Curiosidades sobre gatos: veja 24 fatos fascinantes

Curiosidades sobre gatos: veja 24 fatos fascinantes

Neste artigo, te mostraremos 24 curiosidades e características dos gatos. Você não faz ideia das curiosidades que esse animal tão popular em todo mundo possui!


Veja 24 curiosidades interessantes sobre gatos

Gato deitado

Você tem um bichano para chamar de seu? Esse animal com vários hábitos e características únicas está entre os humanos há mais de 9.500 anos atrás. Mas arqueólogos relatam que os primeiros gatos domésticos surgiram no Egito, no período dos faraós. Por isso há centenas de esculturas conhecidas e famosas com a presença do animal, era considerado um bicho elegante e vigoroso.

A partir do século 19, os ingleses adotaram a ideia da criação de gatos, tornando uma espécie tão popular entre a sociedade, com isso foi surgindo novas raças. Normalmente, os gatos possuem hábitos noturnos, gostam de caçar, mas também existem os gatos mais preguiçosos, que adoram um conforto.

Neste artigo, mostraremos para você 24 curiosidades pra lá de interessantes e peculiares sobre os felinos. Aproveite a leitura!!!

Curiosidades sobre o corpo dos gatos

Gato recebendo carinho

Você sabe tudo sobre a estrutura corporal dos felinos? Aqui neste artigo te mostraremos 24 das centenas de curiosidades sobre esse animal tão querido e popular no mundo inteiro.

Os gatos possuem vários ossos

Apesar de uma estrutura pequena, os bichanos possuem um esqueleto bem robusto, ao todo são 230 ossos, enquanto nós, humanos, possuímos 206. Essa diferença no esqueleto dos bichanos é percebida na coluna vertebral do animal, nessa região tem um número maior de ossos.

Outra curiosidade na parte óssea desse animal é que a clavícula do gato não se conecta com os demais ossos do corpo, por isso a facilidade de passar por lugares minúsculos.

A menor raça de gato

Entre as diversas raças de bichanos espalhadas por aí, a menor raça de gato do mundo é a Singapura. Esses bichinhos possuem normalmente a pelagem na tonalidade caramelo, com olhos bem grandes e com cores amarelas.

Estudiosos acreditam que a raça originou-se na região de Singapura, por isso o nome. O tamanho médio de um Singapura na fase adulta atinge 15 cm de altura e no máximo 2,5 quilos.

A maior raça de gato

Já do outro lado, o Maine Coon é considerado o maior gato do mundo. Não se sabe ao certo a sua origem, mas estudiosos dizem que ele surgiu nos Estados Unidos, no estado de Mainee, por isso nomearam a raça com esse nome.

O Mainee Coon pode atingir 1 metro de comprimento e pesar entre 12 e 14 quilos na sua fase adulta, há casos que bichanos dessa raça atingiram a marca de 118,3.

A língua dos gatos é algo incrível!

A língua dos bichanos chama atenção de todos, pelo seu formato e pelas funções que ela pode ter na vida desse animal. Com a textura bem áspera, a língua tem a presença de pequenas cerdas, parecem até garras e é nomeada de papilas.

A língua dos felinos pode auxiliar na higiene, na hidratação, na alimentação, na hidratação e nas lambidas para evitar o stress e ansiedade.

Os felinos não sentem o sabor doce

Os gatos possuem 400 papilas gustativas, enquanto os humanos possuem de 2 mil a 8 mil. Por esse motivo, os felinos não sentem o gosto de todas as coisas, como por exemplo o gosto do doce.

Normalmente sentem os sabores azedos, salgados ou amargos, usando seu olfato para distinguir os alimentos, por isso esse bichinho tem uma alimentação tão restritiva.

Um gato pode girar sua orelha a 180 graus

Os bichanos possuem o total de 32 músculos que revestem sua orelha, isso faz com que ela gire a 180 graus, muito mais rápido que uma orelha de um cão de guarda.

Outra curiosidade sobre as orelhas dos gatos é que possuem cinco vezes mais músculos que as orelhas dos humanos, isso ajuda os bichanos a terem uma audição muito aguçada, escutando todo e qualquer tipo de ruído por perto.

Os gatos são capazes de reproduzir mais de 100 sons

Para os estudiosos dos bichanos, relatam que atualmente os gatos podem emitir mais de 100 sons diferentes e em momentos diversos, tanto para se comunicar como sons aleatórios.

Porém, nós humanos conseguimos distinguir alguns desses sons, pois aparecem com mais facilidade no cotidiano. Mas vale lembrar que cada dono pode dar significados diferentes para esses sons, não existe uma regra e nem interpretação.

Os gatos têm um órgão extra para sentir cheiros

Como mencionado mais em cima, os gatos apesar de não sentir todos os gostos eles conseguem diferenciar e compreender muitos cheiros e odores, ajudando assim a sobreviver da melhor forma. Mas há um órgão que ajuda os bichanos, sabe qual é?

É o órgão vomeronasal, esse órgão sensorial consegue fazer com que o animal detecte os feromônios e outros cheiros específicos que nós humanos não conseguimos distinguir. Por esse motivo, os gatos são considerados os animais com mais olfato.

