Gatos sonham ou têm pesadelos enquanto dormem? Descubra aqui!

Gatos sonham ou têm pesadelos enquanto dormem? Descubra aqui!

Os gatos sonham? Descubra aqui neste artigo tudo sobre o sono dos gatos, se sonham e têm pesadelos como os humanos, e outras muitas curiosidades sobre!


É verdade que gatos sonham?

Gato dormindo

Assim como vários outros animais, os gatos sonham! Quem é dono desses animais sabe a grande quantidade de horas que eles passam descansando. No entanto, mesmo que durmam bastante, os sonhos se encontram no ciclo mais profundo do sono, o que faz ser uma pequena parte do descanso dos gatinhos.

Neste artigo, você vai entender que não se sabe exatamente o que esses misteriosos animais sonham, mas os cientistas nos dão dicas: sonham com o cotidiano e inclusive, têm pesadelos. Menos abstratos que os sonhos de humanos, os gatos possuem suas particularidades. Confira a seguir o que a ciência já descobriu sobre o mundo misterioso dos sonhos dos felinos!

Com o que os gatos sonham enquanto dormem?

Gato dormindo

Assim como os humanos que sonham com simulações do que veem a sua volta, situações de medo, desejos ou simplesmente acontecimentos diários, a ciência indica que com os felinos não é muito diferente. Eles sonham com sua rotina, as pessoas a sua volta e pesadelos que envolvem acontecimentos reais.

Gatos têm pesadelos

Por mais irreais que sejam, os sonhos já vivem dentro de nós de certa forma. O mais provável é que os gatos também sejam assim. Brigar com um adversário ou pote da ração vazio são possibilidades. No entanto, outra chance de pesadelos tem relação com situações desconfortáveis que seu gatinho pode passar.

Seu gatinho odeia passar por sustos ou situações que os deixam aborrecidos. Pode ser uma diversão ver os gatinhos perturbados, mas para os peludos é um verdadeiro horror, já que ficam bastante estressados. Como as referências dos bigodudos são limitadas, eles sonham com sua rotina.

Perseguindo presas

Das poucas horas que passam acordados, uma parte é dedicado a perseguir presas. Não precisa ser necessariamente animais, bolas e luzes também são paixões dos gatinhos. Outro resquício que os felinos domesticados carregam da vida selvagem.

Logo, é de se imaginar que correr atrás de presas é um sonho comum para esses animais. Se você botou seu gato para correr atrás daquela luz vermelha, pode saber que seu pet pode reviver o momento quando estiver sonhando.

Matando animais

Qualquer espécie que seja menor, os gatos vão matá-los se conseguirem, ou brincar com suas vítimas o quanto quiserem. Já é um clássico que gatos matem ratos e deem de presente para seus donos. Por mais trevoso que possa parecer, é uma bela noite de sono para os bichanos sonhar que estão matando animais.

Aliás, um estudo feito pela Universidade de Edimburgo, revelou que o seu gatinho pode até sonhar que está matando seu dono.

Gato também sonha que está correndo

Outra probabilidade de sonho, é com corrida. É notório que gatos amam correr e vê-los disparar sem nenhum motivo aparente é comum. Nos sonhos, gatos continuam a serem gatos, portanto é esperado que sonhem com essa atividade.

Se você tem gatos, é bem provável que em algum momento no qual eles estavam dormindo já viu eles mexendo as pernas como se estivessem correndo.

O que você não sabia sobre o sonho dos gatos

Gato dormindo

Para além de sonhos e pesadelos que envolvem seu dia a dia, gatos possuem particularidades em relação ao sono que os difere de outros mamíferos, mas se igualam a outros felinos.

O sono REM e a relação com o sonho dos gatos

Quando estamos dormindo, o cérebro passa por fases que são designadas pela sigla REM (pronunciada em inglês, que significa Rapid Eye Movement). Os dois principais tipos de sono são o não- REM, que é caracterizado por atividade cerebral menos intensa e consequentemente o REM, o último estágio do ciclo do sono.

Os bichanos podem dormir de 16 a 18 horas diariamente e nove anos de sua vida dormindo. No entanto, apesar de passarem muitas horas de olhos fechados, na verdade, estão bem atentos, e podem reagir ao menor sinal de perigo. Isso significa que a maior parte do tempo, os gatos estão no sono não- REM, pois apesar de descansando, não atingem o ciclo mais profundo do sono.

Sinais de que seu gato está sonhando enquanto dorme

A maior parte dos sonhos dos gatos ocorre quando ele está totalmente relaxado e aparentemente dormindo. Logo, é mais provável durante o sono REM que os gatos sonhem. Esse ciclo mais profundo é uma parte pequena das longas horas de sono dos bichanos, cerca de 30% do tempo.

Entretanto, você pode ter alguns sinais de que ele está tendo algum sonho. Repare os bigodinhos se mexendo, as orelhas tremendo, ou até mesmo as patinhas abrindo e fechando os dedinhos.

Posso acordar meu gato quando sonha?

