Gato amarelo: veja 10 fatos e curiosidades amáveis

Gato amarelo: veja 10 fatos e curiosidades amáveis

Você sabia que existem várias raças de gatos amarelos? Eles são encantadores e têm uma personalidade própria que vale a pena conhecer! Conheça-os aqui!


Gatos amarelos são encantadores!

gato amarelo

Bem comuns de serem vistos, gatos amarelos não pertencem a uma raça própria, de modo que há várias raças de felinos amarelados. O tom amarelo traz o significado de abundância, proteção e sorte, misticismo que acompanha as cores dos gatos.

Alguns fatos e curiosidades sobre esses felinos os tornam bem interessantes. Por exemplo, nem todos os gatos amarelos são machos, apesar de todos possuírem a letra “M” na testa. Além disso, gatos amarelos possuem em seus genes o mesmo pigmento humano das pessoas ruivas.

Geralmente, eles são os mais procurados para adoção devido à sua beleza e por serem bastante carinhosos e companheiros. Neste artigo, você verá a fundo todas as principais características dos gatos amarelos, além de conhecer algumas raças que podem desenvolver tons amarelados na pelagem. Boa leitura!

Conheça algumas raças de gato amarelo

Gatos amarelos não possuem uma raça específica, de modo que eles podem pertencer a raças definidas, como a Persa, Maine Coon e Bengal, mas também podem ser SRD (vira-lata). Vale a pena conhecer algumas raças que possuem a diversificada e bonita pelagem amarelada.

Gato Persa

Gato Persa amarelo

Originária do Império Persa, no Oriente Médio, esta é a raça do famoso Garfield. De aparência exuberante e chamativa, ele mantém as peculiaridades de ser inteligente, afetuoso, preguiçoso e guloso.

O gato Persa é uma das raças mais conhecidas do mundo. Tem por característica a cara achatada, o focinho curto e a quantidade grande de pelos longos, soltos e de várias tonalidades, incluindo o amarelo ou laranja, rajado ou manchado. Eles são silenciosos, miam muito pouco, e quando isso acontece, saem sons baixinhos e curtos.

Munchkin

Munchkin amarelo

Os gatos da raça Munchkin possuem as pernas bem curtas devido a uma mutação genética. Alguns criadores da Lousiana, nos Estados Unidos, decidiram cruzar felinos SRD de pernas mais curtas, originando esta raça. São gatos tão amáveis e carinhosos com as pessoas, que é difícil esconder a vontade de apertá-los.

O tamanho de suas patinhas geralmente é a metade da perna normal de um gato, sendo que elas quase não aparecem. Tais felinos são conhecidos como gatos rebaixados, anões ou mini, sendo que a aparência de filhote se mantém por toda vida. Possui pelagem média e de variada de cores, incluindo o amarelo ou alaranjado.

Gato Maine Coon

Gato Maine Coon amarelo

Esta raça é conhecida como uma das maiores raças de felinos domésticos do mundo. De origem norte-americana do Maine, de onde veio o nome da raça, é o gato oficial dos Estados Unidos. Maine Coons são bem resistentes a climas frios e são grandes caçadores de ratos.

Enquanto um gato normal mede geralmente 46 cm, os gatos Maine Coon possuem um tamanho que varia de 48 a 100 cm. Sua pelagem é longa e abundante, e é bastante comum na cor laranja rajado. O Maine Coon é um gato carinhoso, brincalhão e adora brincar na água e tomar banho, diferente da maioria dos gatos com aversão à água.

Gato Angorá Turco

Gato Angorá Turco amarelo

Este felino é originário da região de Ancara, na Turquia. Por ser uma das raças mais antigas, provavelmente é um dos primeiros gatos a serem vistos pela Europa, e foi descoberto no século XVII, quando quase foi extinto. Inclusive, hoje, os Angorás Turcos são encontrados em zoológicos na Turquia, como ato de preservação da raça.

São gatos bastante fiés aos seus donos, inteligentes e atléticos, fáceis de serem adestrados, necessitando de espaço para gastarem energia. Possuem uma pelagem média a longa, tradicionalmente nas cores laranja e branco. É bastante comum que os Angorás de cor branca nasçam surdos, já os de outras cores podem não ter a audição de um dos ouvidos.

