Peixe labeo: espécies, criação, reprodução e muito mais!

Peixe labeo: espécies, criação, reprodução e muito mais!

Conhecido também como tubarão-bicolor, o labeo é uma espécie de peixe de água doce que pode ser domesticada. Saiba diversas curiosidades aqui!


O labeo é um mini-tubarão para seu aquário

peixe labeo bicolor

Já imaginou ter um peixe realmente diferenciado no aquário de sua casa? O labeo proporciona uma experiência única para aqueles que amam os pets aquáticos e buscam opções que fujam do comum.

Pertencente à família dos ciprinídeos, o peixe labeo é natural de água doce e um adulto pode ter cerca de 12 centímetros. O apelido tubarão-bicolor deve-se ao formato peculiar das nadadeiras e do corpo, que lembram o animal maior, mas as espécies não estão relacionadas.

A espécie Labeo Bicolor, cujo nome científico é Epalzeorhynchos bicolor, é a mais popular no mundo do aquarismo. No entanto, há outros tipos que você poderá conhecer melhor ao longo de nosso artigo. Continue lendo para saber tudo sobre o peixe labeo!

Tipos de peixe labeo para seu aquário

peixe labeo frenatus

As espécies de peixe labeo que podem ser criadas em cativeiro são bem parecidas no formato, mas muito diversificadas nas cores. Algumas são mais fáceis de encontrar em lojas de aquarismo e acredita-se que diversas delas estejam extintas na natureza.

Ficou curioso? Saiba mais sobre os principais tipos a seguir.

Peixe Labeo Bicolor

Peixe Labeo Bicolor

Essa espécie de labeo também é conhecida como tubarão-bicolor ou tubarão de cauda vermelha. O contraste do corpo escuro com a cauda viva e avermelhada garante um visual único ao peixe, sendo o preferido de muitos.

A tonalidade das cores do labeo bicolor pode variar de acordo com a qualidade de vida do peixe. Ou seja, quanto mais saudável e próximo das condições naturais, mais forte será a coloração das escamas e das nadadeiras. Se o peixe estiver opaco, sem brilho, ele provavelmente está estressado ou doente.

Peixe Labeo Frenatus

peixe labeo frenatus

É comum o labeo frenatus ser confundido com o labeo bicolor. No entanto, o primeiro tipo tem a cor vermelha ou laranja escuro em todas as nadadeiras e não somente na cauda. Além disso, o corpo é geralmente preto, azul escuro ou azul claro. Para diferenciar um do outro, basta analisar a coloração do peixe.

Outro nome popular para o frenatus é tubarão-arco-íris, justamente por causa da diversidade de tonalidades na espécie.

Peixe Labeo Frenatus Albino

Peixe Labeo Frenatus Albino

Além do frenatus comum, o labeo também é encontrado com o corpo todo branco. Nesse caso, é classificado pelo nome frenatus albino. Essa espécie continua tendo a cauda e as nadadeiras em tom laranja avermelhado ou até mesmo um vermelho vivo.

O olho apresenta tons de vermelho quando o peixe está com uma boa qualidade de vida. Dessa forma, resulta em um visual único e incrível para o labeo!

Peixe Labeo Frenatus Negro

Peixe Labeo Frenatus Negro

Enquanto o peixe anterior recebe o nome de albino porque tem o corpo esbranquiçado, o labeo frenatus negro tem a cor preta em todas as partes. O apelido dado para essa espécie é tubarão-preto.

Esse tipo de labeo é o menos comum para aquarismo devido ao grande tamanho que atinge na fase adulta. Alguns chegam a ter 90 centímetros e pesam até 7 quilos. Além disso, seu comportamento pode ser mais agressivo.

Características do peixe labeo

peixe labeo bicolor

Agora que você já conhece as espécies de labeo mais populares atualmente, confira nos próximos tópicos algumas características e curiosidades a respeito desse peixe incrível. Assim, poderá descobrir se ele é realmente ideal para o seu aquário.

Qual é o preço do labeo bicolor e frenatus

O peixe labeo é geralmente acessível para a maioria das pessoas que desejam adquirir um pet aquático. No entanto, além do custo do animal, você também deve incluir no orçamento os gastos com o aquário ideal, alimentação e acessórios, entre outros cuidados básicos.

A espécie labeo bicolor está disponível em maior quantidade no mercado, enquanto a outra é mais rara em lojas comuns. As duas custam atualmente entre R$ 10 e R$ 20. Além do mais, ambas são vendidas ainda jovens, com tamanho que pode ter 2 ou 3 centímetros.

Comportamento do peixe labeo

Esse peixe pode ser muito pacífico, mas também existem casos em que o comportamento agressivo se manifesta. Na maioria dos casos, ele costuma brigar por território quando compartilha espaço com indivíduos da mesma espécie.

No entanto, mesmo com uma eventual agressividade, lembre-se que o labeo é um peixe pequeno. Então, cuidado para não juntar outros animais muito maiores do que ele no mesmo aquário.

Por outro lado, com outras espécies, a convivência pode ser boa. O ideal é que o dono fique atento para a interação do labeo com outros peixes de forma constante, principalmente no primeiro contato.

Compatibilidade com outros peixes

Quem deseja ter um aquário repleto de peixes deve ter atenção com a convivência. Como o labeo é considerado territorialista, ele poderá machucar os vizinhos. Aliás, é importante não colocar filhotes e adultos juntos, ou até mesmo espécies de tamanhos muito diferentes.

