Urina de coelho faz mal à saúde? Veja dicas e cuidados!

Urina de coelho faz mal à saúde? Veja dicas e cuidados!

Entenda o que a cor da urina do seu bichinho pode representar e se pode fazer mal à sua saúde. Além disso, cuidados e dicas do que observar na urina do seu pet.


Afinal, urina de coelho faz mal à saúde?

Coelho de cor creme deitado

Quem tem um coelho como bicho de estimação sabe que a limpeza da gaiola, ou do ambiente em que reside o animal, deve ser realizada todo dia. Isso para manter um ambiente higienizado, livre de odores provenientes do xixi e das fezes, e favorável à saúde dele e do dono. Contudo, você já se perguntou se a urina do seu coelho pode fazer algum mal à sua saúde?

A urina do coelho não é prejudicial aos seres humanos sob condições consideradas normais! Neste artigo, você vai entender sobre a cor e composição da urina do seu animalzinho e conferir dicas de como mantê-lo saudável e eliminar os riscos que, porventura, o xixi possa ocasionar.

Cuidados para a urina de coelho não fazer mal à saúde

Dois coelhos em gramado

Saiba o que você pode e deve fazer para manter um ambiente favorável à vivência do seu animal, eliminando a possibilidade de riscos à sua saúde. Confira essas dicas sobre cuidados com a gaiola e a alimentação do seu animal.

Ofereça espaço ao ar livre

Forneça um espaço grande para vivência e irá contribuir para a felicidade dos bichos e qualidade de vida. Isso permite que os coelhos façam suas necessidades sem que o cheiro permaneça em um ambiente, sendo dissipado.

Os eventos naturais do meio ambiente, como chuva e vento, podem contribuir também para a dissipação do cheiro. Um grande espaço favorece também o desenvolvimento de atividades físicas, ideal para o adequado funcionamento do sistema urinário e da manutenção de saúde animal.

Mantenha a gaiola higienizada

A umidade de ambientes pode levar ao desenvolvimento de doenças dermatológicas, uma vez que a pele desses animais é extremamente sensível.

É recomendada a forragem da gaiola com materiais absorventes como palha, serragem e feno e troca diária, evitando a permanência de cheiro forte da urina e de problemas de saúde aos animais. Uma forragem de 12 a 15 cm é suficiente e deve ser compatível com o tamanho do animal.

Livre-se do cheiro de urina

Neutralizar o odor da urina do coelho é imprescindível dentro de ambientes fechados, uma vez que não são muitos os meios para dissipação. Isso pode ser feito por meio da composição de uma solução empregando vinagre ou bicarbonato de sódio associado à água.

O ideal é fazer uma solução com uma colher de vinagre ou de bicarbonato de sódio para 500 ml de água, colocar em um borrifador e aplicar sobre as superfícies de interesse. Outra opção é imergir um pano na solução e passar sobre os locais que tiveram contato com a urina.

O que observar na urina do coelho?

Coelho em gaiola apoiado em pedaço de madeira

A cor e consistência da urina do coelho dizem muito sobre a saúde do animal e devem ser observados sempre, sendo qualquer alteração reportada ao médico veterinário para maiores esclarecimentos sobre conduta e tratamento.

Cor da urina

Naturalmente a urina dos coelhos possui um tom amarelo claro, quando possuem uma boa hidratação, é límpida e possui consistência líquida bem fluida. Contudo, a urina pode ser observada em tons de laranja, vermelho ou branco sem que isso represente um problema, sendo reflexo da alimentação e dos níveis de hidratação. Quando desidratada, a urina do animal é observada sob um tom marrom. A urina também pode ser visualizada com um tom transparente e é considerado normal, sendo influência da alimentação.

Quando a urina se apresentar turva pode indicar um problema no trato urinário como infecção ou formação de cálculos vesicais sendo necessária a inspeção por um médico veterinário o mais breve possível.

