Conheça o tubarão-cabeça-chata, um incrível animal aquático!

Conheça o tubarão-cabeça-chata, um incrível animal aquático!

Você sabia que o tubarão-cabeça-chata é um dos mais perigosos tubarões que existem? Conheça as características e tudo sobre essa espécie neste artigo.


Já ouviu falar no tubarão-cabeça-chata?

Foto com tubarão de cabeça chata nadando em alto mar.

O tubarão-cabeça-chata é chamado assim pelo formato pontiagudo da cabeça, pelo seu aspecto robusto e sua agressividade, sendo um dos tubarões de grande porte mais comuns em zonas litorâneas. Apesar de ser uma espécie marinha, pode ser encontrada em outros locais de água doce.

É uma criatura marinha que chama atenção devido a seu tamanho e por ser uma das espécies mais perigosas de tubarão que conhecemos. O tubarão-cabeça-chata é conhecido por ter preferência pela água doce e por ter uma grande capacidade de adaptação em diferentes ambientes aquáticos. Ficou curioso? Veja a seguir mais informações e características sobre essa espécie.

Características do tubarão-cabeça-chata

O tubarão-cabeça-chata tem várias características interessantes que chama atenção para essa espécie única. Veja a seguir algumas delas.

Nome

O tubarão-cabeça-chata ou tubarão-couro é considerado a espécie mais perigosa de tubarão tropical do mundo. É conhecido também pelo nome tubarão-do-zambez. Esse nome ‘'zambezi shark’' deriva do rio Zambezes, na África.

Seu nome científico é Carcharhinus leucas e ele faz parte da família Carcharhinidae e ordem Carcharhiniformes e gênero Carcharhinus, caracterizado por viver em águas salgadas e doces em uma profundidade de 30 metros ou até menos de um metro.

Características visuais

O tubarão-cabeça-chata possui o corpo fusiforme e robusto. Seu focinho é curto e largo, seus olhos circulares e pequenos. Suas fendas branquiais são moderadamente largas e ele apresenta cerca de 12 à 13 fileiras de dentes em cada maxila.

Em relação as nadadeiras, ele apresenta a dorsal larga, alta e triangular, com o ápice arredondado muito maior e mais pontuda que a segunda. Elas têm pontas escuras, sem manchas. A primeira dorsal normalmente sai por detrás da inserção dos peitorais. Tem seus peitorais grandes, triangulares e com ápices pontiagudas. Superfície dorsal cinza e superfície ventral branca.

Tamanho, peso e tempo de vida

Os tubarões têm cerca de 2,1 a 3,5 metros de comprimento total e a expectativa de vida é de 16 anos, pesam aproximadamente 230 kg e são carnívoros. Em cativeiro podem viver até 25 anos, desde que o ambiente seja apropriado para criação dessa espécie e tenha os insumos necessários para sobrevivência do animal.

A primeira barbatana dorsal dessa espécie começa atrás da inserção peitoral e seu focinho é mais arredondado e curto. A boca é larga e os olhos são pequenos. A cor do dorso do animal é cinza escuro e o ventre branco.

Alimentação do tubarão-cabeça-chata

A alimentação do tubarão-cabeça-chata pode incluir peixes, outros tubarões de outras espécies e as arraias. O tubarão também pode comer indivíduos da mesma espécie, pássaros, camarões, louva-a-deus, caranguejos, lulas, tartarugas marinhas, ouriços do mar, caracóis do mar e carniça de mamíferos.

São caçadores oportunistas e com pouca restrição em sua dieta, se alimentando dos mais diversos grupos de animais presentes no habitat em que se encontram. Acredita-se que a força desse animal venha de sua alimentação variada e capacidade de atacar sem temer o tamanho de suas presas.

Distribuição e habitat

O tubarão-cabeça-chata pode ser encontrado em águas subtropicais e tropicais dos oceanos, rios e lagos com temperatura elevada. Essa espécie pode viver tanto em água doce, quanto em água salgada e habita as costas de praias.

A distribuição abrange as regiões do rio Mississipi, nos Estados Unidos. Eles são encontrados também no Brasil, especialmente no Recife. Essas espécie vive também em águas fluviais, em baixa salinidade e tem grande capacidade de adaptação nos ambientes aquáticos.

Comportamento

Esses tubarões costumam ter um comportamento territorial e atacar vários animais, independentemente de seu tamanho, apesar de perder para alguns animais os tubarões não deixam de atacar.

Enquanto a maioria dos tubarões está limitada a habitats marinhos, esses tubarões podem viver por longos períodos e até mesmo se reproduzir em água doce ou salgada. Isso porque eles são capazes de osmorregulação, um processo no qual os tubarões podem ajustar a proporção de sal e água em seus corpos com base na água ao seu redor.

Graças a adaptações especiais de seus sistemas excretores, eles retêm sal e produzem urina mais diluída enquanto estão na água doce, e então começam a produzir urina mais salgada novamente quando estão de volta ao oceano.

