Galinha d’angola: características, criação e mais da ave

Galinha d’angola: características, criação e mais da ave

Você conhece a galinha d'angola? Neste artigo, você encontrará muitas informações sobre essa ave, como seu habitat e características. Clique para conferir!


Conheça a galinha d’angola

No mundo existem nove subespécies de galinha d’angola. Esta é uma ave presente em várias regiões brasileiras e em diversos continentes, como a África. O animal é de pequeno porte e é muito comum em áreas desérticas e em domicílios, devido a facilidade de criação.

Você conhece a galinha d’angola? Continue lendo para descobrir as principais características da ave como habitat, aspectos físicos, alimentação, expectativa de vida e reprodução. Você irá descobrir muitas curiosidades sobre este animal como informações sobre o seu som peculiar e outros fatos incríveis sobre essa ave.

Características gerais da galinha d’angola

A galinha d’angola tem características peculiares e bastante curiosas. Se você ficou interessado em conhecer elas, continue lendo este artigo para ter todas as informações sobre a galinha d’angola.

Nome e expectativa de vida

A galinha d'angola é uma espécie de origem africana e foi introduzida no território brasileiro pelos portugueses. Ela também é conhecida como galinha-da-numidia, galinha-da-guiné, galinha-da-índia, estou-fraca, galinha-do-mato, capote, pintada e fraca. No Brasil, também é conhecida como angolinha, angola, angolista, galinhola, guiné, capota, cocar, cocá, faraona, picote, sacuê e cacuê.

A expectativa de vida dessa ave é de sete anos. Entretanto, a sua produtividade em criatórios é de até quatro anos. A qualidade de vida da ave depende da forma como é criada, sendo que isso pode aumentar ou reduzir a sua expectativa de vida.

Características visuais

A ave possui um corpo robusto, asas curtas e arredondadas. Além disso, suas penas são azul-acinzentadas e pontilhadas com manchas brancas. A cabeça da ave não possui penas, tem coloração azul e possui uma crista em forma de chifre. A sua cabeça também possui papadas vermelhas e azuis.

Ademais, pode ser encontrado três formas diferentes da ave em relação ao aspecto físico. Ela pode ser inteiramente branca, cinza com bolinhas brancas - a forma mais comum, conhecida como pedrês. E ainda, a galinha d'angola pode ser encontrada como uma mistura do cruzamento da galinha inteiramente branca com a pedrês.

Distribuição e habitat

Essa espécie de ave é muito adaptável, por isso pode ser encontrada em diversos lugares. O habitat da galinha d'angola são as selvas, arbustos, florestas, pastos e áreas desérticas. O animal é uma ave nativa da África Central e está presente em todo o continente africano.

Ela pode ser encontrada até mesmo em Madagascar. Com a colonização da África pelos europeus, a espécie pode ser encontrada em diversas partes do mundo em criadouros. No Brasil, a galinha d’angola está presente em todas as regiões, sendo criada em quintais, sítios, fazendas e grandes propriedades rurais.

Comportamento da ave

A galinha d'angola vive em bandos organizados, sendo que cada grupo tem o seu líder. A ave tem hábitos diurnos, sendo que no período noturno dorme em árvores. Ela tem um canto alto e bem repetitivo.

A ave é bem agitada e se estressa facilmente. Ela pode ficar bastante nervosa. Entretanto, é uma espécie de fácil criação. Ademais, é uma ave terrestre, pois preferem correr ao voar quando estão em perigo. O voo delas é de curta duração e depende de grandes alturas para alcançar grandes distâncias.

Reprodução

Um fato curioso sobre a galinha d'angola é que ela é uma ave monogâmica, ou seja, tem apenas um parceiro por toda a vida. Para o acasalamento, o macho vai atrás de várias fêmeas, mas ele fica apenas com uma até o fim da vida. Após o acasalamento, ocorre a incubação.

A fêmea deposita de sete a vinte ovos, sendo ela a responsável pela eclosão dos ovos. É um processo que demora cerca de 30 dias. A própria fêmea constrói o ninho em áreas abertas e planas, utilizando a grama.

Dicas de criação da galinha d’angola

A galinha d’angola é comumente criada em diversos lugares do mundo. O animal é de fácil criação. Entretanto, existem algumas dicas essenciais para isso. Confira a seguir!

Viveiro para criação da galinha

Uma das vantagens da criação da galinha d'angola é que não é exigido um alto investimento. O recomendado é que cada viveiro tenha no máximo 10 animais, sendo indicado 4 metros quadrados por ave. O solo do viveiro deve ser o mais natural possível, uma vez que a ave gosta muito de ciscar. Para isso, o chão deve ser forrado com feno, capim ou palha.

O viveiro deve ter poleiros para permitir um sono tranquilo das aves e deve ser de madeira ou alvenaria. Além disso, recomenda-se que o local seja coberto por todos os lados, mas tenha a parte frontal voltada para o sol. O animal pode ser criado solto pelo campo, mas é um processo que dificulta o controle de desempenho das aves.

Alimentação da galinha d’angola

A galinha d'angola é um animal onívoro, ou seja, sua alimentação é de origem animal e vegetal. A sua dieta é composta por grãos, hortaliças e insetos. Entretanto, as rações também fazem parte de sua alimentação. A sua dieta deve ser balanceada e pode ser uma combinação de diferentes tipos de alimentos.