Gato Bengal amarelo

Gato Bengal amarelo

Também conhecido como gato-de-bengala, ele é de origem selvagem surgiu do cruzamento de leopardo com gato de estimação. Esse cruzamento foi realizado na Ásia de forma acidental, quando uma mulher adotou um leopardo fêmea para fazer companhia ao seu gatinho. Ao mesmo tempo, um cientista testava esta mesma combinação com o intuito de criar um gato resistente à leucemia felina (FeLV).

De manchas pretas da cabeça ao rabo e com pelo amarelo ou ruivo, ele lembra um leopardo de estimação. Porém, por ser de origem selvagem, seu temperamento é bastante agressivo se não for criado com muito carinho e socializado desde filhote.

Scottish Fold

gato Scottish Fold amarelo

A raça Scottish Fold é originária da Escócia e é conhecida também como Lops-eareds (orelhas curtas). De aparência doce, tais gatos se assemelham a uma coruja por terem olhos grandes e a orelha caída. Hoje, são comumente encontrados nos Estados Unidos e Canadá.

São gatinhos que aparentam uma fofura irresistível, por terem a face redonda e orelhas pontudas e pequenas, caídas na direção dos olhos. De temperamento bastante dócil, o Scottish Fold adora fazer poses para sentar. Pode ser encontrado com pelagem curta ou longa e também na cor laranja malhado.

Devon Rex

Devon Rex amarelo

Devon Rex é definida como uma das raças mais exóticas do mundo. Ela teve origem na Inglaterra, na região de Devonshire, do cruzamento de um gato doméstico com outro de pelos encaracolados. Por vários testes de reprodução, foi surgindo esta raça, de características próprias.

É bastante notória a cabeça de forma triangular e as orelhas enormes em relação à cabeça, lembrando um elfo (criatura mística). Possui pelo bem curtinho e ondulado, comparado à textura de um pêssego, e fácil de ser cuidado. Seu temperamento é gentil e carinhoso, e ele adora permanecer no colo de seu dono.

Fatos sobre gato amarelo

gato amarelo

Vamos destacar, agora, alguns fatos sobre esses gatinhos amarelos. Por exemplo, explicaremos o famoso “M” na testa, mostraremos que não há apenas machos amarelados, que eles possuem semelhanças de pigmentação com humanos e muitos outros fatos. Confira!

Nem todos são machos

De fato, o que mais vemos são gatos amarelos machos, mas isso não é uma regra, já que 20% dos gatos amarelos são fêmeas. Vamos explicar o motivo.

Tendo em mente que os cromossomos indicam a cor do filhote, o cromossomo responsável pela cor é o "X" (capaz de pigmentar cores pretas e amarelas). O macho possui genótipo XY, e a fêmea XX. Como o "X" é dominante para a cor amarela, o gato macho precisa de apenas um cromossomo desse para ser amarelo. Por outro lado, a fêmea precisa ter os dois "X" amarelos, o que é raro acontecer.

Há diferentes pelagens

Os gatos amarelos nunca apresentam uma cor definida amarela, de modo que eles podem ser amarelos e brancos, ou totalmente amarelos, porém, possuem até quatro tipos diferentes de tons e marcação de pelagens.

O padrão de pelagem pode ser definido como clássico, cavala, quando se assemelha ao tigrado, conhecido como “Orange Tabby”, listrado, com listras claras e escuras alternadas, e manchado ou marcado.

Não há gato ruivo de cor sólida

Como dito acima, por possuírem diversos tons e padrões de pelagem, não existe gato amarelo de cor sólida, eles sempre vão apresentar algum tipo de listras e cores que vão do bege ao laranja avermelhado. Essas listras claras e escuras se sobrepõem de forma que as mais expostas geralmente são mais escuras. Isso explica o porquê de o gene da cor laranja sempre ativar as listras.

Eles têm um "M" na testa

Esta afirmação tem uma referência bíblica. Conta-se que quando o menino Jesus estava na manjedoura com dificuldade para dormir, apareceu um gatinho amarelo, carinhoso e ronronando para acalentá-lo. Então, sua mãe Maria deu um beijo no gato, deixando assim a letra “M” marcada na testa. Outra definição é que o “M” representa Maomé, pois o profeta ele tinha um gato chamado Muezza.

