Como entender a linguagem dos gatos: corporal, facial e mais

Como entender a linguagem dos gatos: corporal, facial e mais

Quer saber como interpretar o que o seu gato quer dizer? Então confira a seguir como decifrar a linguagem dos gatos, incluindo o corpo, rosto, som e mais!


Entender a linguagem dos gatos é muito importante!

Gato no colo de um homem

Se você tem ou já conviveu com um gato, provavelmente já viu ele fazendo alguma coisa que te deixou intrigado, tentando entender o que ele poderia estar querendo dizer com aquela atitude.

E a verdade é que os gatos realmente são animais muito comunicativos e que possuem uma linguagem bastante sugestiva. Algumas atitudes, como miar demais, ficar amassando as cobertas ou até mesmo a posição em que ele deita, são parte da forma deles de se comunicarem.

Sendo assim, é de suma importância entender a linguagem dos gatos porque essa é a forma que eles têm de mostrar quando precisam de algo ou quando estão felizes. E para que você saiba mais sobre esse assunto, neste artigo, iremos mostrar algumas atitudes dos gatos e seus possíveis significados.

Como entender a linguagem corporal dos gatos

Gato se esfregando na parede

Para começar é importante saber que a linguagem dos gatos não se limita apenas ao miado, muito pelo contrário, esses animais usam diversos sinais corporais para mostrar o que querem. Veja agora alguns deles!

Cauda balançando

A cauda é um dos grandes indicadores do humor do gato. Por exemplo, se a cauda do gato está relaxada e fazendo movimentos mais lentos, isso quer dizer que ele está apenas observando ao seu redor, porém tranquilo.

Mas se a cauda do gato estiver relaxada, porém fazendo movimentos mais rápidos e curtos, isso significa que ele está em estado de alerta. Normalmente, isso acontece quando o gato está brincando.

E caso a cauda esteja esticada e rígida, isso quer dizer que o gato está nervoso. Nessa situação, não é recomendado chegar perto dele, porque é provável que ele ataque.

Bumbum balançando

Um gato de bumbum balançando sempre indica que ele está em posição de ataque ou prestes a pular em algum lugar alto. Não quer dizer, necessariamente, que eles estão nervosos. É apenas uma forma de aquecer o corpo para exercer grandes movimentos.

Outro motivo pelo qual eles balançam o bumbum antes de pular é para sentir o solo. Nesses momentos, eles inclinam o corpo para frente, porque fica mais fácil de sentir o solo. Assim, eles entendem onde estão pisando, para que o seu próximo movimento seja um sucesso.

Gato amassando

No geral, quando um gato amassa ou afofa algum objeto, isso mostra que ele está contente, se sentindo confortável e seguro. O gato desenvolve o hábito de amassar ou afofar as coisas ainda quando filhote quando afofa o peito da mãe, para estimular a saída de leite.

Após o desmame, ele mantém esse costume pois é uma maneira que ele tem de remeter os momentos à essa sensação de conforto e segurança que sentia quando filhote.

Se esfregando

Quando o gato se esfrega nas pernas do dono e nos objetos, ele está apenas marcando território. Isso porque ao se esfregar, ele solta feromônios produzidos pelas glândulas sebáceas, presentes em diversas partes do corpo, deixando o seu cheiro nas coisas.

Essa marcação de território é a forma que os gatos têm de tornar as pessoas e objetos ao seu redor mais familiares, como parte do ambiente em que ele vive. Assim, eles se sentem mais seguros.

Pelagem

Ver um gato com pelos eriçados dá um medo e tanto! Mas apesar de parecer que o gato está em posição de ataque quando fica com os pelos eriçados, a verdade é que eles estão mostrando que estão com medo.

Normalmente, junto com os pelos eriçados, o gato também curva o seu tronco para cima, como se estivesse tentando parecer maior do que é. Nesse momento, ele entra na defensiva, respondendo a qualquer movimento brusco, na tentativa de tentar se proteger, exatamente porque está com muito medo.

