O que calopsita come? Veja os melhores alimentos para calopsitas

O que calopsita come? Veja os melhores alimentos para calopsitas

Você sabia que a calopsita vive bem mais tempo e com bem mais saúde com uma alimentação balanceada? Muitos alimentos que a ave gosta de comer não são adequados.


O que calopsita come?

calopsita em fundo preto

A calopsita é um animal de paladar exigente. Se você já tentou acostumar a sua a comer algum tipo de alimento, sabe que ela normalmente tem um período de adaptação. E, às vezes, ela simplesmente não gosta da comida, ponto final.

Como se isso não bastasse, o visual e a variedade de tipos de comida importa tanto quanto o sabor. E o pior: nem tudo o que a calopsita se dispõe a comer é saudável para seu organismo, muitas vezes sendo até tóxico.

Para que a sua calopsita tenha uma vida longa e feliz, é essencial uma alimentação bem regrada em termos nutricionais. A maioria dos nutrientes podem trazer problemas de saúde à sua ave se forem fornecidos nas quantidades erradas.

Calopsitas adoram sementes!

calopsita

Quando o assunto é sementes, quanto mais sortida for a dieta de sua calopsita, melhor. Além do teor de carboidratos e proteínas, cada grão tem suas próprias vitaminas e minerais, por isso o mais indicado é um mix (mistura) de sementes, buscando sempre a maior variedade de nutrientes possível.

Grão-de-bico

O grão-de-bico é rico em fibras e proteínas, que auxiliam tanto na saúde intestinal quanto na disposição da ave. Ele contém também diversas proteínas e nutrientes, fortalecendo o sistema imunológico da sua calopsita e ajudando no controle do colesterol, no crescimento ósseo e na prevenção da anemia.

Para dar grão-de-bico para a calopsita, é necessário que seja cozido na água, sem a adição de nenhum tempero.

Lentilha

A lentilha é um grão rico em potássio e magnésio, dois minerais essenciais para a saúde celular das calopsitas: enquanto o potássio é importante para as células musculares, o magnésio é fundamental para as ósseas.

Essa semente também contém um teor considerável de cálcio, um mineral vital no desenvolvimento ósseo das aves em crescimento e na composição das cascas dos ovos. A lentilha ainda auxilia no equilíbrio do sistema digestivo da ave, garantindo que o que a calopsita ingere não cause mal estar.

Assim como o grão-de-bico, deve ser cozida na água sem adicionar tempero algum.

Chia

A chia é essencial na dieta da calopsita, por diversas razões: é a semente mais rica em ômega-3, gordura de alta qualidade que fortalece o sistema imunológico e tem ação oxidante. Também, a chia é rica em fibras, proteínas e minerais (em especial o cálcio) e na vitamina B1, vital na transformação da glicose em energia.

E por último, a calopsita acha este grão delicioso! O que calopsita come sem dar trabalho? O que ela gosta!

Alpiste

É a semente mais popular para pássaros, por isso compõe a maioria dos mix de grãos.

Mas o alpiste é tão usado por um bom motivo: é muito rico tanto em carboidratos quanto em proteínas. Além do mais, também é rico em vitaminas B1 e E, ajudando na digestão, disposição e saúde neurológica e cardiovascular da sua calopsita.

Linhaça

Este grão é rico em proteínas e em fibras, sendo importante para o intestino.

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada. Ambas são ricas em ômega 3. A dourada, além disso, é rica em ômega 6, outra gordura excelente para a saúde da sua ave.

Painço

O painço compõe cerca de metade da composição dos mix de grãos que você encontra no mercado que as calopsitas comem. É uma semente muito rica em carboidratos e fácil de ser digerida, o que a torna uma importante fonte de energia para uma calopsita.

Existem vários tipos de painço, variando entre eles o teor de carboidratos: normalmente, quanto mais escura a semente de painço, maior a concentração.

Frutas que calopsitas gostam

calopsita branca

As calopsitas consideram muitas frutas agradáveis ao paladar. Apenas busque sempre comprar as frutas mais naturais que conseguir, para evitar agrotóxicos. Ainda, nunca se esqueça de lavar muito bem antes de oferecê-las para a sua calopsita. Devem ser oferecidas em pedaços pequenos e ser incluídas de forma complementar na dieta da sua ave.

Maçã

A maçã é normalmente a fruta que calopsita come e se adapta com mais facilidade. Ela é também uma das mais nutritiva, já que tanto a polpa quanto a casca são ricas em vitaminas C, sais minerais, fibras e um poderoso antioxidante, a quercetina.

É uma fruta que combate doenças cardiovasculares e neurológicas, previne o câncer, fortalece o sistema imunológico e ajuda na digestão. Apenas tome cuidado, pois as sementes da maçã são tóxicas para as calopsitas se ingeridas em grandes quantidades, portanto, devem ser removidas.

