Mamíferos: veja classificação, características e exemplos

Mamíferos: veja classificação, características e exemplos

Os mamíferos são animais diversos encontrados em todos os locais do mundo, mas você sabe quais são suas características? Descubra isso e muito mais a seguir!


Você conhece os mamíferos e suas características?

mamífero elefante mamando na mãe

Constituindo a classe Mammalia, os mamíferos são animais incríveis e muito diversificados. São inúmeras as espécies que compõem esse grupo, cada uma possui as suas peculiaridades. Além disso, habitam diversos ambientes, desde os terrestres até os aquáticos.

A classe dos mamíferos é tão distinta que possui tanto os humanos, quanto os morcegos como integrantes! Há aqueles que voam, que habitam as áreas mais difíceis, como os desertos, e os que vivem nas profundezas dos oceanos. Cada um com suas diferenças, mas o grupo é cheio de riquezas em questões biológicas e anatômicas.

Apesar das inúmeras diversidades que os animais dessa classe apresentam, existem algumas características que são comuns a todos os mamíferos. Descubras quais são elas a seguir, além de conhecer os tipos de mamíferos, como eles se dividem e algumas curiosidades. Você vai se surpreender e se encantar!

Características gerais dos mamíferos

mamífero ovelha mamando na mãe

Para iniciarmos, é crucial saber quais são as características comuns a todos os mamíferos, incluindo nós, humanos. Pensando nisso, conheça um pouco mais sobre as especificidades dessa classe tão importante.

Glândulas mamárias

Essa é uma das características mais distintas do grupo dos mamíferos. Ela é a particularidade mais marcante dessa classe, já que é a que possibilita que nós possamos reconhecer mamíferos que dificilmente poderíamos imaginar que pertenceriam a esse grupo. Logo, as glândulas mamárias são, além de marcadores identificatórios, as responsáveis pela fabricação do famoso leite materno.

Ou seja, todo mamífero é amamentado ao nascer pelas fêmeas da espécie. Portanto, não importa se ele é do mar ou do ar, se pertence ao grupo, é porque consumiu leite materno ao nascer! Além disso, outro fato interessante é que nem todos possuem mamilos. Alguns liberam leite pela própria pele e, nesses casos, o leite vai escorrendo até o filhote.

Presença de pelos

Os pelos, a princípio, podem parecer não tão importantes, mas eles são essenciais e estão presentes em quase todos os mamíferos. Eles possuem diversas funções, sendo a mais conhecida a de aquecimento, que funciona junto com a camada de gordura que fica abaixo da pele.

Além disso, há outras duas que fazem toda a diferença. Os pelos proporcionam percepções de sensações e, com a pele, auxiliam os mamíferos a detectar, até mesmo, mudanças no ambiente. Ademais, eles também funcionam como camuflagem. Vale lembrar que os pelos podem cobrir todo o corpo ou apenas algumas partes.

São vertebrados

Os animais vertebrados são aqueles que possuem coluna vertebral, formada de ossos denominados vértebras, e um crânio que protege o cérebro. Sua função principal é dar sustentação a todo o corpo e proteger a medula espinhal, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Com toda a complexidade da formação do corpo dos mamíferos, a coluna vertebral faz toda a diferença, e é, inclusive, uma das responsáveis por toda essa complexidade. Vale lembrar que todo mamífero é vertebrado, mas que nem todo vertebrado é um mamífero. Peixes, aves e anfíbios também possuem coluna vertebral, portanto, não confunda!

Cérebro desenvolvido

Os mamíferos são seres muito inteligentes. Isso se deve ao seu cérebro desenvolvido, mais especificamente pela área do córtex. Nela, estão contidas as áreas responsáveis pelo controle motor e sensorial, mecanismos essenciais para os animais que os deixam com certas habilidades que se destacam quando comparados com outras classes.

Esse desenvolvimento faz com que os mamíferos sejam animais capazes de aprender rapidamente, além de conterem uma memória excelente. Podemos ver essa capacidade em inúmeros mamíferos, como nos macacos, que se destacam em vários estudos quando se trata de memorização, ou nos cães, que aprendem truques incríveis em um curto espaço de tempo.

