Cachorros Terrier: conheça as raças que compõem esse grupo!

Cachorros Terrier: conheça as raças que compõem esse grupo!

Você sabia que existem inúmeras espécies de cães Terrier? Descubra aqui tudo sobre esses pequenos caçadores corajosos que você vai amar conhecer!


Você conhece os cachorros do grupo Terrier?

cachorro terrier

O grupo de cães Terrier têm origem na Grã-Bretanha, de modo que o objetivo da criação deles é associado à proteção das plantações, já que eles perseguiam e espantavam outros animais que, porventura, invadiam o plantio.

No geral, o uso da palavra Terrier tem duas versões de histórias. A primeira diz que o termo tem relação com a palavra em latim “Terrari”, que significa terra. A outra versão diz que essa palavra foi usada, nos primórdios, para remeter a expressão "terror", devido à energia e à disposição desses animais.

Apesar de serem cães inicialmente criados para a proteção dos campos, hoje, encontramos nesses pets mais que protetores, já que eles são grandes companheiros para as famílias que os têm. Sendo assim, neste artigo iremos mostrar quais são as raças que compõem o grupo Terrier, desde cães de pequeno porte, até os de grande porte, apontando suas principais características, temperamento, socialização e comportamento. Vamos lá?

Cachorros Terrier de pequeno porte

Para começar, serão apresentados cães Terrier de pequeno porte. Nos próximos tópicos, você irá conhecer nove raças pertencentes ao grupo, além de obter informações relevantes sobre o convívio com esses cãezinhos compactos que podem chegar a medir até 40 cm e a pesar até 10 kg.

Yorkshire Terrier

Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier pode ser considerado a raça mais conhecida entre o grupo Terrier. Eles são bem pequeninos, chegando a pesar cerca de 3 kg, além disso, são amáveis e possuem uma linda pelagem que chega a cobrir todo o seu corpo. No mais, apesar de ter esse aspecto cativante, o Yorkshire é um cachorro mandão e territorialista.

Para quem deseja tê-lo consigo, é importante ter cuidados com sua alimentação e, principalmente, com os pelos do animal, sua característica mais marcante. E mais, eles amam brincar, por isso, reserve um tempo para lhes dar atenção.

Silky Terrier

Silky Terrier

Agora, falaremos de um dos cães mais afetuosos do grupo. O Silky Terrier é um pet dócil que adora crianças, além de ser muito protetor. Ele tem uma expectativa de vida que chega aos 15 anos e, quando adulto, pode chegar a pesar aproximadamente 4 kg e a medir 25 cm.

Conforme mencionado, algo que chama bastante atenção quanto ao comportamento do cão é sua natureza protetora. O Silky estará sempre em alerta para avisar seus donos quando algo diferente estiver acontecendo no ambiente, mesmo que seja apenas o carteiro indo entregar alguma encomenda.

Boston Terrier

Boston Terrier

O Boston Terrier é um cãozinho que recebe o apelido carinhoso de “o cavalheiro americano” devido ao fato de ser considerado muito gentil com seus donos e com pessoas de sua convivência. Além disso, sua pelagem curta e bonita também contribui para a denominação.

O pet se adapta muito bem a qualquer espaço, especialmente em apartamentos. Ele é bastante inteligente, por isso, é bem fácil de adestrar. O Boston Terrier pode viver até 15 anos e costuma pesar entre 6 e 11 kg, medindo de 38 a 43 cm.

No mais, caso esteja procurando por um companheiro para os seus treinos e caminhadas, saiba que o cavalheiro americano adora praticar exercícios e estará sempre animado para correr e caminhar com você.

Jack Russell Terrier

Jack Russell Terrier

Que tal adotar um cachorro da raça Jack Russel Terrier? Esses são os mais enérgicos cachorrinhos desse grupo, estão sempre disponíveis para qualquer caminhada ou brincadeira que você queira fazer, eles topam tudo.

São bichinhos que convivem muito bem com outros integrantes da família, inclusive se dão bem até com outros cães, caso tenha em sua casa. Mas se por ventura eles estranharem um pouco na hora de socializar, recomendamos que você invista em adestramento animal, que em pouco tempo a harmonia volta.

Parson Russell Terrier

Parson Russell Terrier

É comum que se confunda o Parson Russell Terrier com o Jack Russell Terrier, entretanto, apesar de possuírem semelhanças entre si, como a coloração dos pelos, há uma grande diferença em relação ao tamanho das patas desses cachorros.

No caso da raça Parson Russell, os cães têm patas compridas e um porte atlético. Em relação ao comportamento, são considerados animais brincalhões e muito inteligentes. E, para aqueles tutores que querem ter um pet dessa raça, é preciso ter em mente que o cão precisará de bastante espaço para correr e se exercitar.

