Aquário para betta: confira como limpar, cuidar e decorar!

Aquário para betta: confira como limpar, cuidar e decorar!

Está pensando em comprar um peixe betta? Então, entre aqui e saiba tudo sobre as características ideais de um aquário para essa espécie.


Aquário para betta: como escolher e montar o melhor habitat para o seu peixinho

peixe betta em aquário

Todos sabem que cuidar de um animal de estimação exige uma série de cuidados importantes. No caso do peixe betta, escolher o aquário certo é fundamental para garantir a melhor qualidade de vida possível para esse pet fascinante.

O aquário é o verdadeiro lar do seu peixinho. Para que ele se sinta confortável, os donos devem oferecer condições parecidas com aquelas encontradas na natureza. Por exemplo, é necessário levar em consideração itens como nível de pH da água, temperatura, espaço disponível e acessórios.

Neste artigo, conheça tudo sobre aquário para betta e descubra como proporcionar saúde, longevidade e bem-estar para o seu peixe.

Aquário para betta: como montar o aquário ideal

peixe betta em aquário

O mercado dispõe de uma grande variedade de aquários para betta. Além do recipiente de vidro, o responsável pelo peixinho também pode incluir equipamentos e decorações no interior. Veja os principais cuidados a seguir.

Escolha um bom tamanho de aquário para betta

Apesar do peixe betta ser um animal pequeno, não é recomendado deixá-los em espaços muito pequenos. O tamanho mínimo deve permitir que o pet possa nadar à vontade sem encostar suas nadadeiras e a cauda no vidro.

Sabendo disso, o aquário para betta ideal não pode ser menor do que 5 L. Caso o dono tenha condições de oferecer mais espaço, cerca de 20 L são suficientes para o peixe. Na maioria das lojas, é possível encontrar beteiras, um recipiente próprio para essa espécie.

Parâmetros ideais da água

Cuidar da água do peixe betta não exige tantos cuidados específicos como acontece em espécies mais delicadas. No entanto, é importante atentar-se sempre para a temperatura, que deve ter entre 22º C e 28º C. Em dias muito quentes ou muito frios, essa questão não pode ser ignorada.

No mais, o aquário pode ser preenchido com água da torneira cujo pH já é neutro, próximo do nível 7. O principal é que não tenha cloro, sal, ou a adição de qualquer outro componente.

Filtros e outros acessórios: São necessários ao montar um aquário para betta?

O aquário para betta não precisa, necessariamente, de filtros. A espécie sobrevive nas condições básicas da água, com a oxigenação natural, além de preferir ambientes calmos e sem fluxo de movimento.

De qualquer forma, caso o dono queira incluir um filtro no aquário, não tem problema. Por outro lado, outros acessórios como plantas decorativas e esconderijos são interessantes para essa espécie. Quanto maior o tanque de vidro, mais itens podem ser acrescentados.

Convivência com outros peixes

Você já deve ter ouvido falar que o peixe betta é uma espécie territorialista. Isto é, ela vive sozinha e briga para ter o próprio espaço na natureza. Na criação doméstica, o ideal é ter somente um betta no mesmo aquário.

Caso você queira um recipiente com diversas espécies diferentes, verifique a compatibilidade das espécies para que não tenha brigas. Fora isso, lembre-se de proporcionar espaço suficiente para cada peixinho, evitando aquários em que eles fiquem apertados.

Como fazer a decoração do aquário para betta

peixe betta em aquário

Para que ele se sinta em casa, o aquário para betta pode ter acessórios decorativos no seu interior. Nos tópicos a seguir, veja o que é mais adequado para essa espécie no momento de preparar o ambiente.

Musgo e plantas aquáticas

Itens como musgo e plantas aquáticas são opcionais. Elas podem contribuir para o conforto do seu pet, mas cuidado para não exagerar na quantidade e proporcione um equilíbrio de acordo com o tamanho do aquário.

Ao optar por plantas, priorize as naturais e não as artificiais. Objetos de plástico podem, eventualmente, machucar as barbatanas do seu pet. Além disso, faça a manutenção da decoração sempre que necessário.

Enfeites artificiais que servem como esconderijo em aquário para betta

Em aquários de dimensões maiores, haverá espaço para acrescentar enfeites artificiais próprios para os pets aquáticos. Elementos que imitam troncos de árvore, por exemplo, servem como um refúgio para os peixes em situações de estresse.

No caso do peixe betta, lembramos que ele não pode conviver com mais indivíduos de sua espécie. De qualquer forma, em aquários comunitários, investir nos “esconderijos” é uma boa opção para o aquário.

Pedras e cascalhos

Para imitar o solo do habitat natural dos peixes, os donos costumam forrar a parte inferior do aquário com pedras, cascalhos ou areia. Aqui, é interessante comprar materiais leves de textura fina, pensando sempre na saúde do betta.

A camada de cascalho ou de areia não precisa ser muito alta. Cerca de dois centímetros de altura já proporcionam um fundo ideal.

Iluminação

A iluminação de led também é um acessório dispensável no aquário para betta, principalmente quando ele está em um espaço que já tem luz natural. Contudo, diversas beteiras são vendidas com luminárias coloridas que criam um visual único para o ambiente.

Aliás, luzes fortes e quentes não são nada boas para esse animal de estimação, que nunca pode ficar exposto ao sol. Então, ao comprar luminárias, fique atento para não prejudicar a saúde com equipamentos inapropriados.

