Brinco para gado: Veja o que é, benefícios, tipos e cuidados

Brinco para gado: Veja o que é, benefícios, tipos e cuidados

Você já deve ter visto um brinco amarelo na orelha de um boi. Esses são os brincos para gado e neste artigo você tudo sobre ele e sua importância. Confira!


O que é brinco para gado?

Boi lambendo orelha do outro

No meio pecuarista, a identificação do rebanho é muito importante para informar aos responsáveis dados sobre a saúde, desenvolvimento, localização, entre diversas outras variáveis dos animais.

Por esse motivo, foi desenvolvido o brinco para gado, um identificador que acompanha o desenvolvimento dos rebanhos e busca saber as necessidades dos animais para ajudar o produtor a administrar seus bens da melhor forma.

Se você é um pecuarista que está em busca de melhoras no desempenho da sua produção bovina, confira neste artigo tudo o que precisa saber sobre os brincos para gado e como eles podem ajudá-lo a aumentar seus lucros e diminuir suas perdas durante a criação.

Benefícios do brinco para o gado

Lindo boi

Os brincos para gado são incríveis adições para o produtor. Com ele consegue-se encontrar um bovino específico com facilidade, por exemplo. Além deste, existem diversos outros benefícios.

Confira abaixo algumas vantagens do brinco para o gado.

Monitoramento na reprodução e no crescimento

Os brincos para gado voltados para o monitoramento do crescimento e reprodução possuem um tipo de chip programado para monitorar as vacas com informações programadas no chip.

Nesse caso leva-se em conta a atividade do animal, o estresse térmico e o tempo em que passa se alimentando. Essas são as bases para que o programa analise outras variáveis: cio do animal, melhor momento para inseminação.

No caso de crescimento, analisa-se a atividade do animal durante os anos, como o corpo reage a mudanças, entre outros. Assim, o produtor economiza e aumenta sua margem de lucro.

Controle para o abate

Com o brinco para gado, o chip monitora seu crescimento, saúde do animal por outras variáveis, assim como a idade e o ano em que está. Quando não utilizado, o produtor não sabe o tempo certo de vida do animal, mas algo aproximado, com a identificação tem-se o tempo correto.

Dessa forma, o abate dos animais acontece de forma preparada, com o produtor sabendo se existe a necessidade e quanto precisaria comprar de novilhas para repor o que for abatido.

No caso das fêmeas, analisa-se seus dados de produção atuais para saber se ela deve ser abatida ou esperar, pois sua capacidade de produção ainda está boa.

Programas de carne premium

Os programas de carne premium foram desenvolvidos para entregar ao comprador uma carne com verificação de idade, com marca do produtor um histórico de vida do animal, essa variáveis precisam ser marcadas em um registro de desempenho individual.

O produtor, fazer de cada animal do seu rebanho grande, é uma tarefa quase impossível, mas com o brinco para gado você terá todos esses dados. Considerar ter a identificação e entrar para o programa traz vantagens para o seu rebanho e para a marca em geral.

Programas como esse, de carne premium, são uma excelente forma de marketing para o seu gado e podem ajudá-lo a ganhar prêmios pelo manejo e manutenção de registros. Com tudo isso de vantagem, você poderá vender sua carne e seus derivados mais caros, além de ganhar mais visibilidade por ter divulgado o seu nome.

Vacinação eficiente dos bovinos

Através da tecnologia, o brinco para gado pode coletar informações da saúde, alimentação, reprodução, medicamentos e, uma das mais importantes, a vacinação do rebanho.

Com esses dados em mãos, o produtor saberá quais animais estão na época de determinada vacina ou quanto tempo falta para a próxima vacinação.

Minimização de erros ou irregularidades

Controlar um rebanho grande não é fácil. São centenas, senão milhares, de cabeças de gado e muitas informações para se ter de cada animal. Logicamente, é normal acontecerem erros, animais ficarem doentes por causa de um deles que ninguém percebeu, por exemplo.

Coisas assim, causam um grande estrago financeiro, podendo levar produtores à falência. Com o brinco para gado você poderá diminuir a chance de erros, como sabendo qual animal pode estar doente e já separá-lo do rebanho.

Não esquecer vacinas importantes para o desenvolvimento sadio do rebanho, roubo de animais, entre tantos outros problemas podem ser evitados com a ajuda do brinco.

Tipos de brinco para gado

Bovinos com etiqueta

Para diferentes necessidades, foram criados diferentes tipos de brinco para gado. Cada modelo possui um programa voltado para sanar os problemas e fornecer os dados necessários ao produtor.

Confira cada um dos tipos de brinco para gado.

Brinco personalizado

Este é feito para os produtores que necessitam de dados de variáveis específicas. Com o brinco personalizado, ele poderá colocar no programa as informações que julgar necessárias para a gestão do rebanho.

