Como cuidar de cachorro vira-lata? Alimentação, saúde e mais!

Como cuidar de cachorro vira-lata? Alimentação, saúde e mais!

Você tem um cachorro vira-lata ou ama esses bichinhos? Neste artigo, você vai aprender como cuidar desses cãezinhos tão especiais, dicas de adestramento e mais!


Por que um cachorro vira-lata é ótimo para cuidar?

cachorro vira-lata

Quem nunca se apaixonou por um cãozinho de raça mista, o famoso vira-lata? Ser conquistado por eles é muito fácil, assim como cuidar. Amigos fiéis de seus tutores, os vira-latas têm ganhado os lares brasileiros há anos e eles trazem muitos benefícios para quem se dispõe a adotá-los.

Os cães de raça indefinida são extremamente inteligentes, dóceis, amigáveis, fáceis de treinar, corajosos, aventureiros, determinados, soltam menos pelos, não há necessidade de escová-los frequentemente e fazem a maior festa quando encontra com o seu tutor.

Por essas e outras características é que o cachorro vira-lata é ótimo para cuidar. Quer saber mais sobre esses companheiros de estimação e como cuidar deles? Então, continue lendo o nosso artigo.

Como cuidar da alimentação do cachorro vira-lata

cachorro vira-lata

Um cachorro vira-lata exige muito cuidado e atenção, assim como qualquer um de outra raça. Além de uma alimentação saudável, o bichinho precisa de um lugar confortável com uma temperatura agradável. Veja mais nesse trecho!

Alimentação para o filhote

Se você resolveu adotar um filhote sem raça definida, fique atento à sua alimentação. O ideal é buscar rações apropriadas para filhotes, porque elas possuem os nutrientes necessários para o desenvolvimento da musculatura e da ossatura dos pequenos vira-latas. Todo organismo do animal é beneficiado, ajudando seu cachorrinho a crescer forte e saudável.

Há muitas variedades disponíveis no mercado. A quantidade de vezes de alimentar o filhote também tem a ver com a sua idade. Porém, é bom consultar um veterinário para uma orientação mais eficaz sobre o tipo da ração.

Alimentação para adulto e idoso

Para cada fase da vida do vira-lata há uma dieta apropriada. Quando adultos, a alimentação deve continuar balanceada, atendendo a suas necessidades nutricionais. Entretanto, o peso e o porte do animal continuam influenciando nesse quesito.

O ideal é que eles comam duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Quando idosos, os cuidados são intensificados já que os cachorros podem apresentar muitas doenças, como hipertensão.

Nesta etapa, as rações devem conter os seguintes nutrientes: cálcio, proteínas, ômega – 3 e Vitamina A. Esse tipo de dieta ajuda a manter o metabolismo funcionando e evita doenças como cegueira e desgastes dos ossos.

O que evitar na alimentação do cachorro vira-lata?

Independentemente de ter ou não raça, a alimentação do cachorro deve ser balanceada. Por isso, evite alimentos que podem causar doenças a seu pet. Comida de humanos é uma das que devem ser evitadas.

Além de não ter os nutrientes necessários, pode ser tóxica para o cão. Por exemplo, cebola, alho e abacate são um perigo para a saúde do vira-lata. Já a carne de porco tem muita gordura e sódio, não sendo muito aceita pelo organismo do animal. Dê preferência aos alimentos desenvolvidos especialmente para o seu amigo.

Como cuidar do espaço do cachorro vira-lata

cachorro vira-lata

Um cachorro vira-lata exige muito cuidado e atenção, assim como qualquer um de outra raça. Além de uma alimentação saudável, o bichinho precisa de um lugar confortável com uma temperatura agradável. Fazer uma casinha para o cão também é uma maneira de mantê-los em um cantinho apropriado. Saiba mais.

Casinha adequada

Se você mora em uma casa com quintal e prefere que o seu cachorro seja criado do lado de fora, é indispensável preparar um lugarzinho só deles. Para protegê-lo do sol, chuva, vento e frio, uma casinha é uma boa pedida.

Casinhas para cachorros podem ser de qualquer material: madeira, plástico ou tecido. O importante é que sejam aconchegantes e do tamanho ideal para o seu vira-lata se locomover e se virar sem dificuldades. Outra dica é colocar a casa em um lugar tranquilo, longe de barulho e bem arejado.

Caminha para seu vira-lata

Você sabe como escolher a caminha do seu vira-lata? A qualidade de vida do animal depende muito de alguns itens que são indispensáveis para o seu bem-estar. A caminha está entre eles.

Antes de comprar, fique atento ao tamanho e ao formato. Também devem ser observados o modelo, o material da cama, considerar a idade do animal e o seu porte. Entender sobre o que o seu pet precisa é o primeiro passo para escolher a caminha perfeita.

