Como acabar com pernilongos em casa: veja 20 formas simples!

Como acabar com pernilongos em casa: veja 20 formas simples!

Quer acabar com a presença de pernilongos em seu lar? Veja as melhores dicas de como mantê-los longe naturalmente!


Quer acabar com pernilongos em sua casa?

Mosquito picando

Você está deitado para dormir e, de repente, começa escutar o ruído dos inconvenientes pernilongos, quem nunca passou por isso? Se você não gosta do cheiro dos inseticidas e já não sabe o que fazer, tenha calma: de plantas repelentes como manjericão e alecrim à soluções feitas com café ou limão, muitas são as alternativas para lidar com eles.

Neste artigo você verá 20 formas simples e fáceis de acabar com esses insetos no seu lar, ações que você deve ter no seu dia a dia, receitas caseiras, repelentes naturais e até plantas que auxiliam nesse combate. Além disso, trouxemos também dicas de como evitar que eles apareçam e mais.

Como acabar com pernilongos de forma natural

Raquete elétrica e mosquitos

Há diversas maneiras de mantê-los longe e até matá-los com opções naturais. Aqui você aprenderá quais atitudes deve tomar para evitar a proliferação e quais são as melhores alternativas naturais para acabar com os pernilongos de maneira segura e eficiente.

Evite água parada

O local ideal para que pernilongos ponham seus ovos e se multipliquem rapidamente é a água parada. Eles se desenvolvem e ao eclodir dos ovos as larvas transformam-se em pernilongos. Não permita qualquer acúmulo de água parada em locais como garrafas abertas, baldes, pratos de vasos de plantas, pneus, caixas d'água etc.

Em locais como piscina, por exemplo, é fundamental que a mesma seja regularmente tratada, inclusive, com aplicação de larvicida. Um reforço desse cuidado é cobrir a piscina pela noite e em períodos que não for usar. Em lagos, deve-se usar um larvicida biológico, pois esses são compostos por bactérias presentes na terra que matam as larvas de pernilongos.

Mantenha o quintal limpo

Os locais mais propícios para os pernilongos são frescos, úmidos e sombrios. Para quintal com plantas e gramas o ideal é que estejam sempre devidamente podadas, a grama alta é um ótimo local para a proliferação e acúmulo de pernilongos. Assim como aquela típica bagunça em garagens e ranchos.

Possas d'água, acúmulo de folhas e calhas também são pontos de atenção na área externa da casa. Verifique todos os ralos, as calhas e se estão em pleno funcionamento com boa vazão de água, não deixe acumular folhas nem qualquer tipo de lixo no seu quintal.

Instale telas de proteção

Outra alternativa é utilizar telas que impeçam os pernilongos de entrar em sua casa. Janelas e portas abertas deixam a casa arejada, porém são um convite aos pernilongos, principalmente ao anoitecer quando as luzes estão acesas. Utilizar telas de proteção bloqueia a entrada de pernilongos e outros indesejáveis insetos.

Hoje em dia, há janelas que já vem com opção de folhas de telas para que ao mesmo tempo que o oxigênio possa circular livremente, ocorra também o bloqueio dos pernilongos e demais bichos. Há também telas móveis que podem ser feitas sob medida para batentes de portas, janelas e frestas.

Coloque mosquiteiros

Bastante utilizado em berços, os mosquiteiros podem ser ótimas alternativas de bloqueio contra pernilongos. Os mosquiteiros feitos de voil têm excelente caimento e são bem transparentes. Os feitos de tule também funcionam muito bem, além de normalmente serem mais baratos.

A depender da decoração, o mosquiteiro pode dar ainda mais charme ao quarto, além de proteger. É uma alternativa bem interessante principalmente para os bebês, por terem a pele mais sensível.

Cultive plantas repelentes em casa

Erva-cidreira, manjericão, citronela, alecrim, hortelã, lavanda e sálvia são excelentes alternativas de cultivo para se ter em ambientes da casa. Queimar folhinhas de sálvia e alecrim, e de exalar um aroma muito agradável, afasta naturalmente os pernilongos e mosquitos.

Outra excelente alternativa é ter em vasos, jardins e no peitoril de janelas mudas dessas plantas. Além de poderem ser usadas como tempero, chás e outras finalidades, ajuda a manter os pernilongos bem longe e ainda mantém a casa com cheiros muito agradáveis.

Use uma raquete no enxame

Há alternativas mais emergenciais, como no caso das raquetes que matam insetos por meio de descargas elétricas. Ao ver pernilongos voando você os golpeia com a raquete apertando o botão para liberação da descarga elétrica. Pode até ser um pouco cansativo sim, porém é uma forma eficaz de exterminá-los.

Atente-se para não matar insetos inofensivos. O mais indicado e correto é afugentar e não permitir locais propícios para a criação dos pernilongos. É mais inteligente e válido mantê-los longe do que buscar incansavelmente seu extermínio. Aja no foco e na causa, mas não descarte nenhum tipo de método que te ajude a exterminá-los se for necessário.