Banana

A banana é uma fruta muito nutritiva, rica em fibras, minerais e vitaminas. Dessa forma, é importante para os músculos da sua calopsita, ajuda a equilibrar a flora intestinal, combate a anemia e problemas de insuficiência renal.

A banana pode ser servida com casca, desde que tenha sido cultivada livre de agrotóxicos e esteja bem lavada.

Mamão

O mamão é uma fruta muito saudável e saborosa que calopsita adora comer. Em destaque, é rica em riboflavina, um poderoso agente na transformação de carboidratos, gorduras e proteínas. O mamão ajuda também no combate ao câncer, a problemas de vista, a anemias e a infecções no geral.

Até a sua semente é saudável, agindo como um vermífugo natural, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmante diuréticas.

O mamão deve ser incluído na dieta de sua ave com cautela por ter efeito laxativo.

Uva

A uva é uma fruta rica em carboidratos e vitaminas. Se incluída com moderação em sua dieta da sua calopsita, ela ajuda a prevenir problemas cardíacos e visuais, fortalece o sistema imunológico e auxilia no equilíbrio da glicose no sangue.

É também indicada para calopsitas que estão passando por uma situação de estresse (período pós-vacinas, doenças etc.) por ser uma fonte de energia de fácil absorção.

Apenas tome cuidado para servi-las sem sementes, visto que contêm cianeto, uma substância tóxica para o organismo da ave a longo prazo, que não consegue absorvê-lo.

Melancia

A melancia é uma fruta refrescante e saborosa, rica em vitaminas que fortalecem o sistema imunológico de sua ave e combatem seu envelhecimento.

Por ter uma concentração elevada de água, a melancia também possui efeito diurético e é uma ótima opção em períodos quentes.

É uma fruta facilmente inclusa entre o que sua calopsita pode comer, podendo inclusive ser servida com semente e tudo. Apenas cuidado com excessos, pois a ave pode ficar com as fezes muito líquidas e ter problemas com taxas de glicose no sangue, devido ao seu alto índice glicêmico.

Goiaba

Rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas, a goiaba é um excelente complemento na dieta de sua ave. É também rica em fibras de diferentes tipos. Entre estas, a pectina é abundante, que ajuda também no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Verduras e legumes para calopsitas

calopsita branca

São muitas as verduras e legumes que entram na lista dos alimentos que calopsita come, e normalmente a ave se adapta facilmente.

Vale lembrar que é um tipo de alimento a ser servido de forma complementar, e sempre variando as combinações. Também se atente para sempre lavar muito bem e evitar produtos cultivados com agrotóxicos no processo.

Cenoura

A cenoura é um dos legumes favoritos das calopsitas e deve ser servida crua e em pequenos pedaços. É uma ótima fonte de fibras e potássio, assim como de vitamina A. Isso a torna uma das melhores opções de alimentos para garantir uma visão perfeita para a sua calopsita.

Brócolis

O brócolis é famoso por ser muito nutritivo para o ser humano. Pois adivinha? Para a sua calopsita não é diferente.

Esse crucífero é muito rico em vários fitonutrintes que aceleram os processos anti-inflamatórios, fortalecendo muito o sistema imunológico da sua ave. Entre estes nutrientes, o sulforafano em especial também contribui para o controle da glicemia no sangue de animais.

Além disso, também contém minerais que contribuem para o controle da pressão arterial de sua ave.

Deve ser servida crua, e o que calopsita come é só o maço, não devendo receber o caule.

Vagem

A vagem é uma ótima fonte de vitamina K, importante para a saúde óssea da sua calopsita. Além disso, também é rica em carotenoides, substância que auxilia no combate a inflamações, do envelhecimento da pele e da visão de sua ave, e até na prevenção de certos tipos de câncer.

A vagem deve ser servida crua, ralada e em pequena quantidade.

Couve-flor

Esse crucífero é um alimento muito saudável para sua calopsita. Deve ser oferecido cru, cortado em pequenos pedaços.

É uma leguminosa rica em fibras e vitaminas do complexo B e vitamina C. A couve-flor é também fonte de magnésio, fósforo e potássio.

A calopsita somente pode comer o maço, não devendo ser oferecido o caule.

Pepino

O pepino é um ótimo alimento por conter muita água e pouquíssima gordura, sendo um alimento que calopsita pode comer sem restrições e que sacia sua fome, apesar de ser leve. Tem efeito diurético, auxiliando na eliminação de líquidos pelo organismo da ave.

Outras comidas para calopsitas

calopsita

O que calopsita come ou não pode variar. Enquanto as calopsitas em seu ambiente natural se alimentam de sementes e frutas, em cativeiro é comum complementar essa alimentação com outros produtos.