Se seu gato estiver miando ou fazendo algum movimento enquanto dorme, é recomendável que não acorde ele. Isso pode estressá-lo, e assim fazer com que ele aja de forma violenta, e atacar até mesmo o seu dono. Deixe sempre seu gatinho despertar de forma natural, para evitar esse tipo de situação.

Esses animais possuem rituais ao despertarem que levam à sério. Bocejam, piscam os olhos, espreguiçam as patas da frente, e depois as patas de trás, lavam o rosto e tomam o banho da manhã. Qualquer coisa que os faça fugir desse padrão, podem deixar os gatinhos bastante irritados.

Os gatos ficam indefesos quando sonham

Se você tem um gatinho em casa, pode ter reparado que ele adora dormir com seu tutor. Isso mostra que ele sente carinho e segurança pelo dono. Os felinos são muito desconfiados, e é natural que fiquem mais frágeis e vulneráveis na hora de dormir.

Afinal, é justamente quando dormem e sonham que se tornam mais indefesos, pois nesse estado é muito mais fácil de serem atacados. Nesse contexto, se seu gatinho quer dormir com você, na realidade, isso é uma demonstração de confiança.

Eles dormem e acordam simultaneamente

Outro ponto a ser lembrado é que os gatos dormem e acordam várias vezes ao dia. Da mesma forma que os leões fazem, afinal de contas, ambos são felinos, dormir de forma espaçada é uma maneira de se proteger, pois como dito acima, é quando dormem que ficam mais indefesos.

Além disso, por mais que seu gatinho esteja de olhos fechados 3/4 do tempo, ele está apenas cochilando, pronto para qualquer surpresa mesmo nesse estado. Portanto, dormir e acordar simultaneamente é natural para esse animal, já que os gatos precisam prestar atenção no mundo externo.

Pesquisas de Michel Jouvet

Na década de 60 surgiram notícias sobre como alguns humanos se movimentam enquanto sonham. No entanto, isso pode parecer contraditório, pois durante o sono REM (movimento rápido dos olhos), nossos músculos estão totalmente paralisados. Seguindo essa linha de raciocínio, cientistas se deram conta que ao induzir esse estado nos animais, poderia se descobrir o que eles sonham.

Foi quando o pesquisador francês Michel Jouvet tirou uma parte da medula do cérebro dos gatos, chamada de ponte de Varolio e assim evitando que ele ficasse paralisado durante o sono REM. Em vez de ficarem imóveis, os gatos se mexiam e tinham comportamentos agressivos. Alguns até agiam como se estivessem perseguindo presas, o que era uma evidência que sonhavam com as atividades do dia.

Adrian Morrison

Os estudos prosseguiram, e o veterinário neurologista Adrian Morrison, da Universidade da Pensilvânia, também estudou o sono dos gatos e descobriu que esses animais conseguem atingir o ciclo mais profundo do sono, o sono REM, em cerca de 20 a 30 minutos. Em comparação com os humanos que demoram aproximadamente 2 horas para atingir esse estado.

Além disso, segundo o veterinário Morrison, nesse estado os gatos movem suas cabeças como se seguissem a estímulos. Ou seja, mais uma prova de que esses felinos, assim como a maioria dos mamíferos, sonham com aquilo que se passou no dia.

Os gatos sonham: e também podem sonhar com você!

Gato dormindo

Durante muito tempo acreditou-se que apenas humanos podiam sonhar. No entanto, vimos aqui que gatos, como outros animais também sonham! Não há dúvidas quanto a isso.

Além disso, após ler esse artigo, podemos aprender que os bichanos podem ter sonhos bons ou pesadelos, e isso depende do que os felinos vivenciaram durante o dia. Contudo, é certo que os gatos sonham com suas atividades, seus tutores e passam muitas horas dormindo.

Diferentemente dos humanos, seus sonhos parecem ser menos abstratos, e é possível identificar quando estão sonhando, ou seja, quando estão relaxados e aparentemente dormindo. E lembre-se: nada de acordar os gatinhos, pois isso pode estressá-los bastante!

Autor deste artigo

Maria Antonia é jornalista e redatora do Guia Animal. Atualmente cursa a pós graduação em Formação do Escritor na PUC-Rio.

Palavras-chave relacionadas


fatos curiosos

Artigos relacionados


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!


Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Você já ouviu falar do gato escaminha de tartaruga? Aqui você conhecerá mais sobre esse tipo de gato: suas raças, características, fatos fascinantes e mais.


Cutia: veja curiosidades, tipos, alimentação e criação!

Cutia: veja curiosidades, tipos, alimentação e criação!

Você já ouviu falar na cutia? Ela é muito comum em todo o Brasil! Neste artigo te mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse animal!


Raposa: características, tipos, o que come, habitat e mais

Raposa: características, tipos, o que come, habitat e mais

Quer descobrir todas as curiosidades e principais características da raposa? Neste artigo, você verá várias informações incríveis sobre animal.


Panda Vermelho: confira curiosidades, habitat e muito mais!

Panda Vermelho: confira curiosidades, habitat e muito mais!

Um dos animais exóticos considerado mais fofo do mundo é o Panda Vermelho! Venha conferir tudo que precisa saber sobre esse animal lindo e extraordinário!


Últimos posts


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.