Fora isso, outro cuidado fundamental é a compatibilidade de temperatura da água e nível de pH. Sabendo disso, o recomendado para peixes labeo são peixes de pH neutro e peixes asiáticos em geral.

Dimorfismo sexual do labeo

Há diferença entre um peixe labeo fêmea e um macho? A resposta é sim, e o reconhecimento pode ser feito simplesmente observando o tamanho do corpo.

Enquanto o labeo do sexo feminino tem o ventre maior e mais redondo, o masculino é mais esguio. Essas características ficam mais visíveis quando os dois tipos estão lado a lado. Ainda, a diferenciação é mais perceptível durante a fase adulta.

Como cuidar bem do seu peixe labeo

peixe labeo frenatus

Apesar de ser menos comum para os aquaristas iniciantes, o peixe labeo exige cuidados que são considerados simples. Em pouco tempo, os donos acostumam-se com as necessidades da espécie. De qualquer forma, é essencial atentar-se para sempre cuidar bem deles.

Alimentação do labeo bicolor e frenatus

O labeo é onívoro. Isto é, ele pode alimentar-se de outros seres vivos ou de plantas. Na natureza, essas espécies comem principalmente algas, larvas de insetos, crustáceos pequenos e matéria vegetal encontrada no ambiente.

Quem cria o labeo em cativeiro deve ter cuidado para oferecer todos os nutrientes necessários ao animal. As rações próprias para peixes de fundo de aquário são importantes, mas nem sempre suficientes. Com isso, experimente balancear a dieta com ervilha, pepino, abóbora, abobrinha, espinafre, entre outros vegetais.

Cuidados com o aquário

A casa do seu pet deve ter cuidados específicos dependendo de qual peixe você escolher. No caso do labeo, é muito importante simular as condições que ele encontraria em seu habitat natural.

Portanto, troncos e algas em grande quantidade farão com que essa espécie se sinta em casa. Já que o espaço será preenchido com alguns itens, procure oferecer um recipiente grande, com cerca de 150 litros. Além disso, a temperatura da água ideal tem entre 22º C e 26º C.

Peixes labeo não são nada pacíficos

Conforme mencionamos anteriormente, algumas espécies de labeo não convivem bem quando inseridas no mesmo ambiente. De qualquer forma, ao juntar peixes diferentes que possam conviver, é fundamental proporcionar bastante espaço para eles.

Plantas de decoração, algas e outros acessórios de aquário servem como refúgio para os animais quando há algum estresse. Então, se optar por criar o labeo com outros peixinhos, lembre-se de não economizar no tamanho do tanque e tente incluir espaços que sirvam de esconderijo.

Cuidados para a reprodução do peixe labeo

peixe labeo frenatus

Você não precisa se preocupar com a reprodução do labeo se for adquirir um apenas por hobby. Porém, vale a pena mencionar alguns fatos interessantes sobre como esses animais se reproduzem.

Você deve mantê-los isolados

Em cativeiro, é mais fácil quando os peixes são colocados em um aquário próprio para a reprodução. Quando a fêmea ficar com a barriga maior, ela irá depositar os ovos para o macho fecundá-los.

Depois disso, é necessário remover os pais do recipiente para evitar que eles devorem os próprios filhos.

A alimentação precisa ser reforçada

Os alevinos irão eclodir em cerca de 36 horas. Para que cresçam saudáveis, é comum que os piscicultores estimulem o desenvolvimento com hormônios e alimentos fortificados. Essa etapa é mais delicada, exigindo experiência e prática, logo, não é recomendada para amadores.

Expectativa de vida

Os primeiros 45 dias de vida do tubarão-bicolor irão exigir muitos cuidados e atenção. Ao longo desse período, os filhotes ainda não possuem as cores tão vivas no corpo quanto os adultos. Além do mais, as nadadeiras e a cauda são tão claras que ficam transparentes antes de ganharem os tons característicos da espécie.

O labeo em situação de cativeiro costuma viver uma média de 12 anos. Contudo, vale reforçar que essa expectativa depende das condições nas quais ele se habitua. Quanto melhor você cuidar do seu labeo de estimação, respeitando todas as particularidades, mais tempo ele viverá no seu aquário.

Labeo: diversidade para o seu aquário

peixe labeo frenatus

Aqui neste artigo falamos sobre as principais características do peixe labeo e a variedade de espécies que existem para criação doméstica. Não importa qual é o tipo, esse pet garante um visual único e realmente chamativo em sua casa.

O tubarão-bicolor é um ótimo nadador e adora explorar todo o aquário. Com certeza, é um animal que levará vida e animação para o ambiente. Caso esteja pensando em comprar um peixe, não se esqueça de todos os cuidados que mencionamos até aqui.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Existem muitos mitos envolvendo peixes como alimento aos cães. Venha descobrir se seu pet pode comer sardinha, e quais são os benefícios oferecidos a eles.


Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Donos de lindas e coloridas caudas, o Guppy, queridinho dos aquaristas, vem conquistando a todos com sua beleza e comportamento. Conheça mais esse lindo peixe.


Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Neste artigo você verá a descrição do peixe paraíso e ainda aprenderá dicas importantes para a criação do peixe ornamental.


Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

O peixe papagaio é uma espécie híbrida de cores exuberantes. Veja neste artigo alguns cuidados para manter o bem estar, longevidade e evitar estresses!


Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes são animais tranquilos, que ocupam pouco espaço e ainda são lindos. Descubra as espécies e veja dicas de como cuidar de um aquário pequeno!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.