Xixi com certas substâncias

Você pode observar a presença de substâncias sólidas na urina como depósitos de cálcio, o que não representa um problema de saúde, pois é normal a liberação do excesso de cálcio do organismo pela urina. No entanto, se essas partículas estiverem associadas com uma coloração muito turva ou sangue, o médico veterinário deve ser consultado.

Deve-se ter um cuidado especial com a contaminação do animal pelo microorganismo E. cuniculi que pode liberar esporos e provocar reações no trato respiratório em pessoas que possuem crises de rinite ou sistema imunológico imunossuprimido.

Urina Descontrolada

Se o seu coelho estiver urinando muito e de modo parecido a um spray, não se preocupe porque é uma forma do animal se comunicar com os demais ou marcar território, o que é muito comum. O estado emocional do animal pode também contribuir para o aumento da urina podendo indicar estresse ou mesmo carinho pelo responsável.

A urina descontrolada geralmente é liberada como um spray e no sentido mais verticalizado que o normal. Fique atento a esta condição pois se você inseriu recentemente um animal novo no ambiente, pode estar provocando um estresse no anfitrião.

Dicas extras para um xixi de coelho saudável

Coelho bgranco em gramado

O que é considerado um xixi de coelho saudável? Entenda abaixo como a urina dos coelhos é amplamente afetada pela alimentação e hidratação e tenha dicas sobre o manejo do seu animalzinho.

Mantenha o coelho hidratado

Assim como todos os organismos vivos, os coelhos necessitam de água em grandes níveis. A hidratação do animal tem relação direta com a cor da urina e seus tons claros e escuros. Quanto maior a ingestão de água, mais clara a urina, o que é uma boa indicação de que seu coelho está bem hidratado.

Sendo assim, mantenha o acesso do animal a água abundante, limpa e fresca para que estimule a ingestão. Procure realizar a troca diária a fim de evitar a formação de limo ou contaminação da água.

Ofereça uma dieta adequada

Sempre forneça vegetais, ração e feno, capim ou alfafa. O feno, capim ou alfafa são ideais para mastigação e devem ser fornecidos em abundância, uma vez que devem compor 80% da dieta do animal, segundo especialistas em roedores. Esses alimentos também contribuem para o adequado funcionamento do organismo e promovem o desgaste necessário aos dentes dos roedores.

Deixe à disposição uma grande variedade de vegetais como cenoura, couve e folhas de beterraba, permitindo uma nutrição adequada ao animal. Evite o fornecimento de verduras contendo muita água, como a alface, pois pode promover um desequilíbrio intestinal.

Incentive a prática de exercícios

A prática de exercícios é importante em todas as espécies animais. Para que seu animal seja estimulado a se movimentar, crie ambientes com corredores e brinquedos que possam ser explorados com os dentes e espaços amplos. A prática de exercícios pelos coelhos permite que o organismo funcione adequadamente, mantendo o animal saudável.

Meios de enriquecimento do ambiente como objetos voltados especificamente a roedores, podem favorecer a exploração do meio e contribuir para o desenvolvimento de atividades físicas. Fique atento a objetos que não sejam confeccionados de material que possa ser roído, pois os coelhos certamente buscarão testá-los com os dentes.

A urina de coelho não faz mal para o ser humano!

Coelho preto correndo em gramado

Vimos neste artigo que o contato com a urina do coelho em momentos esporádicos não faz mal ao ser humano. Porém, conforme diz o ditado “tudo em excesso faz mal”, o contato com urina em grandes quantidades é o que pode promover algum tipo de problema respiratório.

Por isso, a manutenção e uma adequada higiene é essencial para que o cheiro da urina e o acúmulo de amônia no ambiente não promovam problemas respiratórios nos responsáveis e os que tem contato frequente com o animal. A urina do coelho não é prejudicial aos seres humanos sob condições consideradas normais, mas é sempre bom prevenir, seguindo as dicas que trouxemos aqui!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cuidados dicas criar

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.