Características do cachorro: história, habitat e muito mais

Características do cachorro: história, habitat e muito mais

Você sabe a origem dos cachorros? Suas milenares histórias, características físicas, comportamentais e todos seus detalhes! Confira agora neste artigo!


Você conhece todas as características do cachorro?

Cachorro grande e marrom deitando ao sol

Não é de hoje que cachorros são seres para lá de especiais para nós humanos. Neste artigo, você vai conhecer todas as características deles, suas origens históricas, onde surgiram e quais são os seus ancestrais. Você verá também os detalhes das características corporais dos cães e todas as suas inúmeras diversidades.

Quais são os sentidos que os cães possuem, bem como o porquê eles fazem o que fazem e como fazem. Sem dúvida, há inúmeros questionamentos que serão elucidados neste artigo, então não perca nenhum parágrafo e acompanhe atentamente!

Características evolutivas e históricas do cachorro

Cachorro pequeno deitado sob folhas

Você verá a seguir, fatos muito curiosos a respeito da história dos cães no decorrer dos anos. Suas origens e ancestrais, os princípios da domesticação, o surgimento, a criação, o aprimoramento das raças e muito mais!

Origem e ancestrais

Segundo estudos históricos, os primeiros registros sobre cães e suas origens foram encontrados no sudeste asiático. Há, aproximadamente, 33 mil anos. Suas aparências e composições genéticas são amplamente diversificadas, principalmente por conta de ações humanas nos cruzamentos e aprimoramentos.

Os grandes ancestrais que deram origem aos cachorros são os lobos. Há inúmeros estudiosos e cientistas que acreditam que os lobos que foram domesticados pelo homem no passado deram origem aos cachorros, porém essa história não possui lastro científico.

Habitat natural

É complexo dizer qual é o habitat natural do cão. De acordo com sua origem, semelhantemente aos lobos eles viviam em florestas onde havia rios, cavernas e caça disponível, porém sabemos que hoje em dia o habitat canino é praticamente o mesmo do homem. Predominantemente centros urbanos com casas, apartamentos, etc.

Inclusive, hoje em dia, chega a ser insanidade acreditar que, ao soltar um cão em uma floresta, ele sobreviverá , principalmente se for de pequeno porte. Ainda existem cães selvagens, porém são espécies específicas. A maior parte deles vivem na savana africana. Os cães são animais adaptáveis, por isso também é complexo definir um único habitat.

História de sua domesticação

Como um dos primeiros animais a ser domesticado pelo homem, o cachorro esteve presente desde a época das caçadas, pelo seu olfato e audição aguçados. Os cães tinham importantes papéis como o de pastorear e vigiar ovelhas, gado, cabras etc. Até hoje muitos cães são utilizados nessas funções.

O homem encontrou facilidade de os domesticar e percebeu que eles podiam contribuir muito em diversas tarefas. Hoje, além dessas funções já mencionadas, eles também são usados no trabalho policial, como guia de cegos, em asilos, como cães de guarda e socialmente como companhia.

Diversificação de raças

O homem percebeu também ao longo da história, que alguns tipos de cães tinham características mais específicas e os cruzava para refino dessas qualidades. Cães robustos e de maior porte eram cada vez mais usados para proteção da casa, como o Mastim, muito usado por europeus na época, assim como o Akita Inu, muito usado pelos orientais.

Com o desenvolvimento tecnológico, o homem também criou algumas raças que tiveram sua genética modificada em laboratório. Por questões estéticas ou de comportamento, por isso existem raças mais dóceis, outras mais com a finalidade de guarda e proteção. Há, inclusive, raças de cães mais inteligentes e fisicamente mais resistentes que outros.

O cachorro e a história

Curiosamente, no antigo Egito as pessoas acreditavam que os cães tinham características divinas. Eles eram tratados com extremo luxo, utilizavam coleiras com joias e eram alimentados com o que tinha de melhor e muitos tinham até seus próprios criados! Somente os governantes e pessoas da alta classe tinham cães de raça pura.

Era comum enterrar o cão junto com seu falecido dono, eles acreditavam que os cães os protegiam na vida após a morte. As ilustrações feitas pelo homem não foram encontradas só no antigo Egito, há registros também na Idade do Bronze, em tumbas, paredes e pergaminhos espalhados pela Europa, no Oriente Médio e, inclusive, na América.

Características físicas do cachorro

Cachorro sentado em gramado

Bom, vamos agora às características físicas dos cães. Fatores como pelagem, tempo médio de vida e toda sua anatomia em geral. Aposto que você não sabia de todas essas informações ditas até aqui sobre os cachorros, não é mesmo? Tem muito mais a seguir, acompanhe.