Alimentação

A alimentação dos animais dessa classe varia bastante, principalmente, por serem animais tão diversos quanto às características pessoais, e por viverem em ambientes muito distintos no mundo todo, como oceanos, florestas e cavernas. Isto é, há aqueles que são herbívoros, carnívoros, insetívoros, entre outros.

Os leões, tigres, raposas, ursos, gatos e baleias são exemplos de animais carnívoros que se alimentam de carne. Já o cavalo, coelho, elefante e vaca pertencem ao grupo daqueles que se alimentam de plantas e algas, conhecidos como herbívoros. A lista de espécies diferentes e com variações na alimentação continua e é muito extensa.

Reprodução

Assim como a alimentação, a reprodução dos mamíferos também pode diferir dependendo do animal, mas todos são sexuadas. Ou seja, ocorrem por meio de uma fertilização interna e com o desenvolvimento do feto no útero. Contudo, os animais podem se diferenciar entre ovíparos, marsupiais e placentários.

Os ovíparos, como os ornitorrincos, são aqueles que colocam ovos, fugindo da grande maioria dos mamíferos. Já os marsupiais não possuem placenta, e o feto termina de se desenvolver após o nascimento. Finalizando, temos a reprodução dos placentários, a qual nós, humanos, nos encaixamos, com o desenvolvimento do feto de forma integral na placenta, ou seja, saindo do corpo materno completamente formado.

Alguns tipos de mamíferos e exemplos

Agora você já sabe como é extensa a lista de animais pertencentes a classe dos mamíferos. Descubra a seguir alguns tipos existente no Brasil e no mundo, além daqueles que habitam nossas casas e outros que já não existem mais. Acompanhe.

Mamíferos pré-históricos

mamíferos pré-históricos

Animais pré-históricos são aqueles que viveram há centenas de anos, com características bem diferentes daquelas existentes na atualidade. Alguns continuam vivos, mas a grande maioria deixou de existir. É o caso, por exemplo, do Paraceratherium, o maior mamífero terrestre conhecido pelo homem, com cerca de 6 m e até 20 toneladas.

Outro que também não habita mais a Terra é o Titanotylopus, um parente do camelo com estatura extremamente alta, literalmente um gigante. Ele se alimentava de plantas, possuía caninos superiores enormes e foi extinto há 100.000 anos.

Já o roedor Rato-da-pedra-laociano é um mamífero que ainda vive entre nós. Ele surgiu há cerca de 11 milhões de anos e é considerado uma ligação entre o roedor ancestral e o moderno. Isto é, uma verdadeira raridade no mundo dos mamíferos.

Mamíferos do Brasil

mamífero onça-pintada

Existem cerca de 755 mamíferos habitando o Brasil atualmente. Isso se deve, em grande parte, à diversidade ecológica que o país tem, abrigando a Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, entre outros.

Entre esses, está a famosa onça-pintada, o maior mamífero das Américas, pesando até 135 kg, e o maior carnívoro da América do Sul. Já nas águas, temos o Leão-marinho, que pode chegar a medir 2 m e a pesar 350 kg. Porém, esse grandão não pode ser visto em todo o Brasil, apenas na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Além desses animais selvagens, também há aqueles que vivem mais próximos de nós, popularmente conhecidos como animais domésticos. Com isso, percebe-se que, somando aqueles que vivem nas matas, ainda há uma imensidão de espécies que abriga o Brasil todo.

Mamíferos do mundo

mamífero leão

Os mamíferos estão espalhados pelo mundo todo, cada um com sua especificidade, uma diferente da outra. O morcego é um deles e é o único mamífero que voa. Alguns são enormes, podem chegar a ter 1,7 m de envergadura e a pesar 1,2 kg. Todavia, esse não é o único membro da classe Mammalia que difere dos outros.

O ornitorrinco é um dos mamíferos mais peculiares do mundo. Além de possuir a diferença de colocar ovos, ele também possui bico, membrana nas patas e até ferrão com veneno. Ele também passa a maior parte do tempo na água e possui hábitos noturnos.

