Peixe betta: cores, cuidados, reprodução e muito mais!

Peixe betta: cores, cuidados, reprodução e muito mais!

Conheça afundo todas as particularidades dos famosos peixes betta. Há detalhes desses animais que você sequer imaginava!


Conheça o Betta, suas cores, tempo de vida e muito mais!

Peixe betta roxo

Os célebres peixes betta são animais altamente difundidos no Brasil e reconhecidos por serem resistentes, fáceis de cuidar e briguentos. Eles, indicados para aquaristas iniciantes, são peixes solitários e individualistas, ou seja, não gostam de companhia dentro do aquário! Ainda assim, são ótimos para aqueles que procuram por um pet cativante e de simples manutenção.

Como os bettas estão há mais de um século passando por reproduções seletivas, existem, atualmente, exemplares de diversas cores. Alguns podem, inclusive, modificar sua cor ao longo da vida, processo conhecido como marmoreio.

Conheça mais a respeito dos incríveis peixes betta: seus hábitos comportamentais, o nicho ecológico da espécie e curiosidades instigantes. Vamos lá!

Ficha técnica do peixe betta

Peixe betta próximo ao substrato

Existem algumas informações a respeito dos peixes betta que introduzem todos os conhecimentos acerca do animal. Informar-se a respeito de seus nomes, tamanhos, local de origem e tempo de vida são imprescindíveis. Veja:

Nome

O peixe da espécie Betta splendens é, no Brasil, popularmente conhecido como Betta ou peixe-de-briga-siamês. Seu nome, dependendo da região em que se encontra, sofre algumas variações. Por exemplo, em Angola é denominado peixe-beta e em Portugal, peixe combatente.

Tamanho do peixe betta

Dentro do gênero Betta, há cerca de 60 espécies distintas com tamanhos entre 2,5 e 12 cm. A espécie mais tradicional e difundida é a B. splendens e, apesar de haver algumas variedades dentro desse grupo quanto ao tipo e ao formato da nadadeira caudal, os peixes medem aproximadamente 7 cm.

Local de origem do peixe betta

Os peixes betta são nativos de água doce e originários da Tailândia, na bacia do Rio Chao Phraya. Também são encontrados no Rio Mekong, que passa pelo Camboja, Laos e Vietnã. Como apreciam águas tropicais, quando foram trazidos ao Brasil, adaptaram-se facilmente às águas daqui.

Tempo de vida

Os peixes betta atingem a maturidade sexual por volta dos 5 meses de vida e em cativeiro, vivem entre 2 e 5 anos. Fatores que podem influenciar diretamente na sua longevidade são a qualidade da água e o tamanho do aquário.

Ou seja, bettas que vivem em um aquário espaçoso e com filtro costumam ultrapassar os 4 anos de idade, enquanto aqueles que habitam aquários pequenos e com água de má qualidade dificilmente chegarão aos 2 anos.

Como cuidar do peixe betta

Peixe betta em um aquário

Apesar de serem fáceis de cuidar, os peixes betta demandam alguns cuidados específicos no que tange ao ambiente, à temperatura da água, à alimentação, à medicação preventiva e à reprodução. Descubra quais são as melhores condições na lida com seu betta:

Ambiente ideal para o peixe betta

A escolha do aquário influencia diretamente a qualidade de vida do peixe. Opte por modelos com capacidade superior a 10 litros, posto que ambientes menores causam stress devido ao confinamento e podem fazer com que o animal pratique a caudofagia, automutilação da nadadeira caudal que traz muitos malefícios.

Temperatura da água

A água do aquário deve circular constantemente para que o ambiente permaneça sempre oxigenado. Além disso, não pode conter traços de cloro ou de sal e deve permanecer entre 22 ºC e 28 ºC. Temperaturas abaixo dessa faixa retardam o metabolismo dos peixes e acima do parâmetro ocasionam envelhecimento precoce.

Alimentação do peixe betta

Como o peixe betta é um animal pequeno, cuidado com excessos ao alimentá-lo. Opte por rações peletizadas específicas para os bettas, as quais podem ser encontradas em lojas de aquarismo. Além disso, como são animais carnívoros, é possível, também, alimentá-los com bloodworms ou com artêmias.

