Calopsita cara branca: Descubra características, tipos e comportamento

Calopsita cara branca: Descubra características, tipos e comportamento

A calopsita cara branca é uma espécie de pássaro muito popular entre criadores. Nesse artigo nós vamos ver as principais espécies e características do pet!


Calopsita cara branca: uma ave estonteante e muito inteligente!

Calopsita cara branca sobre uma mão

Adotar uma calopsita cara branca pode ser muito tentador. Na verdade, sua inteligência, sua curiosidade e sua capacidade de estar perto dos humanos a tornam um animal de estimação muito cobiçado. Como acontece com todos os animais, antes da adoção você deve conhecer este pássaro, seu temperamento e suas necessidades.

Só assim você poderá cuidar dele o melhor possível, para torná-lo um companheiro que irá apreciá-lo tanto quanto você o apreciará. A seguir, vamos conferir informações importantes sobre a calopsita cara branca, como os tipos diferentes do pássaro, características, comportamento e muito mais!

Principais características da calopsita cara branca

Calopsita cara branca sobre um poleiro

Antes de adquirir uma calopsita cara branca, é importante conhecer a espécie para poder se preparar bem com a chegada do novo pet. Veja, a seguir, as principais características da calopsita cara branca.

Características gerais da calopsita cara branca

A calopsita cara branca, como seu nome diz, é uma ave dessa ampla espécie caracterizada por ter as penas da cabeça de cor branca. Igualmente, nas asas ela apresenta uma grande mancha branca de cada lado. Já o corpo dessa calopsita é cinza claro e as asas e sua cauda é cinza escuro. A grande diferença de outras espécies, nesse sentido, é que não possui a mancha alaranjada na bochecha nem amarelas pelo corpo.

Origem e habitat da calopsita cara branca

Na natureza, de modo geral, as calopsitas têm sua origem na Austrália. Embora sejam um dos voadores mais rápidos desse país, sua força de voo aparentemente não é suficiente para levá-lo, de forma natural, para fora do continente australiano. As calopsitas são animais nômades, sempre buscando refúgio em lugares próximos à água, evitando desertos e locais mais áridos.

Alimentação da calopsita cara branca

Você pode encontrar rações para calopsitas em lojas especializadas e supermercados. No entanto, é importante variar a alimentação do pet e oferecer uma variedade de brotos, sementes e nozes. Você pode dar também frutas, como pera, laranja, romã, maçã ou banana, e ainda vegetais como cenoura, batata-doce cozida, ervilha ou aipo.

Principais espécies e tipos da calopsita cara branca

Em cruzamento com espécimes com outras cores, as calopsitas cara branca originam combinações que realçam ainda mais a beleza dessas aves de estimação. Vejamos agora alguns dos principais tipos de calopsita cara branca.

Calopsita Cara Branca Arlequim Pérola

É o resultado do cruzamento de uma calopsita cara branca com uma calopsita arlequim pérola. Como resultado, o macho perderá suas marcas de arlequim pérola com sua primeira mudança de pena aos seis meses. Ele parecerá com a calopsita cara branca. No entanto, a fêmea manterá as marcas de arlequim pérola.

Calopsita Cara Branca Arlequim Lutino

Essa fusão entre a calopsita cara branca com a arlequim lutino resulta em um jogo de eliminações: o gene da cara branca remove todo o amarelo e laranja que estariam presentes em um lutino e o gene lutino remove todo o cinza da cara branca. Ao final, teremos quase uma calopsita albina (ou falso albina), apenas com umas pequenas manchas nas asas que lembram sua origem arlequim.

Calopsita Cara Branca Canela Pérola

Nesse caso teremos uma mistura da calopsita cara branca com a calopsita canela pérola.
Basicamente, essa calopsita terá bem marcadas as características das três espécies que a conformam: o corpo na cor canela (quase cinza), com as penas das asas e da cauda esbranquiçadas, além da cabeça branca e sem a mancha alaranjada.