Ademais, há aqueles que são mais conhecidos e encantam admiradores em todos os cantos do planeta. É o caso dos adoráveis golfinhos, dos fortes leões, dos grandes e pesados elefantes e hipopótamos, entre vários outros.

Mamíferos domésticos

mamífero doméstico coelho

Além de habitar as florestas, savanas e mares no mudo todo, os mamíferos também estão presentes nas nossas casas. Os mais comuns são os cães e gatos, que lembram os lobos e as onças. No entanto, há outros que são menos comuns, mas que também conquistam o coração de muitos humanos.

Alguns desses são os coelhos, verdadeiras bolas de pelos que podem ter vários tamanhos e cores, juntamente com suas longas orelhas, a sua marca registrada. Além desses, animais domésticos e de estimação, há aqueles que são de carga e trabalhadores. É o caso dos cavalos e burros que puxam carroças e ajudam a nós, humanos, a transportar objetos e alimentos.

Ainda há mais um grupo de animais domésticos, os de fazenda e gado. Eles costumam contribuir com a cadeia alimentar de alguma forma, seja sendo fonte de alimento ou fornecendo alguma matéria-prima, como leite, couro e lã. Alguns exemplos desses animais são as vacas, bois, carneiros, bodes, ovelhas, porcos e muitos outros.

Classificação dos mamíferos

Como mencionado anteriormente, os mamíferos possuem três tipos diferentes de reprodução que os classificam em monotremados, marsupiais e placentários. Agora, chegou o momento de você descobrir as características e alguns exemplos desses animais. Vamos lá?

Prototheria (monotremados)

mamífero ornitorrinco ou Prototheria (monotremados)

Os mais diferentes animais do grupo dos mamíferos estão nesta subclasse. Os animais desse grupo são os únicos mamíferos que colocam ovos. Eles estão distribuídos na Austrália e Nova Guiné e, além disso, não possuem mamilos, amamentando os filhotes por meio do leite que escorre da pele.

Os únicos animais deste grupo são os ornitorrincos e as equidnas. Os dois possuem bico córneo e cloaca, mas são bem diferentes um do outro. O ornitorrinco possui, no máximo, 40 cm, enquanto a equidna tem, em média, 30 cm, focinho alongado e um corpo coberto de espinhos.

Metatheria (marsupiais)

mamífero canguru ou

A subclasse Metatheria engloba um número maior de espécies que são os chamados, também, de marsupiais. A grande diferença deles é a gestação sem uma placenta, em que o filhote tem que terminar sua formação na bolsa da mãe, conhecida como marsúpio, que também serve para amamentar e carregar o pequeno.

Além disso, as fêmeas possuem duas vaginas e dois úteros, enquanto os machos têm um pênis bifurcado que consegue inserir espermatozoides nos dois órgãos reprodutores femininos. Exemplos desse grupo são os cangurus, gambás, coalas, entre outros.

Eutheria (placentários)

mamífero Eutheria (placentários) macaco

Nesta subclasse, temos a maioria dos mamíferos do mundo, incluindo os humanos. Esses animais são os que têm a maior chance de sobreviver ao nascimento, pois a gestação possui placenta, local onde o filhote se alimenta e se desenvolve completamente. No entanto, não é possível ter tantos filhotes por gestação como em outros métodos.

As características dos animais placentários são diversas, principalmente pela quantidade de espécies pertencentes. São mais de 10 ordens que fazem parte desse grupo, demonstrando a grande diversidade. Alguns dos animais são ratos, morsas, morcegos, golfinhos, baleias, entre outros.

Curiosidades sobre os mamíferos

mamífero leão-marinho

Agora você já conhece mais sobre as características e classificações dos mamíferos. No entanto, ainda há algumas curiosidades interessantes sobre esse grupo tão diverso. Confira a seguir.

São os únicos animais com capacidade de brincar

Você, com certeza, já viu um grupo de macacos, cães ou gatos brincando entre si, não é? Essa é uma das características singulares dos mamíferos. Essa capacidade de brincar é reflexo do estilo de socialização que esses animais possuem e, também, da possibilidade de interpretar o senso de humor dos outros da sua espécie.

