Você conhece o percevejo? Veja espécies, como se livrar dele e mais!

Você conhece o percevejo? Veja espécies, como se livrar dele e mais!

Já ouviu falar dos percevejos? Aqui, vamos conhecer juntos suas espécies e os cuidados que devemos ter com eles!


O que você sabe sobre os percevejos?

Percevejo verde em árvore

Seja por causa de músicas infantis ou até mesmo ouvindo no seu dia a dia, você provavelmente já ouviu falar alguma vez sobre percevejos. Nojentos para algumas pessoas, esses insetos também têm sua função na natureza. Além disso, eles ainda possuem características que despertam o interesse dos amantes de insetos.

Para os fascinados por esses pequenos seres vivos, os percevejos podem ser uma fonte muito interessante de estudos. Esses insetos podem ser facilmente encontrados, inclusive no nosso dia a dia.

A seguir, acompanhe características e curiosidades do percevejo que são interessantíssimas e que mostram o porquê desse pequeno animal ser muito cobiçado pelos amantes de insetos.

Características do percevejo

Percevejo marrom

Muito parecidos com besouros, os percevejos, em sua grande maioria, também possuem asas. Por isso a confusão é tão comum entre eles e outras espécies de insetos. Veja abaixo suas principais características.

Tipos e origens

Os percevejos podem ser divididos em dois tipos: os que se alimentam de seiva ou outros sucos vegetais (fitófagos); e os que se alimentam de sangue (hematófagos). A maioria deles são do primeiro tipo.

Acredita-se que os percevejos começaram a se alimentar de sangue humano há milhares de anos, na época em que os homens ainda viviam em cavernas. Biólogos teorizam que o sangue de morcego era o principal alvo desses insetos. A partir do momento em que os humanos começaram a disputar espaço com os morcegos nas cavernas, o percevejo se adaptou para fazer uso dessa nova fonte de sangue.

Características visuais

A maioria dos percevejos possuem a cabeça bem pequena, que está ligado ao seu corpo achatado. Seu tórax possui o formato de trapézio, enquanto seu abdômen é mais oval. Suas seis patas são compridas e finas. Seu corpo achatado é a principal característica que os difere dos besouros pequenos.

Habitats

Os habitats desses insetos são os mais variados. Eles podem ser encontrados na natureza em quase qualquer lugar, mas são mais vistos no solo, em árvores, plantas e pântanos. Algumas espécies também vivem na água, tanto em lagos de água doce, como em água salgada.

Por estarem muito distribuídos, eles não estão presentes apenas na natureza. Os percevejos podem ser vistos também nas cidades, em rachaduras no chão, bancos de praças e objetos de madeira; e também dentro das casas, em colchões, sapatos, etc. Além de serem também parasitas de morcegos.

Importância ecológica

Apesar de algumas vezes se tornarem pragas, eles possuem importância na natureza e no equilíbrio dela. Algumas espécies, por exemplo, fazem o controle de pragas que prejudicam plantações.

Ainda assim, é possível que os percevejos se tornem pragas. A infestação de percevejos nas plantações pode ser um problema grave para grandes produtores. Esses insetos são a principal causa de perda de produtividade nas plantações de soja.

Ciclo biológico e reprodução

Os percevejos não vivem por muito tempo; sua expectativa de vida é de apenas um ano. Eles nascem por meio de ovos, que podem ser encontrados em folhas, superfícies de madeira e até mesmo nas costas dos machos, que tentam garantir mais segurança a eles.

A fêmea coloca até 500 ovos durante toda sua vida, podendo colocar mais de 30 ovos por vez. O ovo eclode após 21 dias de postura. Depois da eclosão, eles passam por quatro fases de ninfa até a fase adulta.

Diferentes tipos de percevejos e seus problemas relacionados

Como citado acima, os percevejos possuem sua importância, mas algumas de suas espécies são bem conhecidas pelos problemas que podem causar. Acompanhe agora mais detalhes.

Percevejo–de–cama

Percevejo marrom

Esse tipo de percevejo costuma viver em colchões, e gosta de se alimentar de sangue humano. Essa espécie é bem pequena, podendo chegar a medir seis milímetros, e possuem o corpo marrom.

Como se alimentam de sangue, eles são atraídos pelo calor do corpo e picam o ser humano para consumir o sangue. Apesar de não causar nenhuma doença, essa espécie causa bastante transtorno pelas picadas que coçam bastante e podem causar problemas de pele caso a pessoa não tome providências.

Percevejo–fedorento

Percevejo cinza

Também conhecidos como percevejo marmorado ou maria-fedida, essa espécie é uma das mais conhecidas. Sua cor geralmente é marrom ou verde, em alguns casos com manchas brancas que podem dar a impressão de mármore.

