Frutas que cachorro pode comer: manga, banana, maçã e mais

Frutas que cachorro pode comer: manga, banana, maçã e mais

Descubra a seguir as frutas básicas, tropicais e até bem diferentes, que os cães podem consumir. Saiba também quais benefícios elas trazem para a saúde deles.


Cachorro pode comer frutas?

Mão humana dando maçã para cachorro

A alimentação do cachorro pode ir muito além da ração do seu dia a dia. Uma das formas de complementar a dieta e deixar seu cão mais feliz, é inserir frutas no seu cotidiano. Então, sim! Os cachorros podem comer frutas, mas é necessário muito cuidado.

Assim como com outros tipos de alimento, é necessário um certo cuidado com as frutas, pois algumas podem ser tóxicas ou até desencadearem um desequilíbrio no organismo do cachorro. Algumas das frutas são muito recomendadas, como a tangerina, maçã e caju. Já outras não podem entrar na alimentação canina de jeito nenhum, como o abacate, a uva e o açaí.

Quer descobrir quais são as frutas ideias para o seu companheiro canino e como elas podem beneficiar na saúde deles? Então, confira a seguir as frutas básicas, tropicais e bem diferentes que os cães podem comer.

Frutas básicas que cachorro pode comer

Cachorro comendo manga

Abriremos essa lista com as frutas básicas, aquelas que quase todos conhecem. A maioria são bem fáceis de serem encontradas, enquanto outras precisam de uma busca maior. Descubra agora as primeiras frutas que o seu cão não só pode como vai amar comer.

Morangos

Morangos são frutas de frio bem comuns nos hortifrutis brasileiros. Além de saborosas, elas são excelentes para o corpo do cão como um todo. No entanto, elas não podem ser oferecidas em excesso, pois, o açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de uma diabete ou obesidade.

Dadas em pequenas porções em tempos espaçados, os morangos podem ajudar na prevenção da cegueira noturna, na melhora da pele, no funcionamento do sistema e nervoso e na regularização do intestino. Além disso, os morangos possuem muitas fibras e minerais.

Maçãs

Outra fruta muito comum no nosso dia a dia, que faz muito bem a saúde canina, é a maçã. Rica em vitaminas A e C, elas são uma ótima opção, principalmente para cães obesos, pois, a maçã possui pouquíssima gordura. O sabor e a textura crocante de uma maçã fresca, deixará o seu cão muito feliz, mas é preciso cautela.

Para servir a maçã, é necessário retirar as sementes que são tóxicas para os cães. Além disso, é muito importante dar poucas quantidades e esporadicamente, para que a frutose não cause problemas.

Melancia

Saborosas e refrescantes, as melancias também agradam bastante o paladar canino. Por ser composta por 92% de água, a melancia é ótima para a hidratação do seu cãozinho e para um bom funcionamento dos rins, além de ajudar a amenizar o calor do verão.

A fruta também possui vitamina A e B6, que auxiliam no sistema ósseo e muscular, e no fortalecimento da imunidade. Forneça ao seu cão como petisco e retire a casca e a semente, pois são tóxicas.

Pera

A pera é uma fruta docinha e muito suculenta, por isso, faz qualquer cão babar por ela. Essa fruta possui vitamina A e K, que ajudam a prevenir a cegueira noturna, coagulação do sangue e boa aparência dos pelos.

Elas também possuem fósforo, magnésio, potássio e cálcio, que auxiliam na estrutura óssea, nos dentes, no sangue e muitas outras partes do corpo do cachorro. Assim como as outras frutas, é necessário retirar as sementes e não exagerar na quantidade.

Jabuticaba

Saborosas para os humanos, as jabuticabas também caem no gosto dos cães. Essas pequenas frutas possuem muita água, logo ajudam também na hidratação do pet. Além disso, elas possuem muita fibra, o que ajuda a prevenir a prisão e ventre.

Mas tome cuidado com exageros, o excesso de jabuticaba pode causar constipações e diarreias, desregulando o sistema digestivo do seu cãozinho.

Tangerina

Como nomes diferentes em todo o Brasil, a tangerina é uma fruta de cheiro forte e muito doce. Elas possuem magnésio, potássio, fibras e vitamina A. Além disso, também possuem vitaminas do complexo B, que tem antioxidantes.

