Curiosidades sobre cachorros: físicas, alimentação e mais!

Curiosidades sobre cachorros: físicas, alimentação e mais!

Você sabe tudo sobre os cães? Veja nesse artigo diversas curiosidades sobre o interessante e fascinante mundo canino!


Você conhece todas as informações sobre o mundo canino?

Três cachorros pequenos

O mundo canino é cheio de informações interessantes. Nesse artigo, você conhecerá algumas curiosidades sobre os cães, como sua alimentação, hidratação, saúde mental e física, dentre outras. Aqui você ficará por dentro de suas características físicas e funcionais, além de entender sobre seus comportamentos.

A seguir você lerá tudo sobre uma série de alimentos permitidos aos cães e você vai ver que eles têm um tipo de “impressão digital” mesmo sem possuir dedos. Você sabia que o rabinho do cão tem um motivo para existir? Veremos neste artigo essas, e muitas outras informações importantes e curiosas, para quem deseja saber um pouco mais desse mundo fascinante!

Curiosidades sobre a alimentação dos cachorros

Cachorro comendo em sua vasilha de ração

Quem tem cachorro, um dia já se perguntou se podia ou não oferecer um pouco da própria comida a ele. A seguir, você verá se os cães podem comer outros alimentos além da ração, quais os petiscos proibidos e qual a quantidade de água que eles precisam ingerir.

Cachorros são onívoros?

Os cães domésticos são animais que ingerem uma grande variedade de alimentos, não se restringindo a carnes ou semelhantes. Portanto, são onívoros.

Esse fato infere que é possível uma alimentação saudável com fontes de origens diversas. O bicho não se torna mais fraco ou lento, por não ter como base alimentar única e exclusivamente a carne vermelha. Pelo contrário, são seres capazes de se alimentar de sementes, raízes, folhas, frutas e legumes. Dessa forma, não ficam restritos a uma única proteína.

Quantos litros de água em média um cachorro bebe por dia?

A resposta é: depende! Devem ser levados em conta o porte do animal, o ritmo de vida dele e as condições climáticas da sua cidade. Comparados aos gatos, os cachorros ingerem bastante quantidade de água ao longo do dia.

O consumo, em geral, ocorre ao acordar, após cada refeição e assim que há uma atividade física um pouco mais intensa: caminhadas com os donos, corridas atrás de brinquedos, cavar a terra do quintal. Quanto maior o cachorro, mais água seu organismo necessitará. Em média, são ingeridos 100ml de água por quilo. Disponibilize sempre, bastante água limpa para o seu cão.

Quais alimentos o cachorro pode comer?

É comum, a dúvida sobre quais alimentos os cachorros podem ingerir. Esses animais farejadores costumam “desejar” o que os humanos comem próximo a eles. Além de variar o cardápio, alimentos alternativos à ração, podem fazer parte da nutrição animal. Assim, complementam de forma balanceada a saúde canina.

A seguir vejamos alguns alimentos que os cães podem comer: as fibras ajudam no funcionamento do intestino do cachorro manga é rica em vitaminas, auxilia na imunidade, o pão pode ser uma fonte de energia e o fígado contribui muito para a saúde do sistema nervoso.

Quais alimentos o cachorro não pode comer?

Se está interessado em descobrir quais os itens alimentícios prejudiciais ao seu cão, essa é a hora. Alguns alimentos se tornam verdadeiros venenos e podem levá-los a óbito! Estão entre os alimentos que não são indicados para cachorros, doces em geral, o xilitol aumenta a insulina podendo provocar insuficiência hepática, a uva pois há substâncias tóxicas para o animal, e a cebola que ao longo do tempo podem destruir os glóbulos vermelhos do cão e acarretar o aparecimento da anemia.

Curiosidades físicas sobre os cachorros

Cachorro peludo correndo

Dentre as curiosidades físicas dos cães, algumas podem nos deixar bem surpresos. Aqui veremos algumas como, um tipo de “impressão digital'’ que os cachorros tem, e que a existência da cauda nesses bichos, tem uma função. Vejamos as curiosidades do mundo canino!