Apesar de causar dano à agricultura e não a humanos, essa espécie leva o nome de percevejo fedido pelo odor que emite quando é esmagado ou se sente ameaçado. Esse odor é desagradável e forte, tanto para os predadores do inseto, como para humanos.

Percevejos–da–agricultura

Percevejo marrom avermelhado

Como o nome diz, esses percevejos estão presentes na agricultura, mas não de forma positiva. Essa espécie de percevejo encontra abrigo nas plantações. Possuem uma coloração amarelada ou amarronzada, podendo chegar ao preto.

Geralmente, são encontrados em plantações de milho, trigo e soja. Costumam atacar as mudas, prejudicando o crescimento e desenvolvimento nas plantas. Além de atrasar as safras, eles geram problemas financeiros para os produtores.

Percevejo–do–sertão

Percevejo preto na folha

Popularmente conhecidos como barbeiros, esses percevejos são um dos maiores que existem, muitas vezes sendo confundidos com besouros. Eles possuem pernas compridas e o corpo na cor marrom ou preta.

Como são popularmente conhecidos, os barbeiros transmitem a doença de chagas. Essa doença, apesar de ter cura, pode causar diversos problemas no organismo e levar até mesmo a morte em alguns casos. A pessoa pode ser infectada e descobrir apenas anos depois que está com a doença.

Percevejo–d'água

Percevejo marrom da água

Popularmente conhecidos como barata d’água, essa espécie, como o nome diz, vive em rios e lagos. Maior que os barbeiros, eles podem chegar a até dez centímetros de comprimento. A coloração deles geralmente é de um marrom escuro, quase preto.

Apesar de inofensivos, eles podem machucar com suas patas com pinças. Essas pinças geralmente causam ferimentos em desavisados que tentam pegar o animal ou pisam nele sem querer. Mesmo não possuindo veneno ou causando doenças, a dor é bem desagradável.

Como controlar uma infestação de percevejos

Homem vendo infestação de percevejos

O que fazer quando os percevejos estão tomando conta, seja em lavouras ou mesmo dentro de casa? Acompanhe abaixo algumas dicas de como lidar com o inseto.

Controle em casa

Quando se trata de uma infestação dentro de casa, é importante ter cuidado, principalmente se você possui crianças ou animais por perto. O inseticida comum consegue eliminar o percevejo, mas esses podem ser nocivos para humanos também, caso usado com excesso. Se esse for o caso, você pode tentar uma alternativa natural, que não prejudique ninguém.

O vinagre está entre as coisas que temos em casa e que espantam esses insetos. O vinagre afeta o sistema nervoso do percevejo, portanto, você pode borrifar diretamente nele, ou, se suspeitar de algum local infestado, passar o máximo possível para deter a praga.

Controle na agricultura

Para os problemas em plantações, jardins ou quintais, existem produtos específicos para se livrar dos percevejos. Se o problema estiver em lavouras, o veneno ou inseticida certo deve ser escolhido, principalmente para não prejudicar a produção ou contaminar as plantações.

Venenos específicos para esse tipo de praga podem ser encontrados em agropecuárias e devem ser aplicados com o auxílio de um profissional. É importante mencionar que o tratamento natural mencionado anteriormente se torna ineficaz em uma plantação de larga escala.

Curiosidades sobre os percevejos

Percevejo e seus ovos em folha verde

Apesar de serem pragas, os percevejos também possuem curiosidades muito interessantes. Vamos conhecer algumas delas agora!

Percevejos são venenosos?

Não, eles não possuem veneno. Apesar de serem irritantes em alguns casos e até mesmo transmitirem doenças, os percevejos por si só não causam mal. O que pode causar problema são as fezes de um percevejo infectado que pode transmitir a doença de chagas para seres humanos. Portanto, é importante ficar atento!

Percevejos transmitem doenças?

Uma das espécies de percevejo pode transmitir a doença de chagas. O que muitas pessoas não sabem é que eles não possuem a doença, e sim carregam o protozoário que causa o problema. Eles adquirem o protozoário ao ingerir sangue de animais contaminados, como morcegos ou até mesmo gambás.

Percevejos voam?

Existem espécies sem asas, que obviamente não voam, e outras que mesmo com as asas desenvolvidas, não voam. As espécies de percevejos que não conseguem voar geralmente se locomovem andando em galhos ou folhas que são carregados por vento, ou junto com o animal hospedeiro.

O percevejo é um animal interessantíssimo!

Percevejo de cor verde e marrom

Vimos aqui as mais diferentes espécies de percevejo e como se apresentam de diversas cores e tamanhos. Agora, também entendemos os cuidados que devemos tomar com a presença desses insetos em plantações ou mesmo em nossas casas.

Neste artigo você viu que o percevejo é um inseto muito peculiar que pode ser perigoso, mas no geral, não representa ameaça para os humanos. Já viu um desses em sua casa? Já ouviu alguém reclamar da presença deles? Se sim, divida com eles tudo que aprendeu aqui!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.