No entanto, apesar dos seus benefícios, a bergamota, deve ser dada em uma porção menor do que todas as outras, pela grande quantidade de açúcar que ela contém. Apenas dois ou três gomos são o suficiente.

Framboesas

Essa é mais uma das frutas dessa lista que são permitidas aos cachorros, mas possuem uma quantidade enorme de açúcar. Por causa disso, elas devem ser dadas em pequenas porções. Os cães grandes podem comer sem preocupação.

Com moderação, as framboesas proporcionam inúmeros nutrientes como cobre, ácido fólico, fibra, vitamina B e C, além de antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer e de doenças cardíacas.

Amora

A amora é uma das frutas mais confiáveis para se dar ao seu cãozinho. Respeitando a ideia de que a amora deve ser dada como petisco, você pode fornecê-la sem muitos cuidados especiais. Elas têm muitos nutrientes como fibras, vitaminas, antioxidante e magnésio.

Todos esses citados acima são essenciais para um bom funcionamento do corpo. Eles ajudam no funcionamento de várias áreas do corpo, além de prevenirem doenças como prisão de ventre e a anemia.

Pêssego

Pêssegos podem ser uma ótima opção de alimento para o seu cão, se for respeitado a proporção de apenas 10% da fruta e 90% de ração. Outro cuidado com essa fruta é a retirada do caroço dela e da casca.

Seguindo essas orientações, o pêssego pode ser muito benéfico. Eles possuem fibras, vitamina A e do complexo B. Por isso, ajudam no funcionamento do sistema nervoso e do intestino.

Vale ressaltar, que apenas a fruta é recomendada. Não forneça o famoso pêssego em calda, pois a grande quantidade de açúcar será muito prejudicial para a saúde e sistema digestivo do seu cão.

Frutas tropicais que cachorro pode comer

Cachorro comendo várias frutas

Frutas tropicais são muito comuns no nosso Brasil justamente por ele também ser um país tropical. Descubra a seguir quais frutas desse grupo podem ser dadas ao seu cão e quais benefícios elas fornecem. Vamos lá?

Kiwi

O Kiwi possui fibras, potássio, cálcio e vitamina A, além de possuir baixo índice glicêmico. São ótimas para o organismo do cão, mas devem ser dadas com cautela, no máximo uma fruta por dia. Sua casaca deve ser retirada, pois além de ser tóxica, podem fazer seu cão engasgar.

Por ser uma fruta ácida, o kiwi pode irritar o estomago do seu cão. Então sempre tome cuidado com os excessos, e evite dar esta fruta caso o seu cão tenha estomago sensível.

Banana

Abundante na nossa natureza, a banana além de saborosa, traz muitos benefícios para a saúde do cãozinho. Elas são ricas em vitamina A e C, além de fibra e potássio. Isso faz com que ela auxilie no funcionamento de muitos órgãos e no aumento da força do sistema imunológico.

Mesmo com todos esses benefícios, a banana também deve ser dada com moderação e a casca tem que ser retirada. Outro cuidado é fornecer a fruta fresca e natural ao seu cão, pois, aqueles que são processados e industrializados fazem mal.

Manga

As mangas são excelentes frutas para se dar ao cachorro, principalmente no verão. Elas possuem um número bem alto de vitamina, incluindo a B6, C e E. Além disso, ainda contém potássio, fibra e antioxidantes. Uma verdadeira fonte de bons nutrientes.

Entretanto, é necessário preparar a manga antes de oferecer ao seu companheiro de quatro patas. A primeira coisa a se fazer é retirar a casca, e, em seguida, tirar o caroço. Essa última é muito importante, pois esses caroços liberam cianeto ao serem mastigados.

Outra maneira de fornecer essa deliciosa e refrescante fruta e fazendo um sorvete. Não insira nenhum leite ou outro ingrediente. Apenas água e a polpa da fruta já é o suficiente para gerar uma explosão de sabores no seu pet.

Mamão

O mamão é uma fruta muito saborosa que os cães certamente vão apreciar. Entretanto, deve-se ter muita cautela ao servi-la aos cachorros, pois, além das sementes e a casca serem tóxicas, essa fruta também tem efeito levemente laxativo. Portanto, cuidado com a periodicidade é muito importante.