Características gerais do cachorro

É claro que, no mundo canino, a diversidade de raças torna algumas características bastante diferentes entre os cães. Por mais intrigante que seja, um São Bernardo, que é um cão enorme e pesado, e um chihuahua, que é pequeno e, em tamanho adulto, pesa pouco mais de 1 kg, são geneticamente idênticos!

Os cães possuem 42 dentes, em geral quase não mastigam seus alimentos - seu organismo é preparado para isso - e possuem 319 ossos - exceto os de rabo curto -. O fato é que todos os cachorros possuem 39 pares de cromossomos. A temperatura padrão de um cão saudável é de 38°C a 39°C e sua estrutura muscular é semelhante à dos humanos.

Tamanho, peso e tempo de vida

Nesses aspectos, também existem enormes variáveis. Um Chihuahua, por exemplo, tem cerca de 15 centímetros de altura e pesa em torno de 1,5 kg. Já um Dogue Alemão tem cerca de 80 centímetros, isso com as 4 patas no chão, e pesa facilmente seus 90 kg. Curioso que, de modo geral, cães pequenos tendem a viver mais tempo que os grandes.

Um Shih-tzu, por exemplo, vive em torno de 15 anos - se bem cuidado -. No entanto, a expectativa de vida de um Dogue Alemão é em torno de 8 a 10 anos. Há estudos que dizem que os cães grandes vivem menos simplesmente por fatores metabólicos. Existem cães que chegam a passar dos 20 anos, porém isso é bastante raro.

Pelagem do animal

De maneira geral, há 3 tipos de pelagem: curta, como do Pit Bull, Doberman e Jack Russell Terrier, média, como do Golden Retriever, Cocker e Husky siberiano e longa como do Rough Collie, Maltês e Yorkshire. Se você não conhece essas raças, após a leitura deste artigo pesquise neste site para que você os conheça.

Há, ainda, inúmeras variações de cor e espessura dos fios da pelagem. Os cães trocam de pelo periodicamente conforme as estações do ano. Em épocas de inverno, normalmente sua pelagem é mais densa e cheia se comparada a no verão, por exemplo. Esse também é um fator intimamente ligado ao clima do local que originou a raça.

Metabolismo

Semelhantemente aos humanos, os cães que possuem maior percentual de músculos em relação ao seu peso, tendem a ter um metabolismo mais equilibrado e acelerado. Para que ocorra uma queima calórica saudável, é importante que o cão esteja plenamente ativo e se alimente de maneira equilibrada, com uma dieta com proteínas, carboidratos bons e fibras.

Um fator que também influencia é a raça. Alguns cães como o Pit Bull e o Bull Terrier tendem a ser mais musculosos e definidos, já raças como Pug, Buldogue inglês e Dachshund, mais conhecido como salsicha, são mais propensos a terem hábitos sedentários e, consequentemente, o metabolismo mais lento.

Características dos sentidos do cachorro

Cachorro pequeno e peludo em pé

Sim! Os cachorros têm os mesmos que nós, porém alguns desses sentidos são infinitamente mais sensíveis. A seguir você vai saber como funciona cada sentido dos cães, será que eles sentem exatamente tudo que sentimos e da forma como sentimos? Confira!

Olfato

Nesse quesito eles são verdadeiros especialistas! Os cães têm em torno de 300 milhões de células receptoras no seu sistema olfativo. Se comparados a nós humanos, que temos cerca de 5 milhões desses mesmos tipos de células, eles são farejadores infinitamente melhores do que nós.

Há diversos estudos de veterinários e biólogos que afirmam que os cães conseguem captar um determinado odor em até 100 milhões de vezes menor do que o que nós humanos conseguimos captar. Por isso o cão é usado em tarefas policiais para encontrar substâncias, pessoas soterradas e muitas outras finalidades.

Visão

Bom, nesse quesito, se comparado a nós humanos, eles têm uma visão um pouco inferior, porém há variações entre as raças. Há estudos de alguns veterinários que afirmam que os cães enxergam, de maneira plenamente nítida, coisas e detalhes que estejam até 7 metros. Já a visão humana alcança detalhes com até 22 metros de distância, em média.

Há estudos também que afirmam que a tabela de cores que os cães conseguem perceber é limitada se comparada a nós. Segundo esses estudos, os cães enxergam cores em tons de azul, cinza e amarelo. Um ponto positivo da visão canina é sua melhor capacidade de enxergar no escuro.

Audição

Se com a visão eles não são tão excepcionais assim, a audição deles surpreende positivamente. Eles são capazes de captar frequências com vibrações entre 20 e 20.000 hertz, unidade de medida de frequência de vibrações sonoras.

