Papagaio do congo: confira curiosidades e como criar um!

Papagaio do congo: confira curiosidades e como criar um!

Conhecido também como papagaio-cinzento ou papagaio-do-gabão, é considerado um dos pássaros mais inteligentes. Já conhece? Saiba mais sobre ele agora!


Você já ouviu falar do papagaio-do-congo? Conheça agora!

Papagaio-do-congo: conheça

Muitas pessoas são apaixonadas por aves, e algumas têm admiração especial por aquelas que podem imitar os cantos e falas da natureza.

O Brasil tem muitas espécies de papagaio, e outras aves que simulam os sons ao seu redor, mas você já ouviu falar sobre o papagaio-do-congo?

Essa ave foi registrada como uma das mais inteligentes do mundo, sendo capaz até de inventar novas palavras para se expressar, além disso, é uma ave muito companheira, sociável e fiel, tanto a seus donos humanos, quanto a seus parceiros animais.

O papagaio-do-congo já foi um assunto muito popular nas manchetes de jornais por conta de suas características, por sua popularidade como animal de estimação e muitas outras peculiaridades.

Descubra mais sobre suas características, comportamento, alimentação e habitat, aqui!

Características do papagaio-do-congo: um papagaio cinzento super charmoso

papagaio-do-congo:papagaio charmoso

Todos reconhecem o papagaio-do-congo por sua cor: acinzentado, com a cauda vermelha, o que o torna muito diferente das numerosas aves de cores vibrantes - e outros papagaios.

Agora, nós vamos saber mais sobre o que torna essa ave tão popular, muito além de sua cor tão peculiar!

Papagaio-do-congo: origem e história da ave

O papagaio-do-congo é originário do continente Africano, especificamente de sua parte Equatorial - no 'centro' do continente. Ele é encontrado em vários países, como Angola, Camarões, República Democrática do Congo, Gabão, Costa do Marfim, Gana, Quênia e Uganda. Ele também pode ser encontrado em algumas ilhas oceânicas do Atlântico, como São Thomé e Príncipe.

Nos EUA esse pássaro é encontrado no estado da Florida, onde se especula que pode ter escapado de alguma carga traficada, ou pode ter sido solto deliberadamente, não se sabe ao certo.

Características físicas do papagaio-do-congo

Esta é uma ave de tamanho mediano, sua envergadura chega a 52 centímetros, costuma pesar entre 410 e 530 gramas e, na fase adulta, ele pode medir até 33 centímetros de comprimento.

Suas penas acinzentadas - que lhe dão o nome - são mais escurecidas no topo da cabeça e também na parte superior das asas, isso se mescla com as bordas brancas das penas individuais de seu corpo, e o contorno branco ao redor da região dos olhos e bico, porém, indivíduos jovens possuem coloração acinzentada ou preta nessa região.

Ainda sobre suas penas, em sua cauda, elas possuem tons avermelhados, contrastando com o cinza do restante de seu corpo.

Comportamento e temperamento do papagaio-do-congo

Em geral, os papagaios vivem em bandos com uma variação grande de número de indivíduos, e observações dessas aves já registraram bandos de até 10.000 pássaros. Em grupo, eles fazem pequenas migrações sazonais - de acordo com as estações do ano - e em períodos de seca.

Os papagaios-do-congo não são uma exceção, e vivem em revoadas socialmente estruturadas, isto é, os membros são familiares entre si e costumam viver em integração.

A sociabilidade favoreceu a vocalização dessa espécie, que usa essa habilidade para alertar o bando sobre os perigos ou vantagens do ambiente a seu redor.

Essa espécie é monogâmica, isto é, escolhem apenas um parceiro com quem passam todo período de acasalamento até que os filhotes estejam prontos para voar. No estágio da reprodução, os papagaios-do-congo costumam se isolar, buscando uma árvore exclusiva para o casal, afastando-se do bando. Mas também já houve observações de casais agrupados.

Relação com outras aves

Devido à sua grande sociabilidade natural, o papagaio-do-congo não encontra muitas dificuldades ao relacionar-se com outras aves do mesmo tamanho, mas apresentam algum problema com as de porte pequeno.

Ele também aceita com facilidade a companhia de cães e gatos comportados e calmos. Mas vale ressaltar, que nada será tão confortável e prazeroso quanto a companhia de uma ave da mesma espécie.

E atenção: eles precisam de estímulo do ambiente e contato social constante, caso contrário, podem desenvolver distúrbios e se tornam violentos.

Como cuidar do papagaio-do-congo?

papagaio-do-congo: cuidados

Este lindo pássaro cinzento é muito popular para criação em cativeiro, seja por sua plumagem elegante e minimalista ou por sua inteligência surpreendente.

Mas o que é necessário para deixá-lo confortável e proporcionar um ambiente de bem-estar e acolhimento para seu amigo cinzento?

Alimentação: O que o papagaio-do-congo come?

Os papagaios-do-congo são majoritariamente frugívoros - alimentam-se de frutas - mas na natureza também foram encontrados comendo sementes e nozes. Há também casos onde alguns consumiam flores, cascas de árvores e pequenos insetos e caramujos.

