Calopsita arlequim: tudo sobre os diferentes tipos e cores desta ave!

Calopsita arlequim: tudo sobre os diferentes tipos e cores desta ave!

Conheça em detalhes a incrível e colorida calopsita arlequim, a primeira ave a sofrer mutações em cativeiro.


Calopsita arlequim: A ave estrangeira mais amada do Brasil

Calopsita arlequim

Calopsitas são aves amigáveis e inteligentes muito apreciadas como animais de estimação. A calopsita arlequim configura, dentre as aves, a primeira espécie oriunda de uma mutação em cativeiro.

Foi descoberta em meados de 1949 em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, e possui cores que destoam do padrão das demais calopsitas. É interessante ressaltar que nenhuma ave arlequim é igual a outra, posto que a combinação das cores das penas é sortida. Tal fato, inclusive, permite comparar sua pigmentação única e característica às impressões digitais!

Diferentes tipos da aves calopsita arlequim

Três calopsitas arlequim de diferentes tonalidades

Apesar da individualidade de cada calopsita arlequim, é possível estabelecer padrões de acordo com a predominância de determinado tom. Por exemplo, há arlequins com mais ou com menos melanina, fato que permite com que eles sejam classificados em três grupos principais:

Calopsita arlequim “Light”

Calopsita arlequim light

As aves arlequins “light”, também conhecidas como arlequins claras, possuem cerca de 75% do corpo cobertas por melanina, ou seja, de coloração mais escura. Aproximadamente 25% do corpo é amarelado ou esbranquiçado.

Há algumas diferenciações dentro do grupo “light”, por exemplo: arlequim “light” canela, arlequim “light” cinza e arlequim “light” pérola-cinza.

Calopsita arlequim “Heavy”

Calopsita arlequim heavy

Quanto às aves “heavy”, é importante salientar que a mutação dessas calopsitas arlequim faz com que a maior parte da plumagem adquira as tonalidades amarela ou branca, especialmente na região das asas.

Além disso, há subclassificações, como as arlequins que compõem o grupo “heavy” canela.

Calopsita arlequim “Clear”

Calopsita arlequim clear

As aves “clear”, conhecidas como arlequins limpas, não apresentam penas escuras no dorso, nas asas ou na cauda. As patas e o bico também possuem cores claras. Os olhos, entretanto, são escuros: a pupila é preta e a íris é marrom.

É fundamental que não se confunda os arlequins “clear” com os Lutinos. Apesar de praticamente iguais, a coloração dos olhos é distinta entre os grupos: nos Lutinos a íris e a pupila são avermelhadas. Ademais, é possível encontrar outras diferenças entre ambas enquanto filhotes.

Curiosidades sobre a calopsita arlequim

Três calopsitas arlequim de diferentes tonalidades

Há algumas curiosidades quanto às calopsitas arlequins que as fazem únicas e especiais. Conheça, a seguir, características ligadas ao comportamento, à reprodução e à interação delas com outros seres. Vamos lá!

Comportamento da ave

É válido salientar que as mutações que acometem as calopsitas variam apenas as cores das penas, não as demais características. Portanto, assim como as demais calopsitas, as arlequins gostam de escalar e de brincar. São aves espaçosas e não gostam de passar muito tempo dentro de gaiolas.

Ademais, são resistentes, adaptam-se facilmente a mudanças e são relativamente fáceis de criar. São, também, aves muito curiosas e observadoras. É importante amansá-las enquanto jovens, caso contrário, elas se tornarão ariscas e será difícil modificar o comportamento do animal.

No geral, são muito dóceis, amáveis e leais aos donos!

Reprodução da calopsita arlequim

Geralmente, calopsitas fêmeas estão prontas para o acasalamento por volta dos 18 meses de vida. Quando entram no cio, para atrair um macho, elas erguem a cauda e piam de modo discreto

Quanto aos machos, o ritual de acasalamento chama a atenção: eles cantam alto, erguem as asas e batem o bico na gaiola ou em outros objetos.

Após o casal acasalar, a fêmea coloca aproximadamente 5 ovos, os quais têm um período de incubação de aproximadamente 22 dias. Quando eclodem, nascem pequenas aves que abrem os olhos após 9 dias de idade. Enfim, após 30 dias, os filhotes desenvolvem uma fisionomia semelhante à das calopsitas adultas.

Sabia que a calopsita não é um pássaro?

Apesar de o senso comum acreditar que aves e pássaros são sinônimos, eles não são! Aves são animais vertebrados com o corpo coberto por penas; apresentam bico, ossos pneumáticos, papo e moela; são endotérmicos e ovíparos.

Por outro lado, os pássaros são aves que, apesar de possuírem todas as características das aves, pertencem à ordem Passeriforme.

Logo, as calopsitas não são pássaros, uma vez que pertencem à ordem Psittaciformes e à família Cacatuidae! Você sabia disso?

Interação da ave com cães

Em um primeiro momento, é natural que haja algum estranhamento entre a calopsita arlequim e os demais pets da casa. Apesar disso, é preciso que se estimule o contato da ave com os cães que habitam o mesmo lar.

Em um primeiro momento, acompanhe a interação dos animais, mediando e corrigindo a conduta de ambas as partes para que eles não se estranhem. Com o passar do tempo, será natural a convivência da calopsita e do cão e eles podem, inclusive, estreitar laços, criando assim uma bela amizade!

A calopsita arlequim é incrível e cativante!

Calopsita arlequim no ombro

Aqui você conheceu a incrível calopsita arlequim, oriunda de uma mutação que a torna única. Suas diferentes cores chamam a atenção dentre as demais calopsitas e revelam que, além de belas, elas são aves extraordinárias!

Lembre-se que, caso você tenha outros pets, é interessante adotar sua calopsita ainda filhote, pois, assim, ela se acostumará mais facilmente aos demais animais.

Com temperamento dócil e amável, a americana calopsita arlequim é uma ave de estimação excepcional que, com certeza, vai conquistar seu coração.

Autor deste artigo

Sempre me interessei muito pela escrita e, principalmente, por pets. Uni ambas as coisas e comecei a escrever me inspirando, primeiramente, em meus pets e, posteriormente, em outros.

Palavras-chave relacionadas


calopsita calopstia arlequim

Artigos relacionados


Calopsita cara branca: Descubra características, tipos e comportamento

Calopsita cara branca: Descubra características, tipos e comportamento

A calopsita cara branca é uma espécie de pássaro muito popular entre criadores. Nesse artigo nós vamos ver as principais espécies e características do pet!


Nomes para calopsita: encontre aqui os mais criativos!

Nomes para calopsita: encontre aqui os mais criativos!

Qual é o melhor nome para sua calopsita? não sabe? É macho ou fêmea? Qual é a sua cor? Confira neste artigo nomes incríveis!


Calopsitas: veja tipos de mutações genéticas e muito mais!

Calopsitas: veja tipos de mutações genéticas e muito mais!

Você sabia que as calopsitas podem sofrer mutações genéticas? Essas alterações mudam características da espécie. Confira!


O que calopsita come? Veja os melhores alimentos para calopsitas

O que calopsita come? Veja os melhores alimentos para calopsitas

Você sabia que a calopsita vive bem mais tempo e com bem mais saúde com uma alimentação balanceada? Muitos alimentos que a ave gosta de comer não são adequados.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.