Cachorros possuem alguma parte única, como uma “impressão digital”?

Assim como os humanos, todo animal tem a sua identificação por uma parte do corpo que é única. No entanto, como andam sobre suas patas, a impressão dos cachorros não é digital, mas sim nasal. É através do focinho que eles são identificados.

Para isso, aplica-se uma espécie de tinta (não tóxica) no focinho e, em seguida, é impresso no papel. Também é possível fazê-lo por aplicativos. Vale lembrar que o focinho é uma parte do animal ultra sensível, por isso o procedimento deve ser feito por veterinários. Jamais aplicar tintas de outras finalidades.

Qual a importância da cauda do cachorro?

Diferente do conhecimento popular, o rabo não é só um indicativo de alegria. A sua existência vai além desse fator, é fundamental para todo o corpo do bichinho de quatro patas. A linguagem corporal é apenas um dos motivos da cauda do cachorro existir.

Podem comunicar alegria, interesse e agitação. O rabo é, na verdade, a parte final da coluna desses animais. Portanto, serve de equilíbrio e sustentação em consonância com orelhas, patas e focinho. Além disso, exalam feromônios que atraem parceiros sexuais, auxiliando na reprodução natural de outros cães.

Cachorros possuem joelho?

Sim, os cachorros também possuem joelhos, assim como todos os vertebrados. Fica na “dobrinha” dos membros posteriores. Por ser uma região instável, é comum ferimentos e até traumas permanentes. As causas dessas condições são variadas: o sobrepeso do próprio cachorro, o sedentarismo, as quedas de lugares altos ou o aparecimento de doenças degenerativas.

Problemas nos joelhos dos cães, assim como em qualquer outro animal, podem causar muita dor e desconforto como fissuras, inflamações, mobilidade reduzida e rompimentos. Os tratamentos podem ser desde remédios e órteses, até cirurgias. Patologias nos joelhos podem desencadear doenças crônicas, como a artrite.

Todos os cachorros possuem a mesma quantidade de dentes?

Assim como nos humanos, a troca de dentes é necessária para o funcionamento do organismo dos cachorros. Em geral, têm 28 dentes na fase filhote, e após a queda gradual, formam-se 42 dentes permanentes.

A escovação é importante. O tártaro, se não retirado pelo veterinário, pode causar a queda dos dentes. Algumas raças têm facilidade em desenvolver doenças dentárias, como os Poodles, Pugs e os Lulus da Pomerânia. Já os Chihuahuas, Pinschers, Maltês e Yorkshires tendem a não trocar toda a dentição. Isso resulta em dentes de leite e permanentes presentes no mesmo cão.

Curiosidades fisiológicas sobre os cachorros

Cachorro de pelagem preta dormindo

Existem algumas curiosidades mais frequentes sobre a fisiologia dos cachorros. Veremos agora, como saber a idade atual do seu cachorro, quantas horas de sono seu cão precisa, e quantos filhotes uma cachorra pode gerar de uma só vez.

Como calcular a idade dos cachorros?

Antigamente havia o mito de que, para um ano de vida do ser humano, contava-se sete anos para a idade de um cachorro. No entanto, essa teria tem sido um pouco diferente.

Estudiosos chegaram à conclusão de que um cálculo pode ser feito para projetar a idade canina em comparação a dos humanos. O cálculo consiste em multiplicar cada ano de vida por 12,5 se for um cão pequeno, para cães médios multiplicar cada ano de vida por 10,5, ou multiplicar cada ano de vida por 9 se for um cão grande.

Quantos filhotes em média e qual o tempo de gestação dos cachorros?

A depender do porte e raça do animal, uma cadela tem, em média, cinco filhotes de uma vez. A saúde da fêmea, seu modo de criação e a alimentação influenciam nesse ciclo. Mas não é só isso, se o macho estiver doente ou mal nutrido, há uma redução drástica na quantidade de filhotes.