Reprodução do tubarão-cabeça-chata

O tubarão-cabeça-chata macho torna-se sexualmente ativos aos 14 ou 15 anos, mas as fêmeas não começam a se reproduzir até os 18 anos. São vivíparos e no momento da reprodução dessa espécie as fêmeas geram em torno de 13 filhotes e a gestação dura 12 meses. Os filhotes já nascem com 70 centímetros total e ficam em manguezais, bocas de rios e baías.

Os filhotes nascem no final da primavera e início do verão, considerando o oeste do Atlântico Norte, Flórida e no Golfo do México, assim como, nas regiões da África do Sul. Entretanto, ao largo da Nicarágua, as fêmeas têm filhotes o ano todo e a gestação dura cerca de 10 meses.

Curiosidades sobre o tubarão-cabeça-chata

Foto com tubarão de cabeça chata nadando em alto mar.

Agora que você está por dentro das características principais dessa espécie de tubarão, continue conosco nesse artigo para saber mais curiosidades sobre essa espécie.

Sua mordida é extremamente forte

Essa espécie de tubarão tem dentes na mandíbula inferior que parecem pregos e tem a forma triangular, permitindo que o tubarão segure a presa com firmeza ao mesmo tempo que os dentes rasgam a vítima.

Em 2012, os cientistas compararam a força da mordida de 13 tubarões diferentes e peixes semelhantes a tubarões e descobriram que um tubarão-cabeça-chata adulto pode, teoricamente, fechar suas mandíbulas com pouco menos de 600 kg de força na parte de trás da boca e mais de 200 kg na frente.

O tubarão-cabeça-chata tem a mordida mais forte de qualquer tubarão cuja força da mandíbula foi medida. Ninguém sabe exatamente por que o tubarão desenvolveu uma boca tão poderosa, mas pode ter algo a ver com sua dieta.

É um dos tubarões mais perigosos do mundo

O tubarão-cabeça-chata é conhecido por ser um dos tubarões que mais atacam humanos. De acordo com o Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões (ISAF), eles ocupam a 3ª posição em termos de ataques gerais, com 116 ataques no total no registro histórico, dos quais 25 foram fatais.

No entanto, os tubarões representam um risco mínimo para os humanos em geral. As chances de um ataque são de aproximadamente uma em 11 milhões, o que é pequeno em comparação com os perigos mais mortais da praia.

Esses tubarões não veem os humanos como presas atraentes, e a maioria dos "ataques" são, na verdade, mordidas exploratórias. Entretanto, mesmo uma mordida ‘'rápida'' pode ser fatal, então eles devem ser tratados com cuidado e respeito.

Estado de conservação da espécie

Segundo o IUCN (2013), essa espécie foi considerada mundialmente como ‘'quase ameaçada’’ e atualmente segue nesse status, porém, essa espécie é prioridade em planos de conservação.

Apesar dessa espécie não ser alvo de pesca comercial, muitas vezes é capturado por ter seu habitat em locais costeiros, se tornando grande alvo da pesca artesanal. Quando capturados, a carne é consumida e utilizada em farinha de peixe, além disso, o couro também é aproveitado, as barbatanas utilizadas em sopa e o fígado como fonte de vitamina.

Possui níveis muito altos de testosterona

Vivendo em uma profundidade com cerca de 30 metros, os tubarões-cabeça-chata são famosos pelos seus altos índices de testosterona do planeta, até as fêmeas apresentam níveis elevados. Apesar do alto nível de testosterona costumam ser uma espécie solitária, costumam nadar calmamente e não atacam humanos se não se sentirem ameaçados.

Agora sabe tudo sobre o tubarão-cabeça-chata!

Foto com tubarão de cabeça chata nadando em alto mar.

Neste artigo, aprendemos sobre uma nova espécie de tubarão e suas principais características. Apesar de serem um dos mais perigosos das espécies de tubarões que existem, esses animais não se importam muito com os humanos e se você não tiver o azar de esbarrar nele, provavelmente ele não lhe fará mal algum.

Essa espécie de tubarão apesar de não ser diretamente alvo de pescadores, é uma espécie ameaçada devido o ambiente em que costuma permanecer sendo alvo fácil de caças. Por isso, é dever de todos proteger as espécies ameaçadas, incluindo o tubarão-cabeça-chata e todos os animais que vivem no oceano.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Peso e tamanho do Shih Tzu pelos meses: veja o crescimento!

Confira aqui como acontece o crescimento do Shih Tzu, no tamanho e no peso, do primeiro mês até a fase adulta, além dos cuidados com a raça.


Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

Surucucu pico-de-jaca: Conheça esta enorme cobra venenosa

A surucucu pico-de-jaca é uma cobra enorme e com um poderoso veneno que pode matar rapidamente. Veja aqui características marcantes desta espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.