Brinquedos e acessórios

Cachorros adoram brincar, não é verdade? Brinquedos e acessórios estão entre os objetos que devem ser adquiridos para o lazer e diversão do seu amiguinho. Uma dica importante na hora de comprar os brinquedos, é escolher aqueles desenvolvidos especialmente para os cãezinhos.

Escolha brinquedos para a idade e porte do animal, para que ele não se machuque ou perca o interesse na brincadeira. O material deve ser resistente, seguro e que não precise ser trocado frequentemente, como cordas e mordedores. Também escolha brinquedos que estimulam o instinto natural e a inteligência do seu cão.

Ambiente ideal para criação

Não importa se você mora em apartamento ou casa. Preparar um ambiente apropriado para o seu cãozinho é imprescindível. O local precisa ser arejado, com temperatura agradável e protegido do sol, da chuva e do vento.

No apartamento ou dentro de casa, escolha um local para colocar a caminha e uma caixa com os brinquedinhos organizados, considerando o porte do animal. Assim, ele ficará bem confortável e feliz por ter o seu próprio cantinho.

Como cuidar da saúde e higiene do cachorro vira-lata

cachorro vira-lata

Cuidar da higiene do pet é essencial para manter a sua saúde. E isso vai além do banho ou da escovação dos pelos. Para manter o vira-lata saudável, é preciso limpar os olhos e orelhas, escovar os dentes e cortar as unhas. Para saber mais, confira as nossas dicas.

Banho para cachorro vira-lata

O banho é muito importante para manter o cachorro saudável e longe de pulgas e carrapatos. Se você tem um vira-lata, o recomendado é dar banho a cada 15 dias. Entretanto, a periodicidade tem a ver também com o estilo de vida do animal e se ele tem contato com outros cachorros.

Escolha sempre os dias mais quentes para banhá-lo, para evitar doenças respiratórias e baixa imunidade. Quando o cão ainda é um filhote, o primeiro banho deve ser dado aos três meses de vida. Antes disso, limpe apenas a sua barriguinha e genital com lenço umedecido.

Escovação do pelo

Escove o pelo do seu vira-lata diariamente. Essa ação ajuda a remover a sujeira da pelagem e evita nós. Além disso, a escovação tem o papel fundamental de manter o animal sempre com um cheirinho agradável.

Para cães de pelos médios e longos é aconselhável uma escovação diária. Mas se a pelagem for curta, o processo pode ser realizado a cada três dias. Assim, o seu amiguinho estará seguro de doenças de pele e do mau cheiro.

Tosa do vira-lata

A tosa higiênica também é uma ótima opção para manter o mau cheiro bem distante do seu cão. Isso também evita os embaraços provocados por pelos sem escovação. A recomendação é de que o animal comece a ser tosado a partir de um ano de idade.

Geralmente, a tosa higiênica pode ser mensal. Mas, a depender da necessidade, isso pode ocorrer com mais frequência. Se o seu vira-lata tem pelagem curta, não há necessidade de tosar periodicamente.

Cuidados com unhas e dentes

Muitos tutores esquecem que para manter a saúde de seu cão em dia, seus dentes e unhas também merecem atenção. A escovação dos dentes faz parte dos cuidados e é essencial para evitar caries e mau hálito.

Normalmente, a dentição deve ser escovada de duas a três vezes por semana. Entretanto, se o animal estiver com mau hálito, o processo deve ser diário. É importante também fazer limpezas dentárias com o veterinário. Já as unhas do cachorro devem ser cortadas periodicamente para que ele não se machuque ou provoque algum ferimento em seu tutor. Apare a unha do animal para evitar desconforto.

Vacinas e vermífugos para vira-lata

A vacinação é algo que não pode faltar nos cuidados com o seu cãozinho vira-lata. A primeira imunização ocorre ainda filhote, nos primeiros 45 dias de vida. Neles, são aplicadas a vacina V8 ou vacina V10, que previnem contra a cinomose, hepatite infecciosa canina, coronavírus, leptospirose e outras.

No total são 4 doses com valores que variam entre 50 a 100 reais. Já a antirrábica (raiva) pode ser aplicada quando o cachorro tiver 12 semanas de vida. O reforço das vacinas deve ser anual. Os vermífugos também são importantes e trata doenças provocadas por vermes.

Exercícios

A atividade física é essencial para reduzir as chances de obesidade nos cachorros vira-latas. Além disso, movimenta a musculatura e mantém as articulações ativas. Procure fazer caminhadas com o seu cão diariamente ou pelo menos por duas ou três vezes na semana. O importante é manter a regularidade dos exercícios ao ar livre.

Entre as atividades que você pode fazer com o seu cão de raça mista estão corrida, caminhada, pular pequenos obstáculos e puxar corda (cabo de guerra). Com esses exercícios, o seu amigo de quatro patas continuará forte e saudável.