As raças cuja média é de seis filhotes por gestação são: Shih-Tzu e Maltês. Já São Bernardo, e Golden Retriever têm a fama de geradores de bebês caninos: até catorze filhotes podem nascer de uma mesma fêmea. O período de gestação varia entre 58 e 68 dias.

Quantas horas em média um cachorro dorme por dia?

Um cão de porte médio saudável pode dormir até 10 horas seguidas. Esse tempo pode variar para mais ou menos, sem grandes preocupações. O metabolismo desses pets varia conforme a idade. Por isso, tanto cães filhotes quanto idosos precisam de mais tempo dormindo.

Um cachorro com poucos dias de nascido fica até 14 horas dormindo. O sono é necessário para que seu sistema imunológico se restabeleça. Portanto, ao perceber sonolência em seu cachorro, não interfira. Se seu cão dorme por mais de 14 horas ininterruptas, isso pode indicar anemias ou outros problemas. Nesse caso, é indicado procurar ajuda médica.

Cachorros fazem cocô em alguma direção específica?

Quem tem cachorro talvez já tenha notado que eles tendem a fazer círculos em torno do local escolhido antes de defecarem. Acontece que esse ritual de preparação tem motivos para ocorrer. A princípio, o cão observa a área escolhida, se houver grama, a mesma estar baixa o suficiente e possíveis predadores devem estar fora de alcance.

Outra explicação - um pouco mais científica - sugere que os cães conseguem acompanhar o campo magnético da Terra. Nesse caso eles entenderiam onde está o polo norte, local de sua preferência, e se voltariam a essa direção.

Cachorros suam?

Os poros ajudam os humanos a transpirar, e com os cães não é diferente, porém, eles possuem poucas glândulas sudoríparas. Desse modo, eliminam calor com mais eficácia de outros modos. Você já deve ter observado que nas estações mais quentes do ano esses bichinhos procuram aproveitar o ar-condicionado ou o piso do banheiro, e isso acontece porque as superfícies mais frias ajudam a amenizar a temperatura corporal.

As “almofadinhas” das patas e o focinho também regulam o calor. A língua para fora da boca nem sempre é exaustão, ela resfria o fluxo sanguíneo e supre as limitações das narinas caninas nessa função.

Curiosidades sobre o comportamento dos cachorros

Cachorro brincando com dono ao ar livre

Vejamos agora, se existe e qual é o comportamento adequado para um cão, qual o motivo dos seus uivados, e que eles também podem sofrer de ansiedade e depressão assim como os humanos. Veja mais sobre o temperamento dos cachorros.

Porque os cachorros uivam?

Os uivos dos cães não são sempre iguais, e podem chegar a diferentes intensidades. Podem parecer somente dor ou frustração, porém especialistas alegam ser uma forma de se comunicar herdada dos lobos com inúmeras finalidades.

As razões podem corresponder à ideia de alerta, atração de parceira para cruzamento, fome, sede, ansiedade, medo de solidão ou abandono, ou até mesmo quando veem seus tutores em perigo. Em demasia, o comportamento deve ser acompanhado e relatado ao veterinário.

De quantas maneiras os cães podem se comunicar?

Já sentiu que entendeu o que o cachorro queria informar? Mesmo sendo de espécies diferentes, humanos e cães têm uma relação que ultrapassa a comunicação oral. A linguagens corporal, sonora e visual fazem essa construção de entendimento entre ambos. Quando a cauda do bichinho se movimenta de um lado para o outro, sinaliza que está interessado, curioso, contente.

Seu latido ou uivo afirmam que estão em alerta, pedindo atenção ou até excitado em ver o dono. O “choro” pode ser reação a uma bronca ou ao frio. Ao se deitarem diante dos donos, mostra que estão à vontade e querem carinho.

Cachorros têm ansiedade e depressão?

A ansiedade e a depressão não são exclusivas dos seres humanos. E as razões para ocorrerem nos cães também têm causas similares, como a alimentação pobre de nutrientes, mudanças de lar, morte de outros pets da mesma casa.