Os gatos ouvem melhor que os cães

Na disputa entre o cachorro e o gato, o felino ganha no quesito audição. Eles possuem uma frequência auditiva de cair o queixo, colocando em termos técnicos os humanos conseguem ouvir 20 kHz (quilohertz), os cachorros 45 kHz e os bichanos 65 kHz, ou seja, escutam tudo.

Os gatos conseguem escutar ruídos e agudos que os humanos, nem sabem da existência. Outra característica é que os gatos conseguem ouvir sons a uma distância cinco vezes maior que uma pessoa.

Temperatura normal de um gato


A temperatura de um gato pode variar de acordo com seu humor, agitado ou mais tranquilo, mas geralmente a temperatura correta para esses bichinhos fica em torno de 38 a 39,2° Celsius.

Caso a temperatura dos gatos fique inferior a 38 e acima de 39,2, pode ser que esteja acontecendo algo errado com o bichano. Leve em um médico veterinário e certifique-se que tudo está bem com seu bichinho.

Curiosidades sobre comportamento dos gatos

Gato em fundo azul

Os gatos possuem comportamentos diferentes. Mas você conhece? Leia alguns desses hábitos sobre os bichanos!

Eles acham que seres humanos também são gatos

Segundo o biólogo Dr John Bradshaw, da Universidade de Bristol, que estuda sobre os felinos há mais de 30 anos, relata que os bichanos enxergam os seus donos não como humanos, mas sim como gatos gigantes.

Isso faz com que o animal consiga socializar e conviver com os humanos de forma mais familiar, muitas vezes acreditam que somos uma espécie que pode dominá-los, ou seja, sempre obedientes.

Os gatos se limpam sozinhos por um motivo


Os gatos são animais que prezam pela limpeza, gostam sempre de estar limpo, usam um mecanismo próprio e por esse motivo se limpam sozinhos. Os bichanos usam a língua para fazer a sua higienização, a língua desse animal tem cerdas que auxiliam nesse momento.

Outro motivo é que os felinos não gostam de tomar banho com água, especialistas acreditam que seja uma forma de se proteger, mas afirmam que quando mais velhos é preciso sim um banho com água para retirar os pelos que não caem naturalmente.

Os gatos suam através das patas

Diferente dos humanos, os gatos têm outras áreas do corpo para transportar e aliviar o calor. As glândulas sudoríparas do gato são escassas e por isso, eles têm locais específicos para transpirar, eles suam pelas patas e também pelo queixo.

Outra curiosidade sobre esse bichano, é que quando eles transpiram geralmente soltam um odor doce, perceptível aos humanos mas que não é muito forte a ponto de incomodar.

O porquê dos gatos amassarem pãozinho

Você dono de um gatinho ou não, já deve ter visto eles mexendo as patas dianteiras para frente e para trás. Esse movimento é conhecido como "amassar paozinho?, mas por que eles fazem isso?

Especialistas explicam que os pequenos felinos têm o hábito de fazer esses gestos quando estão relaxados, por isso fazem isso antes de dormir ou acordar. E outra curiosidade é que o "amassar pãozinho" acontece perto dos donos, por se sentirem confortáveis.

Territorialismo é uma de suas características

Os gatos gostam de delimitar seu espaço, gostam de ter seu cantinho, isso ocorre porque os bichanos são territoriais. Ou seja, se tiver outros gatos espalhados pela casa, ele certamente ficará irritado caso encontre outro felino no seu canto.

O motivo desse territorialismo é a questão do instinto, eles gostam de marcar o território por questão de sobrevivência e eles carregam isso desde os seus antepassados selvagens, que costumavam marcar seu território, para garantir alimentos, água e abrigo.

Os gatos também se comunicam pelo miado

Com um jeitinho diferente de se comunicar, o miado é o mais ouvido pelos donos desses bichinhos, já que o ato de miar é reproduzido apenas para os seres humanos, segundo especialistas.

Os diferentes miados podem significar manhã, fome, pedido de atenção ou necessidade, tédio, mas o dono sabe diferenciar esses miados, então não existe uma regra para cada barulho feito pelos bichanos.

Eles têm grande aptidão para pular

Se você tem um gato por perto, já deve ter visto os pulos que esse animal dá por aí. Os gatos costumam saltar, mostrando suas heranças genéticas. A altura desses saltos também é algo característico dos gatos.

Um bichano, dependendo da sua estatura e características pode saltar até 2 metros de altura sem dificuldades, em outros casos algumas raças de gatos podem saltar até 2,5 metros.

Gatos dormem muito

Facilmente você encontra um gato tirando uma soneca por aí, são animais dorminhocos e por isso, muito tranquilos de conviver. Mas é normal um gato dormir tanto? Especialistas dizem que sim, normalmente um bichano dorme de 15 a 20 horas por dia, ou seja, passa um terço do dia dormindo. Então, fique tranquilo, essa característica é típica entre todas as raças dos gatos.