Ração para calopsitas

As rações para calopsitas são produzidas e planejadas conforme as necessidades nutricionais da calopsita e até os gostos dela. Por isso, é uma excelente opção para ser a base da alimentação da sua ave.

Atente-se ao fato de que existem dois tipos no mercado: a peletizada, que apresenta melhor conservação, e a extrusada, que a calopsita ingere com maior facilidade, por ser composta de pedaços menores. Independentemente do tipo de ração, procure evitar produtos com corantes e tente comprar os mais orgânicos.

Ovo cozido

O ovo cozido é uma fonte de proteínas queridinha para seres humanos, mas também é uma ótima opção como complemento na dieta da sua calopsita. Apenas evitar excessos, devido às altas taxas de colesterol e gordura contidas nele.

Folhas

Calopsitas em geral adoram folhas, inclusive, é um alimento que elas comem no seu habitat natural. Em especial, o couve, a folha da cenoura e da beterraba são muito saudáveis e bem recebidas. O que calopsita come também são algumas ervas desidratadas, como a camomila, o alecrim e a erva-doce.

Ao comprá-las, garanta que essa folhas foram plantadas de forma orgânica.

Farinhada

As farinhadas são receitas diversas a base de ovos e farinha que são um excelente complemento alimentar para aves. Em especial, contém tudo o que calopsita come de forma complementar nos períodos de reprodução, muda de pena ou estresse. Sempre procurar no mercado farinhadas específicas para a espécie.

Pipoca natural

A pipoca é uma fonte rica de fibras que as calopsitas costumam adorar. Deve ser feita sem óleo ou sal para evitar que se torne prejudicial, e ser encaixada entre o que a sua calopsita come no máximo uma vez por semana.

Deve ser servida em pequenas porções e a temperatura ambiente.

Suplemento mineral

As aves em geral gostam de suplementos minerais para ingerir e auxiliar mecanicamente no processo de digestão.

É essencial principalmente em dietas baseadas em sementes. Caso necessário, mantenha disponível na gaiola um osso de siba, areia ou grit mineral, uma pedra de cálcio ou mesmo pedaços pequenos de casca de ovo.

Alimentos que podem ser dados com moderação

duas calopsitas

É verdade que a maioria das comidas que citamos aqui devem ser servidas para sua calopsita com moderação. No entanto, existem algumas em especial que só podem ser inclusas no cardápio com muita cautela e em uma dieta bem regrada, caso contrário, podem fazer muito mal para sua ave.

Morango

O morango é delicioso e tem uma aparência que atrai a maioria das calopsitas. Ele contém vitaminas e minerais de qualidade, o que o torna ótimo para sua ave. No entanto, devido a sua grande concentração de fibras, em excesso o morango pode causar diarreias e outros problemas intestinais.

O que calopsita come é o morango orgânico, senão, pode ser nocivo para a sua saúde.

Coco

O que calopsita come no coco é a polpa. Quebre o coco maduro e sirva uma lasca na casca para sua ave.

O coco é um bom alimento em termos nutritivos por conter vitaminas A, B e C, além de muita fibra. O problema é a gordura: por ser muito gordurosa, a polpa deve ser servida com muita cautela e combinada com alimentos magros.

Semente de girassol

A semente de girassol está para a calopsita como o chocolate está para uma criança: se você deixar e não impor limites, vai ser tudo o que sua calopsita come, sempre. É comum a ave até mesmo catar o grão no mix de sementes.

Infelizmente, não podemos deixar ela comer a vontade: a semente de girassol tem quase 60% de sua composição em gordura, o que a torna perigosa para calopsitas que vivem em cativeiro, que gastam pouca energia ao longo do dia.

O ideal é haver uma pequena quantidade dela em seu mix, para agradar o seu bichinho; mas lembre-se, sem excessos!

Manga

A manga é uma boa fonte de carboidratos, em especial açucares, o que a torna uma ótima fonte de energia. Também contém vitaminas A e C em níveis consideráveis.

Apesar disso, assim como o coco, a manga é bem gordurosa, devendo ser servida com cuidado para calopsitas em cativeiro.

O que evitar na alimentação da calopsita?

calopsitas juntas

A sua calopsita pode se acostumar a comer qualquer tipo de alimento, inclusive alguns que não são adequados a elas. Algumas comidas são tóxicas para a ave, enquanto outras não são recomendadas devido a sensibilidade de seu intestino.

Alimentos industrializados

Alimentos industrializados são normalmente ricos em sódio. Enquanto sódio faz parte da lista do que calopsita come, o ideal é que seja proveniente de fontes naturais e na medida certa.

Excesso dessa substância pode causar diversos problemas ao organismo da calopsita, como complicações renais e intestinais. Busque sempre os alimentos mais naturais possíveis do mercado.

