Panda Vermelho: confira curiosidades, habitat e muito mais!

Panda Vermelho: confira curiosidades, habitat e muito mais!

Um dos animais exóticos considerado mais fofo do mundo é o Panda Vermelho! Venha conferir tudo que precisa saber sobre esse animal lindo e extraordinário!


Você conhece o Panda Vermelho?

Panda Vermelho

Quando vemos a palavra Panda já imaginamos aquele urso preto e branco fofo comendo bambo, não é mesmo? No entanto, estamos falando de um animal complemente diferente, inclusive no seu tamanho. O Panda Vermelho que é um animal pequeno e avermelhado extremamente fofo, sendo da família dos ursos, também um mamífero de pequeno porte, se assemelhando ao guaxinim em sua forma peluda.

Você verá nesse artigo tudo que precisa saber sobre este panda diferente e fofo. Informações sobre sua origem, características, tanto visuais quanto habituais. Confira abaixo também, suas particularidades e motivos para sua preservação!

Ficha técnica do Panda Vermelho

Panda Vermelho

Iniciamos com todas as particularidades principais sobre o Panda Vermelho. Tudo que você precisa saber sobre essa espécie. De sua origem até o seu tipo de alimentação, tamanho, habitat e afins. Acompanhe agora o que chamamos de Panda Vermelho!

Nomes

O Panda Vermelho, possui diversos nomes por conta da cor da pelagem do animal e seu tamanho se tornaram populares. Conhecidos como Raposa de fogo, panda-pequeno, gato-de fogo, panda-menor e urso-gato vermelho.

No entanto, mesmo tendo diversos nomes por todo mundo o mais conhecido ainda é Panda Vermelho. Outros nomes menos conhecidos ainda que não possui uma tradução correta são os Ailurus Fulgens Fugens e Ailurus Fulgens Styani. Esses dois últimos veem do latim e são os nomes científicos divididos por espécie.

Origem

Sendo um tipo de panda diferenciado suas primeiras classificações indicavam que os Pandas Vermelhos entravam como membros da família guaxinim, conhecidos como Procyinidae. No entanto, em 1825 se iniciaram novas pesquisas controversas ao que foi dito anteriormente, por conta de características semelhantes no corpo do animal tanto da dentição, da calda e da cabeça.

E logo essas suspeitas foram confirmadas com o DNA que mostrou semelhanças com outra espécie, e assim, os Pandas Vermelhos foram atribuídos à família dos ursos, conhecida como Ursidae.

Características Visuais

Como já dito anteriormente, o Panda Vermelho tem certas características marcantes tanto pelo porte, quanto pela cor. Pesando entre 3,6 e 7,7 kg, e seu tamanho varia de 56 a 62 cm, sem contar o comprimento da calda que também varia de 37 a 47 cm. Já outras características visuais mais simples como cabeça redonda e focinho curto acompanhado de grandes orelhas pontudas.

Agora um dos pontos que mais marcam o Panda Vermelho, além da sua pelagem rubra está no rosto, com marcas brancas em forma de lagrima do tom marrom-avermelhado, e claro, a calda possui anéis se alternando de cor assim como pode ver na imagem.

Habitat natural e distribuição geográfica

Sendo um panda, sua principal localização no globo está direcionada para países asiáticos como no norte de Birmânia no Nepal, em Sikkim na Índia e Yunnan que é localizado na China. Esses animais em si são arbóreos, que passam a maior parte da vida nas árvores, com isso, você pode encontrá-los em florestas temperadas de grande altitude como em montanhas altas e no Himalaia.

No entanto, os locais mais predominantes de moradia desses animais são na China e no Nepal. Inclusive, o Panda Vermelho costuma viver solitário, sem casais ou bando, sendo assim, animais que só entram em contato quando necessário, como a reprodução.

Alimentação da raposa-de-fogo

Assim como seus semelhantes, os Pandas-Gigantes são considerados carnívoros, no entanto raramente comem algum tipo de carne. Sua dieta consiste em 95% de Bambu sendo preferível folhas mais nutritivas e também brotos. E assim, como os Pandas-Gigantes, os pandas vermelhos possuem uma reserva de energia limitada, com isso, tentam equilibrar a dieta com raízes, frutas e insetos.