Quando é criado em cativeiro, sua dieta deve ser balanceada entre uma ração específica para psitacídeos - papagaios - que poderá ser recomendada por um veterinário e encontrada em casas de rações, e entre frutas, legumes de cor verde-escura e outras sementes, assim, ele terá uma alimentação com vitaminas e nutrientes suficientes para evitar desnutrição ou obesidade.

Gaiolas, viveiros ou ambientes abertos?

Essa espécie de pássaro precisa de muita movimentação e voo livre para permanecer saudável física e emocionalmente. Portanto, é importante que eles possuam uma variedade de ambientes para habitar.

Assim, uma gaiola ou viveiro são interessantes por fornecerem um espaço que simulará um 'ninho' para o papagaio-do-congo, mas também se faz necessária a movimentação da ave por espaços maiores, para atividades físicas e de exploração.

Lembrando, que o espaço mínimo para gaiola é de dois metros de comprimento, um metro de largura, e um metro de altura, e isso deve aumentar em 50% - metade do tamanho atual - caso tenha mais de um pássaro no mesmo ambiente.

Higiene é importante

Na natureza seus predadores naturais são várias espécies de aves-de-rapina e alguns primatas arborícolas - que vivem majoritariamente em árvores.

Porém, em cativeiro, seus maiores problemas se dão por falta de alimentação saudável rica em nutrientes, causando desnutrição - e baixando sua imunidade - e a contaminação por fungos, bactérias, tumores, teníases e verminoses.

Por isso, os alimentos e ambientes do papagaio-do-congo devem ser muito bem higienizados.

O que mais é necessário saber antes de cuidar do papagaio-do-congo?

Estes pássaros sofreram muito com a caça - para venda como animal doméstico - dos últimos anos, além do desmatamento e destruição de seu habitat. Esses fatores combinados, tornaram-no um dos animais na lista de extinção, e portanto, tem seu comércio e receptação ilegais.

Portanto, se for comprar um, garanta que ele tenha uma certidão, ou se encontrar um, acione as autoridades ambientais e informe-se sobre o que é possível fazer para adotar o papagaio-do-congo e melhorar a vida deste amiguinho emplumado.

Curiosidades sobre o papagaio-do-congo

papagaio-do-congo: curiosidades

Muito diferente dos papagaios coloridos que costumamos ver, o nosso amigo acinzentado é cheio de peculiaridades que vão além de sua cor característica!

Eles podem falar!

Os papagaios usam o mecanismo de imitação para comunicar as mudanças no ambiente ao seu redor para seu bando. E o papagaio-do-congo é uma das espécie de papagaio com maior capacidade de imitação, chegando a um vocabulário de até 950 palavras, além de quase 50.000 sons entre goteiras, rangidos de porta, toques telefônicos e musicais, e outros!

Identificando o sexo do papagaio-do-congo

Não existe característica física que diferencie machos e fêmeas da mesma espécie - dimorfismo sexual - constante nessa espécie, contudo, os padrões de cores podem variar levemente entre machos e fêmeas.

Portanto, a intervenção de um especialista para realização de um teste específico é a maneira mais segura de saber se o papagaio-do-congo em questão é macho ou fêmea.

Papagaio-do-congo: o mais inteligente do mundo?

O papagaio-do-congo é muito conhecido por sua notável habilidade em imitar sons com precisão, mas além disso, ele também é capaz de entender muito bem o ambiente a seu redor.

Sua capacidade cognitiva - de reflexão e aprendizado - é compatível com a de crianças de 4 a 6 anos, e essas aves também podem memorizar faces e associar cada uma delas com uma voz, além de identificar e diferenciar formas geométricas e cores!

Outras curiosidades

Por conta de cruzamentos em cativeiro, alguns papagaios-do-congo são encontrados com metade de sua plumagem avermelhada, e até mesmo totalmente avermelhada;

Alex, um papagaio-do-congo, desenvolveu tanto sua inteligência com a ajuda de sua dona e destacou-se em tantas reportagens que, em seu falecimento, ganhou até mesmo uma nota no obituário do jornal estadunidense, The New York Times;

O mesmo papagaio-do-congo, Alex, chegou a criar uma palavra nova: pesquisadores lhes apresentaram uma maçã, sem dizer o nome da fruta, e o papagaio a batizou de "banerry", uma mistura de banana e 'cherry' (cereja, em inglês).

Companheiro inteligente e fiel: papagaio-do-congo

papagaio-do-congo: amigo fiel

Agora que você sabe muito mais sobre essa ave, está pronto para adotar um? O que mais você gostaria de saber sobre essa espécie?

Saiba isso: os sortudos por terem o papagaio-do-congo como companheiros são recompensados com um bichinho muito sociável e fiel, que provavelmente o acompanhará por 50 ou 60 anos!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Criação de codorna: Guia completo para iniciar e ter lucro

Saiba tudo que um criador precisa conhecer para poder ter uma avicultura de criação de codorna de sucesso.


O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

O que cachorro pode comer? Veja lista com 50 alimentos!

Às vezes bate aquela dúvida sobre quais alimentos naturais podem ser oferecidos a seu cachorro, certo? Confira neste artigo, quais são permitidos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.