Seguindo os cuidados mencionados, a manga fornecer excelentes nutrientes. Ele possui as vitaminas C, A, K e do complexo B, além de cálcio, fósforo e potássio. Todos eles juntos trazem benefícios aos ossos, ao sistema nervoso, a coagulação sanguínea e muito mais.

Coco

O cão não só pode comer o coco, como também pode beber a água que vem dentro dele. O coco possui propriedades muito benéficas para os cães, no entanto, diferente das outras frutas, eles possuem uma grande quantidade de gordura. Devido a isso, devem ser dados em pequeníssimas proporções e uma vez ou outra.

Seguindo essas diretrizes e retirando a casca, o coco pode ser um grande aliado na dieta do seu amigo. Oferecendo-o moderadamente, a gordura acaba gerando muita energia ao cão, que pode ter ainda mais disposição para se exercitar. Além disso, o coco possui fibras e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Goiaba

As goiabas são ótimas frutas, mas precisam de alguns cuidados especiais para serem dadas de forma segura ao seu pet. Muito saborosas, as goiabas possuem um pequeno empecilho, a grande quantidade de sementes espalhadas pela fruta. Apesar de não serem tóxicas, em excesso, podem gerar desconforto intestinal. Por isso, é importante retirar todas elas, algo meio chato já que elas ficam espalhadas.

Um ponto interessante é que a casca dela é comestível, mas não recomendada, pois os cães podem se engasgar ou se intoxicarem com agrotóxicos. Respeitando essas limitações o consumo dessa fruta é muito benéfico pela quantidade de vitaminas que ela possui.

Abacaxi

A presença do abacaxi essa lista pode surpreender alguns. Isso se deve pela alta acidez que a fruta possui, o que de fato, pode fazer mal ao cão. Por causa disso, essa fruta em específico deve ser dada muito raramente e apenas um pequeno pedaço para matar a vontade do seu pet.

Não exagerando na quantidade para não gerar problemas gastrointestinais, o abacaxi tem muitos benefícios vindos da grande quantidade de vitaminas e de outros nutrientes como ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio.

Acerola

A acerola é mais uma fruta cítrica na nossa lista. Elas devem ser fornecidas como petisco, em pequenas porções e sem a casca, caule e semente. Apesar de ser trabalhosa por ser pequena e ter a obrigatoriedade de tirar muitas partes, vale a pena dá-las aos cães pelos seus benefícios.

Elas contêm poucas calóricas, possuem vitamina C e antioxidantes. Além disso, elas fortalecem o sistema imunológico e previnem o envelhecimento precoce. Os benefícios são muitos, mas não exagere, 2 a 3 pedacinhos por dia são o suficiente.

Caju

O sabor do caju é muito intenso, por isso alguns cães podem não gostar. Mas se o seu cachorro for um dos amantes dessa fruta, não se preocupe, pois ela pode ser muito benéfica. Para isso, é importante retirar a semente e servir pedaços pequenos, para que o cão não se engasgue.

O caju possui vitaminas e muitos minerais, como cálcio, magnésio e fósforo. Por isso, podem ser muito benéficas se não forem fornecidas em excesso. Portanto, caso seu cachorro seja grande, dê apenas uma fruta. Para aqueles de médio ou pequeno porte, apenas meio caju basta.

Frutas diferentes que o cachorro pode comer

Cachorro com cesta de maçãs

Além das várias frutas já citadas, ainda há mais algumas que não são tão conhecidas aqui no Brasil, mas que podem ser muito benéficas para o seu parceiro canino. Confira a seguir algumas delas e o que elas podem acrescentar na alimentação do seu pet.

Mirtilo

Originário da América do Norte, o mirtilo, também conhecido como blueberry, pode ser extremamente benéfico para o cachorro. Seus benefícios são muitos, incluindo redução do nível de açúcar no sangue, inibição da disseminação de tumores cancerígenos, diminuição do risco de síndrome metabólica e muito mais.

Para que seu cão usufrua de todos esses benefícios, é importante fornecer apenas uma pequena porção ao dia. Além disso, você também pode fornecer o suco puro da fruta. Seu cão vaia adorar.

Camu camu

Camu camu é uma fruta que poucos brasileiros ouviram falar, mas ela é originária da Amazônia. Seus benefícios são imensos, sendo inclusive usado como ingrediente de suplementos alimentares para os cães.