Os sintomas são falta de apetite, desinteresse em brincadeiras, lambidas e coceiras por muito tempo em um mesmo local, sono em excesso ou pouco sono e agressividade. Longos períodos sozinhos também aumentam a chance de o cão desenvolver esses distúrbios. O retorno do dono ao lado no fim de um dia de trabalho, por exemplo, gera ansiedade do instante que o encontrará.

Cachorros agem por vingança ou ressentimento?

Há o sentimento de vingar-se no mundo canino? De forma consciente, não. Os cachorros não arquitetam vingança a seus donos após levar uma bronca, por exemplo. O que ocorre quando eles resolvem comer o sapato ou desaparecer com algum objeto é instintivo.

São comportamentos derivados de ansiedade, desejo de chamar a atenção, vontade de brincar. O rancor e a vingança são complexos para esses animais. Geralmente, eles associam o que fazer à reação dos donos. Experiências anteriores guiam o que eles farão para conseguir o que desejam. Portanto, desbravar palavras negativas ou de ordens não serão compreendidas por eles.

Outras curiosidades sobre os cachorros

Três cachorrinhos de pelagem branca

Você conhecia todos esses fatos acerca dos melhores amigos do ser humano? Veja a seguir mais curiosidades históricas sobre esses animais! Descubra qual a raça mais antiga de cachorro e a considerada mais valente do mundo!

Há menção aos cachorros na Bíblia?

A presença dos animais é constante nos livros bíblicos, são ditas criaturas divinas. Em diversas religiões, a figura do cachorro representa amor e lealdade. O propósito para sua existência é o de proteção e companhia. No contexto bíblico, aparecem tanto positiva como negativamente.

O termo referente a cachorro, em hebraico, aparece cerca de trinta vezes. Em certos trechos são retratados como auxiliares no pastoreio e guias. O animal, no entanto, era considerado impuro para os hebreus. Em algumas passagens está restrito ao comedor de restos de comida e carcaça.

Qual o cachorro mais antigo do mundo?

Sob a tese de que cães domésticos são lobos que foram criados próximos aos humanos, ainda há divergências sobre o cachorro número um. O que se tem conhecimento é que não há somente uma raça primogênita. O Chow-Chow, que tem origem chinesa, existe aproximadamente, desde 200 a.C., o Basenji, de raça africana, tem registros que datam de mais de 4.000 anos. Já do Akita Inu, um possível ancestral desse cão pode ter surgido em meados de 8.000 a.C..

Qual o cachorro mais valente do mundo?

É mito que um cão valente sempre tem um grande porte, há raças de cães naturalmente agressivos e perigosos. Você sabe qual é considerada mais valente do mundo? Vale lembrar que a lista se refere aos instintos caninos. A criação do animal é, muitas vezes, fator determinante para que seja considerado dócil ou insociável.

O Doberman Pinscher é imponente e com aptidão para caça, já o Pitbull quando criado de forma hostil, se torna bravo. A raça Presa Canário é um cão desconfiado e muito usado como protetor de casas, o Pinscher, apesar de pequeno, é energético e irritado.

Agora você é um expert em cachorros!

Garoto abraçado com cãozinho no sofá

Nesse artigo, você pôde ver diversas curiosidades sobre o interessante mundo canino! As características físicas e temperamentais foram listadas de forma didática a fim de informá-lo e diverti-lo. Aqui pôde entender sobre alimentação, saúde e bem-estar desses bichos tão queridos. Vimos acima que os cachorros têm seus comportamentos alinhados à sua criação, mas também seguem seus instintos naturais.

Você também pôde desmistificar informações quanto à medição da idade e ao fato de cachorros só gostarem de carne nas refeições. Um ambiente sadio é favorável a um cãozinho feliz. Agora que já sabe tudo sobre esse mundo, que tal adotar um peludinho?

Autor deste artigo

Formada em Letras - Língua Portuguesa e Brasileira e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Piauí. Produtora de conteúdo, revisora e professora. Criadora da página "Concurseira do Piauí" no Instagram.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.