Cheiro

Se quando o gato se esfrega nas pessoas e objetos, ele solta feromônios para tornar essas coisas mais familiares, quando ele cheira, sua intenção é reconhecer esses feromônios. Assim, ele se certifica do que é parte do ambiente dele e o que não é.

Por isso que quando ele chega perto do rosto e das mãos do tutor ou de pessoas que convivem com ele no dia a dia, ele começa a cheirar e encostar o nariz.

Lambida

A lambida do gato pode ter várias explicações que vão depender do contexto. Por exemplo, se o gato estiver lambendo a si mesmo, é apenas uma questão de higiene, o que eles consideram um “banho”.

No entanto, se for o tutor que o gato estiver lambendo, isso é um sinal de afeto. Quando pequenos, os gatos são lambidos pela mãe e aprendem que essa é uma forma de demonstrar afeto. Assim, quando crescem e possuem afeição pelos seus donos, têm o costume de lamber.

E se o gato estiver lambendo objetos, isso pode ser um sinal de estresse. Quando ficam muito ansiosos, lamber materiais como plástico e tecidos, é algo que acalma os gatos.

Como entender a linguagem dos gatos pela postura

Gato arqueado

Agora que você já sabe sobre a linguagem corporal dos gatos, outro ponto muito importante é entender o que a postura deles têm a dizer. Apesar de não parecer nada demais, a postura pode dizer muita coisa sobre um gato.

Deitado de barriga para cima

Aqui temos algo que os gatos têm em comum com os cachorros. Assim como quando os cães se deitam de barriga para cima, esses felinos também mostram que confiam muito em seus donos quando fazem isso.

Portanto, se o seu gatinho dorme de barriga para cima ou se vira nessa posição quando você faz carinho nele, considere-se muito sortudo. A barriga é um lugar vulnerável para esses animais e eles não tem o costume de se deixar vulneráveis com muita frequência, apenas com pessoas com as quais eles se sentem confortáveis e seguros.

Costas arqueadas

Um gato com costas arqueadas pode ser sinal de várias coisas, depende do contexto. Se ele estiver em uma situação de perigo como uma briga com outro animal ou no meio de alguma coisa que o faça sentir medo, ele pode arquear as costas. Essa posição pode ser acompanhada de pelos arrepiados e um rabo esticado.

Mas se o gato estiver brincando com você ou algum outro objeto, ele também pode ficar nessa posição e até dar alguns pulinhos para trás. Nesse caso, é apenas uma maneira do gato de brincar.

Deitado e enrolado

Essa é uma das posições mais comuns dos gatos dormirem e tem muito a ver com os instintos selvagens que ainda são presentes neles.

Na natureza os gatos dormem enrolados para protegerem seus órgãos vitais e para conservar o calor do corpo no frio. Quando vivem dentro de casa, eles não deixam esse costume de lado, mas isso não significa que seu gato não confia em você. Além de ser um instinto natural, é uma forma que eles têm de se esquentarem no frio.

Como entender a linguagem facial dos gatos

Gato preto com pupilas dilatadas

Assim como quando nós, humanos, fazemos caretas ou expressões faciais em certas situações, os gatos também demonstram emoções dessa forma. A linguagem facial dos gatos facilita muito a tentativa de entendê-los.

Orelhas

A posição das orelhas dos gatos são um grande indicativo do estado emocional deles. Se elas estiverem na posição natural, ou seja, para cima e relaxadas, isso indica que o gato está calmo e contente.

Agora, em situações em que o gato se sente em perigo ou irritado, ele posiciona as orelhas dobradas e esticadas para trás. Essa atitude normalmente vem acompanhada das costas arqueadas ou de um rabo rígido e esticado.

E, por último, se o gato estiver em estado de alerta, prestando muita atenção em algo, suas orelhas estarão para cima e se mexendo bastante, para captar sons de todos os lados.

Pálpebras

O gato é um animal muito atento a tudo, características vinda dos seus instintos. Na natureza, eles precisam estar prontos para qualquer ataque e quando vivem dentro de casa mantém esse costume, mesmo quando sabem que estão seguros.

