O que é um synodontis? Descubra agora esse animal incrível!

O que é um synodontis? Descubra agora esse animal incrível!

Você conhece o diferente Synodontis? Um peixe ornamental nada comum, mas muito bonito! Confira aqui todas as informações e curiosidades sobre.


Você já ouviu falar do synodontis? Conheça agora!

Peixe synodontis em aquário

Synodontis. Um peixe ornamental nada comum, mas não menos bonito, que costuma chamar muito a atenção em uma série de aquários onde vivem. Não é de cores vibrantes e chamativas como outros peixes, e vive sempre no fundo dos aquários, sendo um dos motivos pelos quais ele chama a atenção e atrai muitos olhares para os amantes de peixes.

Se você é um dos que não conhecem ainda esse peixe um tanto curioso, neste artigo vão ser trazidos todos os detalhes e características que não podem passar despercebidos. Assim é possível contar com essa presença bem impactante no seu aquário.

O que é um synodontis?

Peixe synodontis em aquário

O Synodontis, conhecido popularmente como peixe-gato, é uma espécie de peixe que se mostra mais discreto do que outros. Um peixe que não tem problemas com alimentação, embora seja sensível quando o assunto é variação da temperatura da água.

Características do synodontis ou como também é conhecido gato invertido

O Synodontis é também conhecido como peixe gato invertido pela sua curiosa maneira de nadar nos aquários. Além de ter características que lembram os felinos, ele costuma nadar com o ventre para cima, um comportamento natural para essa classe de peixe, mas nada comum para quem cria outras espécies.

Como é a alimentação do synodontis?

Como já foi dito, alimentar o Synodontis não é um problema, visto que ele come de tudo. No seu habitat natural a sua alimentação é feita com base em insetos, crustáceos, depois, secundariamente, com plantas e detritos. Quando a criação é feita em aquários ele pode se alimentar com qualquer um alimento, como pequenos seres vivos e alimentos secos, sem nenhum tipo de resistência ou tempo para a adaptação.

Como é o seu comportamento

O Synodontis possui hábitos noturnos, e por isso passa boa parte do dia escondido entre as rochas ou plantas do aquário. Pode ser criado em aquário comunitário ou em grupos de até 6 peixes, já que costuma ser pacífico. No entanto, é bom evitar duplas, já que ele pode se impor ao outro peixe através da violência.

Dismorfismo sexual

As fêmeas costumam ser maiores e mais gordas, enquanto os machos costumam apresentar colorações mais escuras. As nuances de cores causadas pela mistura com outras espécies de peixes e até mesmo diferentes dos Synodontis, apresenta um efeito visual muito interessante, e que vale a pena o investimento.

História, origem e distribuição do synodontis

Peixe synodontis em aquário

A história do peixe Synodontis é também curiosa, e conhecer mais dessa história é fundamental para que você tenha um bom peixe em seu aquário. Seu habitat natural, seus costumes, e outras tantas informações são necessárias para a sua adaptação em outros ambientes que não costumam ser os mais comuns.

De onde vem o peixe synodontis?

O peixe Synodontis é originário da África, especialmente a região central, sendo encontrado em maior quantidade nesse local. Com a ampliação de espécies e também com a busca de alimentos, conseguiu alcançar áreas além das que já ocupava.

Distribuição geográfica do synodontis

A partir de sua expansão, o Synodontis avançou a sua ocupação para países como Camarões, República do Congo e República Democrática do Congo, avançando para outros locais que também ofereciam condições para a sua criação.

Por isso hoje pode ser encontrado em muitos locais fora da África e até mesmo em aquários, sendo criados com todas as condições básicas para isso.

Como é o habitat natural do synodontis?

O habitat natural para o peixe Synodontis são as beiras de rio, especialmente as que possuem uma forte vegetação.