Aquário pequeno para betta prejudica sua saúde?

peixe betta

Se você está pensando em adquirir um peixe betta, não economize nos cuidados com o aquário. Afinal, quanto mais espaço e limpeza houver, maior será a qualidade de vida do animal.

Habitat e comportamento do peixe betta na natureza

Nas condições do habitat natural, o peixe betta não é muito ativo. Ou seja, ele pode passar um longo período em locais com pouca água, nadando minimamente. No entanto, na criação doméstica, reduzir o tamanho do aquário definitivamente irá prejudicar a saúde do pet.

É verdade que o betta sobrevive em espaços pequenos, mas isso não significa que ele terá a melhor qualidade de vida. Para que ele possa viver melhor e por mais tempo, garanta aquários espaçosos e com bastante água.

Tamanho do aquário ideal

Além da litragem do aquário, priorize recipientes com comprimento e largura maiores do que a altura. O betta precisa nadar de um lado para o outro, e não de cima para baixo.

Fora isso, encha o tanque com água mas cuidado para não transbordar. Também é interessante ter uma tampa, já que o betta pode pular para fora do vidro.

Beteiras

Falamos anteriormente, aqui neste artigo, sobre as beteiras. Esses aquários foram desenvolvidos especialmente para o peixe betta, justamente por ser um animal de estimação tão popular.

No entanto, apesar de serem práticas, atente-se para o tamanho da beteira. Os aquários que comportam menos do que 5 L de água não são os mais adequados para a criação doméstica.

Exposição de peixes betta

Você já pode ter visto que, em algumas lojas, os peixes betta são expostos em aquários extremamente pequenos, do tamanho de um copo. Essa situação não é saudável para o animal, que fica com a mobilidade comprometida.

De qualquer forma, caso adquira um betta nessas condições, transfira o pet para um aquário adequado.

Como limpar o aquário para betta

peixe betta em aquário

Depois de escolher o aquário mais confortável possível para seu pet, você deve aprender sobre os cuidados de manutenção. Essa etapa é imprescindível para o bem-estar do peixe.

Nunca use detergente e outros agentes de limpeza para limpar aquário para betta!

Com certa frequência, o dono do peixe betta deve realizar a troca da água e o enxágue dos componentes do aquário. Neste momento, qualquer produto químico deve ser evitado, pois os resíduos são extremamente tóxicos para o animal.

Caso haja itens decorativos, limpe-os somente com água corrente e filtrada. O mesmo serve para o vidro do aquário.

Evite trocar toda água do aquário para betta de uma única vez

Uma técnica importante a ser adotada é na troca da água. Para evitar choque térmico e alterar o teor do líquido, o ideal é substituí-lo parcialmente.

Para fazer isso, transfira o seu peixe betta para um recipiente limpo junto com metade da água “suja”. Limpe o aquário e encha-o de novo até a metade. Depois, é só acrescentar a parte separada anteriormente junto com o pet de volta ao tanque.

Aquário para betta: Comportamento e compatibilidade

peixe betta em aquário

O peixe betta vive muito bem sozinho. Inclusive, por ser um animal territorialista, a convivência com outros animais não é indicada.

Peixes compatíveis com o betta

Caso você tenha um aquário bem grande, com mais de 20 L de capacidade, poderá experimentar a criação comunitária. Neste caso, opte por um betta fêmea, que é menos agressiva do que os machos.

Algumas espécies calmas e de tamanho parecido com o peixe betta costumam ser compatíveis. Por exemplo: arlequim rasbora, peixe-gato coridora, neon tetras, tetras de ember e cascudo palhaço.

É importante observar o comportamento dos peixes depois de juntá-los no mesmo espaço. Se houver brigas, separe-os imediatamente.

Como brincar com o betta no aquário?

Você pode se surpreender ao descobrir que o betta é capaz de aprender alguns truques básicos. Ele consegue subir até a superfície da água, alcançando o dedo de seu dono, como se estivesse buscando carinho.

Além disso, um peixe bem treinado consegue saltar no meio de argolas dentro do aquário. Basta treiná-lo para acompanhar o movimento de sua mão, traçando um caminho determinado. Faça isso somente por alguns minutos e tenha cuidado para não estressar o pet.

Qual é o melhor lugar para colocar o aquário?

Já tenha um espaço separado em sua casa para posicionar o seu aquário. Esse lugar deve ser no alto, longe do alcance de crianças ou de outros animais de estimação como gatos e cachorros.

Escolha um ambiente que não tenha exposição à luz do sol e nem sofra com correntes de ar muito fortes, como na beirada de janelas.

Quanto custa um aquário para betta?

Os valores de um aquário para betta são variáveis. É possível encontrar recipientes bem econômicos, mas menores, e outros mais caros e extravagantes. Além do mais, essa é uma característica que varia de acordo com a região.

Aquários de qualidade, com todos os componentes necessários, não custam menos do que R$ 200 no mercado. Todavia, alguns vasos comuns (grandes) também podem servir de aquário.

Invista com consciência no seu aquário para betta

dois peixes betta em aquário

Agora, você já descobriu tudo o que precisa para cuidar bem do seu peixe betta. Além da alimentação e da saúde, o aquário é um componente de extrema relevância para a longevidade do peixinho.

Quem nunca teve um betta como animal de estimação tem certas dúvidas no início, mas logo fica fácil acostumar-se com a rotina de cuidados. Se você conhece alguém que tenha essa espécie ou esteja pensando em comprar um, não deixe de informá-los sobre a importância do aquário para betta.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.