Scottish Terrier

Scottish Terrier

A raça Scottish Terrier representa cachorros que possuem patas bem curtas e com pelos no rosto que remetem barbichas. São cães muito ativos, por isso, esteja preparado para dar conta da tamanha energia desse bichinho, afinal, ele precisa ter áreas amplas onde possam brincar e fazer exercícios.

Acerca da personalidade desse animal de estimação, você poderá esperar um companheiro muito leal e fiel, que estará a qualquer momento ao seu lado. A expectativa desse pet é de 13 anos, seu peso vai de 8 a 10 kg e seu tamanho costuma ser de 25 a 28 cm.

Norwich Terrier

Norwich Terrier

O próximo pet do grupo dos Terrier é o Norwich Terrier, um cão bem pequeno, que costuma medir cerca de 26 cm quando adulto. Suas cores também são muito atraentes, de modo que há aqueles com a pelagem avermelhada, preta, tigrada e até meio acinzentada. Ele pode viver até os 14 anos e costuma pesar 5 kg.

Ele se relaciona muito bem com todos e não costuma ter problemas com crianças pequenas. Sobre a personalidade desse cachorro, ele é visto como tranquilo e se adapta bem a qualquer ambiente, sem contar que é bastante esperto.

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier

Nascido nas Terras Altas do oeste da Escócia, o West Highland White Terrier é um cão branco que pode viver até os 16 anos, mede de 23 a 30 cm e pesa de 7 a 10 kg.

Muitas pessoas adoram ter esse pet em casa, porque eles costumam ser bem independentes, conseguindo ficar por várias horas sozinhos. Mas, quando seus donos estão por perto, ele naturalmente vai querer ser o centro das atenções! Com atitudes brincalhonas, ele adora sair para longos passeios por aí.

Cairn Terrier

Cairn Terrier

Não tem como não se apaixonar pelos cães da raça Cairn Terrier, já que eles são pequeninos, dóceis, socializam facilmente e são muito amigáveis. Além disso, são extremamente animados, podendo ficar por horas brincando no quintal da sua casa ou em parques ao ar livre. Eles atingem os 15 anos de vida, pesam de 6 a 8 kg e medem de 25 a 30 cm.

Apesar de suas pernas curtas, eles são animais ligeiros com uma postura sempre em alerta, atentos a tudo o que acontece ao seu redor. E mais, esses cachorros possuem as orelhas bem eretas, formando dois triângulos, o que mostra o seu estado de atenção a qualquer movimento. Possuem pelos densos que necessitam serem escovados.

Cachorros Terrier de porte médio

Agora, você vai conhecer os cães Terrier de porte médio, os quais são ótimos para quem quer evitar pets grandes por falta de espaço em casa ou muito pequenos e delicados, que necessitam de cuidados muito específicos. Abaixo, há uma descrição com detalhes das principais características desses cachorros.

Bull Terrier

Bull Terrier

Você talvez não o conheça pelo nome da raça, mas certamente vai se lembrar do cachorro Bull Terrier pelo seu corpo com aspecto musculoso, olhos pequenos, sua cabeça com formato oval e seu longo focinho. Essa é a composição das principais características físicas desse cão, que pode nos remeter uma aparência séria, mas que, no fundo, é extremamente amigável.

Eles são pets de estimação que você não terá trabalho em adestrar, pois são bem espertos e muito curiosos, o que fará com que eles aprendam novas habilidades em porquíssimo tempo. O convívio pode durar longos e bons 15 anos. No mais, eles pesam de 22 a 28 kg e possuem cerca de 45 a 55 cm de altura.

Terrier Brasileiro

Terrier Brasileiro

O Terrier Brasileiro ou Fox Paulistinha é um cãozinho que tem uma expressão bastante alegre, por isso, contagia o ambiente. Seu tamanho é médio, pois pode chegar a medir até 38 cm de altura, mas sua estrutura corporal é afinada e com curvas definidas, o que pode dar a impressão dele ser meio pequeno, mas é apenas impressão. No mais, ele pesa de 7 a 10 kg e pode viver até 16 anos.

Ele possui um porte esbelto, suas orelhas nas pontas ficam levemente caídas para frente e seus olhos passam uma expressão bastante vívida. O que podemos observar sobre seu comportamento é que esse cão é leal e parceiro.

Fox Terrier

Fox Terrier

O Fox Terrier é uma raça com boa saúde, de modo que esses animais são considerados resistentes, dessa forma, se você oferecer os cuidados básicos e necessários para a sobrevivência do bichinho, ele poderá viver até os 16 anos. Ele possui cerca de 37 cm de altura e pesa de 7 a 10 kg.

Para aqueles que pretendem adestrar esse cachorro, saiba que eles são muito espertos e podem aprender a comandos com muita facilidade. Contudo, isso não quer dizer que eles vão obedecer de imediato, já que alguns deles podem ser teimosos. Mas, com tempo, paciência e, acima de tudo, carinho, você conseguirá.