Uma aplicação para esse brinco são os produtores que desejam que a vaca e o bezerro tenham a mesma numeração para acompanhamento do ciclo reprodutivo. Dois animais serão analisados pelo mesmo número.

Brinco para gado contra mosca

Este tipo de branco possui um formato diferente dos outros identificadores. Para ter o parasiticida, o brinco fincado na orelha do animal é um mais grosso e parece conter um espaço interno para o parasiticida.

Esse parasiticida é usado no combate da mosca do chifre, que se aloja no chifre do ano e o deixa muito doente, podendo levar à morte. Com o brinco, a substância é liberada de forma gradual e protege o rebanho.

Brinco visual

Também chamado de brinco bovino de manejo, o brinco visual é o mais simples, constando apenas a identificação numérica do animal. Por não oferecer dados digitais, ele é usado no controle e manejo do rebanho no pasto.

Para produtores de pequeno porte, o brinco visual é ótimo para um rebanho com poucas cabeças. Com poucas, consegue-se fazer um controle de dados manual.

Brinco com chip

O brinco eletrônico (chip) possui uma identificação e controle mais completa do animal. Cada brinco possui uma numeração de 15 dígitos e é produzido para ter uma alta durabilidade, até a morte do animal.
Com o brinco com chip você tem:

- Maior rastreamento;
- Controle da vacinação;
- Menos trocas de identificação do animal;
- Redução de fraudes.

Dicas e cuidados com o brinco para gado

Bovino com chifres

O brinco para gado é fixado na orelha do animal e, esse procedimento, gera uma ferida que demora um pouco para cicatrizar, além da aplicação ser feita da maneira correta para evitar que machuque o animal.

Todos esses cuidados são necessários para a sua saúde, por esse motivo listou-se três principais temas a serem observados.

Saiba colocar o brinco corretamente

A aplicação do brinco para gado deve ser feita com cuidado e atenção, para não machucar o animal. O procedimento não é difícil, apenas delicado. Separe todos os equipamentos a serem usados e tenha atenção na hora de posicionar as peças do brinco no aplicador, para evitar que caiam durante a aplicação.

Na hora de aplicar, certifique-se que o brinco está no meio das 2 principais nervuras, confirme depois se o brinco está fixo para que não caia e você perca as informações do animal. Lembre-se de, no final, aplicar o medicamento para proteger a ferida e ajudar na cicatrização. A cicatrização só ocorrerá semanas depois da aplicação.

Atenção com as ferramentas e o manejo do gado

O processo para aplicação do brinco para gado pode ser algo assustador para o animal, pois aplicar o brinco causa dor em sua orelha, mesmo que aplicado da forma correta.

Sendo assim, organize suas ferramentas e deixe-as separadas da área em que o animal ficará. Ele pode se agitar e acabar causando um enorme desastre com as ferramentas, machucando tanto você quanto ele mesmo.

A mesma problemática ocorre com o manejo do próprio animal. Tente acalmá-lo o máximo possível, tenha calma, paciência e cuidado para não machucá-lo durante a aplicação. Se tiver todos os cuidados informados anteriormente, você não fará mal a ele.

Substitua brincos ilegíveis ou perdidos

O brinco visual, principalmente, deve ser observado com frequência, para se ter certeza se ainda continua legível e firme no animal. Ao não conseguir ler a sequência numérica, troque-o o mais rápido possível. Se deixar para depois você pode esquecer.

O mesmo funciona para um brinco perdido, o animal sem brinco pode ser propriedade de qualquer pessoa. Por isso, reponha o brinco rapidamente e evite correr o risco de roubo do seu rebanho.

A importância da identificação animal vai muito além do que se imagina!

Vaca com etiqueta de coração

Vimos neste artigo a definição de brinco para gado e sua importância na gestão do rebanho e da propriedade do produtor pecuarista. Vimos também seus diferentes tipos e cuidados para aplicação e manutenção do identificador.

A identificação animal é ainda mais importante. Através dela, o Sistema Oficial de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov), criado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pode fiscalizar o rebanho de propriedades rurais que pretendem comercializar carnes para exportação.

O mercado exige produtores que confirmem que seu produto é confiável, feito com qualidade. O brinco para gado, junto com o Sisbov, oferece essa confirmação e ainda garante que os rebanhos sejam bem cuidados.

Autor deste artigo

Sou técnica agrícola e também redatora freelancer, Ghostwriter, gerente de projetos e redatora em uma agência de publicidade há mais de 1 ano, o que me deixa sempre perto de criações, além de ter experiência em criação de artigos e legendas para social media.
Amo animais, se pudesse enchia a casa com todos!

Palavras-chave relacionadas


Dicas Cuidados Mamíferos

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.