gato brincando em playground

Os gatos herdaram de seus ancestrais capacidades fantásticas como escalar, subir em locais pouco acessíveis, andar por superfícies estreitas. Tudo isso feito com muita habilidade, sem perder a elegância!

Porém, o processo de domesticação gerou mudanças na rotina desses bichos. Muitos deles dormem entre 14 e 16 horas por dia. Em alguns casos, o animal pode vir a apresentar comportamento destrutivo que pode ser decorrente do tédio que sente em seu dia-a-dia.

O playground nada mais é que uma forma de resgatar a vivência daquelas capacidades inatas. Enriquecer o ambiente doméstico com espaços que estimulem a inteligência do seu gato é um jeito de colocá-lo em contato com sua própria natureza.

Consequentemente, ela vai se tornar um animal mais feliz e com muito mais qualidade de vida.

O playground como diversão para os gatos

Com o playground em seu ambiente, o gato terá acesso a diferentes superfícies, com tamanhos, espessuras e tecidos dos mais variados.

Assim que seu bichinho tiver contato com o novo ambiente, ele pode hesitar por alguns minutos, mas logo a sua curiosidade falará mais alto e vai acabar explorando cada cantinho do playground.

Quando estiver familiarizado com tudo, fará daquele espaço um ótimo lugar para diversão e recreação.

Acessórios para compor a diversão do bichano

São muitas as possibilidades para criação desse playground. Você poderá usar acessórios dos mais variados. Desde nichos de prateleiras, até caixas de papelão, fitas, cordas e tecidos de pano, arranhadores e caminhas para complementar. Esse é o momento de você colocar sua criatividade para funcionar!

Modelos de playground para gatos

gato brincando em playground

Se você ficou interessado na ideia do playground para seus gatos, mas acha que terá que desembolsar uma grande quantia, saiba que você está enganado.

É claro que se você tiver dinheiro para investir em um melhor ambiente para seu bichano, não faltarão opções. No mercado, você encontra arquitetos que são especialistas no desenvolvimento de kits de playgrounds para gatos.

Mas se seu orçamento é um pouco mais modesto, há muitas possibilidades ainda. Veja só!

Playground de prateleiras para gato

As prateleiras são uma ótima opção para quem quer criar um ambiente atrativo, sem precisar gastar muito dinheiro. É possível encontrar no mercado modelos de prateleiras do tipo MDF de tamanhos diversos a um preço bastante em conta.

O único trabalho do dono será exercitar a criatividade para combinar as prateleiras de maneira que fiquem interessantes para seu gato.

Um outro modelo de prateleira que tem sido bastante usado pelos gateiros de plantão é o de tipo nicho. Os nichos, que podem quadrados, retangulares ou triangulares, são também facilmente encontrados em lojas de construção ou de mobiliário.

Uma opção que muitos gateiros fazem é de ir direto na marcenaria, onde os preços desse tipo de mobília geralmente ficam mais em conta.

Playground de casinha fixada para gatos

Se a sua intenção além de promover um enriquecimento do espaço, é deixar tudo personalizado, você pode adquirir os kits de casinhas de madeira, com lindos desenhos e recortes no formato de gatinhos, que podem ser fixadas na parede.

Existe uma variedade de modelos dessas casinhas. Algumas possuem entradas pelas laterais e por cima. Essa é uma ótima opção para estimular seu gato à explorar ao máximo esse novo artefato doméstico.

Playground de circuito de parede para gatos

Se você quer incrementar ainda mais o playground, considere a possibilidade de fazer um circuito de paredes!

Para isso, você precisará apenas afixar os artefatos escolhidos (nichos, caixas ou prateleiras) nas paredes de forma que o gato consiga se deslocar para pontos diferentes do cômodo ao andar por eles.

Essa é uma ideia muito legal principalmente para quem tem mais de um gato. Dois ou mais gatos que vivem juntos costumam brincar de caça e o circuito de paredes deixará a brincadeira ainda mais divertida!

Você pode fazer o circuito apenas com as prateleiras e nichos ou complementar fixando pontes feitas de pequenas tiras de madeiras e cordas. Os kits de ponte para gatos podem ser encontrados em lojas especializadas pela internet.

Como criar um playground para gatos?

gato brincando

Planejamento do playground para gatos

Mas afinal por onde começar? Primeiro, você vai precisar definir em qual cômodo e quais paredes serão usadas para afixação dos objetos.