Tudo isso faz com que esses animais se divirtam entre si, possibilitando as famosas brincadeiras. O ato de brincar também está ligado à relação parental e comportamental que os mamíferos possuem entre eles.

Os únicos mamíferos capazes de voar

Quando se pensa em animais que voam, os primeiros que aparecem em sua mente com certeza são as aves. No entanto, há um seleto grupo de mamíferos que voam: os morcegos. Eles pertencem à Ordem Chiroptera, que possuem mais de 160 espécies espalhadas pelo mundo.

As principais características desses animais são suas grandes orelhas, dentes afiados e olhos pequenos. Geralmente, são mamíferos de pequeno porte, com exceção da família de morcegos gigantes. Sua capacidade de voar se dá pela asa membranosa sustentada pelos membros anteriores.

Vale lembrar que existem alguns outros mamíferos que parecem voar, mas, na verdade, planam. Os únicos que realmente conseguem levantar voo são as espécies de morcego.

O maior mamífero do Planeta

Como já mencionado anteriormente, os mamíferos são muito diversos, contemplando animais gigantes e também minúsculos. Quando falamos do maior mamífero do planeta, nós temos que olhar, na verdade, para o mar, já que quem carrega esse título é a Baleia-azul!

Essa baleia não é apenas o maior mamífero, como também o maior animal do mundo! Ela pode atingir impressionantes 30 m de comprimento e pesar mais de 150 toneladas. Encontrada em todos os oceanos do mundo, apesar do seu tamanho, a baleia-azul não é um grande predador, pois se alimenta de pequenos animais.

Ela costuma viver sozinha, em duplas ou em trios. Além disso, a baleia-azul frequenta as profundezas dos mares, mas, por ser mamífero, possui pulmões e sobe à superfície para respirar.

O menor mamífero do mundo

O menor mamífero do mundo é um título, na verdade, dividido entre dois animais: o Musaranho-pigmeu e o Kitti. Os dois possuem o mesmo peso, cerca de 2 g, mas seus tamanhos são distintos. O Musaranho-pigmeu é um roedor que mede por volta de 6 cm e pode ser encontrado desde Portugal até o Médio Oriente. Ademais, devido ao seu tamanho, ele precisa de uma alta taxa metabólica para sobreviver.

O Kitti já é um animal totalmente diferente. Primeiramente, ele é um morcego que mede entre 2,9 cm e 3,3 cm, também chamado morcego-nariz-de-porco ou de zangão. Esses animais são encontrados nas cavernas da Tailândia e da Birmânia e vivem em grupos de cerca de 100 indivíduos, mas podem ser encontrados em grupos de 15 ou 500, dependendo do tamanho da caverna.

Os mamíferos são animais únicos e cheios de peculiaridades!

mamífero elefante

Neste artigo, você pôde conhecer um pouco mais da grande classe dos mamíferos. Esses animais, que podem ser encontrados no mundo todo, possuem inúmeras peculiaridades e são bem diferentes uns dos outros. No entanto, existem características presentes em todos eles, como a existência de glândulas mamárias, pelos e coluna vertebral.

Além disso, você também descobriu como os mamíferos se dividem, sendo a principal diferença a forma de se reproduzir. Há mamíferos de todos os tipos, os que colocam ovos, os que voam, os que vivem no mar, os carnívoros, e assim por diante. A lista é muita extensa e conta com animais gigantes e minúsculos.

Os mamíferos são essenciais, sendo, inclusive, a classe que os humanos pertencem. Ademais, nós também vivemos rodeados por animais dessa classe, sejam eles cavalos, cães, gatos, roedores e por aí vai. Com tantas especificidades, conhecer os mamíferos é algo essencial!

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Shih Tzu mini: essa raça de cachorro realmente existe?

Shih Tzu mini: essa raça de cachorro realmente existe?

Shih Tzu mini: você sabe se esta raça realmente existe? Leia este artigo, conheça vários fatos sobre o cão e descubra uma série de curiosidades a respeito dele!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.