A fruta em si também deve ser dada sem a semente e em pequenas porções, pois em excesso faz mal como qualquer outra fruta. Ela possui uma grande quantidade de antioxidantes, minerais, vitaminas e fitoquímicos, que são compostos químicos produzidos pelas plantas.

Caqui

O caqui é uma fruta que veio lá da Ásia para adoçar o paladar dos humanos e dos cachorros. Além de saborosa, o caqui fornece as vitaminas C, A e as do complexo B, ferro, cálcio, fósforo e magnésio. Ademais, também possuem muita fibra, que auxilia no sistema digestivo e previne a constipação.

No entanto, deve-se ter muito cuidado ao fornecê-la. Os caquis possuem muito açúcar, portanto, não deve ser dado aos cães diabéticos e obesos. Além disso, a semente deve ser retirada e o pedaço deve ser pequeno, mas proporcional ao tamanho do cachorro.

Goji berry

A fruta Goji berry é muito bem-vinda tanto na alimentação dos cães como na dos humanos. Seus benefícios são tantos que elas já foram usadas na medicina tradicional chinesa. O que mais se destaca é a grande presença de antioxidantes, que não só auxiliam no fortalecimento da imunidade, como também, ajudam na manutenção da retina.

Além disso, elas possuem um alto teor de cálcio, vitamina C e fibras, se comparadas com outras frutas. Adicionamos a esses nutrientes o ferro e o zinco, que também estão presentes e ajudam na manutenção da hemoglobina.

Apesar desses inúmeros benefícios, essa fruta deve ser fornecida em pequenas quantidades. Em relação à fruta em si, você pode oferecê-las ao cão sem retirar nada, só se atente a quantidade e consulte um veterinário. Como a fruta não é muito conhecida, é importante ter certeza da quantidade oferecida para não gerar nenhum mal-estar ao cão.

Cassis

O cassis, também conhecida como groselha negra, é mais uma das frutas que é recomendado o auxílio de um veterinário para fornecer a quantidade adequada ao seu cão. Originária da Europa, o cassis possui muito benefícios, incluindo os famosos antioxidantes, que, como vocês puderam ver, fazem muito bem ao cão.

Além dos antioxidantes, elas também possuem as vitaminas A, B e E, e uma grande quantidade de ferro. Todos esses nutrientes fazem dessa fruta, uma excelente opção de petisco cheio de benefícios.

Entretanto, por ser uma fruta pouca consumida no Brasil, as informações sobre o consumo delas pelos cães é muito escassa. Logo, caso tenha acesso a elas e queira oferecê-las ao seu pet, busque ajuda profissional.

Lichia

Fechando a nossa extensa lista de frutas, temos a lichia. Uma fruta não tão famosa, mas que vem ganhando espaço entre os brasileiros pelos seus vários benefícios. Entretanto, ela é mais uma das frutas com pouquíssimas informações sobre os impactos que podem causas nos cães.

Portanto, se você está pensando em dar lichia para o seu pet, tenha muito cuidado. Dê pequenas porções e apenas a parte mais carnuda, sem sementes e cascas. Essa fruta, de fato, possui muitas vitaminas e uma grande quantidade de fibra. Mas, como não se sabe ao certo se elas podem ser prejudiciais ou ter algumas partes tóxicas, é importante consultar um veterinário para não correr maiores riscos.

São inúmeras as frutas boas para o seu cão, então aproveite!

Cachorro com pedaço de melância na boca

Agora você já conhece muitas frutas que serão excelentes petiscos para o seu cão. Além de deixá-los mais felizes, pois o sabor das frutas é intenso e refrescante, seu pet vai receber uma grande quantidade de nutrientes que trazem muitos benefícios.

Vitaminas, ferro, cálcio, antioxidantes, potássio e magnésio, são alguns dos nutrientes presentes nas frutas aqui citadas. Seus privilégios vão desde a prevenção do câncer, auxílio na musculatura, ossos e dentes, até a prevenção da anemia e do envelhecimento precoce.

Apesar disso, todas as frutas devem ser dadas com cautela. A maioria possui casca e sementes tóxicas aos cães. Além disso, geralmente, as frutas possuem muito açúcar, o que em excesso, pode causar diabete e obesidade. Portanto, mesmo com todos os benefícios deve-se ter cuidado. Seu cão merece bons sabores, mas com saúde.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.