Nos primeiros meses de vida, deve-se fornecer ração especial, pois acelera o crescimento da ave. Depois dos seis meses, deve-se combinar ração com grãos e vegetais. É recomendado refeições três vezes ao dia em comedouros bem limpos para que não haja sobras e fermentação de comidas envelhecidas.

Higiene e segurança da ave

Para garantir a qualidade de vida do animal é necessário cumprir requisitos básicos que garantam a integridade da saúde da espécie. É extremamente importante manter o viveiro da ave bem limpo. Além disso, recomenda-se que o criador forneça diariamente água limpa e comida ao animal.

É muito raro o adoecimento da galinha d'angola, pois ela é uma ave bem resistente. Entretanto, deve-se manter a vacinação sempre em dia e sempre consultar um veterinário. Outra recomendação é garantir que o local onde o animal vive seja livre de umidade, pois caso contrário pode gerar diversas doenças.

Manejo de carne e ovos


Como manejo feito de maneira correta, a galinha d'angola é capaz de botar ovos de duas a três vezes no período de agosto a dezembro, totalizando cerca de 60 ovos. É recomendado recolher os ovos para colocar em incubadoras com temperatura variando de 37 °C a 38 °C. É comum também a utilização da galinha comum para chocar os ovos.

O manejo da ave é muito barato e o animal se adapta bem em qualquer clima e região do território brasileiro. A carne da galinha d'angola é muito procurada, pois é saborosa, sendo que o gosto parece com a do faisão. É uma carne bastante apreciada pela gastronomia e muito requisitada por diversos restaurantes sofisticados.

Curiosidade sobre a galinha d’angola

Agora você já sabe as principais características da galinha d’angola. Quer saber mais sobre a ave? Confira a seguir algumas curiosidades sobre a espécie!

Subespécies de galinha d’angola

A galinha d’angola possui muitas subespécies. No total são nove subespécies. Numida meleagris coronata, ocorre na África do Sul oriental e central e na Suazilândia; Numida meleagris galeata da África Ocidental ao sul do Chade; Numida meleagris meleagris do leste do Chade para a Etiópia e Numida meleagris marungensis na bacia do sul do Congo.

Há também Numida meleagris mitrata que ocorre na Tanzânia até Zâmbia; Numida meleagris damarensis presente do árido sul de Angola ao norte da Namíbia e Botsuana; Numida meleagris reichenowi que ocorre no Quênia e Tanzânia central; Numida meleagris sabyi no noroeste do Marrocos e Numida meleagris somaliensis presente no nordeste da Etiópia e Somália.

Emite som peculiar

Uma das características da galinha d’angola é que ela é um animal muito barulhento. Isso porque mesmo que a espécie tenha sido domesticada, ela possui muitos hábitos selvagens. Ela possui um grito conhecido pela semelhança da expressão "tô-fraco".

Quando a galinha d’angola percebe que está em perigo ou observa alguma anormalidade, ela começa a gritar. Por isso, pode ser utilizada como guarda de um local. Além disso, o sexo da ave pode ser determinado pela sua voz. A fêmea demora a emitir sons, enquanto o macho faz um som agudo.

Tem um grito de alarme

A galinha d’angola possui um grito de alarme. Isso porque o som emitido é muito barulhento. O macho, por exemplo, emite um som como um 'qek'. Esse som é bastante agudo e muito estridente.

Ademais, o grito de alarme é também resultante de um som repetido em intervalos de tempo variados. O barulho é parecido com um som de uma metralhadora. Por isso, pode ser facilmente utilizado como um alarme natural de domicílios que criam a galinha d’angola.

A ave tem muitos predadores

A ave possui diversos predadores. A maior parte de seus predadores são os mamíferos. Entre eles estão os lobos, cães, gatos selvagens e humanos. Alguns répteis também podem fazem parte dos pregadores da galinha d'angola como as cobras e crocodilos.

Apesar de ter muitos predadores, a ave não se encontra em extinção. Além disso, é um animal predador de outras espécies. A galinha d’angola é muito utilizada para controle de pragas como cigarrinhas, formigas cabeçudas, carrapatos e outras pragas. A ave é até mesmo utilizada para o controle de escorpiões.

Galinha d’angola, ave muito popular

Como você viu neste artigo, a galinha d’angola é uma ave de origem africana e foi introduzida no território brasileiro pelos portugueses. A espécie, que possui nove subespécies, é bem agitada e se estressa facilmente e ainda possui traços selvagens. Além disso, é um animal muito resistente, dificilmente fica doente e pode viver até sete anos!

Entretanto, é um animal de fácil criação e manejo barato. No Brasil, por exemplo, a espécie está presente em todas as regiões, sendo criada em quintais, sítios, fazendas e grandes propriedades rurais. Ela possui ovos que são muito procurados e uma carne muito atrativa por muitos restaurantes por seu maravilhoso sabor!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Cachorro idoso: veja os sinais da idade e os cuidados

Quem não quer seu cachorro idoso feliz e saudável até o fim de seus dias, não é mesmo? Vamos aprender os sinais de idade e os cuidados com amigo fiel!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.