Raças de cachorro gigante: conheça as 20 maiores do mundo

Raças de cachorro gigante: conheça as 20 maiores do mundo

Você conhece os cães de grande porte? Venha descobrir as 20 maiores raças do mundo, além de suas características, tamanho, peso, pelagem e muitas outras dicas!


Maiores raças de cachorro gigante do mundo

Cão grande com criança

As raças de cães gigantes oferecem aos donos muito amor. Em contrapartida, podem oferecer muito receio e medo aos visitantes, vizinhos e desconhecidos da casa. Embora isso aconteça, muitas das maiores raças que existem são caninos afetuosos que vivem para servir seus familiares.

Na verdade, vários são conhecidos por serem calmos, adequados como cães de terapia ou companheiros de infância. Outros, que foram criados para serem cães de guarda ou caçadores, podem ser mais reservados. Uma vez que esses cães grandes podem ser intimidantes, é importante treiná-los e socializá-los quando ainda são filhotes, para não criar problemas no futuro.

Dessa forma, vamos conhecer quais são as 20 maiores raças de cachorros encontrados por todo o mundo, explorando o seu temperamento, tamanho, personalidade, curiosidades e dicas de como lidar com eles.

Maiores raças de cachorro gigante de pelo curto

Vamos conhecer quais são as raças de cães gigantes que apresentam pelo curto. Exploraremos a sua personalidade, comportamento, características físicas, além de mostrar o quanto são adoráveis e companheiros.

Fila Brasileiro

Cão Fila Brasileiro

Claro que todo brasileiro já ouviu falar do Fila. É um cão bastante popular aqui em nosso país, além de ser bastante alto e pesado, que chama atenção por onde passa. Sua expectativa de vida é, em média, de 12 anos e consegue alcançar até 75 cm de altura, pesando por volta dos 75 kg.

Entretanto, não se amedronte pelo seu tamanho. O Fila é um cão extremamente amoroso e adaptável, que requer bastante atenção, seja para brincadeiras, treinamento ou para atividades de vigia.

Mastim Inglês

Cão Mastim Inglês

Mastins ingleses são cães enormes, mas não são especialmente altos. Os maiores podem ter 81 cm de altura no ombro, e pesar mais de 100 kg. Entretanto, não são os cães mais fáceis de treinar do mundo. Os mastins não se sentem compelidos a agradar seu tutor, como muitas outras raças, algo que dificulta o treinamento.

Felizmente, apesar dessa dificuldade, os Mastins são geralmente gentis e afetuosos com suas famílias. Além disso, nem sempre são calorosos com estranhos, logo, devem ser socializados desde cedo para garantir que continuem amigáveis.

Tosa Inu

Cão Tosa Inu

O Tosa Inu é um cão que foi desenvolvido no Japão e pesa em torno de 50 kg. Em alguns países é considerado uma raça perigosa e necessita, inclusive, de licença para criação. Porém, tudo vai depender do treinamento e criação que o cão foi imposto. Ele chega a medir até 80 cm de altura.

Além disso é um cão extremamente amoroso e devoto a família. Isso pode causar alguns problemas quando estranhos ou pessoas que ele não é familiarizado visitam a casa. Por isso, é bom provocar a socialização tanto com estranhos, crianças e outros animais para que o seu comportamento seja benéfico à todos da moradia.

Cane Corso

Cão Cane Corso

Acredite ou não, o Cane Corso, uma das raças de guarda mais reverenciadas do mundo, é relativamente pequeno quando comparado a alguns dos outros cães da nossa lista. Eles têm um pouco mais de 60 cm de altura e pesam, em média, 50 kg. Porém, suas cabeças gigantescas e fortes, além dos corpos poderosos, fazem com que se sintam muito maiores do que realmente são.

Inteligente e relativamente fácil de treinar, o Cane Corso pode ser uma excelente companhia para donos experientes. Ao contrário de muitas das outras raças gigantes, esses cães são, acima de tudo, agradáveis com pessoas que ofereçam amor, carinho e atenção.

Dogo Argentino

Cão Dogo Argentino

O Dogo argentino é um cão de raça forte atlética e bastante leal aos donos. Pode-se dizer que são considerados caçadores e protetores devotos da sua família ao mesmo tempo que demonstram muito amor e afeição por eles.

Chegam a pesar em torno de 50 kg e possuem altura média de 60 cm. Não são cães fáceis de treinar, por isso é bom incentivar a socialização e o treinamento desde cedo. Mesmo sendo cães de grande porte, são animais que necessitam de atenção frequente da família, além de outros cuidados como exercícios, passeios e brincadeiras, para que não fiquem ansiosos.

Cão Boerboel

Cão Boerboel

Também conhecido como o “cão fazendeiro”, esta raça de cachorro chega a medir até 70 cm de altura e pesa até 80 kg! Era muito usado para proteger as terras agrícolas e a família. Atualmente, esses cães são notavelmente calmos e confiantes.