Ligue o ventilador ou ar-condicionado

Por serem muito leves, os pernilongos não conseguem voar nem pousar estavelmente contra o vento. O uso de ventiladores e ar-condicionado pode ajudar nesse caso, ao ligar o ventilador no local desejado você perceberá que logo os pernilongos sairão, fora os que são puxados e exterminados pelas hélices do ventilador.

O ar-condicionado, além de gerar um moderado vento, mantém o ambiente mais frio o que também torna o lugar menos atraente ao pernilongo. Eles preferem locais abafados, quentes e úmidos, ao reverter essas condições você terá mais sucesso na prevenção e combate desses indesejáveis bichinhos.

Atraia predadores naturais

Eles auxiliam no controle dos pernilongos, porém não os exterminam completamente. É mais interessante em chácaras, sítios e fazendas: locais com amplo espaço externo. Em lagos, por exemplo, a criação de peixes como dourado e tilápia, tartarugas e rãs também se alimentam de pernilongos, portanto podem auxiliar por conta da cadeia alimentar.

Outros predadores de pernilongos são os pássaros, e você pode fazer um comedouro para atraí-los. Libélulas, morcegos e aranhas também se alimentam de pernilongos e de suas larvas. Em geral, todos animais que têm os insetos como fonte de alimentação são benéficos no controle de pernilongos.

Como acabar com pernilongos com métodos caseiros

Mulher usando repelente

Agora você já sabe como evitar o foco e a proliferação dos pernilongos em seu lar, vamos aos métodos de proteção, a seguir você aprenderá receitas caseiras para você reforçar sua proteção e de sua família. Tudo de modo fácil, barato e bastante seguro.

Acabe com pernilongos usando pó de café

Torrar e queimar grãos de café, além de exalar um cheiro muito agradável, garantirá que os pernilongos se mantenham longe também.

Pode até parecer um pouco estranho, mas encher um recipiente de vidro com pó de café, um pavio dentro e acendê-lo para que queime gradativamente. Além de exalar um cheiro muito agradável e espantar rapidamente os pernilongos, você pode usar o pó de café junto com alguns cravos da índia se o cheiro te agradar.

Misture vinagre e álcool

O vinagre possui um odor bastante evidente, e por isso, torna-se bastante atrativo aos pernilongos. Potencialize sua ação misturando álcool e vinagre. Por ele ser altamente ácido, os pernilongos ao terem contato com o produto não resistem e morrem.

É mais eficaz em locais menores, onde há concentração do odor. Para fazer esse inseticida natural, basta misturar na proporção de ¼ de vinagre com água e até um pouco de álcool e borrifar nos pernilongos, instantaneamente eles caem e logo são abatidos.

Use vela de laranja contra o enxame

Além de decorar e deixar os ambientes muito mais aconchegantes, as velas de laranja vão muito bem no combate aos pernilongos. Elas exalam um agradável cheiro cítrico que é insuportável para esses insetos.

Há também outras velas que combatem os insetos e podem até ser as mais eficazes, mas as de laranja tem o cheiro muito mais agradável. O uso de velas grandes em locais como ranchos e espaços-gourmet, por exemplo, além de decorar, ainda possuem mais eficiência devido ao tamanho.

Coloque um prato de água com sabão

Faça uma mistura com água e sabão e coloque em um recipiente aberto, os pernilongos se sentem atraídos com o cheiro e ao caírem na água, são mortos por conta dos componentes do sabão.

O sabão, como um detergente de maçã, por exemplo, atrai os pernilongos, ele pode também ser usado em conjunto com o vinagre. Para ter uma medida de receita, você pode utilizar 200 ml de água para 5 colheres de sopa de sabão - de preferência um detergente de maçã.

Afaste pernilongos com o cheiro da cerveja

Ainda que imperceptível, o odor gerado pela cerveja, bem como o álcool presente nela, afasta os pernilongos. Apesar do cheiro da cerveja espantar os pernilongos, há estudos que falam que o cheiro, ainda que imperceptível ao nosso olfato, exalado por pessoas que consomem cerveja tende a atrair mais pernilongos.

Há diversos estudos que mencionam que pessoas que consomem levedo de cerveja são menos propensas a serem picadas por pernilongos. Curiosamente, alguns cientistas afirmam que o consumo regular de castanha do Pará, alho e vitamina B1 ajuda o corpo a ser menos interessante aos pernilongos.

Como acabar os pernilongos com ingredientes naturais

Limão com cravos

Receitas com produtos que são frutos da própria natureza! Tipos de plantas, receitas de repelentes, inseticidas naturais e muito mais! Se você é um amante da natureza e preza pela sua proteção e de sua família você não pode aprender essas dicas e colocar em prática hoje mesmo.