Curiosidades sobre a calopsita cara branca

Duas calopsitas cara branca

Os comportamentos sociais da calopsita cara branca é muito dinâmico e essa ave tem uma inteligência como poucas quando em convívio constante com os humanos.

Como diferenciar a calopsita cara branca macho da fêmea?

Como em praticamente todas as calopsitas, é também um pouco difícil distinguir na calopsita cara branca a fêmea e o macho. No entanto, existem sim algumas características diferentes entre os sexos. As fêmeas tendem a ter colorações na parte inferior das penas da cauda, enquanto os machos têm cores mais escuras sobre seus corpos.

O comportamento é um pouco diferente também. As fêmeas tendem a ser mais reservadas e mais propensas a sibilar e morder, enquanto os machos tendem a ser mais turbulentos.

Comportamento sexual e reprodução das calopsitas

As calopsitas tornam-se ativas sexualmente a partir dos 12 meses. Quando sexualmente estimulado, o pássaro pode se pavonear, exibir penas abanando as asas e a cauda, tornar-se agressivo e fazer sons vocais.

As calopsitas então aninham-se prontamente, desde que tenham algum material para construir o ninho. Elas colocam um ovo a cada dois dias até que tenham colocado cerca de 5 ovos. O período de incubação é de 17 a 22 dias.

Mutações da calopsita cara branca

A mutação da calopsita cara branca é criada por um gene autossômico recessivo que desativa a produção dos pigmentos amarelos e da mancha alaranjada na bochecha. Basicamente, todos os amarelos e laranjas estão totalmente ausentes no rosto branco, até mesmo no filhote recém-nascido dessa mutação.

Um pássaro fabuloso para animar o seu dia

Calopsita cara branca sendo acariciada

Vimos aqui que as calopsitas são inteligentes e possuem uma aparência marcante. Se você possui uma, certifique-se de alimentá-las bem, tenha um veterinário por perto se notar qualquer sinal de doença e dê-lhes bastante espaço e tempo para exercícios.

Caso esteja pensando em comprar ou adotar uma calopsita cara branca ou outro tipo, ou simplesmente deseja aprender mais sobre elas, aqui deixamos várias informações sobre esses pássaros magníficos. Desde suas características até tipos, mutações e comportamento, você se encontra munido das informações necessárias para essa empreitada.

Ficou interessado em aprender mais sobre as calopsitas? Em nosso site você encontrará mais informações sobre alimentação, cuidados e ideias para nomes, por exemplo.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Conheça o Pastor Australiano: preço, características e mais!

Conheça o Pastor Australiano: preço, características e mais!

Você deseja criar um Pastor Australiano? Descubra aqui suas características, preço, cuidados, curiosidades e muito mais sobre esse belíssimo cão.


Curiosidades sobre cachorros: físicas, alimentação e mais!

Curiosidades sobre cachorros: físicas, alimentação e mais!

Você sabe tudo sobre os cães? Veja nesse artigo diversas curiosidades sobre o interessante e fascinante mundo canino!


Conheça os asininos: o que são, raças e curiosidades

Conheça os asininos: o que são, raças e curiosidades

Veja aqui o que são os asininos, e como eles podem surpreender você com suas características e curiosidades interessantíssimas!


Você conhece o percevejo? Veja espécies, como se livrar dele e mais!

Você conhece o percevejo? Veja espécies, como se livrar dele e mais!

Já ouviu falar dos percevejos? Aqui, vamos conhecer juntos suas espécies e os cuidados que devemos ter com eles!


Lulu da Pomerânia: Guia completo com características, preços e mais

Lulu da Pomerânia: Guia completo com características, preços e mais

Saiba tudo sobre uma das raças de cachorros mais fofas do mundo! Cuidados, temperamento, características e história do Lulu da Pomerânia! Confira tudo!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.