Considerando, agora, a genética dos gatos domésticos vindos de cruzamentos de gatos selvagens africanos, europeus e asiáticos, todos os gatos amarelos e malhados possuem este desenho na testa.

Pode ser amarelo e laranja

Estes felinos podem apresentar cores em tons de amarelo-claro (bege) passando pelo laranja e escurecendo até um tom laranja-avermelhado vibrante.

Isso se dá devido ao pigmento chamado feomelanina, que é um componente da melanina, situado nos fios de cabelos ou pelos. Ele é responsável pelos tons de cor que variam do vermelho ao amarelo. Nos gatos, ainda pode ocorrer a mistura com um gene que define a cor branca.

Gatos e humanos ruivos têm o mesmo pigmento

A cor de pelos e cabelos depende da melanina e de mais dois elementos estruturais, que são a eumelanina, que define as cores preto e marrom, e a feomelanina, citada acima, que define as cores vermelho e amarelo.

Seres humanos e gatos possuem este mesmo pigmento ou elemento da melanina, definindo o tom de cabelos e pelos amarelos ou vermelhos, dependendo da proporção herdada pelos pais desses componentes na estrutura genética.

Curiosidades sobre gato amarelo

gato amarelo

Depois de conferir fatos sobre os gatos amarelos, quer saber algumas curiosidades sobre esses felinos encantadores? Veremos a seguir o motivo pelo qual eles têm uma personalidade diferente dos gatos de outras cores e o significado espiritual da cor de seus pelos tratando-se de lendas e superstições. Leia!

Estes gatos podem ter uma personalidade diferente

A personalidade do gato amarelo pode ser influenciada pela coloração de sua pelagem. Ainda assim, é importante ressaltar que os felinos não deixarão de desenvolvê-la conforme a sua individualidade e a sua criação.

Os gatos amarelos são adoráveis, companheiros, e mais carinhosos que os de outras cores, geralmente. São gatinhos que sabem recepcionar bem visitas! Ademais, realmente, seguem à risca a peculiaridade do famoso Garfield de serem comilões e preguiçosos.

Gato amarelo tem um significado espiritual

Ressaltando o mistério que todo gato possui, os gatos enxergam um mundo além do que podemos entender, eles conseguem detectar energias boas ou ruins. Espiritualmente falando, no caso das energias ruins, eles conseguem modificá-las para boas enquanto estão deitados, sem que notemos, e nos protegem de espíritos malignos enquanto dormimos.

Os gatos amarelos são representados pela energia do sol, simbolizando a alegria, riqueza, prosperidade e coragem, ajudando-nos a termos foco nos objetivos da vida.

Existem lendas sobre gato amarelo e laranja

Diferente dos gatos de cor preta que trazem superstições negativas, os amarelos são o oposto. Suas lendas são associadas a fatos positivos, principalmente aqueles que representam a riqueza devido à sua cor amarela.

A lenda mais conhecida refere-se à letra “M” na testa do gatinho. Como contado anteriormente, Maria mãe de Jesus, como um gesto de carinho e agradecimento deu um beijo na cabeça do gato amarelo, que fazia companhia para Jesus sempre que ele tinha dificuldade para dormir.

O gato amarelo é dócil, alegre e cheio de personalidade!

gato amarelo

Tendo, agora, a certeza do encanto desses felinos e de sua personalidade carismática e carinhosa, além de representarem abundância, proteção e sorte, quem não quer ter um gatinho assim? O gato amarelo surge em várias raças, variando do amarelo-claro ao laranja. Ele é representado pelo famoso Persa Garfield, pelo gato anão da raça Maine Coon, pelo gato de pelagem tigrada, o Bengal, e por outras raças citadas no artigo.

Aqui, mostramos o motivo pelo qual nem todos os gatos amarelos são machos e vimos detalhes sobre sua pelagem diferenciada, ressaltando que todo gato amarelo terá listras, e nunca será de uma cor sólida. Agora, você já sabe que o gato amarelo é o mais carinhoso da classe dos felinos e que é muito bem representado de forma positiva em lendas e superstições, principalmente por carregar a letra “M” na testa por acalentar o menino Jesus.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.