Busque escolher um ambiente onde seu gato goste muito de ficar. Depois disso, desenhe no papel como deverão ficar dispostas as mobílias.

Não esqueça que o ambiente deverá sempre ser suficientemente seguro para seu gato. Por isso, tire todas as medidas entre as prateleiras e entre as caixas.

Em seguida, com um lápis você deverá marcar na parede os pontos em que serão posicionados cada objeto. Nesse momento, você conseguirá ter uma ideia de quanto espaço o playground vai ocupar.

Caso você compre um kit de playground já pronto, certifique-se de que é adequado às necessidades do seu bichinho.

Comece a montar o playground para gatos

Na hora da montagem, deixe preparadas todas as caixas e prateleiras que tiverem encaixes a serem feitos. Algumas delas precisam ser aparafusadas antes de serem afixadas.

Verifique também se todos os acessórios que compõe o kit do playground, tais como caminhas e arranhadores estão em perfeito estados e com todos os componente presentes.

Depois disso, comece a fixação pelo item de maior tamanho. Em seguida, instale os demais itens. Caso você tenha feito aquisição das pontes móveis para gatos, tenha certeza de que as medidas estejam corretas, na hora da instalação.

Inclua os materiais do playground

Verifique se todos as peças instaladas estão perfeitamente afixadas e que não há nenhuma parte de parafuso para fora que possa ser um risco ao seu bichinho.

Agora, você pode ir colocando os materiais acessórios. Muitos kits de playground contém esses materiais. Alguns, inclusive, possuem bebedouro e comedouro. Se o seu modelo é mais simples, você tem a opção de incrementá-lo acoplando os brinquedos que seu bichinho já gosta.

Adaptação dos gatos ao playground

Agora que a montagem foi concluída, a diversão já pode começar! Você pode ficar ansioso para que seu gato comece a aproveitar o novo ambiente tão logo tudo esteja pronto, mas não fique frustrado caso ele não explore imediatamente.

Gatos são curiosos, mas eventualmente, com uma mudança significativa no seu ambiente, é normal que eles estranhem um pouco.

Estimule de forma indireta a exploração, espalhando petiscos ou seus brinquedos preferidos pelas prateleiras. Aos poucos, eles irão se familiarizando com os apoios e logo se sentirão seguros para brincarem muito!

Playground: diversão e saúde garantidas para seu gato

gato brincando em playground

O lar ideal para os gatos é aquele que combina amor, enriquecimento ambiental e segurança. Se você já enche o seu bichinho de afeto, torne esse espaço ainda mais gostoso para ele com os kits de playground.

Você vai ver que seu gatinho vai ficar mais saudável e com mais qualidade de vida. E se ele já tem muita energia, essa é uma excelente opção para ele gastá-la.

Quem sabe, o playground ajude você a lidar com o grande fantasma dos gateiros de plantão, que são as noites mal dormidas.

Autor deste artigo

Doutoranda em Antropologia e a louca dos gatos

Artigos relacionados


Camarão fantasma: Origem, criação e curiosidades do animal

Camarão fantasma: Origem, criação e curiosidades do animal

Você já ouviu falar sobre o camarão fantasma? Aproveite a oportunidade e conheça este crustáceo diferente e curioso e saiba como criá-lo em casa corretamente.


Peixe faca palhaço: conheça suas características, reprodução e como criar!

Peixe faca palhaço: conheça suas características, reprodução e como criar!

Peixe faca palhaço uma espécie imponente e que tem conquistado aquaristas no mundo inteiro? Leia este artigo e saiba tudo sobre ele!


Oscar Tigre: dicas de criação, alimentação e mais!

Oscar Tigre: dicas de criação, alimentação e mais!

Conheça o Oscar tigre e suas principais características. Aqui você vai descobrir porque este peixe jumbo é tão curioso!


Criação de peixes em tanques: Descubra o que fazer!

Criação de peixes em tanques: Descubra o que fazer!

Você sabia que pode criar peixes em tanques além de aquários? Espécies muito grandes e lindas podem fazer parte da sua criação de peixes! Saiba como agora!


Yorkshire micro: essa raça existe? Veja informações importantes!

Yorkshire micro: essa raça existe? Veja informações importantes!

Neste artigo falaremos sobre o Yorkshire micro e mini e diversas informações sobre a raça. Saiba mais!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.