Alguns, até mesmo, se aventuram a matar pequenos pássaros quando estão no alto das árvores, lembrando que eles também são carnívoros. Sempre tentando preservar energia para o inverno, época da reprodução da espécie.

Hábitos do Panda Vermelho

Os Pandas Vermelhos mesmo com baixa energia podem ser ativos durante todo o dia, no entanto, são considerados crepusculares, com mais atividade ao anoitecer e amanhecer. Além disso, algo que reflete muito em seu comportamento é o clima, quanto mais frio, mais ativos. Inclusive na época do acasalamento que se segue o inverno.

Sobretudo, tendem a diminuir a seu metabolismo, aumentado gradativamente quando vão à procura de comida. Sendo mais solitários buscam auxílio nas árvores para se protegerem, tanto de predadores quanto da própria espécie.

Expectativa de vida e reprodução

Como dito anteriormente, a reprodução ocorre na temporada de inverno, com isso, no hemisfério Norte corre de janeiro a março, já no Hemisfério Sul nos meses de junho a agosto. Iniciando assim após o solstício de inverno. O ato então ocorre no solo, e a gestação pode durar um período de 93 a 156 dias. Sobretudo, acredita-se que o longo período possa ocorrer pelo baixo metabolismo.

Os filhotes nascem na primavera que acaba com coincidir com os brotos e folhas mais macios ajudando na digestão. A maturidade o Panda Vermelho chaga aos 18 meses e eles se mantêm com a mãe durante o primeiro ano de vida. Podem viver dos 15 até 23 anos de idade, no entanto, no caso das fêmeas não podem mais se reproduzirem após os 12 anos.

Outras informações sobre o Urso Panda Vermelho

Panda Vermelho

Agora que já conheceu uma boa parte de suas características principais, veja curiosidades que poucos sabem sobre os Pandas Vermelhos. Como suas diferenciações com seus parentes Pandas-Gigantes e sobre o famoso dedo “falso” que acompanha ambas as raças.

Subespécies de Panda Vermelho

Após estudos nas regiões montanhosas em que esses animais costumam habitar, os Pandas Vermelhos que viviam a leste do rio Nujiang, localizado na China, possuía o corpo mais esguio e o rosto mais vermelho, e com isso, foi chamado de Panda Vermelho Chinês, ou Ailurus Fulgens Styani.

Já a espécie que foi encontrada a oeste do rio foi conhecida como Panda Vermelho do Himalaia, também possuindo um nome científico como Ailurus Fulgens fulgens. Sendo assim, ficou estabelecido até hoje que há duas espécies e não uma como acreditavam anteriormente.

Diferença entre Panda Gigante e Panda Vermelho

Ademais, umas das diferenças mais simples estão no tamanho já que a população de Pandas-Gigantes pesa de 65 a 100 kg e o panda vermelho como dito antes pesa de 3,7 a 6 kg. Tem sua coloração que diferem bem uma da outra.

Um é extremamente ruivo e o outro preto e branco. O rabo alongado também difere do Panda-Gigante, assim como a reprodução que no caso dele o tempo de gestação dura 9 meses, ou seja, bem mais que o do Panda Vermelho.

Importância ecológica

A perda de habitat e a caça do Panda Vermelho influenciaram na quase extinção desse animal, com isso, é importante para o próprio local onde vivem que tenha uma conservação. Sendo um animal solitário e que escala com facilidade as árvores, ele acaba contribuindo para a melhora das florestas, mesmo em lugares altos e íngremes, como o que costuma habitar.

É estimado que houve uma perda de 40% da sua população mundial. Já que é normal não viverem em bando, acaba que predadores podem acabar sendo vitorioso em alguns casos.

Status de conservação da raposa-de-fogo

Sendo um animal exótico, o Panda Vermelho tende a estar em extinção, ainda mais com a revelação das subespécies. Com isso, a preservação deve ser feita de forma separa, e assim um consenso entre a China, Índia e Mianmar deve correr, países onde a uma concentração desse animal.