Frutas tóxicas para calopsitas

Como regra, sementes de frutas devem ser evitadas por calopsitas. Além disso, o abacate é uma fruta que não é aconselhada, pois pode ocasionar problemas cardíacos e hepáticos.

Em geral, frutas gordurosas devem ser evitadas.

Verduras e legumes que podem fazer mal

O alface em especial deve ser evitado, pois mesmo em pequenas quantidades pode causar diarreia em sua calopsita, devido à alta concentração de água e fibras. O mesmo se aplica ao alho.

A cebola é outro vegetal pouco aconselhado, podendo causar anemia e estresse respiratório se inclusa entre o que a calopsita come.

O tomate deve ser servido com muito cuidado, pois sua semente, talo e folhas podem causar uma intoxicação em seu bichinho.

Outros alimentos tóxicos para calopsitas

A calopsita pode se acostumar a comer qualquer coisa, mas isso não significa que faça bem. Diversos alimentos comuns ao ser humano são altamento nocivos para o organismo de sua ave.

Evite servir a sua calopsita ou deixar em seu alcance cafeína, chocolate, feijão cru, cogumelos, leite e derivados, refrigerante ou bebidas alcóolicas.

Cuidados especiais na alimentação das calopsitas

várias calopsitas juntas

A calopsita criada em cativeiro é mais sensível que a selvagem. Sua alimentação deve ser regrada e envolve alguns cuidados para diminuir as chances de infecções.

Manter a comida da calopsita fresca

Tudo o que calopsita come deve ser fresco: sempre verifique se a comida na gaiola não é antiga. Isso deve ser levado a sério principalmente no caso de frutas e verduras, que podem estragar com facilidade se forem orgânicas. Estas devem estar bem maduras e frescas para não prejudicar o intestino da sua ave.

Higiene é importante

Todos os alimentos orgânicos que você servir para a sua calopsita devem estar muito bem lavados e higienizados, como se fossem para consumo humano.

É importante verificar sempre a água e alimentos orgânicos na gaiola, para ter certeza de que continuam em bom estado ou se devem ser trocados.

Variar a alimentação da calopsita

A alimentação da calopsita pode incluir muitos tipos de produtos diferentes, e não existe uma única dieta correta. O ideal é sempre diversificar, visto que a ave gosta muito de variar na alimentação, o que contribui para sua felicidade.

O que calopsita come ou não vai afetar bastante em sua saúde, não se esqueça!

Quantidade de comida

Os veterinários sugerem normalmente que a ave coma diariamente o equivalente a 10% de sua massa corporal.

O ideal é que a comida esteja disponível para a calopsita durante o dia inteiro, pois a ave tem hábito de comer em pequenas porções várias vezes no dia. Novamente, lembrando que o que calopsita come deve estar sempre fresco, portanto não deixe a mesma porção na gaiola por muito tempo.

Balanceamento é tudo

calopsita

Agora que você já sabe tudo o que sua calopsita pode ou não comer, apenas lembre-se que o importante é garantir uma dieta balanceada, tanto em termos nutricionais quanto energéticos.

Enquanto existem certos alimentos próprios para serem servidos diariamente, como os mix de sementes pré-prontos e as rações, o ideal para a saúde e felicidade de sua calopsita é sempre variar e garantir que ela esteja comendo na medida certa.

É aconselhado consultar um veterinário especializado periodicamente para ter certeza de que sua ave está saudável e bem nutrida, ou se é necessária alguma mudança na dieta.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Calopsita pode comer uva? Veja dicas importantes sobre alimentação

Calopsita pode comer uva? Veja dicas importantes sobre alimentação

Alguns pets são proibidos de comer certas frutas. Mas será que a calopsita pode comer uva? Confira aqui informações importantes sobre a alimentação do animal!


Calopsita cara branca: Descubra características, tipos e comportamento

Calopsita cara branca: Descubra características, tipos e comportamento

A calopsita cara branca é uma espécie de pássaro muito popular entre criadores. Nesse artigo nós vamos ver as principais espécies e características do pet!


O que maritaca come? Veja os cuidados com a alimentação do seu pet!

O que maritaca come? Veja os cuidados com a alimentação do seu pet!

Ainda não sabe o que maritaca come? Reunimos todas as informações para você saber quais são os melhores alimentos e cuidados para o bem-estar da sua ave!


Nomes para calopsita: encontre aqui os mais criativos!

Nomes para calopsita: encontre aqui os mais criativos!

Qual é o melhor nome para sua calopsita? não sabe? É macho ou fêmea? Qual é a sua cor? Confira neste artigo nomes incríveis!


Calopsitas: veja tipos de mutações genéticas e muito mais!

Calopsitas: veja tipos de mutações genéticas e muito mais!

Você sabia que as calopsitas podem sofrer mutações genéticas? Essas alterações mudam características da espécie. Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.