Como os Boerboel são territoriais, protetores de sua família e amam estar por perto, eles têm até uma queda por crianças. No entanto, eles geralmente não têm muita paciência com cães que os desafiam, então parques caninos podem não ser um bom lugar para levar seu Boerboel.

Mastim Napolitano

Cão Mastim Napolitano

O Mastim Napolitano é aquele famoso cão gigante, preto, com a cara toda enrugada, de quase 60 kg. Atinge até 77 cm de altura e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não é um cão enérgico, por isso não é necessário exercícios frequentes. Além disso, é bastante devoto à família.

Ele quer demonstrar afeição pelos membros da casa o tempo todo, através de brincadeiras, lambidas, e olhares calorosos. É considerado um cão de guarda sensacional, além de ser bastante territorialista. Não apresenta grandes problemas de saúde, mas a sua expectativa de vida fica em torno de apenas 9 anos.

Kangal

Cão Kangal

O Kangal é um animal muito usado para guardar a casa e também era altamente utilizado em rebanhos. Possui muita inteligência além de querer proteger o seu território a todo custo, principalmente contra outros animais. Geralmente pesam em torno de 70 cm, com os machos sendo maiores, pesando 55 kg.

São animais ativos e, por mais que gostem de vigiar e "lutar" por sua família, também adoram brincadeiras. Mostram agressividade somente quando sentem um perigo extremo em seu ambiente.

Dogue Alemão

Cão Dogue Alemão

Bastante conhecido no Brasil, o Dogue Alemão vai ocupar todo o seu sofá, mas você não vai se importar porque eles são muito pacientes, fáceis de lidar e não latem muito. No que diz respeito às raças de cães gigantes, eles são os cachorros mais altos, especialmente quando estão nas patas traseiras, podendo chegar a atingir até 2 m.

Assim, os Dogues Alemães medem em torno de 80 cm de comprimento e pesam até 90 kg, enquanto as fêmeas são mais miúdas. Para diminuir problemas de socialização, é importante investir em treinamentos desde filhote, principalmente em casas com crianças e outros animais pequenos.

Dogue de Bordeaux

Cão Dogue de Bordeaux

Originário da França, este é um animal imensamente poderoso que apresenta uma cabeça grande, quadrada, e uma mandíbula bem forte. É um dos cães de guarda mais admirados hoje em dia, mas só vai atacar e morder se for treinado para isso. Medem 68 cm de altura e pesam até 55 kg.

Devido ao seu tamanho não é necessário exercícios enquanto ele ainda é filhote, para não forçar as articulações. Porém, passeios e caminhadas são sempre bem-vindos. Possui temperamento bastante sensível e amoroso, demonstrando afeição à família frequentemente.

Maiores raças de cachorro gigante de pelo longo

Agora que conhecemos as raças gigantes de pelo curto, vamos entender quais são os cães de pelo longo. Com certeza você já ouviu falar da maioria, mas vamos te contar várias curiosidades e dicas sobre eles. Venha descobrir!

São Bernardo

Cão São Bernardo

Muitos podem identificar facilmente um São Bernardo, uma das raças de cães mais leais que existe. Provavelmente devido à imagem marcante do animal no filme “Beethoven”, ele ganhou o coração de diversas famílias. Essa raça faz de tudo para proteger quem ama, exatamente como no filme. Uma interessante curiosidade sobre ele é que os filhotes crescem rapidamente.

De acordo com uma curiosa reportagem do Animal Planet, foram usados cerca de 100 filhotes de São Bernardo para estrelar como o filhote no segundo filme de Beethoven, porque eles cresceram rápido demais para a programação do filme. Medem em torno de 70 a 90 cm de altura e pesam por volta de 65 kg.

Terra Nova

Cão Terra Nova

O Terra Nova irá receber qualquer um com afeto. Esses cachorros são gigantes em tamanho e em coração, com peso de 60 kg e altura de até 66 cm. São almas doces, pacientes com crianças e brincalhões com outros animais. Os filhotes não precisam de toneladas de exercícios, apenas o suficiente para manter o peso sob controle.

Além disso, o Terra Nova também é conhecido como a amada "babá" das crianças. Debaixo do volumoso pelo que possui, e que dá à raça sua aparência leonina, está um animal gentil e de temperamento doce, mas altamente protetor de sua família.

Leonberger

Dois cães Leonberger

Maciço e majestoso é o cão Leonberger! Criados como companheiros da realeza europeia, esses cães chamavam a atenção simplesmente por causa de seu imenso tamanho, com altura mínima de 80 cm. Ele adora se divertir além de proteger a casa.

No entanto, hoje em dia, o Leonberger está mais propenso a dar um mergulho no lago do que a ficar horas deitado vigiando a casa. Seu pelo é gracioso, impermeável e possuem muita agilidade. Pesam em torno de 65 kg e ainda assim são nadadores hábeis e ótimos companheiros para a família.