Elimine pernilongos com folhas de limão

Opções cítricas para o combate aos pernilongos são todas sempre ótimas. Com as folhas de limão não é diferente, as folhas de limão exalam um aroma muito agradável e refrescante no ambiente, além de serem um verdadeiro terror para os pernilongos.

Ferva de 4 a 5 folhas de limão em um recipiente com água, após isso, coloque-as em um recipiente aberto e deixe que o vapor se espalhe pelo local que você deseja espantar os pernilongos. O vapor gerado por essa receita fará com que os pernilongos que ali estiverem saiam e nenhum pernilongo se aproxime do local.

Use citronela para afastar pernilongos

Combater os pernilongos não precisa ser uma tarefa apenas eficaz, pode-se unir o útil ao agradável. Uma muda de citronela colabora tanto na decoração de seu jardim como na proteção e repelência contra os pernilongos. Pode também ser usada em vasos dentro de casa com a mesma finalidade, necessitando apenas que a coloque para tomar sol regularmente.

Existem produtos feitos à base de citronela, como desinfetantes, velas, incensos, óleos etc. No combate ao pernilongo a citronela é um dos produtos mais eficazes, pode-se também amassar um maço de folhas e passar no corpo como repelente natural.

Prepare solução caseira com cravo-da-índia

Ao misturar cravo da índia com álcool, deixar curtindo por cerca de 2 a 3 dias e depois utilizar a solução borrifando na pele e espalhando com as mãos nas regiões mais vulneráveis como braços, pernas e pescoço, é uma opção muito eficaz.

Há quem associe o poder dos cravos da índia aos limões, basta partir limões e espetar os cravos em suas polpas, essa combinação exala um cheiro que espanta os indesejáveis bichinhos. Para usar como repelente natural jamais deve-se usar os limões, o sumo e sua acidez podem causar manchas à pele. Tenha cuidado!

Faça um repelente caseiro com lavanda

Além de ser uma linda e cheirosa planta, a lavanda é muito funcional. Para fazer um repelente natural basta você ferver ramos de lavanda na água. Pode ser fervida junto com hortelã, menta e/ou sálvia, depois pode passar no corpo. Além do cheiro agradável, ainda estará mais protegido dos pernilongos.

Você pode também tê-la em seu jardim e/ou vasos. Inclusive, seu odor afasta formigas, pulgas, traças, moscas e pernilongos. Com certeza, a lavanda não pode faltar quando o assunto é combater pernilongos.

Afaste os insetos com cidreira

O capim cidreira possui poderes que vão além da elaboração de chás benéficos à saúde. Para produzir um repelente com o capim cidreira, basta deixar as folhas com álcool em um frasco fechado, agitar periodicamente, coar após uma semana e utilizá-la como repelente.

Pode, inclusive, ser combinado com outras folhas, como hortelã e citronela para ter seu efeito potencializado. É muito fácil de ser cultivado. Horas de exposição ao sol, rega periódica e solo fértil é tudo que a planta precisa. Se você já conhecia seu efeito calmante, agora também sabe que serve como repelente natural.

Use cânfora para acabar naturalmente

A cânfora é muito eficiente e funcional para diversas finalidades principalmente respiratórias. Uma ação dela que talvez você não saiba, é o seu poder repelente. Naturalmente, ela espanta e bloqueia a presença de pernilongos com seu cheiro. Pode ser usada em difusor de aromas, recipientes com água etc.

Coloque cerca de 3 pastilhas de cânfora em um difusor 2 vezes ao dia, você pode também usá-la em um umidificador de ar. As pastilhas de cânfora também podem simplesmente serem colocadas em cantos e em ralos como no banheiro. Além do cheiro ser benéfico para o sistema respiratório, tem ótima ação repelente.

Conte com o manjericão

Muito usado como tempero, o manjericão tem excelente ação repelente. Sua muda quase não ocupa espaço e não exige cuidados muito complexos, pode ser criada tanto em canteiro quanto em vasos, porém precisa da luz solar e rega periódica.

Você pode criar mudas em locais que mais deseja combater a presença dos pernilongos. Os ramos e folhas também podem ser usados na elaboração de repelente natural. Basta ferver algumas folhas com um pouco de água, coar, misturar com álcool e borrifar pelo corpo.

Escolha as opções que mais te agrada e livre-se dos pernilongos!

Mosquito em cima de uma folha

Bom, vimos até aqui diversas opções naturais que combatem os pernilongos e suas ações. Das dicas mencionadas neste artigo, você pode fazer uso de várias, quanto mais, melhor. Fazendo a sua parte você protegerá a si mesmo, sua família e até seus vizinhos. Compartilhe este artigo para que mais pessoas possam se proteger naturalmente.

Utilize essas dicas a seu favor, a natureza tem os recursos necessários para a resolução de inúmeros problemas. Não permita que doenças como dengue, malária, Zika vírus e tantas outras estejam presentes em seu lar. Estar atento à presença desses insetos é fundamental e, melhor que exterminá-los, é não permitir sua proximidade.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas tipos cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.