Mais curiosidades sobre gatos

Gato com poucos pelos deitado

Os pequenos felinos trazem consigo muitas curiosidades e peculiaridades, são tantas que seria difícil de descrever todas. Mas confira abaixo algumas dessas características e anote tudo!

Os gatos são sensíveis a sons e vibrações

Com 32 músculos que revestem suas orelhas, os gatos são animais extremamente sensíveis a sons e vibrações. Os bichanos podem escutar um terremoto ou tremor a 15 ou 20 minutos antes do ser humano.

Por isso, se o ambiente em que o gato se encontra estiver muito barulho ou com som alto, ele irá procurar um lugar mais tranquilo e até se esconder debaixo de algum móvel, fique atento ao volume da sua TV quando seu gatinho estiver por perto.

Gatos são vistos como criaturas místicas

Como já vimos, o gato tem essa fama de "azarento", isso surgiu na Idade Média quando pessoas associavam o bichano aos seus hábitos noturnos, relacionando isso a feitiçaria e magia negra.

Há uma lenda do misticismo que uma princesa chamada Alcmena, engravidou do Zeus, personagem muito conhecido. Nisso a princesa teve sua gestação amaldiçoada por Hera e logo após descoberta a deusa da maternidade foi transformada em um gato preto como castigo, virando a deusa da morte e escuridão.

Conheça o gato mais rico do mundo

Você conhece o gato mais rico do mundo? Ela se chama Choupette, da raça birmanesa e que atualmente tem seus nove anos de idade. Ao falecer, seu dono Karl Lagerfeld deixou uma fortuna para sua gata, ao todo a gata ficou com cerca de 3 milhões de euros, segundo fontes.

Choupette e Karl eram bastantes próximos, era considerada pelo dono a sua única, mas ainda não usufruiu da herança milionária, já que envolve muitos processos burocráticos.

Gato que viveu mais no mundo

Nas pesquisas feitas, há vários nomes para ocupar o lugar de gato mais velho do mundo. Mas de acordo com criadores e especialistas, o posto desse lugar ficou com a Crème Puff, gata formidável dos Estados Unidos. Ela viveu inexplicavelmente 38 anos, nasceu em 03 de agosto de 1967 e faleceu em 06 de agosto de 2005.

Tempo de gestação de uma gata

No período de gestação de uma bichana, é preciso se atentar aos cuidados necessários. O primeiro deles é ficar ciente do tempo que dura a gestação de uma gata, que é considerada curta, entre 57 e 67 dias.

Caso não esteja pronto para fazer o parto do seu animal, leve-o a um médico veterinário, ele irá fazer com que esse momento seja tranquilo e calmo.

Quantos filhotes um gato pode ter durante a vida?


Os donos desses bichinhos se perguntam quantos filhotes eles podem ter, se é contabilizado por ano ou por ninhada. Estudos apontam que as gatas podem ter entre 5 e 6 filhotes por vez, mas que há casos que nasceram 10 filhotes em uma única ninhada. Isso tudo vai depender de como foi a gestação, sua alimentação e a idade que a gata engravidou.

Gatos possuem muitas curiosidades! Pronto para desvendar todas?

Filhote de gato amarelo deitado

Vimos que os gatos possuem dezenas de curiosidades e comportamentos interessantes, seus donos a cada dia descobrem mais coisas sobre esse animal tão fofo e amigável. Mas é preciso ficar atento a algumas dessas características, como a temperatura do corpo, do som do ambiente, do local onde o gatinho dorme, isso com certeza fará uma enorme diferença na vida do animal.

Neste artigo, observamos que o gato sempre será uma ótima companhia, eles prezam por estar perto dos seus tutores, com o ar de protetor vão saber se comunicar e driblar qualquer situação inesperada. Aproveite bastante o seu gatinho e caso queira adotar um para você, anote todas as dicas!

Autor deste artigo

Jornalista – Comunicadora Social e Redatora no Guia Animal :)

Palavras-chave relacionadas


fatos curiosos

Artigos relacionados


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça o cachorro Rhodesian Ridgeback, o Leão-da-Rodésia!

Conheça tudo sobre essa raça conhecida como caçadora de leões, da alta performance combinado à sua personalidade dócil, cuidados e custos necessários.


Cachorro sente quando o dono vai morrer? Descubra a verdade!

Cachorro sente quando o dono vai morrer? Descubra a verdade!

Neste artigo, veremos tudo sobre os mitos e verdades relacionados ao comportamento dos cães. Afinal, eles podem ou não sentir, ou pressentir? Veja aqui!


Tudo sobre ovelhas: curiosidades, raças, criação e mais

Tudo sobre ovelhas: curiosidades, raças, criação e mais

A ovelha é o mamífero que acompanha os humanos há muito séculos, ajudando, inclusive, na economia. Descubra a seguir, muito mais sobre esse animal peculiar!


Plano de saúde pet: veja o que é, benefícios e como escolher

Plano de saúde pet: veja o que é, benefícios e como escolher

Já ouviu falar do plano de saúde pet? Com ele é possível manter seu pet saudável e economizar ao mesmo tempo. Conheça mais sobre esse serviço!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.