Socialização

Apesar de serem dóceis, os vira-latas não são muito obedientes. Por isso, é necessário investir em treinos de socialização.

Os treinamentos devem começar ainda filhotes. Assim, fica mais fácil para eles aprenderem a se habituarem a crianças e a outros animais. As lições comportamentais também ajudam a obedecer ao tutor, entendendo a hierarquia. Depois do treino, você terá um cachorro obediente e bem sociável. Aposte no aprendizado e não se arrependerá.

Dicas de adestramento para cuidar de um cachorro vira-lata

cachorro vira-lata

Adestrar um cachorro não é uma das tarefas mais fáceis e exige tempo e paciência. Antes de o animal entender que deve obedecer ao seu tutor, é preciso criar uma relação de confiança entre os dois. É necessário começar o treino ainda filhote para o cão aprender mais rápido.

Estabeleça uma rotina

Por ser um animal dócil e inteligente, o vira-lata aprende rápido. Mas assim como os cachorros de raça pura, eles precisam de uma rotina de treino e repetições. Repetir os gestos faz parte do treinamento e ajuda o animal a assimilar os comandos do tutor.

É importante demonstrar ao seu cão que você é o líder. Por isso, não o deixe parar no meio de um exercício nem demonstre medo. Ao completar a tarefa, recompense o seu vira-lata com um biscoitinho ou ração.

Pratique o adestramento desde filhote

Talvez você esteja se perguntando sobre o momento certo de adestrar o seu cão. O ideal mesmo é começar com os treinos quando ele ainda é filhote. É durante essa fase que ele aprende a se socializar com outros cães e com pessoas. Aprende a brincar e a interagir.

Durante os treinos, o bichinho também aprende em quais locais pode fazer as suas necessidades fisiológicas, como urinar e defecar. Aproveite também para ensiná-los os limites dentro de casa, quais os locais que podem ficar, por exemplo.

Ensine comandos básicos

Ensinar os comandos básicos, como sentar e deitar é essencial para a comunicação e interação com o tutor. Para sentar, pegue um pouco de ração e eleve a mão na linha do focinho do cão. Em seguida, passe acima da cabeça em direção ao bumbum. Com esse gesto, o amiguinho vai sentar automaticamente. Recompense-o com a ração.

Faça a mesma coisa para deitar. Contudo, o movimento deve ser em direção ao chão. Quando o focinho estiver na direção indicada, de forma devagar leve a mão na sua direção de volta para que o cachorro deite. Repita o treino várias vezes.

Ensine o lugar certo das necessidades

Faz parte do adestramento dos vira-latas ensiná-los como fazer as suas necessidades básicas. Primeiro, você vai precisar ter uma boa dose de paciência. O animal não vai entender na primeira vez. Por isso, é preciso levá-lo várias vezes ao local reservado para urinar e defecar.

Reserve uma área no apartamento ou casa, cubra o local com jornal, pano de chão ou toalhinhas higiênicas. Ele vai entender que aquele local é o seu banheiro. Outra dica é criar uma rotina de saídas, sempre nos mesmos horários. Assim, o cachorro vai entender que pode fazer as suas necessidades fisiológicas naqueles horários específicos.

Treine bons modos

O processo de socialização do cachorro vira-lata vai ajudá-lo a ter bons modos, tanto com outros animais quanto com pessoas. O adestramento com objetivo de socializar, ajuda o seu amigo a não ser agressivo com estranhos quando estiver caminhando com você, por exemplo.

Isso faz parte da boa educação do seu companheiro de quatro patas e não pode ser ignorado. Caso você não tenha muita paciência ou tempo, contrate um profissional para adestrar o seu vira-lata.

Evite broncas e punições

Caso o seu cão esteja com dificuldades para obedecer, evite broncas e punições. Esse método não leva a nenhum lugar. Além disso, o seu cão pode se tornar agressivo quando for chamado atenção ou se comportar mal quando você não estiver próximo.

Como percebe, as broncas só atrapalham o treinamento do cão. Em vez disso, ensine o conceito do NÃO, fazendo uma barreira com a mão todas às vezes que ele desobedecer a um comando.

Proteja o seu vira-lata

cachorro vira-lata

Se você quer ter um cão de raça mista, aprender como cuidar é essencial para que o seu animal esteja sempre saudável e protegido. Cuidar significa higienizar, levar ao veterinário, oferecer alimentação balanceada, adestrar, manter as vacinas em dia, brincar, passear e ter muita paciência.

Seja de raça mista ou pura, o seu cão merece ter um tratamento especial que lhe garanta uma vida saudável, confortável e segura. Por isso, as dicas de como cuidar de cachorro vira-lata vão te ajudar no dia a dia com o seu amiguinho de quatro patas. Para proteger ainda mais o seu cãozinho, procure orientações de um veterinário. O seu amigo merece carinho e atenção para crescer feliz e cheio de saúde.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.