Border Terrier

Border Terrier

Diferente dos outros cães Terrier, os cachorros da raça Border costumam ser menos enérgicos, pois não possuem esse mesmo espírito de caçadores. Eles gostam muito de brincar e correr pelos lugares, mas o seu principal desejo é sempre ficar pertinho do seu tutor, recebendo doses de carinho e atenção. O Border Terrier pode viver até os 15 anos, mede de 33 a 40 cm e pesa de 5 a 7 kg.

Com relação à higiene desse pet, vale destacar que sua pelagem não é difícil de manter. Isto, porque você não precisa dar banhos semanais e escová-lo para manter o brilho e maciez dos pelos, na realidade, um banho mensal e uma boa toalha para secá-lo já é suficiente.

Irish Terrier

Irish Terrier

Um cão que não é apenas um companheiro para todos os momentos, mas que também é um ótimo protetor da casa e da família é o cachorro da raça Irish Terrier. Esses animais têm instinto de caçador, o que é típico do grupo Terrier, e podem trazer mais segurança para todos os integrantes da família. Eles vivem até os 15 anos, pesam de 10 a 12 kg e medem de 40 a 50 cm.

Contudo, é necessário saber lidar com o temperamento desses cãezinhos, afinal, eles são um pouco individualistas e podem ter um pouco de dificuldade em se relacionar com outras pessoas e, principalmente, com outros cachorros. Mas nada como um bom treinamento para instaurar paz e harmonia nesse convívio.

Cachorros Terrier de porte grande

Neste último bloco do artigo, separamos os pontos mais importantes sobre as raças de cães do grupo Terrier consideradas de porte grande. Para quem pretende adotar um Terrier, as informações a seguir serão essenciais. Acompanhe!

Airedale Terrier

Airedale Terrier

A raça Airedale Terrier tem uma aparência atlética, com uma expressão ativa em seus olhos e com uma barbicha abaixo do focinho muito característico desses cães. Esses são animais brincalhões e que gostam de ter seus tutores próximos, sendo que, caso fiquem muito tempo solitários, costumam se sentir ansiosos.

Eles vivem até os 12 anos, medem de 56 a 61 cm e pesam de 20 a 29 kg. Com relação à higiene do animal, seus pelos devem ser semanalmente escovados e a tosa deve ocorrer no mínimo três vezes ao ano.

American Pit Bull Terrier

American Pit Bull Terrier

Conhecidos por sua força muscular, os cachorros da raça American Pit Bull Terrier são muito velozes e considerados por muitos tutores como animais companheiros e leais. Eles vivem até os 15 anos, medem de 45 a 53 cm e pesam de 16 a 30 kg.

Seu convívio com outras pessoas é pacifico, desde que seja ensinado a se socializar desde filhote. O principal cuidado que é preciso ter é em relação ao peso do animal, pois seu principal problema de saúde é a obesidade.

Staffordshire Bull Terrier

Staffordshire Bull Terrier

Uma raça vista como bastante amorosa e protetora é a Staffordshire Bull Terrier. No primeiro momento, o cão pode até parecer um animal bravo ou até mesmo feroz, mas, no convívio, você irá notar o contrário.

Essa raça gosta de estar recebendo e dando carinho aos seus cuidadores e ele se dá muito bem com crianças. Certamente será um companheiro tranquilo e muito amigável para se ter em casa. O Staffordshire Bull Terrier vive até os 14 anos, mede de 33 a 41 cm e pesa de 11 a 17 kg.

Kerry Blue Terrier

Kerry Blue Terrier

O último da lista é o Kerry Blue Terrier, sendo que sua principal marca é a valentia. Esse animal não mede esforços para proteger quem ama, se tornando um ótimo amigo que irá proteger a todos. Porém, não podemos deixar de mencionar que ele adora brincar.

Sobre os cuidados específicos com essa raça, a dica é sempre levá-lo para se exercitar e lembre-se de desembaraçar seus pelos com frequência, especialmente a barbicha. O Kerry Blue Terrier vive até os 15 anos, mede de 44 a 51 cm e pesa de 15 a 18 kg.

Há várias opções de cachorros Terrier disponíveis para você adotar!

cachorro terrier

Como vimos no decorrer do artigo, os cães do grupo Terrier podem ter algumas características únicas, a depender da raça, mas todos são amáveis, brincalhões e carinhosos. De modo geral, encontramos nesses cachorros animais de estimação que serão grandes integrantes em suas famílias e ótimos protetores, devido ao seu instinto natural de caçador.

No mais, é preciso considerar o espaço disponível em sua casa para verificar qual o porte de cachorro que mais se adéqua ao ambiente, já que é essencial que o Terrier adotado tenha amplitude para poder brincar, se exercitar e ter um bom desenvolvimento ao longo de sua vida!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Filhotes Tipos

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.