Isso porque a sua alimentação é feita em grande parte por plantas e vegetais, além dos pequenos insetos que também habitam esses locais. Por isso, um bom local para a sua criação, deve ter sempre plantas aquáticas à sua volta.

Adaptação a outros ambientes

A adaptação a outros ambientes depende diretamente de como o local é preparado. As plantas, por exemplo, são essenciais nesse processo de adaptação, assim como a utilização de rochas para que ele se esconda.

A temperatura da água deve estar sempre entre 22°C e 26°C, com o pH em torno de 6.0 e 8.0. São condições que recriam o ambiente natural em que vive o Synodontis

É possível criar um synodontis no aquário?

Peixe synodontis em aquário

A criação de peixe Synodontis em aquário é possível, desde que sejam oferecidas as condições mínimas para que isso aconteça. Desde a temperatura até a convivência com outros peixes, tudo faz com que a sua criação possa ser feita com toda a segurança. Confira a seguir como fazer isso.

Parâmetros ideais do aquário para synodontis

Os parâmetros ideais para a criação do Synodontis devem conter: dimensões de 0 cm X 30 cm X 40 cm (96 litros) para um par ou um pequeno cardume. A temperatura da água e pH, como você já sabe, devem ter entre 22°C e 26°C e entre 6.0 e 8.0 respectivamente. Além disso, deve conter muitas plantas e rochas que sirvam para o seu esconderijo, já que é um animal noturno.

Reprodução dos peixes synodontis

A reprodução do peixe Synodontis é tida como complicada, já que eles, em ambiente natural, migram para locais onde a água é mais abundante. Em aquários é muito raro de acontecer, apesar de haver alguns relatos que garantem a ocorrência.

Comportamento e compatibilidade com outros peixes

Por ser pacífico, a criação de Synodontis com outras espécies é algo normal, e que não oferece nenhum risco de um modo geral. A sua convivência com outros pares da mesma espécie podem ocorrer desde que sejam com pequenos grupos, já que com menos peixes ele pode se impor através de atos violentos.

Dicas importantes

Cuidar da alimentação recorrente é fundamental, e também observar a posição e localização do aquário pode fazer a diferença para a saúde do Synodontis. Ele pode ser alimentado de duas a três vezes no dia, e o ambiente deve ter pouca incidência de iluminação, para que ele possa ter uma rotina tal qual sua natureza exige.

Desfrutando de sua beleza

Peixe synodontis em aquário

Tendo todos os conhecimentos com relação ao seu comportamento, até mesmo com relação ao seu nome nada comum, Synodontis, você pode criar o seu peixe gato invertido e aproveitar a sua beleza exótica. Ele é a prova que para embelezar o seu aquário não é preciso ter somente cores vibrantes, e muitas vezes, o que é misterioso e discreto, também carrega a sua beleza.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Características dos anfíbios: confira as principais.

Características dos anfíbios: confira as principais.

Os anfíbios são animais surpreendentes em suas características muito peculiares. Saiba neste artigo, todas as características dos anfibios no mundo animal.


Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Nesse artigo você conhecerá mais sobre as características e curiosidades de 48 espécies de peixes de água doce do Brasil e do mundo!


Border Collie: veja características, origem, preço e mais!

Border Collie: veja características, origem, preço e mais!

O Border Collie é considerado um dos mais inteligentes do mundo. Confira a seguir as características, custos, personalidade e outros detalhes dessa raça!


Cervo: tipos e características deste animal presente também no Brasil

Cervo: tipos e características deste animal presente também no Brasil

Aqui você irá conhecer a família dos cervídeos, incluindo o cervo do pantanal. Abordaremos características, curiosidades e os vários tipos deste animal!


Tuiuiú: veja características, informações, curiosidades da ave e muito mais!

Tuiuiú: veja características, informações, curiosidades da ave e muito mais!

Você já viu um jaburu ou ouviu suas lendas? Nesse artigo falaremos sobre a maior ave do Pantanal. Curiosidades, alimentação e mais!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.