Outro ponto que pode ajudar é a identificação genética, e claro, o trabalho em conjunto nas fronteiras. Com um declínio da raça é importante que faça essa separação para que assim novas vulnerabilidades possam ser encontradas.

Mecanismos de defesa

Uma das táticas mais usadas pelos Pandas Vermelhos é a utilização dos arbustos em terrenos mais íngremes, assim eles conseguem se esconder melhor dos predadores. Levando em conta que são animais solitários que só “socializam” na temporada de reprodução, apenas no inverno, a raposa de fogo ou Panda Vermelho consegue se esconder facilmente.

E outros mecanismos para a mesma espécie tem a demarcação de território com glândulas anais e por meio da urina. Utilizando assim da escalada e de sua pelagem para se esconderem entre as árvores. Alguns até mesmo preferem dormir na parte de cima, assim evita ataques.

Curiosidades sobre o Panda Vermelho

Panda Vermelho

Acima você já pode conhecer bastante sobre este animalzinho exótico, agora você irá conhecer curiosidades peculiares sobre este animal. Confira abaixo detalhes que não podem ficar de fora quando falamos sobre a Raposa-de-Fogo!

São o único membro vivo da família Ailuridae

Atualmente, com as pesquisas genéticas o Panda Vermelho foi introduzido na sua própria família Ailuridae. Os estudos revelaram que a espécie entra na ordem Carnívora, e muito provavelmente estão relacionados com os guaxinins, gambas e doninhas.

Espécies de animais que se assemelham com o Panda Vermelho. E como citado anteriormente os membros desta família possuem duas subespécies Ailurus Fulgens fulgens e Ailurus Fulgens Styani. Ambos se enquadram nas características acima, no entanto, a segunda espécie é um pouco maior e tende a ser mais escuro o tom de vermelho.

Receberam o nome de panda primeiro

Você já imaginou que todas às vezes que falassem sobre panda à imagem que viria não seria preto e branca, mas vermelha? Então, é exatamente isso, a Raposa-de-Fogo foi nomeada com o nome Panda antes mesmo de que o novo fosse atribuído ao urso Panda-Gigante.

Especificamente, 50 anos antes do urso preto e branco. Infelizmente, isso não é tão conhecido e em muitos casos muitos nem sabem da existência desse nome para um animal que se parece mais com um guaxinim do que um urso.

Possuem o polegar falso do Panda Gigante

Sobretudo, a Raposa-de-Fogo, nome que também é conhecido, necessita desse polegar “falso”, um osso mais elevado no pulso que auxilia no manejar do bambu. Na hora da alimentação esse membro ajuda na escalada para fugir de predadores e em agarrar o alimento circular.

Assim como seu parente, o Panda-Gigante, também usa dessa facilidade para se apoiar. Esse polegar foi um fator que veio por meio da evolução da própria espécie para facilitar o manuseio na hora da alimentação de certos animais.

São a inspiração de um navegador

Esta curiosidade é inacreditável, e com certeza você não sabia disso. O Panda Vermelho sendo carismático e fofo acabou conquistando e muito a geração cibernética, com isso, atualmente este animal possui um navegador na web.

Sim, é uma espécie de Twitter versão Panda Vermelho, que foi criado no Firefox, navegador conhecido por ter a logo de uma raposa, para a alegria dos fãs dos animais rubros.

O curioso Panda Vermelho

Panda Vermelho

Como vimos anteriormente, o Panda Vermelho possui diversa particularidades que tonam uma espécie interessante, principalmente por muitos desconhecerem a sua existência.

Vimos aqui o que é preciso para reconhecer este animal, e claro, seus hábitos, tanto reprodutivos, quanto comportamentais. Muito provavelmente você pouco sabia sobre esta raça exótica, afinal quando a palavra “Panda” é citada você já imagina um urso grande e fofo, e não um animal parecido com um guaxinim de mesmo nome.

Sobretudo, uma das curiosidades mais extraordinárias foi relacionada a seu nome e de sua preservação que é essencial para a região e para os próprios animais. Mas acima de tudo, você conheceu mais sobre este animal fofo e super interessante.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.