Calopsita arlequim: A ave estrangeira mais amada do Brasil
Calopsitas são aves amigáveis e inteligentes muito apreciadas como animais de estimação. A calopsita arlequim configura, dentre as aves, a primeira espécie oriunda de uma mutação em cativeiro.
Foi descoberta em meados de 1949 em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, e possui cores que destoam do padrão das demais calopsitas. É interessante ressaltar que nenhuma ave arlequim é igual a outra, posto que a combinação das cores das penas é sortida. Tal fato, inclusive, permite comparar sua pigmentação única e característica às impressões digitais!
Diferentes tipos da aves calopsita arlequim
Apesar da individualidade de cada calopsita arlequim, é possível estabelecer padrões de acordo com a predominância de determinado tom. Por exemplo, há arlequins com mais ou com menos melanina, fato que permite com que eles sejam classificados em três grupos principais:
■Calopsita arlequim “Light”
As aves arlequins “light”, também conhecidas como arlequins claras, possuem cerca de 75% do corpo cobertas por melanina, ou seja, de coloração mais escura. Aproximadamente 25% do corpo é amarelado ou esbranquiçado.
Há algumas diferenciações dentro do grupo “light”, por exemplo: arlequim “light” canela, arlequim “light” cinza e arlequim “light” pérola-cinza.
■Calopsita arlequim “Heavy”
Quanto às aves “heavy”, é importante salientar que a mutação dessas calopsitas arlequim faz com que a maior parte da plumagem adquira as tonalidades amarela ou branca, especialmente na região das asas.
Além disso, há subclassificações, como as arlequins que compõem o grupo “heavy” canela.
■Calopsita arlequim “Clear”
As aves “clear”, conhecidas como arlequins limpas, não apresentam penas escuras no dorso, nas asas ou na cauda. As patas e o bico também possuem cores claras. Os olhos, entretanto, são escuros: a pupila é preta e a íris é marrom.
É fundamental que não se confunda os arlequins “clear” com os Lutinos. Apesar de praticamente iguais, a coloração dos olhos é distinta entre os grupos: nos Lutinos a íris e a pupila são avermelhadas. Ademais, é possível encontrar outras diferenças entre ambas enquanto filhotes.
Curiosidades sobre a calopsita arlequim
Há algumas curiosidades quanto às calopsitas arlequins que as fazem únicas e especiais. Conheça, a seguir, características ligadas ao comportamento, à reprodução e à interação delas com outros seres. Vamos lá!
■Comportamento da ave
É válido salientar que as mutações que acometem as calopsitas variam apenas as cores das penas, não as demais características. Portanto, assim como as demais calopsitas, as arlequins gostam de escalar e de brincar. São aves espaçosas e não gostam de passar muito tempo dentro de gaiolas.
Ademais, são resistentes, adaptam-se facilmente a mudanças e são relativamente fáceis de criar. São, também, aves muito curiosas e observadoras. É importante amansá-las enquanto jovens, caso contrário, elas se tornarão ariscas e será difícil modificar o comportamento do animal.
No geral, são muito dóceis, amáveis e leais aos donos!
■Reprodução da calopsita arlequim
Geralmente, calopsitas fêmeas estão prontas para o acasalamento por volta dos 18 meses de vida. Quando entram no cio, para atrair um macho, elas erguem a cauda e piam de modo discreto
Quanto aos machos, o ritual de acasalamento chama a atenção: eles cantam alto, erguem as asas e batem o bico na gaiola ou em outros objetos.
Após o casal acasalar, a fêmea coloca aproximadamente 5 ovos, os quais têm um período de incubação de aproximadamente 22 dias. Quando eclodem, nascem pequenas aves que abrem os olhos após 9 dias de idade. Enfim, após 30 dias, os filhotes desenvolvem uma fisionomia semelhante à das calopsitas adultas.
■Sabia que a calopsita não é um pássaro?
Apesar de o senso comum acreditar que aves e pássaros são sinônimos, eles não são! Aves são animais vertebrados com o corpo coberto por penas; apresentam bico, ossos pneumáticos, papo e moela; são endotérmicos e ovíparos.
Por outro lado, os pássaros são aves que, apesar de possuírem todas as características das aves, pertencem à ordem Passeriforme.
Logo, as calopsitas não são pássaros, uma vez que pertencem à ordem Psittaciformes e à família Cacatuidae! Você sabia disso?
■Interação da ave com cães
Em um primeiro momento, é natural que haja algum estranhamento entre a calopsita arlequim e os demais pets da casa. Apesar disso, é preciso que se estimule o contato da ave com os cães que habitam o mesmo lar.
Em um primeiro momento, acompanhe a interação dos animais, mediando e corrigindo a conduta de ambas as partes para que eles não se estranhem. Com o passar do tempo, será natural a convivência da calopsita e do cão e eles podem, inclusive, estreitar laços, criando assim uma bela amizade!
A calopsita arlequim é incrível e cativante!
Aqui você conheceu a incrível calopsita arlequim, oriunda de uma mutação que a torna única. Suas diferentes cores chamam a atenção dentre as demais calopsitas e revelam que, além de belas, elas são aves extraordinárias!
Lembre-se que, caso você tenha outros pets, é interessante adotar sua calopsita ainda filhote, pois, assim, ela se acostumará mais facilmente aos demais animais.
Com temperamento dócil e amável, a americana calopsita arlequim é uma ave de estimação excepcional que, com certeza, vai conquistar seu coração.
Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.