Komondor

Cão Komondor

Todos irão olhar quando você andar na rua com um Komondor. Ele é uma das mais adoráveis raças de cães peludos! Medem 55 cm de altura e pesam até 60 kg. A sua aparência admirável deve-se a grandes quantidades de pelos, destinados a protegê-lo do clima e dos predadores, quando vigiava ovelhas antigamente.

Os cachorros Komondor não são cães de pastoreio, mas se apresentam como cães de guarda que são ferozmente devotos e leais à família e, literalmente, saltarão para defendê-los de qualquer ataque.

Landseer

Cão Landseer

Os Landseer lembram um pouco o São Bernardo, entretanto, são considerados cães mais enérgicos e um pouco menos gigantes. Medem em torno de 65 cm e pesam até 80 kg. Esta é uma raça que é gentil o suficiente para ser confiável, mas imponente e protetora o bastante para deter a maioria das ameaças.

Devido a sua pelagem, ele tem alta sensibilidade ao calor, por isso treinamentos, socialização e brincadeiras devem ser feitas sempre em horário de sombra. São ótimos para vigiar a casa e para ter como companhia em família.

Wolfdog é um cão gigante

Cão Wolfdog

Os cães Wolfdogs são animais para ter como companheiros por muito tempo, visto que a sua expectativa de vida pode atingir 16 anos. É um cão com nível de afeto extremamente alto e é bastante enérgico. Pesam em torno de 30 kg e medem 65 cm.

Além disso é considerado fácil de treinar e é bastante inteligente, entendendo comandos sem grandes problemas. Em casas com crianças pequenas é necessário um período de socialização para que desenvolvam a paciência e adaptabilidade com elas.

Cão dos Pirineus

Cão dos Pirineus

O Cão Pirineu é um pensador independente. Consegue trabalhar sem grandes orientações, porque são muito inteligentes e entendem os comandos e treinamentos com muita facilidade. Medem em torno de 70 cm e pesam 50 kg.

Apesar disso, é necessário um treinamento consistente e muita paciência. São ótimos companheiros para qualquer moradia, fazendo de tudo para proteger a sua família, incluindo crianças e outros animais pequenos.

Deerhound escocês

Cão Deerhound escocês

O Deerhound escocês adora relaxar. Entretanto não confunda relaxar com preguiça. Esses animais são extremamente atentos e alertas a qualquer perigo que presenciam em sua família. Suas medidas ficam em torno de 65 cm e pesam 45 kg.

Conseguem até ser amigáveis com estranhos, desde que não sinto nenhum risco para os membros da casa. Adoram se exercitar mesmo sozinhos, pegando bolinhas, brincando com galhos ou qualquer objeto que desperte seu interesse. A sua pelagem é bastante fofa e necessita de cuidados e escovações frequentes.

Terrier preto da Rússia

Cão Terrier preto da Rússia

Os Terrier pretos são carinhosamente conhecidos na Rússia como animais protetores e inteligentes. Medem 55 cm e pesam até 50 kg. Foram inicialmente criados para patrulhar as fronteiras do país e prender prisioneiros políticos.

Corajosos, calmos e confiantes, esses Terriers são programados para protegê-lo, em qualquer circunstância, seja do lado de fora, no quintal, ou dentro da sua casa. Eles estão 100% comprometidos com você e serão literalmente sua sombra diariamente.

Pastor do Cáucaso

Cão Pastor do Cáucaso

O Pastor do Cáucaso é um dos cães mais leais aos membros de sua família. Foram criados para cuidar de rebanhos e defender a casa contra predadores, logo, a proteção está em sua genética. Esta raça é bastante territorialista e não desiste de uma luta, seja com intrusos ou outros animais. Medem em torno de 70 cm e podem pesar até 100 kg!

São extremamente inteligentes, mas podem ser um pouco teimosos criando alguns empecilhos em seu treinamento. É essencial que possuam um tutor experiente que saiba explorar o seu temperamento e controle as suas tendências agressivas.

Gostou de conhecer sobre as raças de cães gigantes?

Mulher com um grande cão preto na grama

Como foi visto, apesar de seu tamanho gigantesco e intimidante, esses cães são animais extremamente sociáveis, amorosos, devotos à família e altamente treináveis. Alguns podem até ser considerados ursinhos de pelúcia por dentro.

Muitas raças de cães gigantes estão em grupo de trabalho, o que significa que eles guardam, protegem ou servem de alguma forma, além de realizar tarefas diárias. Dada essa mentalidade, eles tendem a ser extremamente leais e afetuosos com seus donos, mas frequentemente indiferentes com estranhos, pelo menos até que as apresentações adequadas sejam feitas.

Assim, as raças de cães gigantes ocupam uma grande área em casa e pode ser desafiador mantê-los controlados na coleira se eles decidirem fazer as coisas do seu próprio jeito. Por isso, sempre invista em treinamentos desde novinhos. Dessa forma, eles se tornarão cães maravilhosos.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.