Você já ouviu falar do synodontis? Conheça agora!
Synodontis. Um peixe ornamental nada comum, mas não menos bonito, que costuma chamar muito a atenção em uma série de aquários onde vivem. Não é de cores vibrantes e chamativas como outros peixes, e vive sempre no fundo dos aquários, sendo um dos motivos pelos quais ele chama a atenção e atrai muitos olhares para os amantes de peixes.
Se você é um dos que não conhecem ainda esse peixe um tanto curioso, neste artigo vão ser trazidos todos os detalhes e características que não podem passar despercebidos. Assim é possível contar com essa presença bem impactante no seu aquário.
O que é um synodontis?
O Synodontis, conhecido popularmente como peixe-gato, é uma espécie de peixe que se mostra mais discreto do que outros. Um peixe que não tem problemas com alimentação, embora seja sensível quando o assunto é variação da temperatura da água.
■Características do synodontis ou como também é conhecido gato invertido
O Synodontis é também conhecido como peixe gato invertido pela sua curiosa maneira de nadar nos aquários. Além de ter características que lembram os felinos, ele costuma nadar com o ventre para cima, um comportamento natural para essa classe de peixe, mas nada comum para quem cria outras espécies.
■Como é a alimentação do synodontis?
Como já foi dito, alimentar o Synodontis não é um problema, visto que ele come de tudo. No seu habitat natural a sua alimentação é feita com base em insetos, crustáceos, depois, secundariamente, com plantas e detritos. Quando a criação é feita em aquários ele pode se alimentar com qualquer um alimento, como pequenos seres vivos e alimentos secos, sem nenhum tipo de resistência ou tempo para a adaptação.
■Como é o seu comportamento
O Synodontis possui hábitos noturnos, e por isso passa boa parte do dia escondido entre as rochas ou plantas do aquário. Pode ser criado em aquário comunitário ou em grupos de até 6 peixes, já que costuma ser pacífico. No entanto, é bom evitar duplas, já que ele pode se impor ao outro peixe através da violência.
■Dismorfismo sexual
As fêmeas costumam ser maiores e mais gordas, enquanto os machos costumam apresentar colorações mais escuras. As nuances de cores causadas pela mistura com outras espécies de peixes e até mesmo diferentes dos Synodontis, apresenta um efeito visual muito interessante, e que vale a pena o investimento.
História, origem e distribuição do synodontis
A história do peixe Synodontis é também curiosa, e conhecer mais dessa história é fundamental para que você tenha um bom peixe em seu aquário. Seu habitat natural, seus costumes, e outras tantas informações são necessárias para a sua adaptação em outros ambientes que não costumam ser os mais comuns.
■De onde vem o peixe synodontis?
O peixe Synodontis é originário da África, especialmente a região central, sendo encontrado em maior quantidade nesse local. Com a ampliação de espécies e também com a busca de alimentos, conseguiu alcançar áreas além das que já ocupava.
■Distribuição geográfica do synodontis
A partir de sua expansão, o Synodontis avançou a sua ocupação para países como Camarões, República do Congo e República Democrática do Congo, avançando para outros locais que também ofereciam condições para a sua criação.
Por isso hoje pode ser encontrado em muitos locais fora da África e até mesmo em aquários, sendo criados com todas as condições básicas para isso.
■Como é o habitat natural do synodontis?
O habitat natural para o peixe Synodontis são as beiras de rio, especialmente as que possuem uma forte vegetação.
Isso porque a sua alimentação é feita em grande parte por plantas e vegetais, além dos pequenos insetos que também habitam esses locais. Por isso, um bom local para a sua criação, deve ter sempre plantas aquáticas à sua volta.
■Adaptação a outros ambientes
A adaptação a outros ambientes depende diretamente de como o local é preparado. As plantas, por exemplo, são essenciais nesse processo de adaptação, assim como a utilização de rochas para que ele se esconda.
A temperatura da água deve estar sempre entre 22°C e 26°C, com o pH em torno de 6.0 e 8.0. São condições que recriam o ambiente natural em que vive o Synodontis
É possível criar um synodontis no aquário?
A criação de peixe Synodontis em aquário é possível, desde que sejam oferecidas as condições mínimas para que isso aconteça. Desde a temperatura até a convivência com outros peixes, tudo faz com que a sua criação possa ser feita com toda a segurança. Confira a seguir como fazer isso.
■Parâmetros ideais do aquário para synodontis
Os parâmetros ideais para a criação do Synodontis devem conter: dimensões de 0 cm X 30 cm X 40 cm (96 litros) para um par ou um pequeno cardume. A temperatura da água e pH, como você já sabe, devem ter entre 22°C e 26°C e entre 6.0 e 8.0 respectivamente. Além disso, deve conter muitas plantas e rochas que sirvam para o seu esconderijo, já que é um animal noturno.
■Reprodução dos peixes synodontis
A reprodução do peixe Synodontis é tida como complicada, já que eles, em ambiente natural, migram para locais onde a água é mais abundante. Em aquários é muito raro de acontecer, apesar de haver alguns relatos que garantem a ocorrência.
■Comportamento e compatibilidade com outros peixes
Por ser pacífico, a criação de Synodontis com outras espécies é algo normal, e que não oferece nenhum risco de um modo geral. A sua convivência com outros pares da mesma espécie podem ocorrer desde que sejam com pequenos grupos, já que com menos peixes ele pode se impor através de atos violentos.
■Dicas importantes
Cuidar da alimentação recorrente é fundamental, e também observar a posição e localização do aquário pode fazer a diferença para a saúde do Synodontis. Ele pode ser alimentado de duas a três vezes no dia, e o ambiente deve ter pouca incidência de iluminação, para que ele possa ter uma rotina tal qual sua natureza exige.
Desfrutando de sua beleza
Tendo todos os conhecimentos com relação ao seu comportamento, até mesmo com relação ao seu nome nada comum, Synodontis, você pode criar o seu peixe gato invertido e aproveitar a sua beleza exótica. Ele é a prova que para embelezar o seu aquário não é preciso ter somente cores vibrantes, e muitas vezes, o que é misterioso e discreto, também carrega a sua beleza.
Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).