Sendo assim, é muito comum ver o gato dormindo com a pálpebra meio aberta. Isso significa que eles estão apenas tirando um cochilo, mas estão alertas para qualquer situação.

No entanto, se você reparar que o seu gato possui um tipo de terceira pálpebra, isso pode indicar um problema de saúde. Normalmente ela aparece quando os gatos estão com algum tipo de irritação ou ferimento na região dos olhos. Nesse caso, o recomendado é levá-lo ao veterinário.

Pupila

As pupilas dos gatos têm mais significado do que você imagina! Por exemplo, se ela estiver bem fechada, parecendo uma pequena fenda, isso pode significar que seu gato está com medo, raiva ou em um estado de prazer. Para diferenciar essas emoções basta reparar nas outras repostas do corpo dele. Se esse olhar vier junto com um rosnado, isso é um sinal claro de raiva.

Mas se a pupila do gato estiver dilatada, isso pode significar que ele está muito empolgado ou muito ansioso. Na empolgação, o gato vai estar brincalhão e agitado. E na ansiedade, ele vai estar com o corpo mais rígido e o rabo ereto.

Como entender a linguagem sonora dos gatos

Gato miando

A linguagem sonora dos gatos é a mais comum e, de vez em quando, uma das mais difíceis de entender. Para compreender o que um gato quer dizer com um miado, por exemplo, é preciso muita atenção. Veja agora!

Miado

Existem diversos tipos de miado e cada um deles possui um significado distinto. No caso de um miado alto e longo, é sinal de que o gato está carente de atenção e é a forma que ele tem de pedir isso ao dono.

Se o miado for baixinho isso quer dizer que o seu gato está precisando de alguma coisa em específico. Por exemplo, quando querem pedir comida ou quando precisam usar a caixa de areia e ela está suja.

No caso de um miado excessivo, longo e alto, isso sinaliza que o gato está estressado, incomodado ou sentindo muita dor.

Ronronar

O significado mais conhecido sobre o ronronar do gato é a satisfação. Quando os gatos estão em situações de tranquilidade ou conforto têm o costume de ronronar como sinal de satisfação.

Mas o que quase ninguém sabe é que esses animais ronronam também quando estão curiosos, explorando algum lugar novo. Outra situação em que eles fazem esse barulho é após um momento de muito estresse.

Assobio

Em momentos de muita raiva e estresse, os gatos fazem um barulho muito parecido com o som do assobio. Nesses momentos, é melhor sair de perto, pois é sinal de que o gato está tão nervoso a ponto de atacar outra pessoa ou animal.

Normalmente esse barulho vem acompanhado das posições de ataque do gato, os pelos arrepiados, as orelhas para trás e o rabo rígido e esticado.

Rosnado

Assim como o assobio, o rosnado também aparece quando os gatos estão nervosos. Mas nesse caso, o rosnado ainda é melhor do que um assobio.

Quando o gato rosna é sinal de que ele está atento para qualquer ataque, mas ainda não irá tomar nenhuma atitude. É apenas uma indicação de que, caso ele seja atacado, ele estará pronto para contra-atacar.

Os gatos tem mais formas de se comunicar do que imaginamos

Gato branco deitado

Apesar de não parecerem animais tão comunicativos, os gatos possuem uma linguagem própria que quando reconhecida, torna o entendimento sobre eles muito mais fácil.

Nesse artigo, vimos que o ronronar e o miado são apenas algumas das formas que eles têm de se comunicar. O jeito como eles deitam, a posição das orelhas e forma que eles balançam o bumbum e cauda são outros exemplos da linguagem que eles usam para demonstrar o humor ou o que estão sentindo.

Entender a forma como os gatos se expressam é algo imprescindível para a criação deles. É através disso que você poderá saber quando o seu gato está feliz, quando está descontente, ou até mesmo quando não se sente bem de saúde. Por isso, esteja sempre atento ao seu felino, para que você possa prover uma vida feliz e saudável a ele.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.