Os cães são capazes de ouvir e distinguir sons a distâncias muito maiores que os humanos, aproximadamente até 4 vezes mais. Por isso, a maioria dos cães ficam apavorados quando são submetidos aos barulhos de fogos de artifícios.

Paladar

Os cachorros, assim como nós, conseguem perceber e distinguir os básicos 4 sabores: azedo, amargo, doce e salgado. O ser humano tem cerca de 9.000 papilas gustativas, pequenas saliências presentes na língua que permitem a distinção de sabores e intensidades.

As papilas gustativas não chegam a 2.000, mais precisamente algo em torno de 1.700. Ou seja, apesar de eles sentirem os mesmos sabores que nós, a sensibilidade palatável deles é bem menor.

Características comportamentais do cachorro

Cachorro pequeno meio a mato seco

Agora nós vamos descobrir e entender como os cães se comportam. Qual o nível de inteligência, como se comunicam, como se reproduzem e muito mais. Se você tem um ou mais cães e se pergunta o motivo deles fazerem tais ações, chegou a hora de descobrir!

Alimentação do animal

De maneira instintiva e não muito diferentes dos seus ancestrais, os cães tendem a comer rapidamente e sem mastigar muito o alimento. Podem até passar dias sem comer, fisiologicamente falando e gostam de se alimentar poucas vezes ao dia.

Tendo hábitos urbanos e sendo criados por humanos, o ideal para os cães é comer cerca de 2 vezes ao dia, em quantidades proporcionais a sua raça, peso e tamanho. O estômago dos cães é um pouco diferente do humano, mesmo que eles não mastiguem bem o alimento, seu sistema digestivo dá conta de quebrar e absorver os nutrientes.

Reprodução

O sistema reprodutivo canino ocorre 2 vezes ao ano, quando as fêmeas estão em seus períodos férteis os machos, através do olfato, percebem e se interessam por elas. Normalmente, na primeira ninhada a fêmea não gera muitos filhotes.

Posterior a primeira, a segunda ninhada pode ser muito maior, podendo de uma única vez gerar mais de 10 filhotes. Em geral, as fêmeas conseguem ter seus filhotes de maneira natural e gradativa. Porém, algumas raças têm certas complicações e normalmente precisam de cirurgia.

Inteligência

Há estudos de diversos pesquisadores que afirmam que os cães podem distinguir diversas palavras, assimilar entonação de voz e aprender truques por meio de recompensa, etc. Para alguns estudiosos, os cães têm uma inteligência equivalente à de um bebê de 2 anos.

No mundo dos cães, a raça que apresenta maior nível de inteligência e aprendizado é o Border Collie. Para se ter uma ideia, ele pode aprender um ensinamento novo em pouco mais de 4 segundos e repeti-lo sempre que incentivado. É muita inteligência!

Comunicação

A comunicação e a linguagem canina é quase que totalmente corporal. Lamber o próprio focinho, abanar o rabo freneticamente, resmungar e levantar uma das patas são as ações mais comuns de quando eles querem se comunicar.

Outro fato muito curioso é quando eles cheiram os traseiros uns dos outros. Através desta ação eles conseguem saber do que o outro cão se alimenta, qual o seu gênero e, inclusive, o aspecto emocional do outro cão.

Comportamento de matilha

Essa é mais uma característica herdada dos seus ancestrais, os cachorros, especificamente os machos, tendem a ser dominantes e territorialistas, daí vem também o fato de urinarem em diversos pontos para demarcar o local em uma matilha, os machos se preocupam mais com o território, já as fêmeas se atentam mais aos filhotes do grupo.

É comum ver nas ruas cães andando em matilha, este é um comportamento que visa união e proteção coletiva. Em seu lar é importante que seu cão veja você como o líder do local, isso o tornará mais receptivo e obediente a você.

Cachorro: o melhor amigo do homem

Pug deitado em sofá

Não é à toa que os cães são denominados os melhores amigos do homem. Esta relação é construída há milhares de anos e eles nos ajudam com inúmeras tarefas. Você viu neste artigo como eles surgiram e como são importantes para nós humanos. Se você não tem um cão, com certeza conhece algumas pessoas que têm e os amam.

Há diversos estudos que relatam que a presença de um cão pode colaborar para a melhora de pessoas doentes e deprimidas. Os cães têm uma percepção incrível quanto aos nossos sentimentos e como estamos, eles nos amam incondicionalmente e são mestres em perdoar. Mais do que o melhor amigo do homem, eles são verdadeiros anjos sem asas.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.