Medicamentos de prevenção

Existem algumas doenças que afetam os peixes betta com mais frequência, como fungos na boca, hidropsia e septicemia. Além disso, é comum que os bettas apresentem a barbatana caudal rasgada: devido ao estresse, muitas vezes, eles mesmos se mordem.

Para prevenir tais males e remediar as doenças, é preciso manter a água do aquário sempre limpa e aplicar antibióticos e antifúngicos no ambiente constantemente. É relevante, também, adicionar alguns sais de aquário para elevar levemente a salinidade do habitat e combater, assim, os parasitas, as bactérias e os fungos.

Reprodução do peixe betta

A reprodução dos bettas deve ser mediada e observada à risca pelo aquarista para que ocorra de forma efetiva. Escolha um casal com o macho um pouco maior do que a fêmea para facilitar o abraço nupcial. Depois, reserve um aquário de no mínimo 20 litros e coloque os peixes nele. O macho, então, vai cortejar a fêmea e começar a fazer o ninho.

Após fazê-lo, em no máximo 24 horas, a fêmea expele os ovos que são, em seguida, fertilizados. Então, o macho os recolhe para a desova. Nesse momento, retire a fêmea do aquário. O pai ficará cuidando da ninhada e os ovos eclodirão entre 24 e 48 horas.

Curiosidades sobre o peixe betta

Dois peixes betta

Há curiosidades fascinantes envolvendo o peixe betta. É muito interessante explorar a vida e os hábitos desse tão famoso e difundido peixe. Por exemplo, analisar os instintos, o comportamento, a ampla paleta de cores dos bettas e até a respiração desses animais é instigante. Confira:

Instinto do peixe

Assim como é comumente difundido, o peixe betta é bastante territorialista. As disputas costumam ocorrer quando um peixe adentra o território do outro. O embate é bem intenso e um dos peixes pode até morrer devido aos ferimentos. Por isso, é altamente recomendado não colocar dois bettas no mesmo aquário!

Comportamento

Assim como foi falado, é imprescindível atentar-se quanto às ressalvas da criação dos bettas. Uma das maiores recomendações para evitar as brigas territoriais é jamais colocar dois machos da mesma espécie no mesmo aquário. Por outro lado, é possível manter mais de uma fêmea no mesmo ambiente!

Além disso, outro fato instigante quanto ao comportamento dos betta envolve a desova: os machos mudam os ovos de lugar para ajudar na oxigenação da ninhada!

Cores do peixe

Os peixes betta apresentam uma incrível variedade de cores. As mais comuns são azul, vermelho, amarelo, preto e laranja. Há, também, padrões de cores: sólidos, indivíduos de uma só cor; bicolores, peixes com duas únicas cores; butterfly, aqueles que possuem mais de duas cores; e mármores, bettas com padrões de tons irregulares pelo corpo todo.

Peixes betta respiram ar atmosférico!

Ainda que a maior parte das espécies de peixes respire exclusivamente embaixo d’água, os bettas vão até a superfície da água captar oxigênio! Isso acontece porque o peixe betta possui o labirinto, um órgão dotado de lamelas com irrigação sanguínea, que faz trocas gasosas complementando, assim, a respiração branquial.

O labirinto é extremamente eficiente quando os bettas encontram-se em águas com baixa oxigenação, posto que captar o oxigênio atmosférico permite com que eles respirem mais e melhor.

O peixe betta é fantástico e cativante!

Peixe betta vermelho, azul e branco

Conhecer o betta vai muito além de reconhecer os fatos disseminados pelo senso comum. Há um universo de informações sobre o modo de vida deste peixe, suas tendências comportamentais e seu nicho ecológico. Além disso, caso você opte por adotar um peixe betta, atente-se quanto às ressalvas apontadas neste artigo, devido ao instinto territorialista do animal.

Aqui você conheceu a ficha completa deste peixe e entendeu como é importante informar-se a respeito de um animal antes de adquiri-lo! E você, está pronto para adotar o incrível peixe betta?

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Coelho Nova Zelândia: veja características, preço e cuidados

Venha conferir uma raça incrível e exótica de coelho, conhecida como Coelho Nova Zelândia. Conheça tudo que precisa saber para ter o seu!


Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Animais ruminantes: o que são, sistema digestivo e exemplos

Você conhece os animais ruminantes? Entenda como funciona a fisiologia de um animal ruminante e conheça algumas espécies!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.